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Como a avaliação de produtos pode alavancar as vendas no e-commerce

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 1 Setembro 2020
Última atualização em 1 Setembro 2020

Se você já comprou online, deve ter notado que é comum a avaliação de produtos por parte de outros consumidores. De fato, essa é uma estratégia adotada pelas lojas virtuais pelo retorno que traz ao negócio.

Quando você vai vender pela internet, é uma boa ideia lançar mão de recursos que vão incentivar a compra dos visitantes. E é aí que entram as reviews dos usuários nas páginas de produtos.

Portanto, se você pensa em criar uma loja virtual — ou já tem a sua — e quer entender um pouco mais dos benefícios dessa funcionalidade, continue a leitura! Ao longo deste artigo, vamos entender o que é a avaliação de produtos e como ela pode ajudar sua loja virtual, além de como tornar essa estratégia viável para seu negócio. Então, está pronto para começar?

O que é a avaliação de produtos?

A avaliação de produtos se refere às notas e comentários de outras pessoas a respeito de um artigo. Normalmente, os clientes dão uma nota de 1 a 5 para os produtos, além de poderem escrever o que acharam da compra.

Essas opiniões de outros compradores ficam, em geral, abaixo ou ao lado da foto e das informações dos produtos. Dessa forma, os visitantes podem ver, juntamente com as descrições oferecidas pela loja virtual, o que outras pessoas acharam da mercadoria.

Como a avaliação de produtos ajuda sua loja virtual?

A avaliação de produtos pode ser considerada uma forma de prova social. Isso significa que ela demonstra para os novos compradores que outras pessoas já adquiriram aqueles produtos e deram suas opiniões legítimas e imparciais sobre eles

A ideia aqui é ter outras pessoas, que não você mesmo, falando sobre seus produtos e sua marca. Dessa forma, essas notas e comentários acabam funcionando como um gatilho mental para a compra do visitante.

Estatísticas sobre a avaliação de produtos

De fato, o estudo E-commerce Quality Index (EQI) 2019 aponta que as avaliações são o quesito mais importante para o consumidor no momento de uma compra online. Além disso, o levantamento aponta que 95% dos clientes leem reviews antes de fazer uma aquisição pela internet. É por isso que grandes marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, se baseiam tanto nesse pilar.

Nesse sentido, disponibilizar a avaliação de produtos em seu e-commerce pode ser uma ótima forma de conquistar a confiança das pessoas e, consequentemente, uma das soluções para quem se pergunta sobre como aumentar as vendas.

É claro que esse fator sozinho não vai salvar sua loja virtual. Mas, se combinado a outras iniciativas visando ao aumento da taxa de conversão em sua loja virtual em seu plano de marketing, ele pode ser um dos seus diferenciais.

Apesar de parecer uma iniciativa pequena, ela pode fazer toda a diferença. De acordo com o EQI 2019, entre todos os e-commerces estudados, apenas 7% dos produtos possuíam pelo menos um comentário. A mesma quantidade de artigos tinham uma nota superior a 4 estrelas. Ademais, só 4,6% dos produtos recebem avaliações nos sites de venda brasileiros.

Se você tem medo do que os clientes podem ter a dizer sobre seus produtos, saiba que esse não deve ser um motivo de grande preocupação. Isso porque o EQI aponta que 76,2% dos produtos avaliados pelos consumidores no Brasil têm uma nota entre 4,5 e 5. Dessa forma, essa estratégia tem muito mais a ajudar do que a atrapalhar seu negócio.

Além disso, caso receba notas baixas e comentários negativos, você pode aproveitar para observar melhorias em seus produtos, bem como entrar em contato com os clientes insatisfeitos para tentar ajudá-los. Esse tipo de ação pode transformar a relação daquela pessoa com a marca e ajudar na fidelização do cliente.

Como incentivar o consumidor a avaliar e comentar?

Agora que já conhecemos a importância da avaliação de produtos, hora de saber como promover essa iniciativa em sua loja virtual. O primeiro ponto que você precisa saber é que, a depender da plataforma de e-commerce que você utilize, será possível usar serviços de avaliação integrados a ela. Desse modo, as avaliações poderão ser diretamente disponibilizadas nas páginas de produtos.

Depois de providenciado o serviço para exibir as opiniões dos clientes, é importante incentivar essa atitude por parte deles.

Para isso, você pode enviar um e-mail após a compra, perguntando se o consumidor ficou satisfeito e, então, aproveitar para pedir que ele dê uma nota ao produto e escreva um comentário sobre o artigo.

Outra abordagem possível é a de mandar um bilhete à mão junto com a compra, agradecendo pela preferência e pedindo que o cliente teça comentários sobre o produto. Assim, ele vai sentir que a experiência de compra foi personalizada.

Por fim, se não tiver muita adesão das pessoas, você pode tentar oferecer cupons de desconto ou brindes. Os benefícios podem ser simbólicos, mas é possível que deem um incentivo extra para que as pessoas façam a avaliação dos produtos.

Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a importância da avaliação de produtos para seu negócio, além de como incluir esse tipo de estratégia em seu e-commerce.

Então, está pronto para incentivar que seus clientes deem notas e comentem sobre os artigos que você vende?

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Informações da autoraVictoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

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