Qual a importância das redes sociais para as empresas e como seus resultados?

Publicado 3 março 2022
Última atualização em 3 março 2022

Se em pleno ano 2022, você ainda se questiona qual a importância das redes sociais para as empresas, sem sombra de dúvidas este conteúdo é para você!

Segundo um recente relatório da ComScore, o Brasil ultrapassou a marca de 122 milhões de pessoas conectadas à internet em 2020. Uma bela evolução, quando comparamos esse número aos dados de 2016, quando eram 116,1 milhões de usuários online.

Ok, mas você deve estar se perguntando qual a relação do número de internautas com o seu negócio, e a resposta é bem simples: utilização das redes sociais para divulgação de empresas.

Dados do Relatório de Tendências em CX 2021, realizado pela Zendesk, com mais de 90.000 empresas, de 175 países diferentes, mostraram que a experiência digital que os negócios proporcionam aos clientes é um grande diferencial para os consumidores, principalmente no consumo on-line.

Dúvida? Somente no mês de novembro de 2021, o e-commerce brasileiro cresceu 51,98%, em comparação ao mesmo período de 2020, esses dados foram colhidos pelo índice MCC-ENET.

Os bons números do e-commerce, muito tem a ver com o uso das redes sociais para divulgação de empresas, e você entenderá isso ao longo deste texto, onde aprenderá qual a importância das redes sociais para as empresas, e os benefícios de usar esses canais como estratégia no seu negócio.

O que são redes sociais e qual a importância das redes sociais?

As redes sociais são ambientes que possibilitam a conexão social entre pessoas, grupos ou organizações que possuem valores ou interesses semelhantes, e, por esse motivo, interagem entre si.

Com a internet, as redes sociais se tornaram ainda mais abrangentes, pois, por meio das mídias sociais, que são as plataformas onde os conteúdos são transmitidos online, como as conhecidas redes do Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, e outras, as conexões entre as pessoas se tornam ainda mais amplas.

O foco inicial das redes sociais foi, e continua sendo, potencializar a relação entre pessoas e pessoas, e hoje, com o fortalecimento da era digital, essas redes são essenciais para o relacionamento, entretenimento, network e o fortalecimento de nichos.

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Um estudo realizado pela MarketingSherpa constatou que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, e apesar desse estudo ter sido realizado no mercado americano, essa realidade também é vista aqui no Brasil, onde milhares de brasileiros consomem online.

Além disso, com o fortalecimento das tecnologias, e a necessidade de acompanhar o imediatismo do consumidor 4.0, as empresas viram nas redes sociais uma forma de se aproximarem de seus clientes, criando experiências mais conversacionais com eles, graças a canais de comunicação mais horizontais.

São muitos os benefícios das redes sociais para empresas, já que por meio delas os negócios conseguem criar um relacionamento muito mais próximo com seus clientes, e ainda podem divulgar seus produtos e promoções de forma barata, em um ambiente de grande alcance.

Principais benefícios das redes sociais para empresas

Agora que você já entende basicamente qual a importância das redes sociais para as empresas, confira a seguir os principais benefícios dessas redes, quando utilizadas na divulgação e no relacionamento dos negócios com seus consumidores.

  • Aumento da visibilidade;
  • construção de relacionamento com o público;
  • melhoria do posicionamento da marca no mercado;
  • melhoria do engajamento nas redes sociais;
  • construção de uma base de consumidores fiéis;
  • possibilidade de acompanhar os indicadores das redes sociais;
  • dentre outros.

Como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios?

Como vimos, a presença nas redes sociais garante muito mais proximidade com o público, e isso garante um crescimento mais expressivo para os empreendimentos. Por isso, é muito importante que os negócios entendam quais são fatores e indicadores de redes sociais que devem ser acompanhados, a fim de conquistar um crescimento real para as marcas.

Mas, como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios? Não existe apenas uma resposta para essa pergunta, pois, muitos fatores podem interferir nessa promoção, e, dentre os principais, podemos apontar:

  • a disseminação de bons conteúdos nas redes;
  • o acompanhamento dos indicadores das redes sociais;
  • a interação contínua com os seguidores;
  • a veiculação de anúncios usando ferramentas de publicidade paga;

Como mensurar os resultados obtidos com o uso das redes sociais para a divulgação de empresas?

Por fim, agora que você já entendeu qual a importância das redes sociais para as empresas, é fundamental saber que ao utilizar esses redes, existe grande possibilidade de surgir uma demanda de atendimentos via redes sociais.

Para quem ainda não utiliza essas redes, isso pode soar estranho, mas, a realidade é que, segundo o Relatório Zendesk CX 2021, 31% dos clientes compraram de uma nova empresa em 2020, e 64% deles utilizaram um novo canal de suporte para realizar essas compras, e, dentre esses canais, os principais envolvem as redes sociais.

WhatsApp, Messenger e Instagram estão entre as redes mais utilizadas no atendimento e suporte de clientes de empresas que utilizam as redes sociais, por isso, saber atender bem, e utilizar ferramentas eficazes nestes atendimentos é fundamental.

É importante que você entenda que além de estar presente nas redes sociais, e utilizá-las em seus atendimentos, é essencial que você use também uma boa solução de atendimento, que garanta a eficiência necessária na hora de oferecer suporte aos consumidores.

Pensando nisso, a Zendesk desenvolveu o Zendesk para atendimento ao cliente, uma plataforma de suporte que te possibilitará oferecer as melhores experiências para seus clientes.

A ferramenta é totalmente omnichannel, é permite que seu atendimento aconteça inclusive nas redes sociais, e todo o relacionamento pode ser gerenciado em um único lugar, ampliando os resultados do negócio, e criando experiências únicas para os consumidores.Para conhecer as funcionalidades e o poder dessa solução, que tal fazer uma avaliação totalmente gratuita?