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Artigo 5 min read

CRM IA: como usar Inteligência Artificial na gestão de relacionamento?

Por Zendesk

Última atualização em 26 outubro 2023

O uso de Inteligência Artificial nas organizações está em ampla expansão. Segundo um estudo realizado pela International Business Machines (IMB), 41% das empresas brasileiras já fazem uso de IA em pelo menos algum aspecto do negócio. E uma dessas possibilidades é o CRM IA.

O Customer Relationship Management é um tipo de ferramenta utilizada para gerenciar o relacionamento entre a empresa e seus clientes por meio do armazenamento e análise de dados relevantes.

Quando aliado à Inteligência Artificial, o CRM se torna um ativo ainda mais valioso para as organizações, possibilitando análises e previsões mais precisas sobre o comportamento dos clientes ao longo de toda a sua jornada de relacionamento. Isso resulta em mais vendas, produtividade, satisfação e fidelização.

Quer entender como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para aprimorar o relacionamento com o cliente? Então continue a leitura deste conteúdo, pois vamos explorar as aplicações da IA no CRM e seus benefícios.

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management – ou Gestão do Relacionamento com Clientes. Trata-se de uma estratégia de negócios que envolve o gerenciamento da maneira com que a empresa se relaciona e interage com os seus clientes.

O principal objetivo do CRM é entender, atender e manter relacionamentos satisfatórios e duradouros com os clientes, a fim de impulsionar o crescimento dos negócios e melhorar a satisfação da sua base.

Para implementar essa estratégia, existe o software de CRM. Este, por sua vez, é um tipo de sistema especializado que coleta e centraliza uma ampla variedade de dados sobre os clientes, como nome, contato, histórico de compras, preferências, comportamento online e outras informações relevantes.

Com base nos dados coletados, é feita a segmentação dos clientes de acordo com características semelhantes. Isso permite uma abordagem mais direcionada e personalizada para atender às necessidades específicas de cada segmento.

Qual a importância do CRM?

O CRM é uma ferramenta muito importante para gerenciar interações com clientes, acompanhar vendas e fornecer suporte personalizado.

O CRM auxilia no gerenciamento do ciclo de vendas, desde a etapa de prospecção até o fechamento da venda. Ele permite que as equipes acompanhem leads, oportunidades, previsões de vendas e histórico de interações.

Com base nos dados do CRM, é possível desenvolver campanhas de marketing mais bem sucedidas e personalizadas, com direcionamento a segmentos específicos. Isso eleva o engajamento e as chances de conversão.

O CRM também é muito útil no atendimento. Ele ajuda a registrar, rastrear e resolver problemas dos clientes de maneira mais eficiente, melhorando a sua experiência com a marca.

Veja também: O que é e para que serve um ticket de suporte?

Quais os benefícios de usar CRM IA

A Inteligência Artificial refere-se a sistemas capazes de mimetizar processos de pensamento humano; eles conseguem aprender, raciocinar e resolver problemas.

A IA capacita máquinas a analisar dados, reconhecer padrões e tomar decisões autônomas, “imitando” a inteligência humana.

Porém, vale a pena usar IA no CRM? Quais são os benefícios dessa combinação?

Bom, a IA abrange várias tecnologias, como aprendizado de máquina. Isso permite que sistemas computacionais executem tarefas complexas.

No caso da gestão do relacionamento com os clientes, a incorporação dessa tecnologia traz os seguintes benefícios.

  • Processo de vendas mais dinâmico e eficiente, além de uma experiência de compra personalizada;
  • Otimização dos fluxos de trabalho e, consequentemente, aumento da produtividade;
  • Aumento da retenção e da satisfação de clientes, devido a melhores experiências oferecidas com a ajuda da IA
  • Maior facilidade para mapear processos, identificar falhas e efetuar as correções necessárias;
  • Mais integração e sinergia entre diferentes áreas da empresa;
  • Facilitação no compartilhamento de dados e informações internas
  • Mais precisão ao implementar estratégias de cross-selling e upselling; 
  • Aprimoramento da gestão de leads.

Como usar IA no relacionamento com o cliente?

Existem diferentes maneiras de usar IA no relacionamento com o cliente. Por exemplo, a Inteligência Artificial é muito útil na análise de dados, no processamento de linguagem natural e em recomendações personalizadas.

Exemplos de uso da IA no CRM

Separamos alguns exemplos práticos de como a IA pode automatizar tarefas e aprimorar a comunicação e o relacionamento com os clientes.

  • Atendimento virtual com chatbots que usam IA para fornecer suporte e respostas rápidas a perguntas comuns dos clientes, 24 horas por dia;
  • Recomendações personalizadas de produtos, serviços ou ofertas, com base em interesses e histórico de compras dos clientes;
  • Segmentação avançada com base em critérios mais complexos, permitindo campanhas de marketing bem direcionadas e relevantes;
  • Previsão de comportamento dos clientes usando algoritmos de aprendizado de máquina;
  • Automação de vendas, utilizando IA para classificar e priorizar leads com base em seu potencial, histórico e características;
  • Automatização de coleta e análise de feedback dos clientes, permitindo melhorias contínuas e ajustes com base nas opiniões dos clientes;
  • Análise preditiva de tendências de mercado, comportamento dos clientes e demanda de produtos, viabilizando decisões estratégicas informadas.

Leia também: Recomendação personalizada: o que é, e quais os principais tipos

Descubra como potencializar seu CRM com a IA da Zendesk

A incorporação da IA no CRM é uma estratégia que possibilita o aprimoramento da experiência do cliente, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.

Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.

Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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