O que é VoIP? Conheça as novas tecnologias para comunicação empresarial

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 Junho 2020
Última atualização em 8 Junho 2020

A qualidade da comunicação é um fator determinante para o sucesso de uma empresa e sua relação com clientes e outros stakeholders. Entre as soluções tecnológicas que visam otimizar esse setor está o VoIP. 

Mas o que é VoIP? O VoIP é uma tecnologia que permite que uma empresa realize ligações a partir de um computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo conectado à internet. Essa chamada pode ser direcionada para outro equipamento capaz de receber ligações em qualquer parte do mundo. 

O que é VoIP e como ele funciona?

A construção do termo VoIP foi realizada com a junção dos termos voz e IP, e deseja representar o sistema que permite a realização de ligações telefônicas pela internet.

É bem provável que você já tenha ouvido falar do VoIP como uma tecnologia que não funcionava 100%, para a qual era necessário investir na compra de equipamentos específicos e que tinha como vantagem apenas o baixo custo.

Isso realmente aconteceu quando o sistema foi lançado na década de 1990, entretanto, como tantas outras coisas, o VoIP mudou e se tornou um sistema eficiente para comunicação de uma empresa.

A primeira mudança foi a inserção do sistema VoIP em dispositivos que já são utilizados pela empresa e seus funcionários, como smartphones e computadores. Não é necessário comprar nenhum outro dispositivo. As empresas de instalação do VoIP utilizam os equipamentos que já estão presentes na empresa e já fazem parte do dia a dia dos colaboradores.

O primeiro passo para entender o que é VoIP é entender o funcionamento do sistema. Com a adoção de um sistema como este, uma ligação a voz é convertida em dados que são enviados pela internet. Para quem recebe a ligação, entretanto, nada muda. É como se você estivesse usando um serviço tradicional.

Em suma, a transmissão pode ser feita de um dispositivo conectado na internet para outro ou para um telefone comum.

Tudo isso é feito através de aplicativos comuns na vida de quase todo mundo, entre eles:

Entre os principais benefícios da adoção do que é VoIP em uma empresa está a redução de custos de 90% com as ligações.

Vantagens do que é VoIP em uma empresa

As vantagens do VoIP na comunicação de uma empresa são diversas. De redução de custos à segurança, confira algumas abaixo: 

Redução de custo

Já citamos rapidamente o poder do VoIP no processo de como reduzir custo de telefone na empresa, mas é importante reforçar esse benefício, uma vez que ele é um dos grandes motivos para a adoção do sistema nas empresas.

Ao utilizar a internet para realizar as ligações você tem mais liberdade para contatos de longa duração, sem se preocupar com o custo final. Em casos de ligações para prospecção isso também reduz o custo por aquisição de cliente

Segurança

Quando falamos de internet algumas pessoas ficam com medo de hackers e se questionam sobre a segurança de dados. Entretanto, uma ligação por VoIP é criptografada, o que reduz quase a zero as chances de interceptação de mensagens por pessoas mal intencionadas. 

Integração com o PABX

Você sabe o que é PABX? Já ouviu falar em PABX VoIP? Trata-se de um sistema que possibilita a criação de diversos ramais, a partir de uma ou mais linhas telefônicas (PABX) que está também conectado aos dispositivos online do VoIP.  

Esse sistema também pode ser chamado de PABX IP ou PABX na nuvem. 

Dessa forma, é possível que uma ligação encaminhada para um ramal da empresa seja ativada no dispositivo móvel do colaborador, não exigindo que ele esteja no escritório para atendê-la. Isso nos leva a próxima vantagem do que é VoIP.

Mobilidade 

Com o seu ramal sempre com você e com as ligações sendo realizadas por dispositivos conectados a internet a equipe tem muito mais liberdade para atuar em sistema de home office, sem prejudicar a comunicação interna ou externa. Além disso, equipes de campo e de vendas também podem gerenciar outras atividades, mesmo quando longe do escritório. 

A tecnologia e a eficiência na comunicação empresarial 

A tecnologia mudou a forma como nos comunicamos e isso não é diferente na comunicação empresarial. Dominar o que é VoIP é uma das formas de tornar seu sistema de comunicação mais eficiente e barato. 

Assim como o VoIP, os chatbots também otimizam o relacionamento entre empresas e clientes, tornando o atendimento mais efetivo e rápido, solucionando demandas de clientes imediatamente após o chamado. 

Além de atendimento e suporte, os chatbots nas empresas também podem ser usados para áreas como marketing e vendas. 

De maneira similar ao VoIP, os chatbots também se valem de aplicações já comuns no dia a dia das pessoas, como WhatsApp e Facebook Messenger.

Entretanto, o chatbot não substitui o VoIP nem o contrário. Ambos são sistemas de comunicação, mas possuem objetivos diferentes para a comunicação de uma empresa. 

Leia mais em: Como funciona chatbot: 10 maneiras [e razões] de aplicar a ferramenta em sua estratégia

Este artigo foi escrito pelo oHub um sistema que conecta seu negócio a uma lista de empresas que fazem a instalação do VoIP. Em 5 minutos você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados de VoIP para sua região. Sem custo adicional, você negocia diretamente com o fornecedor. Gostou? Acesse nossos sistema e faça seu orçamento.