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Artigo 15 min read

Indicadores de atendimento ao cliente: 17 para usar na empresa!

Por Zendesk

Última atualização em 3 janeiro 2024

Os indicadores de atendimento ao cliente — também chamados de métricas ou KPIs (Key Performance Indicator) — são números e percentuais que ajudam a mensurar e analisar a qualidade dos serviços prestados por esse setor.

Por quais motivos eles são importantes? Simples! Porque não basta oferecer ao seu consumidor o melhor produto ou serviço. É preciso, também, trabalhar a relação cliente-empresa e, nesse ponto, o atendimento oferecido tem grande peso.

Uma prova disso pode ser encontrada no relatório CX Trends, da Zendesk, o qual revelou que 70% dos consumidores compram mais com empresas que oferecem experiências conversacionais integradas. 

De maneira semelhante, 64% gastam mais quando os problemas são resolvidos onde eles já estão.

Veja outros dados interessantes apontados nesse levantamento:

  • 66% das pessoas que costumam interagir com o suporte disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia
  • 60% afirmam que baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber

E como saber se os seus colaboradores estão oferecendo atendimentos dignos dessa fidelização? Acompanhando de perto a evolução do time e os resultados obtidos!

Para isso, veja os principais indicadores de atendimento ao cliente que você deve usar para ajudar sua empresa a oferecer um serviço ainda melhor.

Resumo

  • Indicadores de atendimento são métricas que medem o nível de satisfação do consumidor com o seu serviço ou produto, a eficiência da equipe de atendimento, a organização e efetividade dos processos e outros fatores.
  • Alguns dos principais KPIs trazidos neste artigo são: Tempo Médio de Atendimento (TMA), Tempo Médio de Espera (TME), Tempo de Resposta Inicial, Taxa de Abandono e Taxa de retenção de clientes.
  • Analisar os índices e adotar melhorias a partir de oportunidades identificadas é crucial para construir experiências do cliente cada vez mais satisfatórias.
  • Adicionalmente, usar um bom software de atendimento pode ajudar a manter uma boa gestão de dados, bem como a otimizar diferentes pontos de contato com o cliente.

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Neste artigo, você aprenderá

O que são indicadores de atendimento ao cliente e qual a importância?

Os indicadores de atendimento ao cliente são ferramentas utilizadas para medir os seguintes fatores:

  • nível de satisfação do consumidor com o seu serviço ou produto;
  • eficiência da equipe de atendimento;
  • organização e efetividade dos processos.

Mensurar os resultados gerados pela área de atendimento é fundamental em diversos aspectos. O principal que podemos destacar diz respeito à satisfação do cliente. Quanto maior for esse índice, mais benefícios a empresa terá.

Por exemplo, buscar a excelência no atendimento resulta em consumidores mais satisfeitos. Consequentemente, isso ajuda a:

  • aumentar a receita;
  • aumentar as taxas de fidelização;
  • reduzir gastos com CAC, Custo de Aquisição de Cliente;
  • melhorar a imagem da marca;
  • gerar divulgação positiva.

Entenda mais no “Guia do cliente satisfeito: como apostar no atendimento para aumentar as vendas?

Quais são as principais métricas de atendimento ao cliente?

Para chegar a esses resultados, é preciso usar os KPIs de atendimento ao cliente adequados. Aqueles que realmente darão respostas de como está a evolução desse setor.

E quais seriam? Para ajudar você nessa estratégia, separamos os 17 principais indicadores de atendimento ao cliente que devem ser acompanhados. São eles:

  1. Tempo Médio de Atendimento (TMA);
  2. Tempo Médio de Espera (TME);
  3. Tempo de Resposta Inicial;
  4. Tempo Médio de Resposta;
  5. First Call Resolution (FCR);
  6. Número de chamadas atendidas;
  7. Taxa de Abandono;
  8. Taxa de retenção de clientes;
  9. Customer Satisfaction Score (CSAT);
  10. Customer Effort Score (CES);
  11. Net Promoter Score (NPS);
  12. Engajamento do funcionário;
  13. Custo por resolução;
  14. Performance dos canais;
  15. Principais tópicos de atendimento;
  16. Best Time to Call;
  17. Customer Health Score.

Tempo Médio de Atendimento (TMA)

O Tempo Médio de Atendimento (TMA) visa mensurar a duração média das interações com os clientes. Ou seja, ele é contabilizado desde o momento que o atendimento inicia, até a finalização, considerando também transferências e intervalos de espera.

Logo, para chegar ao resultado do TMA do seu time, você deve dividir o tempo total dos atendimentos de determinado período pelo número de atendimentos efetuados nesse mesmo intervalo. 

