Ir para o conteúdo principal

Artigo 14 min read

Comprar leads: entenda a estratégia e conheça outras melhores

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2024

Está em busca de mais oportunidades de conversão na sua empresa? Acha que comprar leads é a melhor opção? Então você precisa ler este artigo!

Nós entendemos a sua vontade de movimentar o setor de vendas e gerar mais conversões para o seu negócio. Afinal, a geração de leads B2B é uma das principais metas desse modelo de negócio.

Mas será que comprar leads é mesmo uma forma assertiva de gerar oportunidades de venda? Continue a leitura e descubra!

Resumo

  • Para que um lead se torne um cliente, ele precisa ser qualificado, representando uma oportunidade de negócio mais certeira. As equipes de vendas, atendimento e marketing focam no perfil de cliente ideal da marca.
  • Comprar leads pode não ser tão vantajoso, porque tende a ser uma base de contatos genérica, sem interesse real no que sua empresa oferece. Logo, o processo de conversão torna-se complexo e até inviável em alguns casos.
  • Por sua vez, a geração de leads possibilita a qualificação desses contatos, o que tende a elevar o índice de conversão. Em paralelo, há mais chances de criar um relacionamento sólido e duradouro entre a empresa e o cliente.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que são leads? E por que eles são importantes?

O nome lead é dado aos potenciais consumidores de uma marca. Para se enquadrarem como leads, eles precisam demonstrar interesse em consumir, pela primeira vez, um produto ou serviço oferecido.

A melhor forma de identificar esse interesse é por meio do preenchimento de formulários ou pesquisas em troca dos conteúdos oferecidos pela empresa.

Mas, para que um lead converta e vire de fato um cliente, é importante que ele seja um lead qualificado. Os motivos para isso são muitos, o principal deles é o fato que os leads são oportunidades de negócio mais certeiras do que outros contatos.

Isso faz com que o trabalho de toda a equipe de vendas, atendimento e marketing seja direcionado e pautado nas demandas do cliente ideal da sua marca.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Formas de obter novos leads

Existem duas formas de obter novos contatos para prospecção de vendas: gerar e comprar leads. A seguir, você pode conferir as principais características de cada uma delas.

Comprar leads

O processo de comprar leads é bastante simples e, em alguns casos, é feito on-line.

Empresas especializadas no processo oferecem uma espécie de “catálogo” de segmentações, por meio do qual a empresa que o está adquirindo escolhe as características que mais se aproximam do seu cliente ideal. Como, por exemplo:

  • segmento de atuação,
  • região geográfica,
  • perfil e porte da empresa,
  • nível de internacionalização.

Nessa lista, a organização que está comprando os leads recebe também os seus contatos, como números de telefones e e-mails.

A abordagem de um lead comprado parte da empresa, de forma ativa, e acontece nos moldes dos processos de venda tradicionais: vendedores que “batem à porta” em busca de compradores interessados.

O que deve ser avaliado antes de comprar leads?

Qualidades dos leads

Ao optar pela compra de leads, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a lista, pois ela precisa conter contatos que possuam interesse no seu segmento e no tipo de solução que o seu negócio oferece.

Outro ponto de atenção que deve ser observado na hora de comprar leads é em relação à quantidade de prospects que vem na lista. Aquelas mais específicas e que possuem um maior fit com o perfil do cliente ideal da sua empresa, tendem a ser mais caras e também menos volumosas.

Por isso seja sempre cuidadoso, nesses casos, por mais que os leads sejam alinhados com o seu negócio, a lista pode não ter o volume necessário para que o seu time comercial alcance os resultados pretendidos.

Processo de conversão de leads em vendas

Nem só de bons leads se faz uma venda. Sem um processo bem estruturado, o aproveitamento dos leads comprados muito provavelmente será abaixo do esperado.

Para que a aquisição da lista valha a pena é primordial que a sua empresa possua uma força de vendas que seja capaz de formular abordagens que transformem esses potenciais clientes em clientes de fato.

