Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

[Guia] O que são ferramentas de análise preditivas?

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Você sabe o que são ferramentas de análise preditivas? As plataformas de análise de dados são fundamentais para impulsionar a eficiência operacional e estratégica de empresas em diversos setores, como Marketing, Finanças, Produção, etc.

Em tempos de ampla concorrência e em que empresas disputam palmo a palmo o espaço para conquistar o coração dos clientes, entender o impacto da análise preditiva de dados e implementá-lo a favor de tomadas de decisões mais assertivas pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Quer entender melhor como funciona e o que são ferramentas de análise preditivas? Então continue a leitura até o fim!

O que é análise preditiva?

A análise preditiva é um mecanismo de análise de dados e informação para identificar previsões e padrões de comportamento futuro em determinados cenários. 

Uma série de cálculos, análises estatísticas e percepções de padrões e repetições são os insumos principais para esse tipo de análise, que tem, como objetivo, prever possíveis cenários e o que pode acontecer de acordo com os dados obtidos.

Por exemplo, se foram armazenados determinados conjuntos de informações que, quando combinados, podem gerar determinado evento, o cenário pode ser enquadrado como uma análise preditiva.

Tal modelo de leitura de dados é usado em larga escala e com ajuda da tecnologia em variadas situações, como:

  • marketing, para analisar o fitting e as chances de determinado cliente comprar com uma marca.
  • finanças, para prever cenários de menor demanda de receita ou casos de inadimplência dos clientes;
  • medicina, com o objetivo de prever a probabilidade da manifestação de uma audiência ou orientar decisões para diagnósticos;
  • indústria, para monitorar o desempenho de máquinas e estruturas, além de prever possibilidades altas de mau funcionamento.

O que são ferramentas de análise preditiva?

A inovação tecnológica e o advento da inteligência artificial modernizaram de forma significativa esse modelo de leitura de dados. Esses conceitos são fundamentais para entender o que são ferramentas de análise preditivas.

As plataformas empregam tecnologias de inteligência artificial, como big data e machine learning, para fazer o armazenamento e a leitura automatizada de dados. 

Dessa forma, conseguem oferecer insights preditivos e preciosos para orientar a tomada de decisão e gerar resultados expressivos e estratégicos para as empresas.

O modelo já é amplamente utilizado por empresas de diversos segmentos, seja para embasar processos financeiros, de marketing, operacionais e muito mais.

As ferramentas geralmente podem ser adquiridas como plataformas de SaaS (Softwares as a Services) desenvolvidas por startups. 

Sendo assim, as empresas contratam apenas as ferramentas, que normalmente são simples, intuitivas e facilmente implementáveis, para dar conta das especificidades da estrutura operacional dos negócios. 

É assim que funciona, por exemplo, a inteligência artificial da Zendesk para atendimento ao cliente. Veja como é simples para seu negócio instituir interações mais personalizadas e prever as demandas dos clientes!

Para que serve uma ferramenta de análise preditiva?

De maneira geral, uma ferramenta de análise preditiva serve para municiar negócios com previsões assertivas e orientadas por dados objetivos e claros. Dessa forma, tomadores de decisão podem executar ações ou providenciar medidas mais seguras e com alto grau de acerto para variados cenários.

Em resumo, quais são os principais benefícios das ferramentas preditivas?

  • Redução de riscos: entender o que são ferramentas de análise preditivas e implementá-las no seu negócio é fundamental para mitigar erros e os riscos envolvidos nas tomadas de decisões, principalmente porque o recurso leva em consideração dados relacionados a diversas mudanças de cenários possíveis.
  • Agilidade na tomada de decisão, uma vez que a análise de dados e o fornecimento de insights são realizados por uma tecnologia de automação em tempo real.
  • Identificação de novas oportunidades, uma vez que a previsão de mudanças de cenários pode tornar a empresa apta a trabalhar com bastante antecedência com variáveis de negócios e explorar possibilidades de vender mais ou economizar em eventos/momentos específicos.

Casos de sucesso em análise preditiva

Você provavelmente já usou ou é um hard-user de plataformas de streaming, como Netflix, Prime Video, HBO Max, dentre outras. Caso você não saiba, esses apps são cases de sucesso em análise preditiva.

Quando você recebe uma indicação de filme ou série da Netflix, por exemplo, isso é resultado de um processo de análise preditiva de dados e de machine learning realizado pela programação de um algoritmo.

O software de inteligência artificial analisa todos seus históricos de busca e de reproduções para identificar quais opções de filmes ou séries mais combinam com seu gosto e podem ser uma boa pedida para que você continue consumindo o conteúdo das plataformas.

Tal alinhamento de expectativas entre o conteúdo oferecido pela plataforma e as demandas e gostos dos clientes é um ótimo exemplo para entender o que são ferramentas de análise preditiva e como o conceito é fundamental para melhorar o Customer Experience (CX) do seu negócio.

Faça uma demonstração do Zendesk Service agora mesmo e veja como a inteligência artificial pode te ajudar a solucionar efetivamente as demandas de seus clientes!

Como fazer a implementação de análise preditiva?

Para implementar esse modelo de leitura de dados no seu negócio, é preciso investir em uma ferramenta que conte com inteligência artificial voltada para análises preditivas. 

O Zendesk Service, por exemplo, é a plataforma de atendimento ao cliente que propicia as condições perfeitas para um atendimento mais personalizado e que se antecipe às demandas dos clientes.

Os relatórios e análises da ferramenta preparam seu negócio para uma adaptação rápida e eficiente em possíveis mudanças de cenários, além de trazerem insights valiosos a partir do histórico de dados de cada consumidor.

Registre-se agora mesmo na Zendesk e eleve o patamar da experiência de atendimento dos seus clientes!

Histórias relacionadas

Artigo
16 min read

O que é Business Intelligence, para que serve + exemplos

Descubra o que é o Business Intelligence e para que serve essa importante ferramenta. Confira as ferramentas de BI mais relevantes e principais exemplos.

Artigo
5 min read

Relatório de CRM: tenha uma análise de dados mais estratégica!

Descubra como o relatório de CRM proporciona análises assertivas para a tomada de decisão estratégica sobre vendas, geração de leads e mais!

Artigo
11 min read

Como evitar a formação de silos de dados e manter a produtividade?

Aprenda como evitar a formação de silos de dados em sua organização, promovendo a colaboração, a segurança e a eficiência no uso das informações.

Artigo
20 min read

Gerenciamento de dados de clientes: 8 práticas e por que aplicar

Tudo o que você precisa saber sobre o gerenciamento de dados de clientes: segurança, processos, leis e a importâncias do controle + dica de ferramenta.