A fórmula fica assim:

tempo dos atendimentos ÷ n.º de atendimentos = TMA

Tempo Médio de Espera (TME)

Já o Tempo Médio de Espera (TME) ajuda a identificar quanto tempo um cliente esperou na fila para ser atendido, independentemente de qual seja o canal de comunicação.

Segundo nosso relatório de tendências, 72% dos clientes querem atendimento imediato. A fim de superar essa expectativa, o TME é um indicador de atendimento ao cliente muito importante que deve ser acompanhado e otimizado com frequência. 

O cálculo desse KPI de atendimento pode ser feito da seguinte forma:

tempo de espera total ÷ n.º de chamadas atendidas = TME

Relatório da Zendesk – CX Trends

Tempo de Resposta Inicial

Este indicador de atendimento ao cliente é mais voltado para suporte e prospecção de leads. O objetivo desse KPI é mensurar quanto tempo seu time leva para enviar uma primeira resposta ao cliente.

Para você ter uma ideia da importância dessa métrica de atendimento ao cliente, uma pesquisa mostrou que empresas que respondem seus leads dentro de uma hora têm 7 vezes mais chances de qualificá-los.

E como saber o Tempo de Resposta Inicial do seu time? Basta coletar a informação de quanto tempo um cliente leva para ser atendido após seu primeiro contato. 

Em seguida, é só somar esses tempos e dividir pelo número de atendimentos feitos no mesmo período, da seguinte maneira:

tempo total das respostas iniciais ÷ n.º de atendimentos = Tempo de Resposta Inicial

Tempo Médio de Resposta (TMR)

O Tempo Médio de Resposta é um indicador de atendimento ao cliente que pode ser considerado complementar ao Tempo de Resposta Inicial. Ele dá uma visão geral do tempo que os clientes levam para serem atendidos.

Logo, para fazer o cálculo do TMR, é preciso somar o tempo gerado para atender às solicitações pela quantidade de solicitações. A fórmula fica deste jeito:

tempo total para resposta ÷ n.º total de solicitações = TMR

Para facilitar o cálculo e a análise, recomendamos que você defina um período para colher esses dados. Assim, as informações ficarão mais organizadas, possibilitando visualizar as variações entre os intervalos de tempo, como mês a mês.

Entre as métricas e indicadores de atendimento ao cliente, este pode ser usado para medir o tempo de resposta de um ou mais canais. Nada muda na fórmula, apenas a quantidade de dados e a origem dos dados.

First Call Resolution (FCR) 

A First Call Resolution, ou Resolução no Primeiro Contato, é outra métrica que possibilita entender se os seus clientes estão recebendo um atendimento de qualidade.

Como o próprio nome sugere, esse KPI ajuda a verificar quantas solicitações e problemas foram resolvidos logo no primeiro contato.

E como faz para analisar esse indicador? Para chegar ao resultado, basta realizar a seguinte divisão com dados do mesmo período:

n.º total de atendimentos ÷ n.º de solicitações resolvidas no primeiro contato = FCR

A análise do FCR permite compreender, principalmente, a eficiência da sua equipe. Afinal, esse KPI mostra a capacidade de resolução dos tickets abertos pelos consumidores.

Número de chamadas atendidas

Também autoexplicativa, essa métrica tem por objetivo levantar quantas chamadas seu time atendeu em determinado período.

Quando comparado ao número de chamadas perdidas, esse KPI ajuda a identificar se há necessidade de aumentar o quadro de funcionários, ou mesmo de adquirir novas tecnologias para o atendimento.

Taxa de Abandono

Esse indicador complementa o anterior, pois auxilia na identificação de quantos clientes desistiram de receber o atendimento. Para calculá-lo, basta levantar o número de contatos recebidos e subtrair pelas desistências:

n.º de contatos – n.º de desistências = Taxa de Abandono

Vale lembrar que quanto maior for o resultado desse KPI de atendimento ao cliente, maiores as chances de o consumidor buscar um concorrente que o atenda com mais agilidade.

Por isso, a Taxa de Abandono também serve para mostrar se existe a necessidade de melhorias no seu processo de atendimento ao cliente.

 Taxa de retenção de clientes

Nenhuma empresa sobrevive apenas com a aquisição de clientes, porque os custos para isso são insustentáveis. A retenção também é peça-chave para o crescimento de um negócio.

A questão é que ela pode ser extremamente afetada por conta de experiências ruins, como mostrou um dos nossos relatórios de Tendências da Experiência do Cliente:

  • 50% dos clientes mudarão para um concorrente após uma experiência ruim;
  • 80% mudarão para um concorrente após mais de uma experiência ruim.

A taxa de retenção de clientes é um indicador muito importante para entender se o atendimento está sendo eficiente ao ponto de reverter experiências insatisfatórias.

Logo, é fundamental acompanhar a porcentagem de consumidores que voltam a comprar após ter aberto um ticket. Para isso, o melhor caminho é utilizar um sistema de CRM. 