Viabilidade financeira

Bons leads e taxa de conversão alta. Parece o cenário perfeito de todo negócio, né? Mas acredite, pode ser que essa conta não feche.

É fundamental considerar alguns fatores na hora de comprar seus leads como:

  • Quanto custa cada lead?
  • Quanto se gasta para vender para esses contatos?
  • Quanto sobra?
  • Valeu a pena financeiramente?

Se as respostas para essas perguntas forem positivas para o seu negócio, aí sim invista na compra da lista.

Gerar leads 

A outra forma de obter leads é por meio das estratégias de geração de uma lista com esses potenciais compradores.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Nesse caso, a aposta é na conquista gradual do lead, transformando o ato da venda em uma “reação” ao interesse demonstrado por ele ao longo de todo o processo.

Estratégias de geração de leads são baseadas em complexos estudos de SEO (Search Engine Optimization) – conjunto de técnicas de otimização de conteúdos e páginas para que se tornem a primeira opção mostrada em mecanismos de busca -, além da análise de dados, marketing de conteúdo e digital.

Entenda como funciona uma estratégia de geração de leads

Ao contrário do processo de compra de leads, a base de uma estratégia de geração de leads está na construção da reputação e credibilidade da marca.

Além disso, há ainda alguns pontos fundamentais para que o seu plano de ação para captação de leads dê certo, são eles:

  • Timing: as ações são executadas para que o potencial comprador receba a informação que busca de forma acessível, confiável e na hora em que sua dúvida surge.
  • Relevância: além de construir credibilidade, é essencial que as informações oferecidas ao lead sejam relevantes para ele. Isso vale para qualquer canal utilizado na estratégia, tais como redes sociais, blog, site, entre outros.
  • Troca de informações: após consumir alguns dos conteúdos básicos e relevantes da sua empresa, o lead está consciente do problema que tem e deseja ir mais fundo em busca de uma solução. Por isso, ele se dispõe a trocar suas informações pessoais (contato, nome, dados profissionais etc) em troca de um conteúdo mais rico, que o leve além da experiência vivida até o momento com o conteúdo já consumido.
  • Nutrição: com os dados do lead em mãos, a empresa inicia o trabalho de nutrição do lead. A essa altura, ela já entende os sinais dados e consegue alimentar o potencial cliente com informações que o ajudem a caminhar rumo à sua decisão de compra.
  • Acompanhamento e qualificação: o fluxo de nutrição deve ser acompanhado de perto, porque fornece informações essenciais para a etapa final da estratégia. Saber que tipo de conteúdo agrada mais o lead e quais foram as suas principais demandas a partir da leitura de cada um deles, ajuda a definir a abordagem do time de vendas.
  • Abordagem: ao fim da jornada, chegam ao time de vendas os leads “prontos” para iniciar a etapa de conversão. Os potenciais compradores já conhecem a empresa, entendem o que ela faz e sabem que o produto oferecido pode ajudar a sanar o seu problema.

A partir daí, cabe ao time comercial investir em um bom atendimento, formalizar a proposta e encontrar as melhores condições para que o lead se torne, de fato, um cliente.

Vantagens de gerar leads

Há diversas vantagens na estratégia de geração de leads, especialmente se comparada com o processo de compra dos mesmos. Entre os principais benefícios encontram-se:

  • Leads qualificados
  • Maiores índices de conversão
  • Mais chances de criar um bom relacionamento entre empresa e cliente

Leads qualificados

A essência de um processo de Inbound Marketing é a identificação de leads qualificados e sua condução até o momento de decisão de compra. 

Por isso, nos quesitos exclusividade e qualificação, empresas que investem em estratégias para gerar leads saem na frente daquelas que preferem comprá-los.

Maiores índices de conversão

Após conduzir o lead ao longo de todo o funil de vendas, ele já conhece o seu produto, entende os diferenciais do serviço oferecido e acredita na sua marca.

