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Software de cadastro de clientes: o que é, quais as vantagens e dicas de como escolher o melhor

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 11 Dezembro 2020
Última atualização em 11 Dezembro 2020

De acordo com uma pesquisa realizada pela própria Zendesk - softwares de CRM estão no topo da lista das tecnologias corporativas mais inovadoras da atualidade. Isso porque, a ferramenta utiliza dados dos consumidores potenciais para assim gerenciar leads e demais oportunidades de vendas num mesmo ambiente.

Para validar ainda mais esse contexto, de acordo com o Sebrae, quando uma marca passa a adotar o software de cadastro de clientes dentro da sua estratégia de relacionamento com o consumidor, a empresa passa a compreender melhor as expectativas e necessidades do seu público.

Em suma, o CRM serve para gerenciar o cadastro dos clientes, conectar equipes, acompanhar leads, lembrar de entrar em contato com determinados consumidores, ter conhecimento dos hábitos e preferências dos clientes, centralizar os atendimentos, assim como, organizar as demandas de suporte técnico. Logo, aderir ao sistema CRM é pensar no seu cliente com prioridade!

Quais as vantagens do CRM na empresa?

Como podemos perceber o sistema CRM é essencial para promover o gerenciamento da sua marca com o cliente. Confira abaixo algumas vantagens que o uso do sistema CRM pode proporcionar a sua empresa em curto, médio e longo prazo.

Otimização de tempo

Uma das principais vantagens observadas está em relação a otimização de tempo na hora de tomar decisões e fazer campanhas específicas para prospecção de clientes. Isso porque, o uso do software CRM reúne em um mesmo ambiente todos os seus contatos e a partir do uso do filtro é possível elencar aqueles consumidores que mais precisam de você num dado momento do funil de vendas, eliminando assim o uso de lembretes em papel ou planilhas complexas.

Proximidade com os clientes

A ferramenta de CRM tem a capacidade de organizar e listar todos os registros da sua interação com um consumidor, desde o momento em que ele informa seus dados básicos (nome, telefone, e-mail…) até as tentativas da sua empresa de entrar em contato com ele. Essa proximidade por sua vez melhora o discurso de venda, tornando-o mais direcionado e assertivo.

Promove a integração de equipes

Por meio do uso do software CRM é possível promover a integração entre setores como Marketing e Vendas, por exemplo. Isso acontece, pois a ferramenta pode ser usada ao mesmo tempo em diferentes departamentos da empresa. Essa flexibilidade de uso permite o acompanhamento de propostas, análise da quantidade de vendas fechadas, dentre outras ações.

Software de cadastro de clientes: 4 dicas para escolher o melhor CRM para sua empresa

Após conhecer mais de perto o conceito e as vantagens de adotar o sistema CRM você certamente já está convencido da necessidade de sua empresa adotar um programa de cadastro de clientes. No entanto, apenas o cadastro é insuficiente para trazer todas as vantagens que você agregar ao seu negócio. 

Por essa razão, selecionamos 4 características que você deve procurar dentro de um software ou aplicativo de cadastro de cliente na hora de escolher o software ou app para cadastro de clientes para a sua empresa.

1. Ferramenta centralizada

Tenha em mente que uma ferramenta de cadastro de clientes precisa ter a capacidade de organizar e centralizar todos os dados dos consumidores em uma única plataforma. Afinal, essa centralização irá promover a agilidade dos processos de atendimento e venda, impulsionando assim a produtividade da organização.

2. Base de conhecimento inteligente

Outra característica importante que precisa ser levada em consideração durante a escolha do seu programa de cadastro de clientes é a presença de uma base de conhecimento inteligente visto que ele é fundamental para a qualidade do chamada customer experience (experiência do cliente).

A base de conhecimento inteligente funciona como um registro sobre os detalhes do seu produto ou serviço, as dúvidas mais frequentes e demais tópicos relevantes.

3. Integração entre diferentes canais de comunicação

O sistema de cadastro de clientes precisa adotar uma abordagem de atendimento omnichannel, ou seja, capaz de promover a integração entre diferentes canais de comunicação, incluindo até mesmo as ligações telefônicas. 

Nesse contexto, é fundamental que as informações dos consumidores coletadas por meio de aplicativos de mensagem, e-mail, redes sociais e ligações telefônicas estejam registradas e organizadas num mesmo ambiente.

4. Relatórios de performance e indicadores de desempenho

Os relatórios de performance e os indicadores de desempenho são ferramentas fundamentais para garantir o crescimento e sucesso de um negócio. Isso porque, é a partir dela que a organização será capaz de identificar quais aspectos precisam ser melhorados e quais pontos fortes precisam ser destacados.

Tendo esse conhecimento, procure escolher um sistema de cadastro de clientes que dê acesso a métricas relevantes sobre a performance dos departamentos e das equipes da sua empresa.

Agora que você já sabe sobre a relevância de adotar um software de cadastro de clientes na sua empresa, nosso convite é para que você conheça e experimente uma avaliação grátis do nosso CRM vendas, o Zendesk Sell. Uma ferramenta simples e integrada que certamente irá alavancar as suas vendas!

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