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Artigo 11 min read

Quais são as técnicas de feedback? Como usá-las no trabalho?

Por Zendesk

Última atualização em 13 março 2024

Quantas vezes você já conversou com os colaboradores da empresa para informá-los como estavam se saindo em suas tarefas? Ou então, já pediu que avaliassem o seu desempenho como líder?

As técnicas de feedback são fundamentais para o desenvolvimento saudável de uma empresa e aprimoramento individual dos funcionários.

É possível se encontrar entre os diversos métodos de feedback. Afinal, cada time possui suas características e é preciso levar isso em consideração ao fazer essa análise. 

Se você quer entender como usar o feedback da melhor maneira para a sua situação, chegou ao lugar certo! Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.

Continue a leitura para aprender sobre os seguintes tópicos:

  • O que é feedback?
  • Importância do feedback
  • Técnicas de feedback: 3 principais
  • Como fazer um feedback no trabalho?
  • Como a IA pode ajudar no feedback?

Boa leitura!

O que é feedback?

Antes de entender quais as principais técnicas de feedback e como utilizá-las, vamos partir do começo. Você sabe o que é feedback?

O termo pode ser entendido basicamente como a ação de analisar e destacar resultados positivos ou negativos de alguém. Porém, vale citar que esse retorno precisa ser construtivo, mesmo que seja algo ruim a ser destacado. 

Quais são os 4 tipos de feedback?

Existem 4 tipos de feedback. São eles:

  • positivo: quando se realça apenas bons resultados do serviço de um funcionário, equipe ou liderança;
  • negativo: neste se exprime análises sobre ações ruins, seja comportamentais ou no trabalho desempenhado. É importante ter cautela e pensar em soluções para os erros;
  • construtivo: é destacado os pontos fortes, mas tem o sentido de evoluir ainda mais.
  • descritivo: concentra-se em fornecer observações e informações detalhadas sobre o desempenho da pessoa.

Lembre-se sempre de que, independentemente do método de feedback a ser utilizado, a humanização e profissionalismo devem caminhar juntos. Afinal, eles darão o norte para a evolução da sua empresa

Positivo

Ao realçar pontos positivos do colaborador analisado isso irá refletir no seu desenvolvimento. Ele se sentirá mais reconhecido e, portanto, irá continuar trabalhando para não perder essa “marca”.

Negativo

No feedback negativo a liderança precisa ter muito cuidado para que o desejo de mudança não se transforme em baixo engajamento. Portanto é importante, além de deixar clara as análises negativas e propor soluções, ouvir a pessoa analisada

Muitas vezes os problemas que surgem no trabalho podem estar relacionados ao âmbito pessoal. Então, muita cautela sem perder o profissionalismo. 

Feito esse feedback de maneira humanizada o colaborador sentirá a necessidade de mudança. Nesse sentido fará o possível para melhorar seu desempenho.

Construtivo

A importância do feedback construtivo está no próprio nome. Ele permite que a parte boa seja ainda mais evidenciada e assim seja construída uma relação ainda melhor. 

Em todos esses casos não só quem oferece o feedback deve estar preparado, mas também quem o recebe. Como assim?

É preciso ter em mente que o que for falado é para o desenvolvimento profissional. Portanto, não há necessidade de transportar as “críticas” para o lado pessoal.

Descritivo

Ele é, muitas vezes, objetivo, enfatizando comportamentos ou resultados específicos em vez de emitir julgamentos.

Ao contrário de feedbacks vagos ou baseados em julgamentos subjetivos, o feedback descritivo se concentra em observações concretas.

Em vez de dizer “Você é um bom líder”, o avaliador pode destacar ações específicas, como “Você demonstrou liderança ao orientar a equipe na resolução de um problema complexo na última semana”.

Uma grande aliada para entender como usar o feedback da melhor maneira é a inteligência emocional. Saiba mais sobre o assunto no post: 

Importância do feedback para o crescimento profissional

O feedback exerce função de extrema relevância para o crescimento profissional, comunicação eficaz no trabalho e desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Destacamos abaixo alguns pontos que ajudam a traduzir a importância do feedback.

Crescimento profissional

O feedback fornece uma visão mais nítida sobre as habilidades e competências do profissional e facilita a identificação de pontos fortes que merecem ser maximizados – enquanto destaca áreas que requerem aprimoramento.

