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Artigo 6 min read

5 dicas para fazer uma boa gestão de equipes de TI

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

A equipe de TI é um departamento indispensável para as empresas hoje em dia. Contudo, ainda existem muitos estereótipos e desconhecimentos envolta desse setor. O mais comum é que esses profissionais apenas consertam computadores.

Produzimos este conteúdo a fim de acabar com dúvidas e esclarecer de uma vez por todas quais realmente podem ser as funções de um profissional de TI e como fazer uma boa gestão dessa equipe. Continue a leitura e aproveite!

Quais são as funções de uma equipe de TI?

A estrutura e funções de cada equipe de TI difere de acordo com a cultura e as necessidades da empresa. Algumas equipes podem ser mais generalistas, trabalhando com uma variedade de serviços e sistemas. Outras equipes podem especialistas, trabalhando com tecnologias ou sistemas específicos. Tudo depende do que a empresa precisa.

Em geral, muitas organizações contam com equipes de TI para garantir a administração adequada dos sistemas e da infraestrutura tecnológica que sustentam o sistema do produto. Além disso, os profissionais desse departamento também costumam atuar em projetos internos de software e hardware.

Quer conhecer mais a fundo quais podem ser as funções de uma equipe de TI? A seguir, detalhamos as principais responsabilidades desse departamento. Antes, é importante destacar que, em empresas pequenas, essas funções muito provavelmente são realizadas pelo mesmo time. Enquanto em organizações grandes pode existir um time para cada função.

Mas sempre há algo a fazer, não importa quantos membros a equipe de TI tenha. A área de TI compreende muito mais do que apenas resolver problemas de computadores. Agora, sim, fique com as funções mais comuns:

  • Administração
  • Suporte técnico
  • Programação
  • Site da empresa
  • Desenvolvimento de aplicações

Administração

Os profissionais de TI responsáveis pelas questões administrativas costumam ser o estereótipo dos profissionais. Geralmente, são eles que são contatados para fornecer assistência técnica em problemas com computadores ou sistemas internos.

Suporte técnico

Nenhum produto ou sistema escapa de ter bugs, falhas ou funcionalidades complexas. Logo, os usuários muito provavelmente irão precisar de suporte em algum momento. Nesse momento, entram os profissionais de TI especializados em suporte técnico.

Esses profissionais possuem um conhecimento profundo em como o sistema funciona e é construído. Isso é essencial para que consigam encontrar a causa-raiz de problemas, solucionando questões de clientes com eficiência.

Programação

A área de programação usa suas habilidades em código para desenvolver os produtos da empresa. Esses profissionais colaboram com engenheiros e desenvolvedores de software para construir projetos em código que se convertem em programas tecnológicos complexos. 

Site da empresa

São necessários muitos passos para criar um site com boa usabilidade. Na maioria das vezes, a equipe de marketing cria o conteúdo e projeta o site. Por fim, a equipe de TI o implementa e faz a manutenção contínua.

Os profissionais de TI trabalham nos bastidores para criar o código, testar funcionalidades e resolver quaisquer problemas de experiência do usuário.

Desenvolvimento de aplicações

Além de ajudar engenheiros de software a construir o produto da empresa, a equipe de TI também pode ajudar no desenvolvimento de aplicações internas. Essas aplicações são focadas em melhorar as operações internas do negócio, e não comercializar uma solução.

Esses aplicativos para o negócio podem ser muito úteis no gerenciamento de conteúdo, no gerenciamento de relacionamento com o cliente e no planejamento de recursos empresariais.

Os aplicativos costumam ser submetidos a vários testes para garantir que atendam às necessidades dos colaboradores.

Qual a importância de ter uma equipe de TI eficiente?

Uma equipe de TI que trabalha bem em conjunto pode trazer benefícios tanto para a equipe quanto para a organização. Isso porque o trabalho em equipe pode ser uma ferramenta poderosa para criatividade e inovação, permitindo que as pessoas apresentem soluções diferenciadas.

Além disso, os membros da equipe podem se sentir mais capacitados e capazes de enfrentar situações desafiadoras. Afinal, trabalhar em equipes eficazes permite que eles aprendam novas habilidades e métodos uns com os outros.

Por fim, também vale a pena destacar que uma equipe de TI eficiente pode ter uma produtividade acima do padrão. Sendo que isso costuma ser resultado de uma maior motivação dos profissionais.

Geralmente, as pessoas ficam mais motivadas quando sentem que são responsáveis pelo sucesso da empresa e que, atingindo esse sucesso, elas também vão ser reconhecidas e recompensadas.

5 dicas para fazer uma boa gestão da equipe de TI

  • Comunique-se com clareza e frequência
  • Forneça feedbacks e reconhecimentos
  • Incentive a colaboração
  • Seja transparente
  • Estabeleça metas e objetivos claros

1. Comunique-se com clareza e frequência

Uma boa comunicação é essencial para que equipes alcancem o sucesso. A comunicação clara e frequente pode promover um local de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem seguras para compartilhar sentimentos e ideias.

2. Forneça feedbacks e reconhecimentos

Os feedbacks são fundamentais tanto para o crescimento profissional dos colaboradores quanto do gestor. Essas seções de trocar sobre o que está sendo bem feito e o que pode ser melhorar, deixam claro o que cada pessoa precisa fazer para seu trabalho se tornar ainda menor.

Portanto, agende sessões de feedbacks frequentes com seus liderados. Não deixe para realizar isso apenas anualmente ou semestralmente. É muito importante que essa tarefa tenha intervalos mais curtos e uma recorrência maior.

3. Incentive a colaboração

Você verá os membros de sua equipe mais felizes se eles se derem bem uns com os outros. Isso também os tornará mais produtivos.Então, para ter um clima organizacional saudável, incentive a colaboração criativa em sua equipe de TI.

Isso pode ser incentivado deixando os membros do time cientes de quaisquer projetos em andamento. Assim, eles podem aproveitar ao máximo seus diferentes conjuntos de habilidades. Os profissionais poderão contribuir entre si sempre que acharem possível.

Leia também: Como desenvolver equipes de alta performance e incrementar a sua receita?

4. Seja transparente

A transparência é um passo essencial para uma gestão eficaz da equipe de TI. Isso pode significar a construção de uma comunicação aberta, onde todos participam de discussões sobre os planos da empresa. Ou conversas entre pessoas de diferentes origens, com experiências variadas, que realizam tarefas semelhantes.

5. Estabeleça metas e objetivos claros

Cada equipe tem seu próprio conjunto de metas e objetivos. O gerente da equipe deve listar, priorizar e apresentar essas metas à equipe. Assim, o time saberá em qual caminho seguir.

Para garantir que todos entendam os objetivos, o gestor deve se comunicar com frequência. Pessoas diferentes podem não entender a mesma coisa, logo, para maior clareza, seja mais dinâmico ou faça explicações individuais. Porém, metas pouco claras devem ser reafirmadas ou abandonadas.

Isso é importante porque deixará claro para todos os membros da equipe qual é o escopo de seu trabalho, bem como quanto esforço eles devem colocar nele.

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