Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

IA em CX: como a tecnologia melhora o atendimento ao cliente?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

O relatório de tendências de customer experience mostrou que 73% dos clientes acredita que o uso da IA em CX melhora a qualidade do atendimento e, também, que eles desejam uma maior interação com essa tecnologia ao entrar em contato com uma empresa.

Alinhado a isso, as interações entre IA e clientes evoluíram e estão se tornando cada vez mais perfeitas. Em outras palavras, elas estão se assimilando a ação dos agentes humanos e ficando mais naturais.

Esses dados só comprovam a necessidade crescente de investir nesse campo, que não para de crescer e se atualizar e que se mostra, mais do que nunca, ser o futuro das empresas que lidam com o público.

Pensando nisso, preparamos um artigo que explica o que é, quais as vantagens, como aplicar a IA no atendimento ao cliente e, ainda, dá 3 dicas de ferramentas essenciais para usar no seu negócio. Continue lendo para conferir!

Resumo

    • A inteligência artificial está presente em diversos campos, inclusive na customer experience. Com essa união, pode-se elevar a qualidade do atendimento, utilizando ferramentas para otimizar e agilizar os processos.
    • Os benefícios da aplicação de IA em CX incluem: melhoria na eficiência do atendimento ao cliente, personalização da experiência para cada consumidor e redução dos custos operacionais, contando com equipes mais enxutas.
    • Entre as ferramentas de IA para melhorar a customer experience, destacam-se: chatbots programados com inteligência artificial, integração do atendimento e plataforma CRM (Customer Relationship Management).

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Primeiramente, o que é IA?

A inteligência artificial — ou simplesmente IA — é a capacidade das máquinas de executar tarefas que, antes, necessitam de intervenção dos agentes humanos. Isso é, de tomar certas decisões, baseadas em dados, para dar respostas de maneira independente e automatizada.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Atualmente, a IA está presente em diversos campos. Um que merece ser falado é o de CX, Customer Experience — ou simplesmente, experiência do cliente, em português.

Quando aplicada nele, o objetivo da IA é elevar a qualidade do atendimento ao consumidor, utilizando todas as ferramentas possíveis para otimizar e agilizar os processos.

>>>> Aproveite para ler: quais são os tipos de inteligência artificial? Objetivos, como e por que usar

Como aplicar a IA no atendimento ao cliente?

Alguns exemplos sucesso de IA em CX são:

  • chatbots;
  • páginas de recomendações baseadas em experiências anteriores;
  • análises preditivas;
  • mapeamento dos sentimentos dos usuários.

Ainda existem muitos outros possíveis usos da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Até porque, esse é um campo de estudo que avança a passos largos e sofre modificações diariamente.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

>>>> Leia também: inteligência artificial no atendimento ao cliente — o que é, como usar e qual o impacto para a empresa?

Quais os benefícios da IA em CX?

A aplicação da IA em CX vem acompanhada de várias vantagens, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Veja a seguir as 3 principais!

1. Melhoria na eficiência do atendimento ao cliente

Imagine poder atender seus clientes 24 horas por dia? Maravilhoso, certo? Pois a IA torna isso possível ao automatizar diversos processos, como é acontece com os chatbots.

Assim, os consumidores conseguem resolver questões simples, de maneira simplificada ao conversar com uma máquina.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

2. Personalização da experiência do cliente

A IA possibilita analisar os dados dos clientes e, assim, entregar uma experiência completa e personalizada para eles. Isso acontece por meio de recomendações de produtos ou serviços, seguindo o histórico de compras do usuário, por exemplo.

3. Redução dos custos

Para finalizar essa lista de benefícios, precisamos citar a redução dos custos. Isso acontece por meio da automatização de tarefas repetitivas, reduzindo a ação de agentes humanos sobre elas, que podem focar em atividades mais importantes. Isso ainda resulta em um aumento da produtividade, mesmo com equipes enxutas.

Só com isso já dá para perceber que existem muitos benefícios da IA em CX e que ela veio para ficar, não é? Então continue lendo e veja 3 ferramentas que usam essa tecnologia e são vitais para oferecer um bom atendimento aos clientes!

Ferramentas de IA para melhorar o CX: 3 que você precisa conhecer

Quero usar inteligência artificial no atendimento ao cliente, mas como escolher a ferramenta de IA certa para o meu negócio?

Bem, essa é uma dúvida muito comum e a resposta para ela é simples: é preciso conhecer as opções disponíveis e ver o que faz sentido para a sua empresa. E para ajudar você nessa decisão tão importante, separamos para você 3 softwares bastante úteis!

1. Chatbot

O chatbot é uma das ferramentas de IA para melhorar CX que não pode faltar na sua empresa. O relatório de tendências que citamos lá no início traz estes dados interessantes sobre o uso e aceitação dos bots no atendimento ao cliente:

  • 77% dos consumidores acreditam que essa ferramenta resolve problemas simples;
  • 71% afirma que ela fornece respostas mais rápidas;
  • 67% dizem que, na maioria das vezes, as respostas dadas pelos bots estão corretas.

E existem várias opções no mercado, como o Answer Bot, da Zendesk, que é bem fácil de programar e usar.

</div >>>> Veja mais: como o chatbot para atendimento redefine o suporte com AI?

2. Integração do atendimento

Outro tipo de ferramenta para IA em CX é a integração do atendimento. Imagine que um cliente entrou em contato pelo chatbot, no site, para tirar uma dúvida. Porém, não ficou satisfeito e resolveu falar com um agente humano.

Ao utilizar uma ferramenta de integração, as informações lá da primeira conversa, ficam disponíveis para o atendente, entregando uma experiência omnichannel.

Assim, o cliente não precisa repetir toda a história. Graças a isso, o tempo de resposta é menor, ele sai mais satisfeito e o atendente fica livre para atender a outras demandas. Ou seja, todo mundo ganha.

>>>> Leia mais: omnichannel — o que é e como esse conceito pode transformar o seu negócio?

3. CRM

Os softwares de CRM, como o da Zendesk, podem usar IA para analisar com mais precisão os dados dos clientes. Dessa maneira, eles entendem os sentimentos dos consumidores, otimizam a gestão dos leads e permitem que você tome decisões mais assertivas.

Com isso, você ganha personalização, previsão de vendas, automação de tarefas e ainda uma análise completa dos dados dos clientes.

Aliás, essa ferramenta pode ser conectada com as outras que citamos acima, viu? Assim, você utiliza todas elas de maneira integrada, melhorando o atendimento ao cliente, e garantindo privacidade e segurança dos dados.

E aí, gostou de aprender como usar IA em CX? Então, aproveite para fazer uma avaliação gratuita da solução de atendimento Zendesk Service. Confira, na prática, todo o potencial dos recursos de inteligência artificial para cuidar dos seus clientes.

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

 

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
13 min read

Acesso remoto: o que é, como funciona e benefícios

Confira um guia completo sobre o que é e como funciona o acesso remoto e saiba como usar esse recurso no atendimento ao cliente.

Artigo
7 min read

9 novas tendências de atendimento ao cliente para 2024

Veja quais são as 9 tendências de atendimento ao cliente para 2024 e como preparar a sua empresa para se adequar a cada uma delas!

Artigo
16 min read

Etapas CRM: entenda como funciona cada uma delas

Conhecer as etapas CRM é fundamental para o sucesso da sua implementação dentro da sua empresa.…