Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

O que é funil de vendas? Quais são suas etapas e importância?

Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 2 Agosto 2023

O que é funil de marketing? Funil de marketing é uma estratégia que traz etapas e gatilhos sobre o comportamento do cliente durante a jornada de compra. Ele configura um método essencial para quem trabalha com inbound marketing e quer melhorar suas ações, assim como também contribui para potencializar os resultados das marketing.

Para entender melhor o que é funil de marketing, conhecer sua importância dentro de uma estratégia de negócios, basta ler este post, que abordará:

O que é funil de marketing?

Qual a importância do funil de marketing?

Quais são as etapas do funil de marketing?

Como elaborar um funil de marketing?

Como melhorar o funil de marketing?

O que é funil de marketing?

O funil de marketing é a representação da jornada do cliente. Ele exibe todo o caminho percorrido por ele no processo de compra, desde a conscientização e descoberta sobre o produto/serviço da empresa, passando pelo reconhecimento da marca e, chegando, à compra propriamente dita. 

Qual a importância do funil de marketing?

Um ponto para complementar a explicação sobre o que é funil de marketing, é compreender a sua importância. Em linhas gerais, pelo fato de mapear toda jornada, ele oferece insights e gatilhos para conduzir o cliente para a próxima fase, alinhando e potencializando as ações de conversão em toda a jornada. 

Sendo assim, o funil de marketing é importante não só para alavancar as marketing, como também é fundamental para melhorar estratégias de marketing. Além disso, ele  contribui para elevar a experiência do cliente. Logo, não tem como foco somente a venda, mas tornar o consumidor fiel à marca. 

Ao conhecer e entender cada fase, as equipes de marketing e de marketing digital conseguem aplicar as ações condizentes com cada uma delas, compreendendo o momento, a abordagem e a mensagem para atrair, converter, vender e fidelizar

Quais são as etapas do funil de marketing?

As etapas do funil de marketing são: topo, meio e fundo, que também são chamadas de ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel). 

Topo de funil (ToFu) – etapa da descoberta e da tomada de consciência 

Nessa fase, o visitante não sabe nada sobre sua empresa, logo, ainda não tem interesse nenhum em comprar seu produto. Na verdade, ele nem sabe que tem um problema a ser resolvido. 

Para criar consciência nele e despertar o gatilho para que ele compreenda uma necessidade, a sua função é educá-lo e atuar como um especialista para que, assim, ele o veja como uma autoridade em seu setor e caminhe para a próxima fase do funil.

Nessa etapa, é preciso oferecer conteúdo relevante e rico, como e-books, infográficos e posts épicos que agreguem valor. 

Ao perceber todo o conhecimento que sua empresa tem em sua área, o visitante passa a enxergá-lo como autoridade. Desse modo, o sentimento de confiança é despertado e ele se sente seguro para fornecer seus dados básicos  e, assim, deixa de ser um visitante e se torna um lead. 

Meio de funil (MoFu) – etapa do reconhecimento do problema e busca de uma solução 

O lead já reconhece que tem uma demanda, mas não sabe como resolvê-la. Cabe aqui oferecer material mais técnico e profundo, que o ajude a solucionar o seu problema e  perceber a sua empresa como a ideal para resolvê-lo. 

A abordagem nessa fase  não deve ser agressiva, uma vez que essa etapa é essencial para aprofundar o sentimento de confiança. Isto é, não tente fechar uma venda a todo custo, mas sim mostrar ao cliente em potencial que a empresa tem todos os recursos para ajudá-lo. 

Também é importante criar um senso de urgência para o lead. Ou seja, mostrar para ele que é fundamental não demorar para resolver seu problema. Essa etapa é delicada e bastante estratégica, pois deve ser natural, mas ao mesmo tempo ágil e dinâmica para conduzir o lead para a próxima fase. 

Em relação aos materiais fornecidos, cabe enviar conteúdo mais específico não só para educá-lo, mas também para quebrar objeções, como webinars, whitepapers e tutoriais. 

Fundo de funil (BoFu) – etapa da decisão de compra

Nessa fase, o lead já está qualificado para a compra e bastante inclinado para adquirir a solução de sua empresa. 

Aqui, é importante oferecer conteúdo que apresente os benefícios de seus produtos/serviços, depoimentos de clientes satisfeitos e também trials e avaliações gratuitas. 

Como elaborar um funil de marketing?

Para elaborar funil de marketing, é preciso:

  • Oferecer conteúdo relevante;

  • Criar uma landing page com técnicas de copywriting persuasivas, com design atraente e CTAs eficazes para que o visitante ceda seus dados;
  • Enviar material específico e técnico;

  • Aplicar ações de inbound marketing e estratégias de marketing em conjunto de acordo com cada fase.

  • Oferecer ações além da compra para fidelizar o cliente conquistado. 

Como melhorar o funil de marketing?

Para melhorar o funil de marketing, é preciso analisar todo o processo para compreender que ações devem ser reformuladas. Algumas sugestões de análise são verificar se:

  • sua landing page está persuasiva e se traz CTAs claros;

  • a nutrição de e-mails está sendo feito da maneira adequada;
  • se os leads estão sendo qualificados da melhor forma;

  • se a abordagem de marketing está sendo sutil ou agressiva demais. 

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

13 estratégias de divulgação que realmente dão resultado!

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Então confira essas 13 estratégias de divulgação que separamos com exclusividade para você!

Artigo
8 min read

O que é upsell e downsell? Conheça benefícios e exemplos dessas estratégias

Aprenda o que é upsell e downsell e como essas técnicas são essenciais para aumentar o faturamento da empresa e manter o cliente engajado.

Artigo
13 min read

PNL para vendas: O que é? Como funciona e como fazer na minha empresa?

Sabe o que é Programação Neurolinguística e como ela pode melhorar suas vendas? Aprenda usar PNL para vendas e potencializar seus resultados

Artigo
12 min read

O que é venda B2B? Como funciona, vantagens e desafios

Você conhece o que é venda B2B? Entenda mais sobre os diferentes tipos, benefícios e como construir relacionamentos com clientes B2B. Saiba mais!