Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Ferramentas de desempenho do colaborador: insights poderosos

Por Zendesk

Última atualização em 8 março 2024

Acredite: utilizar ferramentas de avaliação de desempenho do colaborador também ajuda a entender como está o andamento de uma empresa. 

Afinal, a performance dos agentes está diretamente relacionada com o alcance das estratégias e dos objetivos comerciais. 

Isso porque uma visão clara da atuação dos colaboradores ajuda a alinhar as metas da companhia, ao mesmo passo em que contribui para melhorar as experiências do cliente e, consequentemente, a retenção e lucratividade do negócio. 

Pensando nessas vantagens, reunimos, neste material, algumas das principais informações sobre ferramentas de desempenho do colaborador. Além disso, mostramos como utilizar a avaliação para melhorar os resultados gerais da empresa. 

Continue a leitura e aproveite!

Por que a avaliação de desempenho é importante? 

Para muitos, quando se fala em avaliação de desempenho do colaborador, a principal vantagem de utilizar uma metodologia é saber exatamente o que está sendo feito pelo agente.

Em partes, essa é uma das possibilidades. No entanto, está longe de ser o único benefício de incluir as ferramentas na rotina empresarial. 

Quando a avaliação faz parte do dia a dia do negócio, uma das maiores vantagens é a possibilidade de otimizar processos para que as estratégias e os objetivos comerciais sejam atingidos

Isso porque o levantamento fornece uma visão estratégica, contribuindo para uma gestão mais assertiva e de melhoria contínua, garantindo que os colaboradores estejam capacitados para lidar com as demandas dos clientes.  

E essa é, sem dúvida, a principal razão para uma empresa investir em avaliações de desempenho dos colaboradores. Afinal, segundo o relatório CX Trends, da Zendesk,, os clientes atuais têm altas expectativas, e as companhias precisam de agentes com habilidades técnicas e interpessoais para garantir a satisfação dos consumidores. 

Para saber mais as expectativas dos clientes e as principais tendências de Customer Experience (CX), confira o relatório da Zendesk na íntegra! 

Como medir o desempenho do colaborador? 

Existem diferentes formas de medir o desempenho do seu colaborador, incluindo avaliações regulares, ferramentas específicas e análise de resultados alcançados. 

Estabelecer critérios claros de avaliação, fornecer feedback construtivo e oferecer oportunidades de desenvolvimento são fundamentais para que a avaliação produza um efeito positivo para o agente e para a empresa. 

Ferramentas de desempenho do colaborador

A melhor forma de medir a performance dos colaboradores é utilizando ferramentas de avaliação de desempenho e/ou de gerenciamento de agentes, como o Tymeshift, que ajudam a acompanhar aspectos como produtividade, engajamento, gestão de tempo, entre outros. 

O uso da tecnologia no processo de avaliação dos agentes pode contribuir para uma coleta, organização e análise mais exata dos dados, além de proporcionar agilidade e aumentar a precisão. 

Dessa forma, fazer a gestão dos colaboradores pode se tornar uma tarefa mais estratégica e automatizada, proporcionando resultados mais significativos para as empresas, tanto no que diz respeito às tomadas de decisões, quanto no impacto causado em outras áreas, como na experiência do cliente com o atendimento, por exemplo. 

É nesse contexto que as ferramentas de avaliação de desempenho que usam a tecnologia, como o Tymeshift, podem contribuir até mesmo para a conquista dos objetivos comerciais. 

O que é Tymeshift? 

O Tymeshift é um software de WFM (Workforce Management ou Gerenciamento da Força de Trabalho) que oferece ferramentas de inteligência artificial para acompanhar o desempenho e a produtividade dos colaboradores.

Um dos maiores benefícios do uso do Tymeshift para medir o desempenho dos agentes é sua atualização em tempo real

Com a ferramenta, não é necessário perder tempo com tarefas manuais para gerir a força de trabalho das equipes, pois o software realiza um rastreamento automático dentro da Zendesk. 

Dessa forma, escalas de trabalho, previsões de equipe e relatórios são feitos de maneira automatizada. 

Seu uso é benéfico para acompanhar a performance dos colaboradores, é claro, mas também pode impactar a satisfação do cliente

Afinal, ter as pessoas certas nos canais certos e nos momentos certos gera uma experiência positiva, já que o agente pode responder prontamente às necessidades do consumidor e resolver seu problema mais rapidamente.

Personalize as interações com seus clientes com apenas alguns cliques

Tymeshift e suas funcionalidades

O Tymeshift é um sistema de gerenciamento/avaliação de desempenho exclusivo da Zendesk, o que significa que apenas os clientes do nosso software podem aproveitar as funcionalidades e benefícios da ferramenta, que são: 

  • Previsibilidade por inteligência artificial: com o uso de IA, os dados do Zendesk são analisados de modo a prever volume de tickets e assuntos. Dessa forma, as empresas podem se preparar em relação ao pessoal para atender as demandas futuras e até reduzir custos operacionais, quando não houver necessidade.
  • Programação automática: a ferramenta cria programações automaticamente, conforme as previsões, para que a empresa programe as equipes de maneira adequada.
  • Relatórios em tempo real: os dados são registrados em tempo real, gerando relatórios completos que podem fornecer informações valiosas para otimizar custos, aumentar a satisfação dos clientes, entre outros. 
  • Gestão da produtividade das equipes: com as demandas registradas automaticamente, as empresas têm mais visibilidade sobre a produtividade e o desempenho dos agentes. 

Melhore a experiência do seu cliente com Zendesk

Agora ficou fácil entender como o desempenho dos seus agentes está diretamente relacionado com a satisfação dos clientes, não é? O próximo passo é investir em ferramentas que facilitem o gerenciamento do trabalho dos colaboradores, ao mesmo tempo em que tornam a experiência dos seus consumidores mais positiva! 

Se você quer experimentar o Tymeshift na prática, faça uma avaliação gratuita do Zendesk! No seu período de trial, você pode testar essa e outras ferramentas exclusivas que somente nossos clientes têm. Aproveite!

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
12 min read

Descubra o que é análise e interpretação de dados e sua importância

Entenda o que é análise e interpretação de dados, uma prática essencial para tomar decisões e criar estratégias otimizadas para sua empresa.

Artigo
12 min read

Indicadores de TI: 13 KPIs vitais para uma gestão otimizada

Conheça os principais indicadores de TI que a sua empresa precisa acompanhar para garantir um crescimento sólido e sustentável. Aprenda como calculá-los.

Artigo
12 min read

Tempo médio de atendimento (TMA): o que é e como calcular?

Entenda que é tempo médio de atendimento (TMA), por que é importante acompanhar este indicador, como calcular e as melhores práticas para otimizar.