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Artigo 7 min read

E-mail marketing e CRM: como e por que eles devem andar juntos?

Por Zendesk

Última atualização em 25 janeiro 2023

Investir na gestão de relacionamento com o cliente é essencial para otimizar a customer experience e atender bem o consumidor. Além de saber mais sobre suas expectativas e necessidades, essa estratégia ainda se mostra muito valiosa para impulsionar outras ações importantes para seu negócio.

Um exemplo disso pode ser notado com a integração entre e-mail marketing e CRM, o que pode elevar o nível da conversa que acontece entre a marca e o público, fazendo com que a mensagem certa chegue na caixa de entrada das pessoas no momento ideal.

Na prática, o sistema de CRM faz muito mais do que apenas automatizar os disparos de e-mail, ele serve também para descobrir o que faz o consumidor abrir a mensagem e o que pode incentivá-lo a realizar uma compra ou engajar com a sua mensagem.

Continue lendo e confira como combinar a utilização do CRM com o e-mail marketing, usando os pontos fortes de cada estratégia para impulsionar seus resultados e aumentar o faturamento.

O que é um CRM e para que serve?

Quando falamos sobre software de CRM, nos referimos a uma plataforma inteligente para gestão de relacionamento com o cliente, que combina ferramentas de automação de marketing e vendas para coletar dados relevantes sobre o consumidor e embasar suas ações.

Na prática, o CRM serve para aumentar seu domínio sobre o mercado, o público-alvo e a jornada de compras oferecida pela sua loja. Os principais recursos da plataforma são capazes de otimizar a gestão de dados, facilitar a integração e aumentar a produtividade das equipes que lidam com o cliente.

Dessa forma, marketing, atendimento e vendas são as áreas que mais se beneficiam do uso desses sistemas, já que ele faz automaticamente o trabalho de captar dados dos consumidores, organizar essas informações, gerar insights e distribuí-los para os setores certos.

Assim, é possível entender as dores, necessidades e expectativas dos clientes em cada etapa do funil de vendas, ao mesmo tempo que temos informações relevantes para criar propostas e soluções mais assertivas, com maior agilidade.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta versátil e eficiente, capaz de ser aplicada nas ações de atendimento ao consumidor, negociação de vendas e divulgação de campanhas de marketing, tudo em um único canal, fácil de usar e perfeito para estratégias de automação.

O número de usuários de e-mail cresce a cada ano, com cerca de 4,14 bilhões de contas de e-mail ativas em 2021. Para se ter uma ideia, são enviadas diariamente cerca de 306 bilhões de mensagens de e-mail.

Em relação ao uso do e-mail marketing, o investimento atingiu US$ 7,5 bilhões em 2020 e tem previsão para superar essa marca em até US$ 2,5 bilhões até 2023, ao mesmo tempo que entrega uma das maiores taxas de ROI entre todos os canais de divulgação.

O grande potencial da ferramenta está na facilidade de automação de vendas e marketing através do e-mail, além de permitir uma comunicação direta e personalizada com cada cliente, enviando mensagens mais humanizadas e empáticas de acordo com a estratégia adotada.

E-mail Marketing e CRM: por que integrar essas estratégias?

De modo geral, ferramentas de automação de marketing atreladas ao CRM permitem criar mensagens segmentadas e personalizadas, com disparo automático de sequências de e-mail e acompanhamento das taxas de abertura e conversão.

Além de possibilitar a segmentação e disparo automático de sequências de mensagens, com base nos gatilhos ativados pelo cliente a cada interação, é uma forma de desenvolver um relacionamento um a um, com conexão direta entre a marca e o consumidor.

Como o foco do CRM está em gerar insights e gerenciar o relacionamento com o cliente, ele fornece as informações que sua equipe precisa para criar um e-mail impossível de ser ignorado.

Também é importante destacar que isso permite continuar o mapeamento do comportamento do consumidor, favorecendo a qualificação de leads, construção do ciclo de vida do cliente e uso de estratégias de automação de vendas, que enviam uma proposta no momento certo, quando ele está pronto para comprar seu produto ou serviço.

Por fim, vale a pena integrar o e-mail marketing no CRM para alimentar os indicadores de performance, principalmente em estratégias omnichannel. Assim, fica mais fácil analisar a taxa de abertura de e-mails e como ela impacta nas demais KPIs de vendas.

Diferença entre CRM e ferramentas de disparo

A maior diferença entre o CRM e um disparador de e-mails automático, comum em ferramentas de automação de marketing mais simples, é o potencial que cada plataforma pode atingir. 

O disparador é útil para enviar mensagens automáticas e sequências personalizadas, tirando uma tarefa recorrente do fluxo dos seus colaboradores, o que diminui as distrações e aumenta o foco no cliente.

No entanto, sua aplicação se limita a isso. Por outro lado, usar o CRM com o e-mail marketing permite criar mensagens mais assertivas desde o princípio, com base em dados confiáveis, que foram coletados automaticamente e analisados pela plataforma de gestão.

Além disso, o software de CRM favorece a otimização constante das estratégias de comunicação, venda e atendimento, ajudando suas equipes na hora de conhecer e entregar o conteúdo que o consumidor realmente deseja.

Como integrar CRM com o e-mail marketing?

A comunicação com o cliente precisa ter um bom conteúdo e acontecer no tempo certo para ser mais atraente ao consumidor, fortalecendo o seu relacionamento com a marca. Para isso, integrar as ações de e-mail marketing e CRM são uma necessidade para empresas focadas em melhorar a customer experience.

Enquanto o sistema pode apresentar recursos para automação de disparos e sequências de e-mails, ele também notifica suas equipes a respeito das ações realizadas pelos consumidores por meio desse canal de contato.

Para aproveitar isso, é essencial que você tome os seguintes cuidados:

  1. Mapeie a jornada de compra do cliente: entenda como funciona o funil de vendas da sua empresa realmente funciona e antecipe os momentos ideais para entrar em contato com cada consumidor;
  2. Conheça bem o seu público: analise os dados coletados pelo CRM para conhecer o comportamento dos leads e criar estratégias sob medida em todos os canais de contato;
  3. Personalize sua comunicação: esse conhecimento da sua persona também é muito importante para personalizar a comunicação e ajudar sua marca a falar a mesma linguagem que ela;
  4. Acompanhe os indicadores: fique atento aos gatilhos acionados pelo cliente e métricas para medir a performance da sua estratégia de e-mail marketing;
  5. Faça melhorias constantes: não fique parado, repetindo as mesmas mensagens infinitamente. Para manter seus e-mails relevantes para o cliente, use o que descobriu para fazer melhorias constantes na sua estratégia.

Zendesk Sell: CRM de vendas para ações integradas e eficientes

O Zendesk Sell é o nosso CRM de Vendas, feito para que sua empresa tenha total domínio e visibilidade sobre o pipeline de vendas e a jornada de compras do cliente, facilitando a gestão e aproveitamento de dados coletados para ações cada vez mais assertivas.

Permitindo uma atuação omnichannel de verdade, conta com recursos para integração com ferramentas de e-mail, automação de tarefas e conexão total com seus canais de atendimento e venda. Assim, as negociações são mais personalizáveis, eficientes e inteligentes.

Conheça todas as funcionalidades do Zendesk Sell e veja como obter uma demonstração gratuita para começar a aproveitar seus benefícios imediatamente.

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