Ao receber feedback construtivo, os profissionais têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e aprofundar conhecimentos. Isso contribui para a melhoria contínua e a adaptação às evoluções nas exigências do mercado de trabalho.

Comunicação eficaz no trabalho

O feedback eficaz melhora o desempenho individual e da equipe. Ele destaca as ações positivas e corretivas, permitindo ajustes necessários para alcançar metas e objetivos organizacionais.

Além disso, o feedback facilita a comunicação clara sobre expectativas e metas e ajuda a alinhar as percepções sobre o desempenho – prevenindo equívocos provocados por informações desencontradas e aprimorando a colaboração.

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

Feedbacks reforçam os vínculos interpessoais no ambiente profissional. Reconhecimento e apreciação promovem uma cultura de respeito e cooperação.

O feedback construtivo aborda problemas de maneira proativa, contribuindo para a resolução de conflitos e melhoria da interação entre colegas.

Motivação e engajamento

O feedback funciona como um motivador. Quando o líder reconhece um trabalho bem feito, aumenta-se a motivação e o senso de realização no funcionário, incentivando a persistência e o engajamento.

Criação de uma cultura de aprendizado

A cultura de feedback fomenta uma mentalidade de aprendizado contínuo. Os profissionais se tornam mais abertos a receber feedback regularmente, o que favorece a melhoria constante.

Técnicas de feedback: 3 principais

O feedback é uma ferramenta extremamente valiosa dentro das organizações, pois é capaz de alavancar o desenvolvimento profissional dos colaboradores – além de fortalecer as habilidades interpessoais e promover uma comunicação interna mais eficaz.

Como você pode conferir anteriormente, sua importância reside na capacidade de direcionar o desenvolvimento pessoal e organizacional, estabelecendo um ambiente de trabalho harmonioso, saudável, produtivo e com foco em resultados.

Então, chegou a hora de conhecer quais são as principais técnicas de feedback e como desenvolvê-las no trabalho.

Situação, Comportamento e Impacto (SCI)

A primeira das principais técnicas de feedback é a SCI. A sigla corresponde às palavras: situação, comportamento e impacto. E é exatamente baseado nessas três que esse retorno acontece.

O feedback é estruturado da seguinte maneira:

  • observa-se um comportamento para dar o feedback;
  • este estava inserido em alguma situação;
  • qual o impacto causado desta ação no momento analisado.

É importante que ao realizar o feedback SCI se comprove o que está sendo falado. O motivo é que está sendo analisado um comportamento em um dado momento. Ou seja, ele pode não ser tão recorrente da pessoa. 

Por exemplo: Carlos trabalha no atendimento ao cliente da empresa X e foi grosseiro com uma cliente. Joana, que é a coordenadora do time de atendimento, viu a situação e, no dia seguinte, chamou Carlos para oferecer um feedback SCI sobre o ocorrido. 

Sanduíche

A técnica sanduíche é bem simples de ser entendida. Imagine um sanduíche onde tem o pão, no meio o queijo e novamente mais um pão. 

O primeiro pão é o feedback positivo, no meio (o queijo) entra o construtivo e para selar outro retorno positivo. Essa técnica, mesmo que famosa, possui alguns riscos de eficácia. 

Entre os motivos podemos citar dois:

  • quebra de expectativa;
  • confusão.

O primeiro acontece ao perceber que o feedback positivo, na verdade, não é somente elogios. E o fato de terminar como se iniciou causa a seguinte interrogação: “preciso melhorar meu desempenho ou não?”

Portanto, antes de utilizar a técnica sanduíche conheça bem as características de cada profissional. Só assim saberá se ela poderá fazer efeito ou não.

360 Graus

A última das técnicas de feedback é a 360 graus. Ela é muito utilizada para promover o “espírito” em que todos atuam na evolução da empresa. 

O motivo é que com o feedback 360 graus a avaliação vem de vários lados, não só do coordenador ou gerente. Além disso, os cargos mais superiores também são analisados nesta técnica. 

A avaliação de desempenho 360 graus é um método amplo que recolhe avaliações acerca do desempenho individual a partir de diversas fontes, incluindo líderes diretos, subordinados, colegas de mesmo nível hierárquico, clientes internos ou externos e, em alguns casos, a autoavaliação.

