Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

O que é cultura Data Driven e quais os principais ponto e benefícios desse estilo de gestão

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Atualmente, é muito difícil ouvirmos falar que uma empresa não apoia sua gestão no uso da tecnologia, principalmente para avaliar seus dados, por isso, a cultura Data Driven tem se expandido no mundo dos negócios, tornando o gerenciamento dos dados muito mais estratégico e organizado.

A tecnologia conduz parte do cotidiano das empresas, que, a partir do conhecimento inteligente proporcionado pelo Business Intelligence, transforma a utilização de dados internos e externos, facilitando a adequação dos negócios a Indústria 4.0, que mudou e se adaptou a novas realidades, principalmente após o início da pandemia do COVID-19.

Segundo o relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, 75% das empresas precisaram antecipar a aquisição de novas tecnologias desde março de 2020, e esse movimento só fortaleceu e acelerou ainda mais a transformação digital.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo tudo o que você precisa para entender o que é Data Driven, e quais os benefícios dessa cultura na gestão de um negócio. Boa leitura!

O que é Data Driven?

Data Driven, também conhecida como cultura Data Driven, é uma prática adotada pelas empresas, onde os dados são utilizados como base para as principais decisões do empreendimento.

Numa gestão Data Driven, os dados são utilizados para fortalecer as atividades dos empreendimentos, de maneira eficiente e em tempo real, integrando dados de boa qualidade e automação algorítmica, como os colhidos por meio da Inteligência Artificial (AI), a cultura organizacional do negócio.

A aplicação da cultura Data Driven às empresas, está diretamente relacionada a grande transformação cultural e econômica motivada pela indústria 4.0, que, impulsionada por dados e tecnologia, movimenta a sobrevivência de muitos negócios atualmente.

Além disso, para que essa cultura seja bem aplicada no âmbito empresarial, são necessários métodos eficientes de coleta de dados, que, graças a tecnologia, são possíveis por meio de:

Para entender melhor essa cultura, aproveite para ler “O que é tratamento de dados?

Indústria 4.0: o que é e sua forte relação com os dados

A indústria 4.0 é um forte movimento de transformação, que tem revolucionado a indústria, mudando a maneira como ela se desenvolve e distribui sua produção.

Essa indústria, também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, une um amplo sistema de tecnologias avançadas, como a robótica, internet das coisas, computação em nuvem, e a muito conhecida inteligência artificial, e se baseia no uso de dados para ampliar resultados estratégicos de negócios.

Segundo o estudo 100 Data and Analytics Predictions Through 2021 da Consultoria da Gartner, nos últimos 3 anos, as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados, e isso representa milhões de terabytes de informação.

E para filtrar tantos dados, surgiu o que chamamos de cultura Data Driven, afinal, os negócios não precisam utilizar essa infinidade de dados em seus empreendimentos, e, ter ferramentas que conseguem selecionar as informações mais estratégicas é uma forma de extrair somente aquilo que ajudará o empreendimento.

Assista o TED Talks “Industry 4.0: how intelligent machines will transform everything we know”, com Markus Lorenz, e entenda mais sobre a transformação que os dados e as máquinas têm proporcionado aos negócios e a vida das pessoas. 

 

Como Big Data, Right Data, dados estruturados e não estruturados estão ligados ao que é Data Driven?

Para entender a dinâmica da cultura Data Driven, é fundamental saber que se trata de uma cultura ampla, que conta com a participação de muitos princípios e aplicações de tecnologias e métodos.

O Big Data, representa o volume total de dados de um negócio, e entender esse conceito ajuda a visualizar a forma como as informações são captadas, ou seja, por meio de áudios, conversas por mensagens, ou via canal de atendimento, avaliações escritas pelos consumidores, e tantas outras maneiras de receber dados. 

O Right Data é o conceito utilizado para determinar a relevância dos dados para um negócio e suas estratégias.

E, por fim, os dados estruturados são aqueles captados e armazenados de maneira organizada pelos negócios, pois são muito importantes no desenvolvimento das estratégias do empreendimento, já os dados não estruturados, são armazenados, mas não segmentados e organizados, pois não são tão relevantes nas estratégias.