Com os dados reunidos neste sistema, basta determinar um período de tempo e colocá-los na seguinte fórmula:

(n.º de clientes que abriram tickets – n.º desses clientes que não voltaram a comprar) × 100 ÷ nº clientes que abriram tickets = taxa de retenção de clientes

Customer Satisfaction Score (CSAT)

O CSAT, ou Pontuação de Satisfação do Cliente, é usado para mensurar quanto uma pessoa ficou satisfeita com o atendimento.

Geralmente, esse indicador é apresentado após o suporte ao cliente em formato de questionário. Ele pode ser mensurado por notas (de 1 a 5, sendo 5 muito satisfeito), por porcentagem (de 0% a 100%), ou por escala de percepção (satisfeito, insatisfeito etc).

Portanto, o cálculo para obter o resultado depende da metodologia usada. Contudo, no geral, a fórmula consiste na soma das respostas, seguindo a escala de valor definida, e divisão pelo número total de feedbacks:

(n.º respostas × 1 + n.º × 2 + n.º × 3 + n.º × 4 + n.º × 5) ÷ n.º total de respostas = CSAT

Customer Effort Score (CES)

O Customer Effort Score, que pode ser traduzido como Pontuação do Esforço do Cliente, é tanto um indicador de atendimento quanto de experiência do consumidor.

O CES serve para medir a dificuldade que os clientes têm para encontrar a solução que precisam. Inclusive, a coleta dos dados é realizada após os atendimentos, perguntando aos consumidores qual foi o nível de dificuldade que eles tiveram para conseguir ajuda.

Assim como ocorre com o CSAT, esse KPI de atendimento ao cliente é totalmente personalizável, possibilitando a escolha da escala desejada.

A nossa recomendação é que a pergunta seja a seguinte: “Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 muito fácil e 5 muito difícil, qual foi a dificuldade para você conseguir resolver os seus problemas com o nosso produto ou serviço?”. Em seguida, basta usar a seguinte fórmula:

(nº respostas × 1 + nº × 2 + nº × 3 + nº × 4 + nº × 5) ÷ nº total de respostas = CE

No exemplo que demos, quanto menor o resultado, mais fácil é para os clientes encontrarem soluções para os seus problemas. Essa é uma boa maneira de avaliar se o atendimento está sendo efetivo.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma métrica que analisa quanto a experiência do cliente impacta a sua empresa, seja de forma positiva ou negativa.

Por meio de um questionário com notas de 1 a 10, o objetivo é identificar quanto o cliente está disposto a indicar seus produtos ou serviços a outras pessoas.

Aprenda tudo sobre esse indicador de atendimento ao cliente neste artigo: “GUIA NPS (Net Promoter Score): o que é, para que serve, como calculá-lo e por que ele é importante?

Engajamento do funcionário

O empenho dos colaboradores também impacta diretamente na satisfação dos clientes. Por isso, é tão importante medir o engajamento e a eficiência da equipe. Uma maneira de fazer isso é por meio de perguntas diretas, tais como: 

  • “Você sente que há cooperação para que o seu trabalho seja realizado de maneira eficaz?”;
  • “Você tem todas as informações que precisa para prestar um bom atendimento?”.

Os resultados gerados por essa métrica ajudam a identificar pontos de otimização no processo de atendimento. Quando aprimorados, eles podem trazer benefícios aos agentes, aos clientes e à empresa de modo geral.

Ao analisar esse KPI, talvez você encontre problemas relacionados a ferramentas, indicando a necessidade de utilizar um software de atendimento mais robusto e completo.

O Zendesk Service, por exemplo, é uma solução que pode ajudar nisso. Trata-se de uma plataforma que permite monitorar, priorizar e resolver tickets.

Além de auxiliar com os indicadores de atendimento ao cliente, o Service também contribui para melhorar a eficiência da sua equipe, com recursos de inteligência artificial que otimizam conversas e entregam dados ricos aos agentes. 

Por consequência, isso ajuda a deixar os clientes mais satisfeitos.

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Confira também: “Atendimento ao cliente interno e externo: boas práticas, técnicas e estratégias

Custo por resolução

O custo por resolução é um ótimo indicador para entender qual é o ROI proporcionado pelo setor de atendimento ao cliente. Esse KPI mostra quanto sua empresa gasta por cada resolução de problema.

Esses dados permitem avaliar se o custo está desequilibrado. Se estiver muito alto, significa que é necessário fazer otimizações. Se estiver muito baixo, indica que os resultados podem ser melhorados com mais investimento. O ideal é encontrar um equilíbrio.

Para calcular o custo por resolução é bem simples: some o custo de todos os recursos de atendimento ao cliente (salários, tecnologias, etc.) e divida pela quantidade de resoluções dentro de um determinado período. 

