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Artigo 6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Por Zendesk

Última atualização em 9 Abril 2024

A confiança do cliente na Era da IA destaca-se como um elemento essencial para o sucesso empresarial. À medida que os consumidores se encontram cada vez mais imersos em um mundo impulsionado pela tecnologia, a transparência na implementação da IA torna-se uma questão crucial.

Segundo levantamento recente presente no relatório CX Trends, cerca de 75% das organizações acreditam que a falta de transparência pode gerar um aumento na rotatividade de clientes no futuro.

Ainda, com base na constatação de que quase metade dos clientes enfrentam desafios significativos ao discernir entre a Inteligência Artificial e interações humanas, é evidente a urgência para as empresas priorizarem a transparência na comunicação com os consumidores sobre o uso de IA.

Aquelas que negligenciarem essa demanda correm o risco de serem deixadas de lado, enquanto os consumidores tomam decisões sobre em quem confiar para compartilhar informações e efetuar novas compras.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar como a IA pode impactar a confiança do cliente e a importância da transparência nesse processo.

Continue a leitura para descobrir também como construir confiança do cliente com IA e casos de sucesso para se inspirar.

Confiança do cliente na era da IA: importância da transparência na implementação

A confiança do cliente na Era da IA é uma preocupação central para as companhias que buscam prosperar em um contexto organizacional cada vez mais digitalizado.

Conforme a inteligência artificial fortalece sua presença no cotidiano das pessoas, os consumidores estão mais conscientes e preocupados com a maneira como suas informações são coletadas, armazenadas e utilizadas.

Nesse cenário, a transparência na implementação da IA desempenha papel crucial. Tal aspecto se refere à capacidade das empresas de explicar claramente como os algoritmos de IA funcionam, como são tomadas as decisões e como os dados dos clientes são usados.

Dessa maneira, a transparência consolida a confiança que os clientes depositam na empresa com a qual eles se relacionam, pois eles se sentem mais seguros ao saber como suas informações são tratadas.

Além disso, a transparência permite que as empresas sejam responsabilizadas por práticas injustas ou que firam a ética na IA.

Ser transparente e zelar pelo bom uso de dados e privacidade na IA é uma escolha estratégica inteligente para as organizações.

Veja também: Transparência na implementação de IA: 3 passos essenciais

Como a IA pode impactar a confiança do cliente?

A inteligência artificial pode impactar a confiança do cliente de várias maneiras. Destacamos as principais.

  • Personalização e experiência do usuário: ao analisar grandes conjuntos de dados, a IA pode compreender as preferências específicas dos clientes e fornecer sugestões adaptadas às suas necessidades pessoais.
  • Previsão e antecipação de necessidades: é possível antecipar as demandas dos clientes e oferecer soluções proativas, aumentando a confiança na capacidade da empresa de atendê-los de forma eficaz.
  • Automação de processos: a IA pode automatizar processos repetitivos e rotineiros, agilizando o atendimento ao cliente, reduzindo erros humanos e aumentando a confiança dos clientes na capacidade da empresa de disponibilizar um serviço de alta qualidade e consistente.
  • Análise de sentimento: por meio da análise de dados em diferentes fontes, a IA pode entender o sentimento dos clientes em relação à marca e responder rapidamente às suas preocupações, construindo confiança por meio de uma comunicação eficaz e responsiva.

Apesar de tudo isso que citamos, é importante notar que a confiança do cliente na Era da IA também pode ser impactada negativamente se a empresa desconsiderar questões como privacidade, segurança e transparência.

Se os clientes perceberem que suas informações pessoais são mal utilizadas ou se sentirem desconfortáveis com os algoritmos de IA, sua confiança depositada na companhia pode ser prejudicada.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Como construir confiança do cliente com IA?

Para construir a confiança do cliente com IA, é necessário se atentar aos seguintes aspectos referentes à coleta, armazenamento e uso de dados, especialmente quando se trata de informações confidenciais:

  • Política de privacidade transparente: desenvolva e comunique claramente uma política de privacidade que detalhe como os dados dos clientes são coletados, armazenados, utilizados e protegidos.
  • Consentimento informado: certifique-se de adquirir a autorização explícita dos clientes antes de coletar e empregar seus dados, oferecendo opções claras para aceitar ou recusar o compartilhamento de dados.
  • Transparência sobre algoritmos e tomada de decisões: explique como os algoritmos de IA são desenvolvidos e usados para tomar decisões que afetam os clientes.
  • Segurança e proteção de dados: invista em práticas robustas de segurança para preservar os dados contra acessos não autorizados, violações e uso indevido.
  • Transparência na personalização: explique com clareza como a IA é utilizada para personalizar a experiência e permita que os clientes controlem suas preferências de personalização.

Casos de sucesso de IA com transparência

Separamos alguns casos de sucesso de IA com transparência para você se inspirar.

  1. PayJoy: oferece empréstimos para clientes sem acesso a serviços bancários, utilizando algoritmos próprios para avaliar a pontuação de crédito e aprovar tomadores de empréstimo com eficiência.
  2. OLX: integra chatbot em seu aplicativo Android para incentivar clientes a concluir a compra durante o processo de publicação de anúncios.
  3. MRV Construtora: utiliza a IA para atendimento ao cliente através da assistente virtual MARIA ROSA, alimentada pela tecnologia IBM Watson, para responder dúvidas e solucionar questões dos clientes.

Saiba mais: Exemplos de inteligência artificial nas empresas: 3 usos + cases!

Atendimento de alto nível com a IA da Zendesk

A confiança do cliente na Era da IA não é apenas uma questão de reputação, mas sim um componente essencial para a fidelidade e o crescimento sustentável dos negócios.

Sem perder isso de vista, saiba que você pode contar com as soluções da Zendesk para conquistar a confiança dos clientes e oferecer experiências de alto nível com a inteligência artificial.

Com o nosso software de atendimento equipado com IA, por exemplo, é possível disponibilizar suporte inteligente em grande escala com o uso de chatbots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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