Por isso, esses quatro conceitos e ferramentas estão diretamente alinhados com a gestão Data Driven de uma empresa, pois tornam muito mais fácil a captação, organização e seletiva dos dados para serem aplicados no desenvolvimento de um empreendimento.

Antes de continuar, aproveite para assistir o TEDx Cambridge, “The Human Insights missing from Big Data”, com Tricia Wang. Um TED onde Wang desmistifica o Big Data e identifica suas armadilhas e quais as melhores decisões a se tomar nessa ferramenta do Data Driven.

Pontos importantes da cultura Data Driven

Existem três pontos determinantes para que uma empresa perceba o quanto a gestão Data Driven é importante. Veja quais são eles a seguir.

1. Rotina de captação de dados

Atualmente, a captação de dados faz parte da rotina dos empreendimentos, pois, são essas informações que permitem ao negócio uma visualização mais ampla dos seus resultados, das expectativas dos consumidores, e dos históricos, positivos e negativos de vendas e contatos.

Essa colheita de dados nada mais é do que a cultura Data Driven em ação, e, por meio dela os negócios conseguem melhorar seus processos internos e externos, conquistar novos clientes, e, principalmente, potencializar seus resultados.

2. Decisões guiadas por dados

A maioria das decisões dos empreendimentos hoje, são guiadas por dados. E, são essas informações colhidas que auxiliam as empresas a modificar processos, melhorar estratégias, se preparar para dificuldades e muito mais.

3. Decisões mais estratégicas

Dados direcionam os negócios para acertos, e auxiliam os gestores a focar nas melhorias e na assertividades das suas decisões, isso transforma a cultura Data Driven em um processo preciso, onde as decisões são mais assertivas.

Informações mais direcionadas, geram insights estratégicos, que atraem mais resultados positivos e lucratividade para as empresas.

Principais benefícios da cultura Data Driven

A cultura Data Driven, tende a proporcionar inúmeras vantagens para empreendimentos, principalmente os que já observaram como a tecnologia aplicada aos recursos do negócio, podem auxiliar no crescimento da marca.

Além disso, empresas que utilizam a inteligência artificial e o machine learning como apoio às suas estratégias de atendimento e vendas, tendem a ampliar seu potencial competitivo, considerando que os negócios que oferecem transações mais ágeis e fáceis estão se destacando no mercado.

Para te provar a eficiência de uma gestão Data Driven, confira a seguir alguns benefícios dessa cultura:

  • atualização constante das tecnologias utilizadas no empreendimento;
  • auxilia na definição das prioridades;
  • aumenta a conversão e satisfação dos clientes;
  • facilita a segmentação do público;
  • melhor aplicação dos recursos;
  • otimização da experiência dos consumidores;
  • possibilidade de testar mais estratégias;
  • redução dos custos;
  • redução do índice de erros do negócio;
  • dentre outros benefícios.

Como aplicar a cultura Data Driven em um negócio?

Depois de entender detalhadamente o que é Data Driven e como essa cultura pode ser benéfica para um empreendimento, é importante entender também como essa estratégia deve ser aplicada em um negócio. Confira alguns passos importantes dessa aplicação.

Planejamento da estratégia data driven

Como em qualquer outra estratégia, a cultura Data Driven deve ser implementada somente após um bom planejamento, isso inclui estabelecer em quais processos a estratégia será implementada na empresa, e quais serão os resultados esperados.

O planejamento permite que os KPI’s  sejam apontados de maneira adequada. Vamos exemplificar: a cultura Data Driven no atendimento ao cliente pode ser positiva para captações de novos leads, fechamento de vendas, agilidade na geração de tickets de atendimento e muito mais, mas, tudo isso deve ser planejado antes de ser aplicado.

Identificação das fontes de dados 

Estratégias que envolvem tecnologia e internet, permitem que o Data Driven tenha uma ampla captação de dados, pois, na maioria das vezes, as ferramentas utilizadas para captar essas informações estão presentes em sites, páginas de redes sociais, formulários de feedbacks, e muito mais. 

Por isso, é fundamental que o negócio tenha uma lista de onde chegam seus dados. Novamente utilizando o exemplo do Data Driven no atendimento ao cliente, as informações captadas podem vir de uma software de CRM de vendas, ou, por meio de uma plataforma de atendimento, e, ter essa fonte pré-determinada ajuda na qualificação dos dados.

