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Artigo 6 min read

Funcionalidades do Whatsapp Business: 5 recursos para sua empresa usar já

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

whatsapp business funcionalidades

É provável que o WhatsApp já faça parte da sua vida, trazendo múltiplas facilidades de comunicação. Mas, na vida da sua empresa? Você já aproveita todas as funcionalidades do Whatsapp Business?

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 98% dos donos de smartphones têm o WhatsApp instalado em seus smartphones, e 86% deles fazem uso do WhatsApp diariamente.

Mas, e o Whatsapp Business? Será que a adoção da ferramenta por parte das empresas é capaz de gerar impactos positivos nos consumidores? Qual é a percepção do uso do app pelos clientes?

Ainda usando os dados da Opinion Box, 76% dos consumidores entrevistados confirmaram que se comunicam com empresas através do aplicativo de mensagens. Entre os temas desses contatos estão:

  • 75% dos entrevistados usam a ferramenta para tirar dúvidas e/ou pedir informações,

  • 63% usam para solicitar suporte técnico,

  • 53% aproveitam para receber promoções via WhatsApp.

Os dados da pesquisa, então, se mostram muito favoráveis ao uso deste canal como meio de comunicação entre negócios e consumidores, indicando ainda que somente 6% dos usuários não consideram adequada a comunicação entre a empresa e o cliente na plataforma.

De fato, segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, mais de 30% dos consumidores consideram uma experiência de atendimento boa quando o suporte está disponível no seu canal de contato favorito. De acordo com os movimentos que vemos do mercado, o WhatsApp está entre esses canais, pelo menos para uma parcela significativa da população. 

Dessa forma, como aproveitar ao máximo o app? Sem dúvida, conhecer as funcionalidades do Whatsapp Business é o primeiro passo. Confira algumas das principais, a seguir.

Whatsapp Business: funcionalidades que você precisa conhecer

Possibilidade de criação de um perfil comercial

Um perfil profissional transmite muito mais confiança para novos clientes que entram em contato com a empresa. Além disso, o WhastApp Business permite que você personalize sua conta com informações profissionais como:

  • foto de perfil com a logo da marca, 

  • endereço completo (caso tenha loja física), 

  • horário de funcionamento da loja, 

  • site, 

  • e-mail para contato e mais.

Mensagens automatizadas

A automação contribui para que você não deixe seu cliente sem resposta, mesmo quando não há ninguém disponível para atendê-lo no momento.

É possível criar mensagens que informam ao cliente sobre a ausência de profissional para atendê-lo e podem fornecer informações sobre o horário de retorno às atividades. Esse é o modelo de mensagem automática de ausência.

Além disso, mesmo que esteja no horário de funcionamento, nem sempre é possível responder imediatamente ao consumidor. Entretanto, deixá-lo sem resposta não é o melhor caminho. Por isso, uma das funcionalidades do WhatsApp Business é a criação de uma mensagem automática de saudação como “Olá, seja bem-vindo! Um dos nossos profissionais já irá te atender”.

Uma outra forma de automatizar sua comunicação é por meio de respostas automáticas. Para isso, configure mensagens que respondam a perguntas comuns de seus consumidores.

Dessa forma, a resposta é oferecida rapidamente, sem ocupar tempo da sua equipe e sem fazer o cliente esperar por algo que poderia ser resolvido imediatamente, graças a tecnologia da automação.

Identifique perguntas feitas com frequência e programe a resposta ideal. Dessa forma, você não precisa perder tempo escrevendo uma mensagem toda vez que precisar dar retorno a uma pergunta que já foi respondida milhares de vezes.

Sua empresa e o cliente agradecem a velocidade e assertividade no atendimento.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma funcionalidade do Whatsapp Business que oferece um bom potencial de vendas, afinal, apresenta os itens comercializados por sua empresa.

O recurso deixa claro que é possível – e necessário – aprender como usar Whatsapp Business para vendas e não apenas para o atendimento via Whatsapp Business.

No catálogo é possível cadastrar:

  • o nome dos produtos,

  • descrições,

  • fotos,

  • incluir um link para levar o cliente para a página de compra dentro do seu site, por exemplo.

Carrinho de Produtos

Uma das vantagens do Whatsapp Business é o uso da funcionalidade de carrinho de produtos, uma evolução do catálogo, sobre o qual falamos acima.

A partir do catálogo, é possível que o usuário adicione produtos em um carrinho de compras, como faria, por exemplo, em um e-commerce.

Para fazer compras pelo carrinho do WhatsApp o cliente precisará:

  • acessar o catálogo de produtos da loja em questão,

  • conferir o valor dos produtos que estão à venda,

  • selecionar quais planeja comprar,

  • selecionar “adicionar ao carrinho”.

Feito isso, envie o carrinho para o vendedor para fazer o pedido e realizar o pagamento. O checkout do próprio WhatsApp ainda é uma funcionalidade em teste.

Estatísticas das mensagens

O business intelligence depende do acesso a dados que informem os resultados de cada passo dado por sua empresa dentro de um canal ou em direção a um objetivo. Isso não seria diferente com o atendimento via WhatsApp Business

A ferramenta oferece uma série de dados e indicadores que permitem que você tenha uma visão completa sobre cada ação realizada dentro do app.

Entre os dados aos quais você poderá ter acesso para otimizar sua campanha estão:

  • Número de mensagens entregues;

  • Número de mensagens lidas; e mais.

Essa é uma forma estratégica de entender que tipo de mensagem atrai mais seus clientes a ponto de fazê-los interagir com você, por exemplo.

O que é o Whatsapp Business?

Gostou de tudo o que viu, mas ainda tem dúvidas sobre o que é o Whatsapp Business?

O WhatsApp Business é uma versão comercial do app de mensagens que é usado por mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

O aplicativo de negócios pode ser baixado na loja de apps que você usa, como Apple Store ou Play Store.

É ideal para pequenas e médias empresas e permite a criação de um relacionamento mais próximo entre consumidores e organizações.

Como vimos ao longo do artigo, por meio do canal, as empresas podem oferecer suporte help desk e realizar vendas, a partir dos recursos apresentados. 

Integrações para otimizar o relacionamento com o cliente

As funcionalidades do WhatsApp Business, entretanto, ainda não acabaram. De fato, uma possibilidade que não citamos acima, oferecida pelo app, é a integração com outros sistemas, como o de suporte help desk, que contribui para a criação de uma estratégia omnichannel real. 

A Zendesk é uma empresa que realiza essa integração, com isso as solicitações recebidas via WhatsApp ficam centralizadas no help desk, não sendo mais necessário criar tickets manuais referentes às interações por esse app.

Entretanto, para entender exatamente como usar o WhatsApp Business integrado a outras ferramentas e canais de suporte, indicamos que você leia o artigo,Help desk integrado ao WhatsApp: tudo que você precisa saber sobre essa solução tecnológica”. 

Conheça também as outras soluções oferecidas pelo software de atendimento ao cliente da Zendesk e melhore a satisfação dos clientes, alcançando melhores resultados associados a isso.

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