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Como liderar equipes de atendimento? 4 dicas para melhorar seu desempenho

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Muitos gestores de pessoas precisaram reaprender como liderar equipes nos últimos anos, e parte das motivações dessas mudanças estão diretamente ligadas a pandemia da COVID-19, e ao acelerado desenvolvimento tecnológico. 

Segundo a pesquisa “The Work Survey” da ServiceNow, 92% dos executivos precisaram repensar a maneira como trabalhavam, já que a liderança remota se tornou parte do cotidiano das empresas, que precisaram melhorar suas estratégias de relacionamento interpessoal. 

Entender como liderar uma equipe é primordial para os negócios, pois, as estratégias certas de liderança são capazes de auxiliar no equilíbrio emocional dos colaboradores, no intermédio de conflitos, na valorização da cultura organizacional, e em muitos outros pontos.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo alguns benefícios de uma liderança de equipe estratégica, além de quatro dicas para ser um bom líder de equipes de atendimento. Aproveite!

O que é liderança e quais os benefícios de usá-la estrategicamente?

A liderança é uma habilidade de relacionamento interpessoal, exercida por um líder, e é o líder o grande responsável por guiar, motivar e assegurar que os colaboradores sigam um caminho de desenvolvimento e inovação em uma empresa.

Geralmente, o líder também é o responsável por identificar e desenvolver as soft e hard skills de suas equipes, sendo esse profissional o principal promotor do desenvolvimento de pessoal.

Dentre as principais características de um líder de sucesso, estão:

  • o fazer parte da equipe;
  • saber entender as necessidades e dificuldades dos colaboradores;
  • entender e lidar bem com as diferenças;
  • estar sempre em busca de melhorias de processos e desenvolvimento dos profissionais;
  • e conhecer as tendências do mercado.

Além disso, entender como liderar equipe de maneira estratégica, é fundamental para que o líder consiga criar um ambiente de trabalho agradável, e esse entendimento soma diversos benefícios para um negócio, dentre eles:

  • a redução de turnover;
  • agilidade e assertividade na tomada de decisões;
  • maior motivação, satisfação e engajamento das equipes;
  • capacitação da criatividade e inovação;
  • um bom clima organizacional;
  • e muito mais. 

4 dicas para ser um bom líder para a sua equipe de atendimento

Muitas pessoas acreditam que para ser um bom líder, basta apenas ter um bom relacionamento interpessoal, mas a verdade é que a liderança de equipes exige muitas outras habilidades.

A fim de te ajudar a desenvolver as principais características de uma liderança de sucesso, reunimos a seguir quatro dicas para ser um bom líder de equipe, tanto em liderança remota, como presencial. 

1. Valorize a sua equipe

A primeira dica de liderança para quem precisa aprender como liderar equipe parece um clichê, mas deve sempre ser reforçada. A valorização da equipe é fundamental na gestão de pessoas, pois demonstra a real importância que cada agente tem para um negócio.

Líderes que olham para suas equipes apenas de maneira geral, esquecem de avaliar os profissionais como indivíduos, e isso, em alguns momentos, pode atrapalhar o desenvolvimento de cada agente, prejudicando também as equipes e o negócio em sua totalidade.

É importante que o líder saiba identificar as habilidades individuais e coletivas dos profissionais, e entenda como isso pode afetar o bem-estar da equipe, dessa forma, ele nunca deixará de liderar de maneira estratégica, percebendo e reconhecendo as necessidades e acertos dos profissionais.

2. Seja parte da equipe

Como liderar uma equipe e não fazer parte dela? Infelizmente, existem profissionais que acreditam que liderar é ser uma parte a parte da equipe, porém, esse tipo de liderança já não faz mais sucesso, e causa mais ruídos do que engajamento e desenvolvimento.

O relatório CX de tendências em CX 2021 da Zendesk, observou que 70% das empresas estão procurando investir em novas maneiras de engajar os funcionários, e dentre essas mudanças, 60% dos líderes têm planos de dar mais flexibilidade para os colaboradores trabalharem remotamente

Esses dados só puderam ser observados, pois, os líderes perceberam as necessidades reais das suas equipes, por se importarem e fazerem parte delas, por isso, essa é uma das dicas de liderança mais importantes aqui apresentadas. 

Um líder que apoia seus agentes, oferecendo uma boa estrutura de trabalho, e o acompanhamento do desempenho de cada um dos seus liderados, demonstra que realmente faz parte da equipe, um grande diferencial no relacionamento interpessoal.

Relatório sobre tendências da experiência do cliente

3. Capacite seus colaboradores

Observar a necessidade de capacitação dos colaboradores, principalmente quando eles desenvolvem um trabalho remoto, é sinal que o gestor entende bem como liderar sua equipe, e se preocupa com o desenvolvimento do negócio e seus profissionais.

Dentre as dicas de liderança, essa está ligada diretamente com o potencial dos agentes da empresa, e o aperfeiçoamento da atuação da equipe. 

Imagine uma equipe de atendimento remoto, trabalhando sem entender bem o software de suporte utilizado na gestão de atendimentos, e sendo cobrada por isso. Provavelmente o resultado seria desmotivação, turnover elevado e outros fatores negativos. 

Por isso, é fundamental que os líderes saibam identificar as necessidades de suas equipes, e então ofereçam a capacitação adequada para a melhoria dos processos internos e externos, garantindo mais engajamentos para todos.

4. Ofereça infraestrutura para a equipe

Um profissional que sabe como liderar equipe, entende a necessidade de uma infraestrutura adequada para o trabalho dos seus colaboradores, principalmente quando essa liderança aconteça de forma remota, e toda a liderança de equipe é realizada a distância.

O líder deve se responsabilizar por entender as necessidades dos agentes, principalmente quando elas estiverem ligadas a estrutura de trabalho, dessa forma a empresa sempre estar preparada para oferecer:

  • uma estrutura adequada de trabalho;
  • e tecnologia.

Esses itens são fundamentais para que as equipes desempenhem bem suas funções e realizem seu trabalho com qualidade, sempre focados no desenvolvimento pessoal e coletivo da empresa. 

Dica extra de como liderar equipe: invista em inovação e utilize o Zendesk para vendas

Se depois de todas as dicas de liderança aqui apresentadas, você ainda procura um diferencial de como liderar equipe e ter sucesso nos seus atendimentos e vendas, nossa dica extra é que você invista algum tempo testando o CRM de vendas da Zendesk.

Com o Zendesk para vendas você conseguirá realizar uma liderança remota mais efetiva, pois essa ferramenta te ajudará a acompanhar suas vendas por meio de conversas, sem nunca perder o controle, graças a um monitoramento de e-mails, mensagens, ligações e muito mais.

Conquiste mais clientes e observe de perto o seu pipeline de vendas e o desenvolvimento da sua equipe. Teste o Zendesk para vendas gratuitamente.

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