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Artigo 6 min read

7 impactos da IA no comércio online que merecem sua atenção!

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2024

Os impactos da IA no comércio online podem ser vistos em diferentes momentos. Eles vão desde a entrega de um atendimento ao cliente muito mais preciso, rápido e personalizado, a gestões de logística e estoque mais eficientes, dinâmicas, livres de erros e de desperdício de tempo e de dinheiro.

E tem muito mais nesse cenário! Dados da Statista, divulgados em uma matéria do site da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, revelaram que 70% dos tomadores de decisão no e-commerce acreditam que a Inteligência Artificial é uma forma de melhorar suas empresas ao ajudar com a personalização.

Outros 51% afirmam que o uso dessa tecnologia é algo sobre a qual estão trabalhando ativamente, como uma das estratégias para impulsionar o crescimento de suas lojas online.

Achou interessante e quer saber como aproveitar todo esse potencial no seu comércio eletrônico? Então, siga a leitura deste artigo e confira os sete principais impactos da IA no e-commerce e inspire-se para aprimorar a atuação da sua empresa!

Quais são os maiores impactos da IA no comércio online?

Adotar recursos de Inteligência Artificial nas rotinas e estratégias de lojas virtuais, costuma gerar impactos positivos como:

  1. entendimento mais preciso do comportamento do consumidor;
  2. automatização do atendimento ao cliente;
  3. entrega de recomendações personalizadas;
  4. aprimoramento da gestão de estoque;
  5. melhora do serviço de logística;
  6. detecção de fraudes;
  7. aumento da segurança dos dados.

1. Entendimento mais preciso do comportamento do consumidor

Entre os diversos impactos da IA no comércio online, este é um dos que mais contribui com a personalização da experiência do cliente. O motivo é que essa tecnologia é ideal para coletar dados, acompanhar e analisar o comportamento dos consumidores.

Com as ferramentas certas, é possível descobrir exatamente o que seu público-alvo espera receber da sua marca, quais produtos e/ou serviços são mais interessantes naquele momento, entre várias outras preferências.

Ao ter nas mãos informações como essas, fica muito mais fácil definir quais estratégias de marketing e vendas usar. 

Como resultado, você entrega aos seus consumidores uma experiência de compra realmente personalizada e isso ajuda a aumentar sua taxa de conversão e o faturamento.

2. Automatização do atendimento ao cliente

E já que estamos falando de impactos da IA no comércio online que afetam o relacionamento com o cliente, não podemos deixar de citar quanto essa tecnologia ajuda a melhorar o atendimento prestado.

O chatbot de Inteligência Artificial, por exemplo, garante que seus clientes serão atendidos a qualquer hora ou dia da semana, funcionando 24/7, ou seja, exatamente no mesmo horário de funcionamento da sua loja virtual.

E tem mais! Os chatbots no atendimento ao cliente podem ser personalizados e humanizados, bastando ensiná-los corretamente com as regras e perfil do seu negócio. Isso gera muito mais proximidade com o público e aprimora a imagem da sua marca.

E saiba que as pessoas querem isso. Segundo nosso relatório CX Trends, 51% dos consumidores dizem que preferem interagir com bots em vez de humanos quando desejam um serviço imediato.

3. Entrega de recomendações personalizadas

Quando você sugere para o seu cliente um produto/serviço que é exatamente o que ele precisa, as chances de fechar a venda é maior do que oferecer soluções aleatórias. Inclusive, isso foi citado no nosso relatório CX Trends 2023: 

  • 62% dos consumidores acham que recomendações personalizadas são melhores que as genéricas;
  • 60% identificam essas indicações como valiosas.

Vitrines de recomendação, e-mail marketing personalizado, banners no estilo “quem comprou este produto também levou este”, são alguns exemplos de estratégias de recomendação personalizada que podem ser feitas com ajuda da IA.

4. Aprimoramento da gestão de estoque

A análise preditiva para gestão de estoque também entra na lista de impactos da IA no comércio online. Isso acontece porque essa tecnologia pode ser usada para:

  • fazer previsão de demandas: evitando desabastecimento ou compra de produtos sem necessidade, que também levam a gastos extras;
  • acompanhamento dos números em tempo real: decorrente da integração dos armazéns e centros de distribuição aos dados de vendas;
  • automatização do abastecimento: apontando instantaneamente a necessidade de compra com base no fluxo de vendas de cada item.

5. Melhora do serviço de logística

Adotar uma logística otimizada com Inteligência Artificial impacta o comércio eletrônico porque ajuda a:

  • otimizar rotas: levando à diminuição de gastos com combustível e mão de obra, e à redução do tempo de entrega, melhorando a experiência de compra do cliente;
  • acompanhar entregas em tempo real: permitindo que os compradores façam o mesmo;
  • automatização de tarefas: com separação e embalagem automáticas, outra atividade que ajuda a liberar o pedido em menos tempo e, com isso, deixar os clientes mais satisfeitos.

6. Detecção de fraudes

Os impactos da IA no comércio online não se limitam à melhora da experiência dos clientes. Essa tecnologia também faz toda a diferença na hora proteger a empresa de uma série de riscos.

No que se refere às fraudes, por exemplo, as lojas virtuais estão passíveis de sofrer golpes de pagamentos, como compras feitas com cartão de crédito clonado ou roubado, ou chargeback, que é o pedido de estorno do valor pelo comprador, entre outros.

Usar recursos de Inteligência Artificial ajuda a mitigar essas ameaças quando são usados para:

  • acompanhar o comportamento de compra dos clientes;
  • proteger os dados transacionados;
  • analisar cadastros antes da aprovação da compra;
  • entre outras práticas.

7. Aumento da segurança dos dados

A segurança transacional com IA consiste em usar essa tecnologia para proteger todos os dados que são movimentados em operações comerciais, tais como valores, informações financeiras dos clientes, entre outros relacionados.

Aqui, vale lembrar que a segurança de dados dos consumidores é uma obrigação legal apontada na LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, é uma forma de aumentar a credibilidade e confiabilidade da sua marca.

A Zendesk, inclusive, oferece um complemento de privacidade e proteção de dados avançada voltada para o atendimento ao cliente. Conheça agora mesmo!

Como levar a IA para a sua empresa?

Agora que você conhece os principais impactos da IA no comércio online, e de quais maneiras essa tecnologia pode ajudar a sua empresa, resta saber apenas quais ferramentas usar para isso, certo?

No que se refere ao atendimento, a IA da Zendesk ajuda a:

  • eliminar bots ineficientes;
  • promover o autoatendimento;
  • diminuir o volume de trabalho dos agentes;
  • aumentar a segurança e privacidade de dados;
  • e muito mais!

Comece uma avaliação gratuita agora mesmo e confira tudo isso na prática!

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