Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

O que é supply chain management?

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

Você sabe o que é supply chain management e como ele pode ser importante para o seu negócio? A gestão da cadeia de suprimentos (SCM) é um conjunto de atividades e processos que acompanham o trajeto de um produto desde a sua produção até chegar ao cliente final. 

Em outras palavras, trata-se de um sistema integrado que abrange desde a logística até a distribuição e envolve diversos departamentos da empresa. Neste texto, vamos explicar mais sobre o que é o supply chain management, como ele funciona e por que é tão importante para a competitividade das empresas.

O SCM tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, especialmente no contexto atual de concorrência acirrada. A gestão estratégica da cadeia de suprimentos pode ser um fator decisivo para conquistar vantagem competitiva no mercado e agregar valor ao produto e à empresa. 

Dessa forma, é fundamental contar com um processo bem otimizado e com um planejamento estratégico sempre atualizado. Além disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo, permitindo a geração de dados precisos, previsões e controle de estoque, entre outras vantagens. Confira mais em nosso artigo!

O que é supply chain management?

O que significa SCM? O SCM ou supply chain management, em português, Gestão da Cadeia de Suprimentos, é a referência a todas as etapas pelo qual um produto passa antes de chegar para o consumidor. Abraçando pontos como a produção, a logística e a distribuição. Indo desde a extração da matéria-prima até o processo final de entrega do mesmo.

Para entender o que é supply chain management, saiba que esse processo tem se tornado cada vez mais importante e passou a contar com uma gestão estratégica. O que faz com que outros departamentos adicionais, como de marketing, compras, finanças e até o RH sejam integrados no processo. 

Dessa forma, o SCM está ligado diretamente às gestões internas e externas de tudo que envolve um produto, desde a sua produção até a sua entrega final. Por isso, embora o supply chain management ainda enfrente muitas dificuldades no Brasil, conseguir entender o processo e implementá-lo da melhor forma possível, vai deixar a sua empresa um passo à frente da concorrência. 

Qual a importância do supply chain management?

O supply chain management é o conjunto de atividades e processos ligados ao produto, por meio da gestão de bens, serviços, dados de operação e de finanças, indo desde a produção até os clientes. Logo, aspectos de competitividade no mercado, satisfação do público e operações comerciais, também vão estar interligados.

Por essa razão a gestão da cadeia de suprimentos é tão importante. Pois, por meio do desenvolvimento das estratégias certas é possível conquistar vantagem competitiva no mercado e agregar valor ao seu produto e empresa. Dessa forma, é preciso ter um processo bem otimizado, com planejamento estratégico sempre atualizado. 

Isso se tornou um grande diferencial devido à complexidade que a cadeia de suprimentos se tornou, pois graças à concorrência desenfreada, vem acontecendo cada vez mais erros e perdas por parte das empresas e representantes. Então, conseguir ter um supply chain management bem feito vai levar sua empresa a outro nível.

Agora que você já sabe o que é supply chain management e a sua importância, vamos falar de tecnologia!

Tecnologia  Gestão da Cadeia de Suprimentos

O uso da tecnologia no supply chain management funciona como um suporte geral, estando presente na gestão e ajudando na geração de dados precisos, fazer previsões, controle de estoque e muito mais. Logo, essa gestão é um grande ponto de inovação para as empresas, pois ela está presente em todas as etapas, como a cadeia produtiva e não apenas na parte das finanças, por exemplo.

Assim, por meio da transformação digital é preciso construir um elo entre todos os segmentos, com fluxo bem otimizado de todos os processos. Isso vai gerar uma maior agilidade e redução de custos de todos os setores, o que vai permitir às organizações trazer uma oferta de produto e preço bem mais competitivo.

Por fim, quando você entende o que é supply chain management e traz as tecnologias certas, você diminui bastante o tempo de entrega. Assegurando que os clientes possam ter uma experiência bastante satisfatória, recebendo os produtos dentro dos prazos estabelecidos e com a qualidade esperada, o que vai garantir uma melhor avaliação dos seus serviços.

Áreas que o SCM abrange

A operação comercial pode atingir melhores resultados quando você sabe o que é supply chain management e o aplica da maneira correta. Por isso, confira agora as estruturas entre as principais áreas da empresa que precisam ser interligadas por esse processo para conquistar melhores resultados. 

1. Planejamento

Indo desde a aquisição de matéria-prima, os produtos geralmente passam por uma série de processos, seja por negócios parceiros, empresas terceirizadas ou responsáveis por outras funções, até chegar ao cliente final.

Com isso em mente, fica claro que o planejamento estratégico deve ser organizado. Trazendo estudos objetivos sobre os dados e informações que envolvem todas as etapas. 

Logo, é importante que ele traga respostas para as questões:

  • Quais são os melhores canais de distribuição?
  • Como vai funcionar o processo de distribuição?
  • Quais as projeções de demanda e de vendas?
  • Como vai ser feito o transporte dos produtos?
  • Quando e como realizar a devolução de mercadorias?
  • Quando fazer o descarte dos produtos?

Ao conseguir elaborar a solução para todas essas questões, os seus negócios vão estar caminhando para implementar uma boa Gestão da Cadeia de Suprimentos.

2. Compras

O setor de compras é uma das bases na estratégia de Gestão da Cadeia de Suprimentos, pois envolve a busca por fornecedores qualificados, análise e negociação dos valores, compra de mercadorias e o gerenciamento do estoque. 

3. Produção

O setor onde ocorre a confecção dos seus produtos e para onde a maioria das atenções da empresa se viram. Pois, é preciso encontrar uma estratégia de produção que possa se adequar a demanda do mercado e a presença da sua empresa nele.

4. Distribuição

O setor mais complexo e que precisa ser bem solucionado nas estratégias escolhidas. É preciso ter as parcerias certas na área de transportes e logística, de forma que seja o suficiente para atender mudanças ou mercado, crescimento nas vendas ou imprevistos de curto prazo.

É fundamental que a sua distribuição seja organizada e objetiva, pois ela inclui muito mais que o transporte. Ela engloba também a qualidade das embalagens, lida com a documentação de clientes e produtos, seguros e também o controle de estoque e armazenamento dos seus produtos.

Conclusão: Implemente o supply chain management

Pronto, agora você já sabe o que é o supply chain management, como ele funciona, quais áreas ele atinge e como ele pode transformar a sua empresa trazendo uma otimização maior para todos os processos. 

O Zendesk Service é uma ferramenta essencial para o gerenciamento do atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência de suporte excepcional. 

Além disso, compreender o que é supply chain management e como ele funciona é fundamental para otimizar os processos internos e externos da empresa, desde a produção até a entrega do produto final. 

A implementação de tecnologia é fundamental nesse processo, permitindo a geração de dados precisos e previsões, e uma gestão estratégica bem executada pode ser um fator decisivo para a conquista da vantagem competitiva no mercado. 

Adquira o Zendesk Service e melhore o seu atendimento ao cliente agora mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
11 min read

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais as diferenças?

Veja o que são comunicação interpessoal e intrapessoal, qual as diferenças entre elas, como impactam sua empresa + 6 dias de como aprimorá-las!

Artigo
10 min read

Qual é o segredo das pessoas carismáticas? Mistério revelado!

Veja qual é o segredo das pessoas carismáticas, como desenvolvê-lo e de que maneira ele ajuda na estruturação de uma liderança carismática.