Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Evolução da IA nos negócios e 3 tendências para ficar de olho em 2024

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2023

A inteligência artificial (IA) está transformando radicalmente a forma com que as decisões são tomadas e as operações são conduzidas no ambiente organizacional. Nesse sentido, é crucial entender a evolução da IA e estar atento às principais tendências e previsões que moldarão o cenário corporativo nos anos a seguir.

Imagine poder antecipar as demandas do mercado e as necessidades e expectativas dos clientes de maneira mais precisa, impulsionando a satisfação deles e melhorando a eficiência operacional.

E se você pudesse automatizar tarefas complexas, permitindo que os recursos humanos se dediquem a atividades mais estratégicas? A IA está tornando tudo isso possível e mais além.

Com isso em mente, preparamos este conteúdo para explorar as tendências mais importantes em IA para empresas, como:

  • aprimoramento da experiência do cliente e dos funcionários;
  • automação de processos;
  • análise avançada de grande volume de dados;
  • machine learning;
  • chatbots no atendimento.

Continue a leitura e entenda como a Inteligência Artificial está estruturando o futuro das empresas e de que maneira sua companhia pode aproveitar ao máximo as vantagens da IA para negócios.

A evolução da IA no mundo dos negócios: o que mudou?

A evolução da Inteligência Artificial (IA) no mundo dos negócios tem sido uma jornada notável, moldando as operações das empresas e a maneira como elas  interagem e estabelecem relações com seus clientes.

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação impressionante na aplicação da IA em diversas áreas, com um impacto cada vez mais perceptível nas rotinas operacionais.

Análise de dados

Em primeiro lugar, a IA revolucionou a análise de dados, possibilitando que as empresas extraíssem insights valiosos de expressivos volumes de data.

Algoritmos de machine e deep learning capacitaram as empresas a tomar decisões mais bem informadas e no menor tempo possível, identificando padrões que antes estavam “escondidos” nos dados.

Automação de processos

O impacto da IA nas empresas também se faz presente na automação de processos. A Inteligência Artificial tem a capacidade de completar tarefas longas e repetitivas de maneira mais eficiente e precisa do que os seres humanos, economizando tempo e recursos.

Chatbots e assistentes virtuais

A implementação de chatbots e assistentes virtuais tem se tornado mais frequente, aprimorando o atendimento ao cliente e oferecendo suporte 24/7.

Segundo o relatório CX Trends, da Zendesk, 68% dos consumidores estão confiantes de que a IA continuará a evoluir e melhorar sua capacidade de entender e responder à comunicação humana.

Personalização

Além disso, a personalização é hoje uma característica fundamental em muitos negócios, com a IA permitindo a entrega de conteúdo e experiências sob medida para os clientes.

Os sistemas de recomendação se apoiam em algoritmos de IA para sugerir serviços, produtos e conteúdos, considerando o histórico e as preferências dos usuários.

A mesma pesquisa que acabamos de citar revelou também que cerca de dois terços dos consumidores desejam experimentar uma personalização mais profunda a ponto de estarem dispostos a compartilhar mais dados com as empresas – desde que a IA seja a tecnologia que alimenta essas experiências mais relevantes.

Veja também: Recomendação personalizada: o que é, e quais os principais tipos

Logística e segurança cibernética

A Inteligência Artificial também tem revolucionado a cadeia de suprimentos e a gestão de logística, otimizando o gerenciamento de estoque, a previsão de demanda e o roteamento de entrega.

Ainda, a segurança cibernética foi reforçada com o uso de IA para identificar e prevenir vulnerabilidades em tempo real.

Em resumo, a evolução da IA e sua aplicação em diferentes frentes no contexto corporativo tem tornado as empresas mais eficientes, produtivas, ágeis e centradas no que mais importa: os clientes.

Quais são as vantagens da IA para negócios?

O uso de dados, a automação e a personalização viabilizados por essa tecnologia impulsionam o crescimento e fortalecem a competitividade dos negócios.

Isso cria um cenário repleto de oportunidades para as organizações que aderem a essa revolução tecnológica.

Dentre as principais vantagens da IA, destacam-se:

  • tomada de decisão aprimorada;
  • melhoria da eficiência operacional;
  • personalização de serviços;
  • análise avançada de dados;
  • melhor atendimento ao cliente;
  • redução de custos;
  • inovação acelerada;
  • escalabilidade;
  • previsão de demanda;
  • otimização da cadeia de suprimentos.

TOP 3 tendências de IA em 2024: o que esperar?

Esclarecida a evolução da IA e os benefícios que ela é capaz de oferecer aos negócios, separamos algumas das principais previsões de IA para o próximo ano que não devem sair do seu radar.

1 – Experiência do funcionário em 2024

De acordo com o relatório da Zendesk de tendências em Employee Experience (EX), 60% dos executivos corporativos relatam que as ferramentas de inteligência artificial resultaram em economias substanciais nas operações relacionadas à experiência do funcionário.

Essas soluções auxiliam na preservação da continuidade em equipes internas enxutas, assumindo responsabilidades repetitivas e de pouco valor estratégico na rotina da operação.

O foco na experiência do funcionário deve se manter em 2024.

2 – IA generativa

IA generativa é um subcampo da inteligência artificial que se concentra na capacidade de gerar conteúdo, como texto, imagens e áudio, de forma autônoma e criativa. Ela oferece informações precisas, personalizadas e contextualizadas aos consumidores.

Cerca de 63% dos consumidores antecipam uma transformação completa na maneira como interagem com as empresas em apenas cinco anos graças à IA generativa. Ainda, 60% prevê uma revolução na forma como buscam informações online.

E mais: dois em cada três consumidores enxergam um futuro onde a IA generativa se tornará uma ferramenta essencial para descobrir e explorar informações.

3 – Personalização instantânea

70% dos consumidores que mantêm uma interação frequente com o suporte ao cliente acreditam que a adoção de IA pelas empresas pode resultar em um suporte mais eficaz e altamente personalizado.

Eles têm expectativas de que as empresas utilizem a IA para estabelecer interações e oferecer experiências notavelmente personalizadas.

A IA está prestes a redefinir os padrões de personalização, oferecendo recomendações em tempo real em todas as etapas da jornada do cliente, concedendo aos consumidores o nível mais profundo de personalização que almejam.

A evolução da Inteligência Artificial e seu impacto nas empresas não são mais uma promessa distante; é uma realidade em constante já está alterando a forma como as empresas competem, inovam e prosperam. Portanto, não perca de vista essas tendências.

Continue se aprofundando nesse tema:

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.