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Impacto das live shopping nas experiências on-line: saiba tudo!

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Vivenciamos uma era em que o cenário de comércio virtual está sendo moldado pelo impacto das live shopping nas experiências on-line.

Nesse modelo, os usuários podem debater, visualizar e comprar produtos por meio de canais de transmissão de vídeo, como o YouTube, Instagram e outras plataformas. Os espectadores fazem perguntas em tempo real e adquirem os itens diretamente pelo próprio canal da live.

Para você ter uma ideia do poder dessa tendência que é o comércio conversacional e live streaming, uma pesquisa da Coresight Research estima que o mercado de experiência de compra interativa das live shopping nos Estados Unidos atingirá US$ 35 bilhões em vendas, representando 3,3% de todo o comércio eletrônico nos EUA, até 2024.

Neste artigo, vamos explorar as estratégias de live commerce e seu impacto, analisando as tendências que estão moldando esse fenômeno global e considerando o cenário de live shopping no Brasil.

O que é live shopping?

Imagine uma plataforma que integra a conveniência das compras on-line com a autenticidade das interações presenciais. Essa é a proposta das tendências do live shopping.

O “comércio ao vivo”, como também é conhecido, ocorre quando empresas ou pessoas físicas (como influenciadores digitais e celebridades bastante conhecidas) promovem e vendem produtos à sua audiência em tempo real.

Eles também interagem com os membros da audiência, oferecem conselhos e realizam dinâmicas durante a live, que geralmente é feita pelo YouTube, redes sociais ou plataformas on-line próprias.

Tal fenômeno aumenta significativamente o engajamento do consumidor com as marcas. Ao participar de uma dessas transmissões, os clientes podem fazer perguntas tanto ao apresentador da live quanto à equipe de apoio que fica por trás das câmeras mediando os comentários.

A prática permite que a marca se comunique diretamente com os consumidores e escolha tanto as informações que deseja fornecer quanto o tom de voz que deseja usar.

No vídeo abaixo, você confere um exemplo de live shopping no Brasil, realizada pela influenciadora Nah Cardoso para a Americanas:

Qual o impacto das live shopping nas experiências on-line?

De acordo com o relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk, 90% dos consumidores atribuem um alto valor à autenticidade. Nesse sentido, poucas experiências são tão imediatas, impactantes e autênticas do que o comércio conversacional e live streaming — a não ser em se tratando de vendas cara a cara.

Durante uma experiência de compra interativa ao vivo, os clientes podem optar por apenas assistir, interagir com o apresentador da live e com os outros consumidores que estão assistindo e, claro, efetuar uma compra em questão de minutos.

Um estudo realizado pela McKinsey ajuda a elucidar o impacto de uma live shopping nas experiências on-line e nos resultados das marcas. A pesquisa revelou que as transmissões ao vivo podem elevar a taxa de conversão a 30% — número 10 vezes superior à média do comércio eletrônico convencional.

Outro impacto das live shopping nas experiências on-line se refere ao feedback imediato. Os canais em que as transmissões acontecem proporcionam um meio direto para receber feedback instantâneo dos consumidores.

Dessa maneira, as marcas podem ajustar suas estratégias em tempo real de acordo com as reações e necessidades expostas pelos clientes.

Relatório da Zendesk – CX Trends

As tendências do live shopping no Brasil: 7 estratégias de live commerce

São diversas as tendências de estratégia de live commerce que você pode implementar caso queira aderir a essa abordagem de vendas on-line ao vivo. Destacamos as principais.

  1. Gamificação interativa: incorporar elementos de gamificação durante as transmissões ao vivo (como concursos, sorteios e desafios) pode aumentar o engajamento da audiência e a interação durante a experiência de compra.
  2. Transmissões temáticas: a criação de lives temáticas, como lançamentos de produtos exclusivos, colaborações especiais ou promoções sazonais, gera um senso de exclusividade e urgência e atrai uma audiência mais ampla, impulsionando as vendas.
  3. Conteúdo educativo e demonstrativo: em vez de simplesmente mostrar produtos, as transmissões podem incluir conteúdo educativo e demonstrativo, como apresentações detalhadas e tutoriais práticos de uso dos produtos, para aumentar a confiança nos itens e imprimir autoridade à marca.
  4. Integração com redes sociais: maximize o alcance das lives ao integrá-las a redes sociais por meio de compartilhamento de links, video teasers e outros materiais de divulgação.
  5. Experiência imersiva: a implementação de tecnologias, tais como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), oferece experiências mais imersivas aos consumidores, permitindo que visualizem e “provem” os produtos antes de efetuar a compra.
  6. Programação regular e consistente: crie uma agenda consistente para a sua live shopping, pois isso ajuda a construir uma audiência recorrente, fortalecer a fidelidade do público e gerar consistência nas vendas.
  7. Ofertas exclusivas com tempo limitado: crie um senso de urgência ao disponibilizar ofertas e descontos exclusivos e limitados à duração das lives, incentivando tomadas de decisão rápidas.

IA da Zendesk: atendimento de alto nível

Como você pôde conferir neste artigo sobre o impacto da live shopping nas experiências on-line, essa é uma estratégia que pode aumentar o engajamento com a marca e os resultados das vendas.

Para desfrutar desses benefícios, é necessário garantir que a experiência de compra interativa ao vivo — e tudo relacionado a ela — ocorra sem problemas e com os mais altos padrões.

Nesse sentido, a Zendesk oferece um conjunto de soluções que podem ajudar. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as interações, gerando fidelidade e receita.

Dentre as várias funcionalidades, é possível fornecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots. Os recursos dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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