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Promova a transformação digital das empresas com APIs

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Publicado 22 Setembro 2017
Última atualização em 22 Setembro 2017

Para entender um pouco melhor o atual contexto da chamada transformação digital nas empresas, trazemos alguns dados bastante reveladores, apurados no relatório 2017 Digital IQ, da PwC.

Muito mais do que compartilhar planilhas na nuvem, a transformação digital nas empresas alcançou um patamar onde é fundamental proporcionar as melhores experiências que a tecnologia pode trazer aos indivíduos, sejam eles clientes ou colaboradores.

Segundo esta pesquisa realizada com mais de 2.200 executivos de companhias com uma renda anual superior a 500 milhões de dólares, 82% das empresas de alta performance dão grande atenção às novas experiências que as tecnologias digitais estão trazendo ao ser humano e, além disso, 42% dos executivos consideram que a Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é uma tecnologia disruptiva em relação ao seu modelo de negócio que precisa ser explorada.

Outra revelação do estudo que torna flagrante a escalada da transformação digital das empresas é que 52% dos entrevistados consideram seu QI digital como forte, um número 15% maior que no ano anterior.

E mais: 68% dos executivos, mais de 2/3 deles, consideram o CEO da empresa um “campeão digital”.

Números como estes só confirmam: a transformação digital é uma realidade que veio para ficar. Mas como sua empresa pode participar desta tendência de uma forma prática e objetiva, com os recursos de que dispõe?

Em um recente artigo publicado na revista Forbes por Daniel Newman, autor do livro Building Dragons: Digital Transformation in the Experience Economy, este especialista no assunto considera que as integrações via API estão entre as principais tendências da transformação digital das empresas.

É sobre como usar esta tecnologia na transformação digital de sua empresa que vamos tratar a seguir.

Integrações via API: tendência crescente na transformação digital das empresas  

Melhorar a maneira como seus clientes interagem com sua organização e trazer mais produtividade ao seu negócio com auxílio da tecnologia é uma das premissas da transformação digital nas empresas.

E, nesse contexto, empresas inovadoras e com visão de mercado entendem que quanto mais abertas estiverem a integração com outros sistemas de informação ou ferramentas de processos, melhor será a experiência digital para seus clientes e funcionários, revertendo em melhores resultados.

E as APIs (Application Program Interfaces – protocolos que fazem ferramentas baseadas na internet “conversarem” entre si) desempenham um papel marcante na transformação digital das empresas, em função de sua praticidade e da agilidade de uso.

Um exemplo disso que aparece no artigo citado é o de empresas como eBay e PayPal que souberam usar todo potencial das APIs para agregar cada vez mais tecnologias e soluções aos seus negócios, proporcionando a realização de um número muito maior de transações.

No Brasil, um meio de pagamento de destaque no mercado que segue esta mesma linha de atuação, mantendo o desenvolvimento de APIs abertas entre as premissas de transformação digital da empresa, é o PagSeguro.

Empresas que têm esta postura não se tornam cativas de uma única plataforma parceira, aplicativo ou tecnologia, mas abrem um leque de criatividade e participação de desenvolvedores.

Isso cria um ecossistema multiplataforma, mais abrangente e com potencial de geração de muito mais negócios, além de proporcionar uma experiência rica e diversificada aos usuários.

Mas estas são apenas algumas das vantagens do uso de APIs para promover a transformação digital nas empresas, vamos ver mais algumas e, inclusive, exemplos reais.

Vantagens do uso de API para a transformação digital

Ao permitir que diversas ferramentas se integrem, as informações e dados fluem com muito mais velocidade, segurança e transparência, permitindo:

Automatizar tarefas

A automatização de tarefas repetitivas é um dos grandes trunfos do uso de APIs. Assim, se você usa um formulário do Typeform em seu site para que seus clientes comuniquem a necessidade de atendimento, por exemplo, uma API pode fazer com que cada resposta ao formulário crie um ticket no Zendesk.  

Diminuir a incidência de erros de registro

Da mesma forma, ao eliminar uma ação manual, os erros de registro e digitação desaparecem. Assim, se um novo usuário for criado no Zendesk, uma API pode criar um novo contato em uma lista do MailChimp, mas sem a possibilidade de se digitar o e-mail errado.

Reduzir as refações

Menos erros de registro significam menos refações. Nem é necessário se alongar nesta explicação, concorda?

Tornar os processos mais ágeis

Muitas empresas usam o Slack para agilizar sua comunicação interna, ou o Trello para gerenciar equipes e projetos. Mais uma vez, uma API pode fazer com que estas duas ferramentas sejam comunicadas toda vez que um novo ticket for inserido em determinada visualização do Zendesk, seja abrindo um novo card no Trello ou avisando um canal do Slack.

Trazer mais eficiência para o negócio como um todo

Essas APIs citadas acima são apenas algumas das que a Pluga desenvolveu para fazer o Zendesk trazer muito mais produtividade para o seu negócio.

E existem diversas outras ferramentas integradas além do Zendesk, num total de mais de 200 automatizações prontas para suar.

Se você quer agilizar a transformação digital na sua empresa, não deixe de pensar no uso de APIs, é uma das maneiras mais ágeis e rápidas de se conseguir isso.

Este post foi escrito por Marcus Ribeiro, Entusiasta de novas Tecnologias, Empreendedor, CEO da Pluga e Jogador de Futebol de Praia no Fim de semana (Part-Time Job)