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Artigo 7 min read

Pesquisa de opinião: como fazer e como ela ajuda seu negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2023

Toda empresa busca alcançar cada vez mais clientes e alavancar as suas vendas para seguir crescendo. Contudo, muitas estratégias podem acabar não sendo bem sucedidas, nesse caso é importante aprender como fazer uma pesquisa de opinião.

Saber como fazer pesquisa de opinião é uma ótima maneira de entender as necessidades e pontos de vista dos consumidores sobre os seus negócios. 

Com isso, você ainda estabelece uma relação de proximidade com o público, ao mesmo tempo que busca adaptar as estratégias da empresa por meio dos resultados obtidos.

O que é uma pesquisa de opinião?

A pesquisa de opinião é uma ferramenta que tem por objetivo ouvir e entender o público sobre determinado produto ou serviço. 

Por exemplo, uma empresa pode criar uma pesquisa de opinião para saber o que os seus clientes acharam de um novo produto ou da mudança feita em um produto antigo.

Então, por meio dos resultados da pesquisa de opinião, as empresas conseguem ter uma visão mais ampla sobre o que estão questionando (produto ou serviço) e criar novas estratégias e abordagens para melhorar as suas vendas, a satisfação do cliente, expandir para novos mercados, entre outros. 

Pesquisa de opinião: Exemplos e importância

As pesquisas de opinião podem ser divididas em três grupos, cada uma vai se adaptar às diferentes necessidades e momentos em que a busca for feita. 

Assim, você pode realizar 3 diferentes tipos: comparativa, de entrada e de acompanhamento.   

Pesquisa comparativa

A pesquisa comparativa é utilizada para fazer a comparação sobre o desempenho de algum serviço ou produto. Por meio dela, uma empresa vai estabelecer parâmetros para saber se vai ou não ter sucesso durante um lançamento. 

Assim, a pesquisa de opinião comparativa pode trazer parâmetros sobre a concorrência e os seus produtos ou serviços similares.

Pesquisa de entrada

A pesquisa de entrada quase sempre é realizada no início de uma campanha ou mesmo antes do lançamento de um produto. 

Ela pode ser usada também para que as empresas conheçam melhor o seu público e possam fazer ajustes, tanto nas estratégias de lançamento, quanto no próprio produto.

Pesquisa de acompanhamento

Uma pesquisa de acompanhamento tem por objetivo seguir acompanhando os clientes de forma regular. Elas ajudam as empresas a conhecer a recepção do produto pelo público, como satisfação e pontos negativos. Bem como, ver de forma mais ampla a visão das pessoas sobre a empresa.

Ao saber como fazer pesquisa de opinião certa para cada momento, sua empresa vai ser capaz de desenvolver melhores estratégias para o produto, seja antes do lançamento ou no pós-venda. 

Por isso, faça a sua, mesmo que seja uma pesquisa de opinião online, pois ela pode te ajudar a alcançar mais pessoas.

Leia também: 

Por que investir em pesquisa de opinião?

Como vimos, o tipo de pesquisa tem objetivos e métodos diferentes. No entanto, é possível que você ainda tenha algumas dúvidas, inclusive se perguntando “Investir em pesquisas vale a pena?”. 

Por isso, vamos te mostrar as vantagens e as razões pelas quais você deve investir e saber como fazer pesquisa de opinião.

Satisfação

Entender a satisfação do cliente em relação a produtos e serviços é o ponto principal dessas pesquisas. 

Por isso, você pode usar os resultados para determinar a relação do público com a sua empresa e entender onde precisa melhorar. Seja em qualquer área, como o atendimento, experiência de compra, entrega dos produtos, entre outros. 

Mercado

Aqui é uma ótima hora de usar uma pesquisa comparativa, pois o objetivo é entender como anda a concorrência. 

Buscando compreender a relação das pessoas com determinada marca, com seus pontos fortes e fracos. Com isso, você vai poder criar um produto, serviço e estratégias que te façam se destacar dos seus concorrentes.

Pesquisa de opinião: como fazer?

Agora que você já entendeu o que é pesquisa de opinião e qual a importância delas para a sua empresa, pode ser o momento de criar a sua. 

Então, agora vamos te mostrar as melhores dicas para que a sua pesquisa de opinião online ou presencial seja um verdadeiro sucesso. Confira!

 1. Ter um objetivo claro

Antes de começar a sair fazendo perguntas por aí, é preciso que você defina de forma clara e objetiva quais são as questões que deseja obter respostas. 

Para isso, você pode se perguntar coisas como: 

  • Quais dados a minha empresa quer coletar com essa pesquisa? 
  • Quais características do público eu quero entender? 
  • Por que isso é importante? 

Ao responder essas e outras perguntas os seus objetivos vão ficar bem definidos.

2. Defina a metodologia

Crie um título que faça sentido para aquilo que quer coletar de informações e desenvolva um breve resumo sobre o motivo da pesquisa para o seu cliente. Assim, ele vai entender porque também é importante para ele participar. 

Em seguida, você vai definir se precisa de uma pesquisa quantitativa (com foco em números) ou qualitativa (focada na qualidade) e se vai ser uma pesquisa de opinião online ou feita de forma presencial. Com isso, seus objetivos poderão ser alcançados da forma correta.

3. Selecione o seu público-alvo

Esse ponto é muito importante para todas as pesquisas de opinião. Pois, você precisa direcionar o público que quer atingir com o seu produto, então, é a opinião de pessoas com esse perfil que importam para você. Então, defina com clareza quem está querendo entrevistar.

A mesma coisa acontece para pesquisas relacionadas a produtos que já foram vendidos, para conhecer a recepção do produto. 

Logo, as pessoas focadas na sua busca tem que ser aquela que compraram o tal produto, pois a opinião delas vai ser realmente relevante.

Leitura complementar:

4. Desenvolva as perguntas certas

É preciso que as suas perguntas sejam simples, claras e objetivas. Cuidado com questionamentos ambíguos, pois esses podem trazer falsos resultados se o cliente tiver respondido confuso ou entendido outra coisa. 

Então, faça as perguntas de um jeito claro e que contenha todas as informações que deseja ter nas respostas. Essa parte é fundamental para você que está aprendendo como fazer pesquisa de opinião.

5. Crie uma pesquisa personalizada

Durante a pesquisa a sua empresa vai estar se conectando com os seus clientes e também com os seus leads. Por isso, é importante manter o profissionalismo, com o tom de comunicação da sua empresa, seja ele mais informal ou mais técnico e trazer uma boa experiência para as pessoas. 

Lembre-se, a sua marca precisa ficar marcada nas pessoas, como um exemplo de excelência na sua área, passar segurança. Ou seja, faça uma abordagem que seja a cara do seu negócio.

Veja também:

É hora de você fazer a sua pesquisa de opinião

Então é isso, agora você já sabe como fazer pesquisa de opinião, seja ela virtual ou presencial. 

Além do mais, descobriu a importância de conseguir coletar dados e feedbacks dos clientes por meio das pesquisas, para assim desenvolver novas e melhores estratégias para seu produto ou serviço! Agora, é começar a pensar em como vai ser a sua e dar esse importante passo.

Além de ter as pesquisas de opinião como aliada do seu negócio, você pode contar com um bom software de atendimento como o Zendesk Service. Com ele é possível prestar um atendimento eficiente e obter insights poderosos por meio de relatórios e análises!

Faça sua avaliação gratuita.

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