Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Diferença entre outsourcing e terceirização: entenda o que é e como funcionam cada uma dessas modalidades de contratação externa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Você saberia dizer qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Independentemente de conhecer a diferença ou não, com certeza já ouviu falar neles. Pesquisas mostram que o outsourcing e a terceirização são amplamente empregados no Brasil.

A gestão de mídias sociais, por exemplo, foi terceirizada por 29% das empresas que marcam presença nesses canais. E, no caso de suporte técnico, o outsourcing é praticado por nada menos que 85% das empresas (dados da EZ.devs). Na verdade, segundo a Vexia, o outsourcing recebeu investimentos das empresas, no mundo, em 2019, no valor de mais de 23 bilhões de dólares e quanto à terceirização, 54% das empresas acreditam que reduz custos e 23% que melhora a qualidade.

Apesar de muitas pessoas confundirem o que é outsourcing e o que é terceirização, esses dois termos são conceitualmente diferentes e não podem ser entendidos como a mesma coisa.

Para esclarecer isso de uma vez por todas, convidamos você a continuar a leitura deste artigo. Nas próximas linhas, vamos explicar cada um desses conceitos e mostrar exemplos de como eles se aplicam na prática.

Leia também: Acesso remoto: o que é, como funciona e os benefícios de usar esse recurso no atendimento ao cliente

Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Antes de falarmos sobre a diferença entre outsourcing e terceirização, é importante pontuarmos o que esses dois termos têm em comum. Aliás, é essa proximidade que faz muitas pessoas pensarem que são sinônimos.

De um modo geral, tanto o outsourcing como a terceirização são práticas que se referem à utilização de recursos externos à empresa. Ou seja, é quando a organização utiliza a mão de obra e conhecimento de pessoas que originalmente não fazem parte do seu quadro de funcionários efetivo.

Mas, afinal, qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

O outsourcing trata da contratação de uma empresa que oferece um time de profissionais altamente qualificados e que darão suporte estratégico para a organização contratante.

O objetivo do outsourcing é atuar de maneira mais estrutural por meio da aplicação de conhecimentos aprofundados sobre determinada área específica (TI, RH, Financeiro, Logística etc).

Já a terceirização também tem a ver com a utilização de uma empresa que vai fornecer profissionais para executar determinadas atividades. No entanto, essas atividades não requerem conhecimento especializado e não exercem interferência a nível estratégico na empresa contratante.

A terceirização pode ser facilmente identificada, por exemplo, em serviços como segurança, limpeza, jardinagem etc. O principal objetivo é a redução de custos, principalmente em relação a direitos trabalhistas, seleção de pessoal, burocracia de contratação e outros.

Para que você possa entender melhor essas duas modalidades de contratação de serviços externos, vamos explicá-las em detalhes separadamente nos tópicos a seguir.

O que é outsourcing?

Conforme já adiantamos anteriormente, podemos definir o que é outsourcing como uma estratégia em que uma empresa especializada de fora do negócio passa a ser responsável por um setor específico de uma outra organização (a contratante).

No outsourcing, uma empresa oferece seu know-how e expertise para outra empresa, dando apoio estratégico em suas tomadas de decisão.

A atuação da empresa outsourcing desempenha papel significativo na performance da contratante. Esta empresa ganha vantagem competitiva e não precisa arcar com custos de recrutamento e seleção de talentos.

Assim, ambas as organizações saem ganhando. A contratada porque pode prestar esses serviços e aumentar sua carteira de clientes, e a contratante porque aumenta sua produtividade e qualidade, e ainda reduz custos.

Exemplos de outsourcing

Um dos principais exemplos pode ser observado no outsourcing de tecnologia de informação. É bastante comum que empresas contratem outras empresas para assumir o setor de TI.

Isso acontece principalmente porque essa é uma área que está em constante evolução, o que torna mais difícil para a contratante acompanhar todas as mudanças.

O que é terceirização?

Já o que é terceirização pode ser definido como a contratação de uma empresa que vai prestar serviços ligados a atividades que dão suporte ao funcionamento da empresa contratante.

Como bem falamos em linhas anteriores, a terceirização não lida com tarefas e setores estratégicos e estruturais da empresa ou diretamente relacionados com sua atividade fim. Seu principal objetivo é minimizar os custos da empresa.

Seu foco está em atividades de menor valor agregado para o negócio, atividades de apoio que não afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços da empresa.

Veja mais sobre terceirização neste vídeo da CNI, Confederação Nacional da Indústria:

Exemplos de terceirização

Quando uma empresa contrata outra empresa para prestar os serviços de limpeza e manutenção do prédio ou escritório, é um exemplo de terceirização.

Serviços de jardinagem, segurança, motorista, manutenção de equipamentos eletrônicos e qualquer outro de menor impacto estratégico também podem ser terceirizados.

Bom, ficou clara qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Lembre-se de que, antes de contratar serviços externos em qualquer uma dessas modalidades, investigue o histórico da empresa a ser contratada.

Busque saber para quais outras empresas ela já prestou serviços, vá atrás de referências e certificações técnicas.

Além disso, é importante também que você faça uma avaliação aprofundada do custo-benefício de recorrer a uma outsourcing ou a uma terceirizada.

Ou seja, é necessário que você tenha plena certeza de que contratar serviços externos vai ser mais vantajoso financeiramente do que a sua própria empresa assumir as tarefas, além do potencial de retorno desse investimento.

Uma área que costuma ser terceirizada ou ser objeto de outsourcing nas empresas é o suporte a clientes e atendimento. Mas sem um software adequado para gerenciar essas atividades, essa estratégia pode não dar certo. Por isso, conheça os recursos de suporte da Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

Qual a importância do suporte interno nas empresas?

Qual a importância do suporte interno nas empresas? Descubra por que investir na experiência do funcionário para aumentar a produtividade!

Artigo
11 min read

4 tendências da experiência do funcionário para aplicar na sua empresa

Conheça as principais tendências da experiência do funcionário em 2024 e descubra como incluí-las na sua empresa de forma estratégica!

Artigo
12 min read

Qual a melhor formação para especialistas em inteligência artificial?

Os especialistas em inteligência artificial são profissionais cada vez mais requisitados no mercado. Saiba como você pode se tornar um deles.

Artigo
13 min read

Tenha mais clareza da visibilidade de produtividade da sua equipe

A visibilidade de produtividade é essencial para todo gestor que quer ampliar o engajamento da sua equipe. Conheça os principais indicadores!