Campanhas de marketing personalizadas

Toda campanha de marketing precisa de bons dados, para direcionar as estratégias e oferecer bons resultados para o empreendimento. Esses dados podem ser colhidos por meio de:

  • e-mail marketings abertos e lidos;
  • conteúdos vistos em blogs ou no site do empreendimento;
  • curtidas em redes sociais;
  • mensagens enviadas por meio de redes sociais;
  • checagem de reclamações e elogios em canais de atendimento;
  • acesso a páginas de produtos;
  • preenchimento de landing pages.

E, é por causa dos dados colhidos nessas ferramentas de atração, que as empresas conseguem melhorar ou personalizar seus conteúdos, que passam a ter um potencial de conversão e retenção de consumidores muito mais abrangente.

Para que essa retenção aconteça de forma estratégica, os negócios podem coletar dados utilizando o Data Driven das seguintes maneiras:

  • realizando testes A/B
  • personalizando campanhas;
  • otimizando a experiência de consumo dos clientes;
  • integrando conteúdos de marketing e vendas de maneira inteligente;
  • criando conteúdos mais relevantes;
  • dentre outras maneiras.

Identificando as oportunidades e criando insights

Com a cultura Data Driven, toda a produção e desenvolvimento se um produto ou serviço passa a se basear em dados, e deixa de considerar apenas o feeling, ampliando a percepção a respeito das reais necessidades dos consumidores.

Dados direcionam os empreendimentos para caminhos baseados em exatidão, e reduzem a possibilidade de erros ou criações mirabolantes, sendo essa uma cultura estratégica que cria oportunidades, e gera insights muito mais propensos a gerar bons resultados. 

Utilização de Business Intelligence

Ferramentas de Business Intelligence são, sem dúvidas, as mais conhecidas e utilizadas na análise de dados, pois auxiliam os negócios na criação de painéis e relatórios onde os dados podem ser visualizados. 

Com soluções de BI, os negócios conseguem organizar melhor suas informações, e decidir de que forma os dados serão utilizados, sendo essa uma tecnologia extremamente poderosa no desenvolvimento de insights baseados em dados para os empreendimentos. 

Investimento em tecnologia

A estratégia Data Driven exige que o negócio que deseja coletar dados e identificar boas informações, utilize ferramentas que alinhem tecnologia, automação e principalmente qualidade.

Por isso, é fundamental que os empreendimentos adotem bons recursos de EPMs, ERPs, CRMs, e um bom software de atendimento ao cliente, para que toda a comunicação interna e externa do negócio estejam interligadas, e capacitadas para a coleta e o armazenamento dos dados. 

Como o Zendesk para atendimento ao cliente pode fortalecer o Data Driven de um negócio?

O Zendesk par atendimento ao cliente é um software na medida certa para quem busca oferecer a melhor experiência aos consumidores.

Trata-se de uma ferramenta que melhora o desempenho dos agentes de atendimento, que em uma única plataforma conseguem fornecer um bom suporte aos clientes, e também colaborar com a empresa, já que todos os dados de contatos ficam armazenados, e podem ser acessados posteriormente, otimizando a realização de tarefas. 

Essa ferramenta da Zendesk dispõe da melhor integração, e permite que dados relevantes dos clientes se tornem insights, isso graças ao monitoramento constante da base de clientes, e análise de relatórios. 

Com o Zendesk para atendimento ao cliente, os dados são otimizados, e a gestão de vendas se torna mais estratégica, pelo fato do sistema ser baseado em Data Driven, e potencializar os resultados da empresa. 

Não perca tempo e teste gratuitamente essa ferramenta!

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
12 min read

Descubra o que é análise e interpretação de dados e sua importância

Entenda o que é análise e interpretação de dados, uma prática essencial para tomar decisões e criar estratégias otimizadas para sua empresa.

Artigo
12 min read

Indicadores de TI: 13 KPIs vitais para uma gestão otimizada

Conheça os principais indicadores de TI que a sua empresa precisa acompanhar para garantir um crescimento sólido e sustentável. Aprenda como calculá-los.

Artigo
12 min read

Tempo médio de atendimento (TMA): o que é e como calcular?

Entenda que é tempo médio de atendimento (TMA), por que é importante acompanhar este indicador, como calcular e as melhores práticas para otimizar.