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Artigo 5 min read

IA generativa em 2023: como o ano passado afetará 2024?

Por Zendesk

Última atualização em 27 fevereiro 2024

Definitivamente, a IA generativa em 2023 não só se estabeleceu como se destacou em comparação a outras tecnologias. 

As ferramentas baseadas nesse modelo de Inteligência Artificial foram amplamente usadas para otimizar a vida das pessoas, aprimorar a rotina das empresas, melhorar o relacionamento entre clientes e marcas, e muito mais.

Uma prova do que acabamos de dizer é o ChatGPT, sistema de IA da OpenAI. Segundo reportagem da Forbes, somente em janeiro de 2023, a ferramenta teve 863 milhões de acessos em todo o mundo. Esse número aponta para um crescimento de 42119.2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Brasil é o 5° país no ranking das populações que mais acessaram a ferramenta, representando 4,3% do tráfego total.

Sabemos que as pessoas, de modo geral, têm interesse nesse tipo de solução, usando-a para as mais variadas tarefas, inclusive as mais simples, como pegar uma receita de bolo. Porém, e as empresas? De quais maneiras estão aplicando a IA generativa e as tendências tecnológicas? 

Conforme apontado em uma matéria do site O Globo, o ChatGPT, em especial, foi usado para reduzir a carga de trabalho das equipes e otimizar processos

A Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo, desde abril de 2023 explora a versão corporativa da ferramenta para redigir códigos de programação, resumir documentos e sanar dúvidas internas. 

Como você pôde ver, a IA generativa em 2023 realmente foi um sucesso. E agora, o que esperar da IA em 2024? Siga a leitura e descubra!

Relatório da Zendesk – CX Trends

Quais foram os avanços da IA generativa em 2023?

Entre os diversos avanços da Inteligência Artificial generativa no ano de 2023, os três que mais se destacam são:

  1. aprimoramento dos chatbots;
  2. uso da ferramenta para geração de imagens;
  3. presença da IA em (quase) todas as soluções

1. Aprimoramento dos chatbots

Nosso relatório CX Trends mostrou que 70% dos consumidores acreditam que a IA se tornou uma parte moderna do atendimento ao cliente. 

Do ponto de vista das empresas, temos o mesmo percentual positivo, com 70% dos líderes de CX acreditando que os bots estão se tornando arquitetos habilidosos de jornadas do cliente altamente personalizadas.

Por quais motivos os chatbots com IA se tornaram ferramentas tão “queridas”? Os principais são:

  • reduzem o tempo de atendimento;
  • entendem as necessidades dos clientes e, por isso, conseguem entregar respostas precisas e pontuais;
  • estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana, melhorando o atendimento ao cliente e diminuindo custos operacionais para as empresas.

Entenda mais sobre essa solução lendo o artigo: “Chatbot de inteligência artificial da Zendesk: aprimore o atendimento!

2. Uso da ferramenta para geração de imagens

Outro “boom” da IA generativa em 2023 foi a geração de imagens. A partir de um script relativamente simples, pessoas e empresas criaram recursos visuais para diversos usos.

Para você ter uma ideia, uma matéria do site de notícias sobre Inteligência Artificial, Unite.AI, destacou que o Midjourney, plataforma de IA para geração de imagens, em 2023 abriu sua lista de espera para público, revelando que está acessível para mais de 15 milhões de usuários. 

3. Presença da IA em (quase) todas as soluções

Olhe rapidamente à sua volta. Se prestar atenção, verá que o modelo de Inteligência Artificial está em muito mais do que apenas chatbots e plataformas de criação de imagem.

IA generativa e tendências tecnológicas seguem lado a lado no dia a dia de pessoas e empresas, e são facilmente vistos em:

  • aplicativos bancários;
  • navegadores web;
  • assistentes virtuais;
  • streamings de música e filmes;
  • e muito mais!

Qual o principal impacto da IA generativa em 2023?

A IA generativa em 2023 foi positiva? É possível dizer que sim. Porém, não há como negar que ela também deixou alguns impactos por onde passou — inclusive, muitos ainda precisam ser resolvidos.

Discussões sobre ética, direitos autorais e comprometimento de empregos são apenas alguns reflexos negativos da tecnologia.

A Itália, por exemplo, foi um dos países que baniu o uso de ChatGPT no ano passado. Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos são outros que demonstraram preocupação e iniciaram a busca por regulamentação quanto ao uso da IA.

Por aqui, também já há projetos em andamento, como a PL 21/2020 que estabelece diretrizes quanto a aplicação da Inteligência Artificial no Brasil, e a PL 759/2023, que regulamenta os sistemas baseados nessa tecnologia.

O que esperar da IA em 2024?

Para a IA em 2024, é possível esperar alguns aprimoramentos e soluções. Entre os mais esperados estão:

  • leis nacionais e internacionais que regulamentam o uso da tecnologia;
  • a chegada de uma nova geração de IA generativa;
  • aprimoramento das soluções de atendimento ao cliente.

No que se refere às duas últimas tendências, nosso relatório CX Trends mostrou que esse modelo de Inteligência Artificial deve acelerar a entrega de uma jornada mais humanizada e que pareça pessoal e interativa. O fato será decorrente da junção da IA generativa e hiperpersonalização.

Entre os líderes de CX que participaram da pesquisa, 67% acreditam que os bots serão capazes de construir uma conexão emocional mais forte com os clientes. Como resultado, os atendimentos ficarão muito mais personalizados e eficientes, melhorando consideravelmente a experiência entregue aos consumidores.

A conscientização quanto a este potencial de mudança é tão grande que cerca de 70% dos líderes de CX planejam integrar a IA generativa em muitos pontos de contato nos próximos dois anos.

Por outro lado, 62% sentem que estão atrasados no que se refere a fornecer as experiências mais instantâneas que os consumidores tanto almejam de suas empresas.

Se você está neste segundo grupo, saiba que podemos ajudar!

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