Ir para o conteúdo principal

Artigo 3 min read

5 palestras do TED para repensar a experiência do cliente

Por

Última atualização em 4 Abril 2018

Com certeza, você já ouviu falar das palestras do TED, rápidas e potentes, que abrangem quase todos os temas e ajudam a divulgar ideias inovadoras no mundo todo. E, com certeza, você também já ouviu falar da importância da experiência do cliente no mundo dos negócios.

Como tudo está relacionado com tudo, resolvemos explorar um pouco as palestras do TED sobre esse assunto. Estas foram as 5 que mais curtimos. 

1. Joseph Pine: “O que os consumidores querem”

Uma experiência autêntica. Essa é a chave para impressionar o consumidor, segundo Joseph Pine, um famoso escritor e palestrante americano. Hoje em dia, a autenticidade está se transformando na nova sensibilidade do consumidor, o critério pelo qual ele escolhe onde vai comprar o quê. Oferecer um serviço autêntico é a chave para que a experiência do cliente (e a marca) sejam inesquecíveis.

2. Sheena Iyengar: “Como facilitar o processo de escolha”

Embora o cliente queira produtos que pareçam feitos exclusivamente para ele, o excesso de opções não é bom, pois faz com que a escolha seja rápida e ruim. Nesta palestra do TED, Sheena Iyengar, professora do departamento de administração da faculdade de negócios de Columbia, conta como as empresas podem melhorar a experiência dos clientes de forma simples, eliminando alternativas desnecessárias e oferecendo opções reais.

3. Malcolm Gladwell: “Sobre molho de espaguete”

Prever as necessidades dos clientes, entender o que eles querem e de que gostam. Essa é a chave da satisfação do consumidor, mesmo quando ele não sabe bem o que quer. Gladwell, um jornalista, escritor e sociólogo canadense, fala sobre a importância dos dados e da antecipação para conhecer melhor os desejos reais dos consumidores.

4. Ernesto Sirolli: “Quer ajudar alguém? Fique quieto e escute!”

Ajudar os clientes a tomar a melhor decisão tem apenas um segredo: aprender a ouvir o que eles dizem. Ernesto Sirolli, um dos principais consultores sobre desenvolvimento econômico do mundo, ensina que só é possível ajudar as pessoas e oferecer um serviço que atenda às necessidades dela quando ouvimos primeiro e, depois, criamos um diálogo que demonstre confidencialidade, entusiasmo e veracidade.

5. Jim Hemerling: “Cinco maneiras de liderar em uma era de mudanças constantes”

Ser autêntico, não encher o saco, prever, escutar, mas também mudar no ritmo dos avanços tecnológicos e colocando as pessoas sempre em primeiro lugar. Isso é o que diz Jim Hemerling, especialista em práticas de transformação do BCG. Por isso, as empresas devem estimular e capacitar os funcionários para que eles possam oferecer uma experiência impecável ao cliente.

São 5 palestras e muitas ideias para melhorar a experiência do cliente. Para acompanhar você nesse caminho, a Zendesk tem um portfólio de produtos integrados que podem ajudar a melhorar as relações com os clientes e transformar cada interação em uma relação duradoura. 

Saiba mais sobre os produtos de atendimento ao cliente da Zendesk no nosso site.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

IA em CX: como a tecnologia melhora o atendimento ao cliente?

Como aplicar IA em CX? Veja os benefícios de unir inteligência artificial e customer experience: eficiência, personalização e redução de custos.

Artigo
13 min read

Sistema de controle de chamados: faça uma gestão eficiente

Saiba o que é um sistema de controle de chamados, para que serve, como funciona, de que forma agiliza processos de gestão de TI + dicas para otimizar!

Artigo
11 min read

Sistema de Help Desk: realmente vale a pena? Quais são os benefícios?

Entenda o que é um sistema de Help Desk, vantagens, como escolher uma boa alternativa, diferenças para o service desk + sugestão de ferramenta!

Artigo
13 min read

Recomendação personalizada: o que é, e quais os principais tipos

A recomendação personalizada é uma técnica que permite conhecer os hábitos dos consumidores e recomendar produtos relevantes para eles. Saiba mais!