Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

CRM para imobiliária: quais os benefícios de ter o seu?

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

O CRM para imobiliária é uma ferramenta que traz muitas vantagens para o seu negócio, além de uma melhoria na satisfação do seu cliente.

E quando estamos falando em satisfação, nos referimos a proporcionar ao consumidor uma experiência única desde a descoberta da sua empresa, até a compra ou locação de um imóvel.

São muitas as etapas pelas quais o cliente passa antes de fechar um negócio, como encontrar a sua imobiliária na internet, conversar com os vendedores e escolher o imóvel ideal.

Com um sistema CRM você tem uma visão maior sobre todas essas etapas e sabe quanto tempo o cliente demorou em cada uma delas. Neste artigo vamos mostrar o que é o CRM de vendas e a sua importância para o setor imobiliário.

O que é o CRM de vendas?

O CRM de vendas é uma plataforma que contribui para que as atividades diárias dos vendedores e gestores fiquem mais fáceis, com acesso mais rápido às informações do cliente e mais agilidade na condução do lead.

Quando o sistema é abastecido com os dados do cliente ou potencial cliente, é possível personalizar a abordagem que cada um terá de acordo com suas necessidades e com o ponto em que se encontra na jornada do consumidor.

O funil de vendas pode ser controlado pelo gestor, mas cada vendedor também tem acesso ao CRM em tempo real para estudar melhor cada um dos usuários.

Como o funil de vendas precisa ser muito claro e objetivo, as imobiliárias usam o chamado ciclo de vendas que podem ser mais rápidos ou longos dependendo do processo.

Por exemplo, a venda de um imóvel de alto padrão tem um ciclo mais longo do que a locação de uma casa popular. Tudo isso o CRM ajuda a orientar.

Quais os benefícios de ter um CRM para imobiliária?

São muitos os benefícios que um CRM imobiliário proporciona. Dentre eles estão a melhoria no relacionamento com o cliente e o aumento das vendas. Além disso, podemos citar:

  • diagnóstico mais preciso dos consumidores;
  • melhora no relacionamento;
  • fidelização dos clientes;
  • automatização dos processos;
  • melhora no gerenciamento de indicadores;
  • aumento das vendas.

Diagnóstico mais preciso dos consumidores

Um bom diagnóstico permite a identificação de qual etapa do funil de vendas um cliente se encontra. Com isso fica mais fácil traçar estratégias para fechar negócios.

Vale dizer que um funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo. No topo o cliente tem o primeiro contato com a sua imobiliária e talvez nem descobriu que possui uma necessidade.

Já no meio do funil ele reconheceu a existência de um problema e considera encontrar uma solução, mas ainda não sabe como isso será feito. E no fundo do funil ele já está pronto para tomar a decisão de compra.

Entender não só o funil, mas onde cada cliente está é crucial para evitar atropelos e proporcionar a melhor experiência com a sua imobiliária. E nesse ponto o CRM ajuda muito.

Melhora no relacionamento com o cliente

O CRM também aprimora o relacionamento com o cliente, pois, os recursos registram as interações que ele teve com a sua empresa.

Então você delimita o perfil dele, verifica em qual etapa do funil ele se encontra e qual seria a melhor maneira de abordá-lo. 

Se ele está pronto para a tomada de decisão, você consegue analisar quais são os imóveis mais indicados para atender as necessidades que ele possui.

Leia também:

Fidelização dos clientes

Quando você fideliza um consumidor, diminui o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Afinal, os próprios clientes atuais se tornam propagandistas da sua imobiliária.

Além disso, quando ele trocar de casa ou alugar um novo imóvel certamente fará isso com você, pois a experiência que ele possui é muito boa.

E o sistema CRM permite que você fidelize o consumidor muito mais facilmente. Até porque você entenderá mais precisamente quais são as principais dores, as necessidades não atendidas e assim melhorar os gargalos do seu negócio.

Automatização dos processos

Uma plataforma para imobiliárias também agiliza o fluxo de trabalho, otimizando a rotina da sua empresa. Em resumo, a ferramenta reduz o número de tarefas e evita o retrabalho.

Como todas elas demandam tempo e energia dos colaboradores, quando há uma redução nesse fluxo ocorre uma melhoria no atendimento.

Isso traz uma satisfação ainda maior do seu cliente que é atendido mais rapidamente e não precisa repetir mais de uma vez o seu problema.

Melhora no gerenciamento de indicadores

Com um sistema de CRM para imobiliária você tem um acompanhamento mais efetivo dos indicadores de desempenho do seu negócio.

Por exemplo, dá para avaliar qual é o tempo para fechamento de uma venda, quanto tempo um imóvel fica desocupado, quais são os tipos de imóveis com mais giro etc.

Ao levantar essas informações você cria uma estratégia mais focada tanto nas necessidades dos seus clientes quanto na maior rentabilidade para o seu negócio.

Aumento das vendas

Por fim, como você vai melhorar os processos do seu negócio e deixar a experiência do seu cliente mais positiva, consequentemente você venderá mais.

Fora isso, você terá uma visão mais efetiva sobre os tipos de imóveis que dão mais lucro para sua imobiliária e poderá empreender sua estratégia neles.

O resultado é que você terá mais assertividade e trabalhará melhor os leads em cada uma das etapas do funil que eles se encontram.

Qual o melhor CRM imobiliário?

Existem inúmeros CRMs no mercado voltado para o setor imobiliário, mas um que se destaca é o Zendesk Sell. Com ele sua equipe de vendas será montada com foco em dados para ser ainda mais produtiva.

Além disso, com uma plataforma unificada você encontra tudo em um só lugar como prospecção, engajamento, geração de leads e recursos de comunicação.

E para configurar a plataforma é extremamente simples, pois ela possui uma interface intuitiva e interativa criada com base nas suas atividades de vendas diárias, o que a torna ainda mais fácil de usar. Gostou? Solicite uma demonstração grátis.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.