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Segurança de dados na internet: por que se preocupar?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 30 Outubro 2020
Última atualização em 24 Março 2021

A segurança de dados na internet está cada vez mais em evidência, principalmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020. Se antes o assunto já demandava atenção, agora é ainda mais importante entender por que é preciso proteger dados pessoais e sites também. 

O vazamento de informações de usuários é mais comum do que se imagina, assim como o ataque a sites de empresas. Com o passar dos anos, as estratégias de invasão se aprimoraram e, com isso, a preocupação também aumentou. 

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 94% dos entrevistados disseram que se preocupam com a proteção de seus dados. Além disso, 57% afirmaram que a preocupação com suas informações pessoais e financeiras aumentou no último ano. 

Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir tanto a proteção dos dados dos usuários como a segurança do site de uma empresa. A seguir mostraremos algumas dicas importantes para você, continue com a gente. 

Segurança de dados na internet: entenda por que é importante se preocupar 

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Ponemon, 63% das pequenas e médias empresas tiveram algum problema com vazamento de dados em 2019. Além disso, em 52% dos casos os dados envolviam informações de clientes. 

Mais alarmante ainda é que a pesquisa aponta o Brasil como o país mais propenso a sofrer violações de privacidade: o risco de uma empresa no país sofrer um ataque é de 43%, enquanto na Austrália as chances são de 17%, para citar um exemplo. 

Além disso, é importante ter em mente que nem sempre as grandes corporações são os principais alvos dos hackers: muitas vezes os ataques são direcionados às pequenas e médias empresas justamente porque seus sistemas de proteção são mais enxutos, o que facilita a invasão. 

Leia também: 8 maneiras de gerenciar bem os dados de seus clientes

Por isso, é preciso se preocupar e estar sempre atento para que tanto sua empresa quanto os dados de seus clientes estejam seguros. Lembre-se: quando uma pessoa fornece suas informações ao sistema de uma empresa, significa que ela está confiando sua privacidade à corporação. Então é preciso ter cuidado redobrado para lidar com esses dados. 

Como proteger o site da sua empresa

Um passo importante para garantir a segurança de dados na internet é investir na proteção do site da empresa. Com isso, tanto as informações da companhia quanto dos usuários estarão seguras. 

Para começar, algumas medidas básicas podem ser tomadas:

Gere senhas fortes para seus sistemas

Acredite: essa prática não é tão óbvia quanto parece. Todos sabem que é importante ter uma senha forte, porém, poucos de fato fazem isso. Por isso, estabeleça critérios que obriguem as pessoas a terem senhas mais seguras para os sistemas da empresa: ter mais de 8 caracteres, letras e números, caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas, por exemplo. 

Ofereça treinamentos de segurança para seus colaboradores

Cursos sobre Segurança da Informação, por exemplo, são bem importantes para que todos tenham clareza do que é preciso ser feito para garantir a segurança dos dados na internet e também do site da empresa. Além disso, esses cursos também podem mostrar exemplos de armadilhas de ataques para que todos estejam atentos caso haja uma tentativa de invasão. 

Configure a autenticação em duas etapas em seus servidores

Basicamente, uma autenticação de dois fatores checa atividades de acesso em dois dispositivos diferentes. Dessa forma, uma segunda camada de proteção é criada para dificultar qualquer tipo de ataque. 

Invista em dispositivos de segurança para seu site

Alguns plugins podem ser instalados para garantir a segurança de um site, como o Wordfence Security, Jetpack e VaultPress, para citar algumas opções. 

Além disso, lembre-se de reforçar os certificados de segurança do site para que os dados estejam ainda mais protegidos. 

Como proteger os dados dos usuários

Como citamos anteriormente, a LGPD é mais um recurso que reforça a importância de garantir a segurança de dados na internet. Para isso, estabelece uma série de diretrizes para que as empresas coletem e armazenem de forma segura os dado pessoais e dados sensíveis de seus clientes. 

Dados pessoais são as informações “neutras” de uma pessoa, como seu nome completo, RG e CPF, endereço, e-mail e telefone, para citar alguns exemplos. A nova lei se aplica a essas informações e prevê multas altas para empresas que não manusearem os dados da forma adequada. 

Além disso, a LGPD é ainda mais rígida com os dados sensíveis, os quais são informações sobre origem racial e étnica, opinião religiosa ou orientação sexual, por exemplo. Caso os dados sensíveis sejam cruzados com os dados pessoais, a privacidade do usuário será comprometida e pode haver casos de preconceito e discriminação. 

Nestes casos, os problemas legais para as empresas serão graves e as multas podem chegar a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento anual da companhia

Por isso, é importante investir em ferramentas que garantam a proteção e sigilo dos dados dos usuários desde que eles são coletados. Ao usar a plataforma certa para fazer a gestão dos dados dos usuários, você garante que sua empresa esteja dentro da lei e também protege as informações de cada um deles. 

Uma alternativa para este caso é uma solução de CRM que garantirá a completa segurança dos dados e que manterá todas as informações organizadas em um só lugar. O Zendesk Sell, por exemplo, é um CRM de vendas que pode ser utilizado neste caso, já que tem uma série de recursos que facilitam a coleta adequada e o armazenamento dos dados de todos os contatos. 

Leia também: O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

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