Ir para o conteúdo principal

Artigo

Aplicativos de vendas: os 9 melhores para lucrar muito mais!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Antes os clientes que queriam adquirir algum produto precisavam ir até as lojas, hoje acontece um movimento contrário: as lojas devem estar onde os clientes estão, no ambiente online, por isso, seus produto deve estar exposto em um aplicativo de vendas.

De acordo com um levantamento feito pela FGV, no Brasil existem cerca de 242 milhões de smartphones, enquanto nossa população é de 214 milhões de habitantes, isso significa que temos mais de um aparelho por pessoa.

Diante desses números, cada vez mais, o uso de aplicativos ganha força e é natural que o mercado se movimente nessa direção.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo e trouxemos nove aplicativos de vendas que vão ajudar você a estar mais perto do seu cliente, literalmente, nas palmas de suas mãos, inclusive o app de vendas online número 9, vai te surpreender, pois ele é usado várias vezes ao dia!

9 aplicativos de vendas para aumentar seus ganhos

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é um aplicativo de vendas que nasceu na Argentina e se tornou muito popular no Brasil, tornando-se um dos principais meios de vendas para diversos lojistas que abriram o próprio comércio no conforto de suas casas.

O que se vende no Mercado Livre? Quase tudo! Livros, itens de decoração, roupas, calçados, carros e até imóveis.

Ao longo do tempo esse um app de vendas online amadureceu muito e se tornou bem completo, ele possui as seguintes funções:

  • Mercado pago: a própria plataforma de pagamento;
  • Mercado envios: um serviço de frete;
  • Mercado shops: um serviço que armazena, embala e entrega as vendas do lojista;
  • Mercado ADS: função de propaganda no próprio app.

Será que esse é o melhor app de vendas? Vamos para o próximo!

2. OLX

O aplicativo de vendas da OLX, seu auto intitula como um app de “economia circular”, ele tem o funcionamento parecido com o Mercado Livre, você pode anunciar seus produtos, usados ou novos e negociar com o comprador.

A diferença aqui está nas funções que o app de vendas online não tem disponível: ao fechar o negócio o vendedor é responsável por viabilizar o pagamento por fora da plataforma e também a entrega.

3. Shopee

A Shopee é um aplicativo de vendas que aterrissou no Brasil em 2019 e tornou-se popular rapidamente. Hoje é uma plataforma usada majoritariamente por pequenos e médios empreendedores que desejam comercializar os seus produtos.

Ele é um app para vendas de produtos que comercializa itens do mundo inteiro, então, você pode vender os seus itens para qualquer local, assim como comprar.

O app possui meio de pagamento próprio e o envio fica por conta do vendedor.

4. Instagram Shopping

Essa é uma opção excelente de aplicativo de vendas para quem quer ou já está construindo um posicionamento nas redes sociais. 

O Instagram que antes era usado profissionalmente apenas como meio de divulgação, agora tem a possibilidade de vendas.

O empreendedor pode “etiquetar” as fotos dos produtos com nome, valor e link para a loja do Instagram. É uma opção interessante para aqueles que ainda não tem site ou para aqueles que querem complementar a estrutura de vendas que já existe.

5. Facebook Marketplace

Embora o Facebook Marketplace seja um app de vendas online da mesma empresa que o Instagram, o funcionamento deles é diferente.

O processo de vendas no Instagram é mais estruturado, em outras palavras, é mais profissional, já no Face qualquer pessoa pode colocar um item à venda a partir do próprio perfil pessoal, sem precisar montar uma loja, como no Instagram. É ideal para quem busca ou quer vender desapegos. 

Embora não seja necessário a estrutura de loja, muitas empresas usam o app profissionalmente.

6. eBay

O eBay é um app para vendas de produtos que não se tornou tão popular no Brasil, ainda assim, ele é um dos maiores aplicativos de vendas do mundo.

A plataforma é americana e todas as suas transações são feitas em dólares e o comércio é feito em todas as partes do mundo, é claro, que isso gera taxas de câmbio devido a diferentes moedas, nesses casos os vendedores podem escolher para quais países quer vender.

Em terras brasileiras, o app se tornou popular entre pessoas que desejam comprar produtos importados.

7. Enjoei

O nome Enjoei é autoexplicativo! Estamos falando de um app de vendas para desapegos, ou seja, o app é conhecido por comercializar produtos de segunda mão, é menos formal e inclusive é bem popular entre pessoas famosas.

Muitos artistas disponibilizam itens usados por lá para que sua fanbase possa adquirir.

O cliente consegue fazer o pagamento diretamente no app e o vendedor fica responsável pelo envio.

8. iCarros 

O iCarros é uma aplicativo é um app de vendas online somente para carros. Nele o usuário pode buscar por marca, modelo, ano, valor e localização, ou seja, o comprador pode adquirir um carro de qualquer região do Brasil, seja novo, usado ou semi novo.

Para quem tem dúvida de como vender em aplicativos, o site conta com várias áreas informativas, notícias e novidades do mundo dos carros, além disso está disponível um simulador de financiamento e a tabela Fipe para consultas.

As negociações são feitas diretamente com o vendedor, que recebe por meio do site uma proposta do cliente.

9. WhatsApp Business

Como assim o WhatsApp Business é um aplicativo de vendas? A verdade é que qualquer aplicativo que proporciona fácil acesso ao cliente, boa comunicação e construção de relacionamento pode ser uma potente ferramenta de vendas.

Além desses fatores o app de vendas online oferece diversos recursos que facilitam transações comerciais, como:

  • montagem de perfil comercial;
  • catálogo de produtos com link externo;
  • métricas de mensagens recebidas e respondidas;
  • etiquetas para conversas e clientes.

Leia também:

A mesma experiência em um só lugar

Se você quer vender mais e tornar o dia a dia do seu time comercial mais eficiente precisa conhecer o Zendesk Sell, ele é um CRM robusto que reúne diversas aplicações, entre elas o WhatsApp, além disso é possível acompanhar toda a jornada de compras do cliente e oferecer um atendimento personalizado e de alta conversão.

Clique aqui e conheça agora mesmo o Zendesk Sell!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
16 min read

Ruídos na comunicação empresarial: o que são e como evitá-los

Quais os principais tipos de ruídos na comunicação empresarial? Entenda o que são, como impactam os resultados e mais.

Artigo
12 min read

5 cases de vendas: como se tornar um exemplo de sucesso?

Conheça as estratégias usadas por empresas como Sofit Frotas, Deskfy, QuantoSobra e outras para se tornarem exemplos de cases de vendas e inspire-se.