Por conta disso, as chances de conversão pelo time de vendas são maiores e os índices mais estáveis.

Mas sabemos que chegar a uma conversão não é assim tão simples. É preciso investir corretamente na estruturação do processo de vendas e em ferramentas que o tornem mais fluido e integrado. Além de entender perfeitamente o perfil do lead buscado pela empresa.

Mais chances de criar um bom relacionamento entre empresa e cliente

Ao longo da jornada do consumidor, o lead gerado tem diversos pontos de contato com a empresa. E, à medida que o potencial cliente fornece informações e deixa mais pistas sobre o que ele espera encontrar no fim do percurso, a relação cliente-empresa vai se fortalecendo..

Toda essa trajetória do usuário possibilita um contato próximo, personalizado e humanizado com o time de vendas no momento da decisão de compra. A propósito, as soluções de inteligência artificial contribuem para aprimorar essa personalização.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Desvantagens de comprar leads

Mas se mesmo com todos os benefícios de investir em uma estratégia de prospecção, você decidir comprar leads, é bem importante se atentar a algumas desvantagens desse processo, que são:

  • Nem sempre você sabe o que está comprando
  • O índice de assertividade é oscilante
  • Há pouca precisão nas informações sobre o lead
  • O seu processo de venda vai se tornar mais longo
  • Você estará lidando com leads que não são exclusivos
  • O “barato” pode sair mais caro

Nem sempre você sabe o que está comprando

Comprar leads pode parecer uma estratégia bastante adequada. Afinal, vai poupar trabalho e tempo da sua equipe (teoricamente, e você já vai entender o motivo), parece ser mais barato e há várias empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço.

Porém, um ponto bem importante que você precisa considerar antes de tomar essa decisão é que você pode estar comprando tanto leads quentes quanto leads frios.

Leads quentes são aqueles que realmente já têm algum interesse em adquirir o produto e/ou serviço oferecido pela sua empresa.

Ainda que não se encaixem no seu ICP, Perfil de Cliente Ideal, as chances de conversão acabam sendo um pouco maiores do que com os leads frios.

No caso, os leads frios são aqueles que até têm as mesmas características do seu ICP, no entanto, não têm nenhum interesse em fazer negócio com a sua empresa.

Comprar leads assim só vai gerar mais trabalho para o seu time, uma vez que a necessidade de convencimento se torna muito maior.

O índice de assertividade é oscilante

Ao trabalhar com uma base de dados pré-pronta, temos de convir que a empresa adota uma espécie de “roleta russa” para o sucesso das prospecções.

Isso significa que não há padrão exato que determine o sucesso de uma lista de leads comprados: ao mesmo tempo em que pode render muitas conversões, pode ter baixo índice de aproveitamento.

Há pouca precisão nas informações sobre o lead

Ao comprar leads de uma empresa, não há garantia alguma de que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras.

Isso faz com que, além de ter que conferir os dados de cada potencial cliente, o time de vendas também tenha que buscar informações complementares para caracterizar os contatos.

E, cá entre nós, um trabalho como esse, em muitos casos, chega a soar como um retrabalho, não é mesmo?

Seu processo de vendas vai se tornar mais longo

Um lead que chega às mãos do time de vendas por meio de uma lista comprada não tem um histórico consolidado.

Por esse motivo, torna-se uma atribuição do agente conhecer o perfil do contato ou identificar (ou despertar, em muitos casos) nele o interesse em adquirir o produto ou serviço.

É claro que não é um trabalho impossível, mas sabemos muito bem que uma das bases para um atendimento de excelência é o conhecimento da trilha de consumo do lead: tipos de atendimento preferidos, horários em que está mais disponível, principais canais utilizados, ferramentas de busca mais acessadas etc.

Ao longo de um funil de vendas bem estruturado, o seu time tem a oportunidade de conhecer alguns dos aspectos que acabamos de citar, o que torna a abordagem de vendas muito mais assertiva e objetiva.

