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Abordagem de cliente via whatsapp: 5 dicas para não ser um vendedor chato!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

As tendências de vendas mudam constantemente, e, com o fortalecimento da transformação digital, o uso de ferramentas como WhatsApp nas vendas tem se fortalecido. Mas, você sabe como realizar uma boa abordagem de cliente via WhatsApp, sem parecer um vendedor chato ou invasivo?

São muitas as vantagens do WhatsApp Business, e, segundo a pesquisa “Panorama Mensageria no Brasil”, publicada em 2020 pela Mobile Time e a Opinion Box, quase 80% dos brasileiros que utilizam o WhatsApp já interagem com marcas utilizando o aplicativo de mensagens.

Mas, é claro que é essencial entender as características dos consumidores que utilizam os serviços do WhatsApp Business, para que assim a abordagem não pareça forçada, ou até mesmo exagerada demais. 

Pensando nisso, reunimos neste artigo cinco dicas de abordagem de cliente via WhatsApp, confira!

Vendedor, como saber se você é chato?

Antes de partir para as dicas de abordagem de clientes via WhatsApp, queremos saber se você sabe o que é ser um vendedor chato, e, se por acaso você se considera um?

Se por acaso você é do tipo de vendedor insistente, que mesmo quando o cliente não demonstra interesse no seu produto você continua oferecendo, talvez esse seja o momento de repensar suas estratégias de abordagem aos consumidores.

Muitas empresas deixam de fechar vendas por pecarem em insistir demais. A popular frase “quem não é visto, não é lembrado” é verdadeira, mas, quando a gente vê demais uma coisa ou pessoa, acaba enjoando rápido, não é mesmo?

O insistir apenas por querer vender é um hábito que faz parte das características antigas de vendas, que hoje, são completamente voltadas para o Customer Success e Customer Experience. Portanto, toda vez que parecer que o cliente está fugindo de você, é porque em algum momento você exagerou na dose, então, repense o seu modo de vender.

5 abordagens de cliente via WhatsApp para não parecer um vendedor chato

Você sabia que o uso do WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, como mostrou um artigo da Forbes. E que, segundo o relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, 53% das empresas apostaram na troca de mensagens para agilizar processos de vendas e atendimentos em 2020?

Esses dados demonstram como a abordagem de cliente via WhatsApp é uma forte tendência para os próximos anos, e, por esse motivo, reunimos a seguir cinco dicas de como realizar essas abordagens sem que o atendimento do seu negócio pareça chato.

1. Planeje seu script de vendas

O planejamento é o ponto inicial de qualquer estratégia, seja em atendimento ou vendas, e na abordagem de cliente via whatsapp não seria diferente.  

Planejar como acontecerá o atendimento via WhatsApp é essencial, pois isso ajuda o agente de vendas a estabelecer um bom fluxo de trabalho, e otimizar a utilização dos recursos na hora do atendimento.

Ter um script de vendas bem-planejado facilita as vendas, e ainda direciona o vendedor no oferecimento de um atendimento ágil e diferenciado.

2. Realize uma abordagem encantadora

Abordagens encantadoras determinam o fechamento de muitas vendas, e, quando o agente evita exageros, além de não se tornar um vendedor chato, consegue direcionar o consumidor para boas vendas.

Não é porque o meio de comunicação utilizado é um aplicativo de mensagens, que de uma hora para outra o vendedor se torna super próximo do cliente. É importante evitar exageros, como o envio constante de mensagens, ou o uso de uma linguagem desalinhada com a da empresa.

A abordagem de cliente via WhatsApp, para se tornar encantadora, exige uma linguagem adequada, coerência e muita atenção às reações do consumidor a cada mensagem enviada.

3. Aproveite gatilhos mentais

Gatilhos mentais dão certo em diversos formatos de interação com os clientes, e em WhatsApp não seria diferente, por isso são uma ótima maneira de melhorar a abordagem de cliente via whatsapp.

É essencial que o vendedor saiba o momento certo de utilizar um gatilho mental, a fim de influenciar vendas, mas, assim como outras interações via mensagem, o exagero também é dispensável nessa tática.

4. Profissionalize seu WhatsApp

Era normal que as pequenas empresas utilizassem contas de WhatsApp pessoais para se comunicar com seus consumidores, já que por algum tempo essa foi a única maneira de utilizar essa ferramenta em vendas.

Mas, com o passar do tempo, o WhatsApp se mostrou uma ferramenta estratégica no relacionamento das empresas com seus clientes, com isso surgiu o WhatsApp  Business, uma extensão do WhatsApp exclusiva para empresas.

Dentre as vantagens do WhatsApp Business estão as possibilidades do empreendimento ter:

  • um perfil comercial do aplicativo; 
  • etiquetar as conversas;
  • verificar estatísticas da conta;
  • criar a automação no envio de mensagens;
  • utilizar link curto em redes sociais;
  • dentre outras.

Por isso, é essencial que as empresas utilizem o WhatsApp Business em sua comunicação com os clientes, dessa forma criar mais credibilidade para a interação, e tornam as interações mais confiáveis e escaláveis.

Além disso, com o WhatsApp múltiplos usuários podem ser atendidos ao mesmo tempo, e isso por si só é uma grande vantagem que coloca a utilização dessa ferramenta em evidência.

5. Utilize a automação

Por fim, a última dica de abordagem de cliente via WhatsApp está ligada a automação do uso dessa ferramenta, isso inclui não só as possibilidades da própria ferramenta, como a programação de mensagens automáticas, e de interações rápidas, mas também a integração do WhatsApp Business a algum CRM de vendas.

Basicamente, a diferença está no uso de um API. O WhatsApp Business possibilita que a empresa crie um catálogo de serviços, programe um horário de funcionamento, e também personalize algumas respostas automáticas no aplicativo.

Já o uso do WhatsApp API é mais indicado para empresas de médio e grande porte, que utilizam a ferramenta para atender grandes fluxos de interação com os consumidores, e criam fluxos de conversas automatizadas usando softwares de atendimento e vendas;

Ambas as alternativas melhoram a abordagem dos clientes, e tornam o WhatsApp uma ferramenta essencial na personalização do atendimento aos consumidores de um empreendimento. 

Dica extra: conheça o Zendesk para vendas

Para empresas que pensam em aplicar a automação na abordagem de cliente via WhastApp, nos indicamos que você conheça o Zendesk para vendas, o software de CRM da Zendesk, que maximiza a produtividade do negócio, e  ainda amplia os resultados das equipes de vendas.

O Zendesk para vendas permite que você integre a API do WhatsApp Business ao sistema de vendas da sua empresa, melhorando a automação das estratégias de atendimento, e ampliando a capacidade omnichannel do negócio.

Lembre-se, com o  WhatsApp múltiplos usuários podem ser contatados, e com o uso de uma ferramenta automatizada isso fica ainda mais fácil. Teste grátis!

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