Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

O que é Business Intelligence?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 21 janeiro 2021

O que é Business Intelligence? Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de ações que transformam grandes quantidades de dados em informações relevantes para uma empresa.

Entre essas ações estão incluídos processos, técnicas, metodologias, ferramentas e tecnologias que geram informações com o objetivo de servirem como base para tomada de decisões.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, em português, Inteligência Empresarial, ou Inteligência de Negócio, consiste no agrupamento dos dados de uma empresa com o objetivo de transformá-los em informações que podem ser utilizadas para melhoria dos processos.

Saber o que é Business Intelligence é entender que não se trata apenas da aquisição de um software para transformar os dados gerados. 

O BI é um processo, uma metodologia, que começa com os dados, mas que se estende para as decisões que visam aprimorar a atuação de uma empresa e melhorar os seus resultados.

Qual o objetivo de Business Intelligence?

Compreender o que é Business Intelligence visa, entre outros pontos, conhecer o seu objetivo.

Assim, o objetivo do Business Intelligence é agrupar dados e explorá-los de modo que se convertam em informações.

Essas informações geradas pelo BI ajudam a identificar problemas, riscos e oportunidades para uma empresa.

Com isso, os gestores têm mais segurança para tomar decisões com foco no aprimoramento de produtos e/ou serviços, para melhorar o atendimento ao cliente e outros pontos importantes para um negócio.

Para que serve Business Intelligence?

O Business Intelligence serve para ajudar os gestores a usarem os dados gerados por suas empresas a favor do seu crescimento do negócio.

O BI, portanto, serve para coletar, organizar e analisar esses dados, transformando-os em importantes fontes de informação e insights. 

Quais os benefícios do Business Intelligence?

Se conhece um pouco mais a fundo o que é Business Intelligence quando se descobre os seus benefícios.

O Business Intelligence auxilia as empresas a tomarem decisões com base em informações concretas, que foram captadas após a análise dos dados que elas mesmas geraram.

Dessa forma, o BI contribui para organizar e estruturar o planejamento estratégico de um negócio, evitando que os gestores se baseiam apenas em achismos ou felling para as suas deliberações.

Como resultado, o Business Intelligence dá às empresas que o utilizam uma importante vantagem competitiva em relação aos concorrentes. 

O BI também ajuda a:

  • Otimizar processos 

  • Usar evidências como base nas tomadas de decisões

  • Ter uma visão mais ampla e concreta da empresa

  • Agregar valor ao negócio e às soluções ofertadas aos clientes

  • Identificar tendências de consumo e de comportamento do consumidor

  • Identificar novas oportunidades de negócios

  • Identificar pontos de perdas 

Quais exemplos de Business Intelligence podem ser citados?

Como exemplo de Business Intelligence é possível citar a sua aplicação para identificar a causa do churn rate de um negócio.

Outro exemplo é a análise dos dados para identificar mudanças no comportamento do consumidor que podem gerar perdas, dando à empresa a chance de modificar as suas ações e estratégias e, assim, aprimorar o seu relacionamento com o cliente.

Um exemplo de Business Intelligence conhecido mundialmente foi o da equipe de futebol da Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

A comissão técnica utilizou o BI para levantar informações sobre o desempenho dos jogadores e se basear nisso para tomar as suas decisões. Essa forma de atuação levou o time à vitória naquele ano.

O que são ferramentas de Business Intelligence?

Ferramentas de Business Intelligence são softwares que fazem a coleta e o processamento de uma grande quantidade de dados não estruturados provenientes de diversas fontes.

Essas fontes podem ser sistemas utilizados pela empresa, como um CRM de vendas, e-mails, arquivos, prontuários, cadastro de clientes etc. 

As ferramentas de Business Intelligence ajudam a transformar esses dados em informações, que podem ser convertidas em relatórios, painéis, gráficos e outras versões que facilitam a análise.

Quais são as principais ferramentas de Business Intelligence?

Quando o conceito sobre o que é Business Intelligence fica mais claro, o próximo passo interessante a se dar é conhecer as ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo.

Entre as várias soluções disponíveis no mercado para BI está, por exemplo, o Google Data Studio. 

Essa ferramenta do Google para Business Intelligence é gratuita e ajuda a visualizar os dados da empresa por meio de tabelas e gráficos que podem ser configurados de acordo com a necessidade do usuário.

É interessante destacar também que, entre as ferramentas de Business Intelligence, é possível optar por alguma que tenha um foco específico, por exemplo, KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho).

Outras ferramentas de BI bastante utilizadas são o Tableau, Adobe Analytics e o IBM Watson Analytics.

E por falar em soluções que ajudam a coletar e a analisar dados, o Zendesk Explore pode ajudar a sua empresa a melhorar a experiência de atendimento dos seus clientes.

Com o Zendesk Explore você tem acesso fácil e rápido a relatórios e análises de atendimento que vão lhe dar uma visão clara e real do seu negócio e dos seus clientes.

Confira o funcionamento e as vantagens do Zendesk Explore fazendo um teste grátis!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é uma política de atendimento ao cliente? Como criar a sua?

GUIA: descubra o que é política de atendimento ao cliente, seus principais aspectos + ferramentas para otimizar o trabalho da equipe de suporte.

Artigo
11 min read

Lean Thinking: o que é e quais os seus princípios? Tudo sobre

Entenda o que é Lean Thinking e como essa metodologia de gestão com foco em pensamento e ação enxutos pode ajudar sua empresa. Saiba mais.

Artigo
11 min read

O que é gestão de facilities e como ela favorece a cultura anywhere?

Entenda o que é gestão de facilities, como ela favorece a cultura do anywhere e as principais habilidades do profissional da área. Veja mais.

Artigo
10 min read

Inovação no atendimento ao cliente: ela é importante na experiência do cliente?

Adotar a inovação no atendimento ao cliente é vital para um negócio que deseja garantir uma boa experiência para seu público. Descubra como.