A fórmula fica assim:

custo total dos recursos de atendimento ao cliente ÷ tickets resolvidos = custo por resolução

Performance dos canais

Hoje em dia, grande parte das empresas se beneficiam da estratégia omnichannel para estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a eficiência da equipe de atendimento.

De maneira resumida, ela consiste na utilização e integração de diversos canais, como mídias sociais, e-mail, SMS, entre outros.

Acompanhar a performance de cada canal é de extrema importância caso a sua empresa faça uso dessa estratégia.

Ao visualizar o volume de atendimentos que cada canal recebe, você identifica quais são os preferidos pelos seus clientes, podendo adaptar a estratégia para focar neles.

Além disso, pode acontecer de algum canal ter um número muito baixo de contatos. Isso significa que melhorias precisam ser feitas, ou até mesmo que o canal não é ideal para o perfil de cliente do seu negócio.

Principais tópicos de atendimento

O indicador de principais tópicos de atendimento é autoexplicativo. Esse é um KPI qualitativo que serve para entender quais são os principais problemas dos clientes.

A análise dessas informações pode mostrar se há problemas no produto ou serviço e/ou na preparação da equipe de atendimento.

Conhecendo as principais dúvidas e dificuldades dos consumidores, a equipe pode ser treinada para ter respostas claras e precisas na “ponta da língua”.

A única desvantagem é a quantidade de tempo que esse KPI demanda. Para descobrir os tópicos, é preciso conversar com os colaboradores e consultar as gravações dos atendimentos, caso elas existam.

Leia também: 7 dicas para um bom atendimento ao cliente

Best Time to Call

Na nossa lista de exemplos de indicadores de atendimento, vale a pena citarmos também o Best Time to Call, que pode ajudar muito nas interações ativas com os clientes.

O KPI Best Time to Call aponta o melhor horário para entrar em contato com os consumidores, um importante diferencial em conversões de venda, concorda? 

Quanto a isso, saiba que nosso relatório CX Trends revelou que 66% das pessoas querem que as interações não interrompam sua ação atual.

Esse indicador também auxilia na identificação de qual canal de contato os clientes preferem — tais como telefone, e-mail, ou aplicativo de troca de mensagem —, facilitando o recebimento da conversação iniciada por sua empresa.

Para saber o Best Time to Call do seu negócio é preciso registrar o total de ligações realizadas em determinada hora do dia, quantas foram atendidas no mesmo período e comparar com o registro dos demais horários.

Customer Health Score

O Customer Health Score funciona como um indicativo de comportamento do cliente. Por ele é possível identificar, previamente, as necessidades e expectativas do seu público-alvo e, com isso, antecipar as estratégias do seu negócio.

Por esse motivo, o Customer Health Score pode entrar na lista de indicadores de satisfação do cliente, visto que mensura essa percepção e até mesmo as chances de o consumidor voltar a fazer negócio com sua empresa.

O cálculo desse indicador é feito a partir da quantidade de interação do cliente com sua marca. Para essas respostas é possível atribuir pontuações de 0 a 100, ou um determinado peso para cada tipo de interatividade.

Melhore os indicadores de atendimento ao cliente da sua empresa com a Zendesk!

Como analisar indicadores depende de qual, ou quais, você utilizará na sua empresa. Pois, como você pôde ver, cada um tem uma fórmula própria.

Todavia, uma coisa é certa: os KPIs de atendimento são fundamentais para melhorar a relações que sua empresa tem com os clientes.

Eles ajudam a identificar pontos positivos e negativos das interações, novos padrões de comportamento dos consumidores, e muito mais!

Tenham em mente que os clientes estão cada vez mais exigentes com o atendimento fornecido pelas empresas, e se adequar a essa atual necessidade é fundamental para não perder público e vendas.

Por exemplo, nosso relatório de tendências também mostrou que:

  • 71% dos clientes exigem experiências conversacionais naturais;
  • 70% esperam que qualquer pessoa com quem interagem tenha um contexto completo;
  • 62% acham que as experiências devem fluir naturalmente entre os espaços físico e digital.

Como se alinhar a tudo isso? Com ajuda dos sistemas certos! A Zendesk, por exemplo, é uma empresa que oferece soluções de atendimento ao cliente com produtos de suporte, vendas e engajamento projetados para melhorar o relacionamento com os consumidores por meio de experiências de conversação.

Reconhecendo que cada interação com um cliente é parte de uma conversa contínua, nossas soluções ajudam as empresas a criarem, em um único lugar, uma conversa contextual nos canais de sua preferência.

Quer entender melhor como essas ferramentas funcionam? Então, confira esta demonstração e solicite agora mesmo uma avaliação gratuita do Zendesk para atendimento ao cliente.

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