Artigo | 5 min read

Desafios de segurança de TI para privacidade de dados na era digital

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2023

A Tecnologia da Informação é figurinha carimbada em qualquer empresa com ambições competitivas para reduzir custos e atrair mais clientes nos dias de hoje. 

Mais do que melhorar a performance comercial e dos processos internos, as empresas estão cada vez mais preocupadas em conter incidentes de segurança e em otimizar a privacidade de dados na era digital.

Em pesquisa realizada com 102 lideranças de TI e publicada no relatório de Insights da Zendesk, 87% dos entrevistados apontaram o investimento em segurança cibernética e privacidade de dados como prioridade máxima.

Isso se dá, especialmente, porque hoje as empresas lidam com um grande volume de dados confidenciais, sejam da própria organização ou dos seus clientes, como números de cartão de crédito, senhas, informações de contato, etc.

Vazamentos de dados em 2023 já levaram a um prejuízo de U$10.5 trilhões durante todo o ano, segundo o Sprinto. Essas despesas atingem não só as finanças de pessoas físicas e jurídicas, mas também a credibilidade das marcas no mundo dos negócios.

Afinal, como lidar com as ameaças cibernéticas atuais? Os desafios de segurança de TI são muitos, mas as empresas apoiam-se na transformação digital e em processos inovadores para diminuir esse impacto negativo de vazamento de dados e cibercrimes.

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre gestão de vulnerabilidade em TI para mostrar como as empresas estão se movimentando para criar um ambiente de negócios mais seguro para todos. Confira!  

Quais são os desafios de segurança de TI?

É fato que ano após ano há avanços visíveis no que diz respeito à privacidade de dados na era digital. 

Novos softwares, sistemas e tecnologias diversas continuam surgindo e sendo paulatinamente implementadas no contexto organizacional para dar mais camadas de seguranças tanto às informações sigilosas de clientes quanto da própria empresa.

Entretanto, à medida que a segurança de dados avança, também cresce o expertise de cibercriminosos em busca de brechas para burlar esses sistemas com o objetivo de:

  • vazar informações sigilosas;
  • congestionar e sabotar o funcionamento de servidores e programas;
  • acessar de forma clandestina recursos corporativos privados.

Nesse contexto, os principais desafios de segurança de TI estão na criação e constante manutenção de um planejamento de segurança da informação adequado.

Além de prever processos e estabelecer um focado voltado para cultura de segurança, esse documento deve prever:

  • proteção para compartilhamento de dados em tempo real, principalmente no contexto do home office;
  • fortalecimento de treinamentos e capacitação interna para reduzir erros humanos;
  • um bom plano de gestão de mudança para transições e situações inesperadas.

Além disso, em um ecossistema de negócios tão volátil à mudanças, principalmente em função de novas tecnologias, é preciso estar sempre atualizado às novidades para manter um sistema digital que realmente transmita credibilidade para o mercado (investidores e clientes).

Esse planejamento exige preparo para lidar com situações extremamente dinâmicas, como invasões e defeitos inesperados ou com investimento em inovação para manter a marca sempre na dianteira da competitividade. 

Quais são as principais ameaças cibernéticas atuais?

Os desafios de segurança de TI consistem em continuar protegendo a segurança de dados da empresa e mantendo a competitividade do negócio, o que significa mantê-la longe de prejuízos financeiros e perda de credibilidade.

Dentre as principais ameaças cibernéticas atuais, podemos enumerar as seguintes:

  • Phishing, interações e conteúdos falsos para enganar e roubar dados pessoais de usuários sem que eles o percebam.
  • Malwares e derivados que invadem, sabotam e roubam dados de sistemas, o que demanda investimentos em softwares contra malwares e em Firewalls.
  • Falta de atualização e vulnerabilidade de softwares, pois a atualização desses arquivos costuma corrigir erros de mal funcionamento e outras vulnerabilidades.
  • Mal gerenciamento de Internet das Coisas, o compartilhamento de conexão pode dar brecha a vulnerabilidades e invasão de hackers.
  • Pouco incentivo a segurança na nuvem e conformidade, como proteção criptográfica, backup regular de dados, etc.
  • Falta de atualização e inovação, pois o mundo de negócios vive em constante transformação e volatilidade que requer acompanhamento para estar sempre aprimorando a segurança de dados.

O que é gestão de vulnerabilidade em TI?

A gestão de vulnerabilidade em TI é uma consequência direta da criação de um planejamento para Tecnologia da Informação. 

Ele deve ser previsto nesse documento como uma medida para manter um monitoramento e aprimoramento contínuo e proativos de todos os processos de segurança da informação.

Dessa forma, será possível reduzir os riscos de vulnerabilidades e ainda orientará todas as equipes do departamento a desenvolverem uma cultura 100% voltada para a segurança.

Esse conceito abrange a identificação de todos os ativos de uma organização que de alguma forma estão envolvidos com TI. 

O estabelecimento de um software para automação de atendimento ao cliente, por exemplo, exige uma avaliação e monitoramento contínuo para controle de riscos e estar sempre com seus dispositivos de segurança atualizados e funcionando plenamente.

Essa gestão de vulnerabilidade em TI deve gerar relatórios regulares para compartilhar os processos e necessidades do departamento com as lideranças interessadas da empresa, além de mostrar os resultados e o impacto que a implementação desses processos têm gerado.

Portanto, os desafios de segurança de TI são muitos para as organizações. Por isso, deve haver um esforço coordenado para que os resultados sejam atendido e, consequentemente, os resultados comerciais e a credibilidade das empresas continuem crescendo.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Baixar