Você estará lidando com leads que não são exclusivos

Você sabe que, na maior parte das empresas especializadas em vender e comprar leads, as listas geradas não são exclusivas, certo?

Isso significa que, além da sua empresa, outras também terão acesso aos mesmos dados, e também farão abordagens de aproximação dos potenciais clientes.

O resultado desse tipo de situação, muitas vezes, é a aversão aos contatos comerciais e a redução da disponibilidade do lead ouvir as propostas do seu time de agentes comerciais.

O “barato” pode sair mais caro

Logo na primeira desvantagem citamos que comprar leads pode dar a impressão de ser um processo mais barato para a sua empresa, se lembra?

Um dos motivos que gera essa impressão é que a lista a ser trabalhada pelo seu time de vendas está relativamente pronta. Ou seja, você não vai precisar investir em estratégias de marketing digital, entre outras formas de captação de leads.

Porém, se considerarmos todos os pontos que destacamos até aqui, concorda que essa “economia” pode não ser real?

Por exemplo, se o seu time de vendas tiver que levantar mais informações sobre os potenciais clientes ou mesmo investir mais para convencê-los que a sua empresa tem as melhores soluções, isso vai demandar tempo e empenho, o que também leva a custos com mão de obra.

Além disso, se o seu time investir em leads que não são qualificados e não converter nenhum, ou converter um número abaixo do ideal, o valor gasto com a compra de leads não terá sido um bom investimento.

Vale destacar que, no caso, essa quantia poderia ter sido empregada para gerar os seus próprios leads.

É possível comprar leads qualificados? 

Por mais que algumas empresas especializadas em vender e comprar leads ofereçam um “catálogo” de categorias de leads, dizer que os contatos adquiridos são qualificados é, na maioria das vezes, um exagero.

Isso porque, como você viu até aqui, não é possível comprar leads segmentados de maneira assertiva, já que as segmentações disponíveis para empresas que decidem comprar os prospects são superficiais e não revelam detalhes do comportamento do consumidor, e nem do perfil de jornada traçada por ele.

Mais uma vez, o ideal é que a empresa desenvolva os seus próprios critérios de qualificação de leads e os aplique de forma cuidadosa nos potenciais clientes — este artigo, em inglês, lhe ajuda a verificar 5 critérios de qualificação de leads. Não deixe de ler!

Se você chegou até aqui, já sabe, a qualificação dos leads é a grande responsável pelo índice de conversão de vendas alcançado pelo time comercial.

Resumindo: a compra de base de dados vale a pena? 

Ao chegar ao fim desta leitura, vamos inverter a pergunta para que você possa refletir: vale a pena comprar leads?

A compra de base de dados, embora torne robusto o leque de possibilidades de sucesso, não é uma garantia de conversão.

Por isso mesmo, trabalhar uma base de leads com baixo índice de personalização e qualificação pode acabar se tornando contraproducente e atrapalhando a estratégia de vendas da sua empresa.

Se você quer saber como gerar leads de qualidade para o seu negócio, comprá-los não é a melhor solução para você. Mas não se preocupe! A Zendesk tem algumas ferramentas que podem lhe ajudar a gerar leads qualificados com agilidade e assertividade.

Leia nosso artigo sobre como fazer a geração rápida de leads e, também, conheça mais a fundo a solução da Zendesk para aprimorar a experiência dos clientes.

Comece agora mesmo uma avaliação grátis!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
16 min read

Ruídos na comunicação empresarial: o que são e como evitá-los

Quais os principais tipos de ruídos na comunicação empresarial? Entenda o que são, como impactam os resultados e mais.

Artigo
12 min read

5 cases de vendas: como se tornar um exemplo de sucesso?

Conheça as estratégias usadas por empresas como Sofit Frotas, Deskfy, QuantoSobra e outras para se tornarem exemplos de cases de vendas e inspire-se.