O termo “360 graus” refere-se à ideia de obter uma perspectiva abrangente e holística do desempenho de uma pessoa, considerando todas as direções: de cima para baixo, de baixo para cima e entre os pares.

São desenvolvidos questionários ou formulários de avaliação que abordam diferentes aspectos do desempenho, competências e comportamentos. As perguntas, geralmente, são formuladas para fornecer uma visão completa do desempenho em várias áreas.

Os avaliadores podem ser convidados a avaliar habilidades de liderança, relacionamentos interpessoais, domínio técnico, eficácia na comunicação, entre outros elementos pertinentes à função.

O feedback, então, é compartilhado com o avaliado em uma sessão de revisão. É importante enfatizar que o objetivo é fornecer informações construtivas, visando o crescimento e aprimoramento.

O avaliado pode discutir os resultados, entender pontos fortes e áreas de melhoria e estabelecer metas para o desenvolvimento pessoal.

Como fazer um feedback no trabalho?

Entendendo as técnicas de feedback e como elas funcionam fica mais simples implantá-las no ambiente de trabalho. Mas antes de finalmente colocá-las em prática é preciso se atentar a algumas questões para o feedback ter o efeito que procura. 

Entre os cuidados, podemos priorizar três. São eles:

  • ambiente;
  • praticidade;
  • abordagem.

O ambiente que acontecerá o feedback deve ser bem preparado. Pense que a pessoa que o recebe pode estar nervosa e, qualquer detalhe, pode deixá-la ainda mais. 

Portanto, reserve um local silencioso e sem interrupções para que não haja informações desentendidas. Além disso, demonstrará a pessoa que se preparou para recebê-la e isso agrega valor. 

O segundo cuidado é a praticidade. Seja direto e claro ao que for ser abordado, pensando sempre no tratamento humanizado e profissional. 

A abordagem é o terceiro ponto que precisa ser levado em consideração no entendimento de como fazer um feedback no trabalho. Tenha sempre em mente sobre a importância que esse retorno terá na vida do colaborador e também na empresa. 

Essa atenção deve ser ainda mais redobrada caso o feedback seja do tipo negativo.

Como a IA pode ajudar no feedback?

A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada valiosa no processo de feedback de funcionários, sendo capaz de transformar a maneira como as avaliações e orientações são conduzidas.

Por exemplo, a IA pode analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e oferecer insights relevantes sobre o desempenho individual e coletivo.

Ao integrar algoritmos avançados, a IA automatiza a coleta e análise de dados de múltiplas fontes, como as avaliações 360.

Isso viabiliza uma avaliação mais precisa e oferece uma compreensão mais completa do desempenho.

Além disso, a IA pode personalizar o feedback de acordo com as necessidades individuais, considerando as competências específicas de cada funcionário. 

Sistemas de IA conseguem, inclusive, propor planos de desenvolvimento adaptados individualmente a partir das lacunas identificadas, promovendo o crescimento profissional.

A implementação de chatbots ou assistentes virtuais pode facilitar a rotina de feedbacks, permitindo que os funcionários sejam avaliados em tempo real.

Entenda mais: Tudo sobre sistemas de inteligência artificial: conceito e aplicações

Software de suporte interno para funcionários

Bom, o que das técnicas de feedback que trouxemos aqui? Ficou claro a importância delas para o crescimento profissional dos colaboradores e para o sucesso organizacional?

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, as empresas que compreendem o valor do feedback não apenas têm equipes mais produtivas, mas também retêm talentos valiosos e atraem novos. 

Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma ferramenta poderosa capaz de transformar o ambiente de trabalho e a experiência dos colaboradores.

E a Zendesk tem ajudado líderes a fazerem o melhor uso possível de IA, com soluções que permitem automatizar os fluxos de trabalho e ajudam a manter as demandas dos funcionários organizadas e priorizadas.

O software da Zendesk simplifica o suporte e facilita o compartilhamento de informações por meio de uma base de conhecimento que ajuda seus funcionários a encontrar informações críticas por conta própria, economizando tempo para suas equipes de TI.

Ainda, é possível analisar as solicitações para descobrir tendências e melhorar seu sistema de apoio ao funcionário.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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