Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

Segurança de dados na internet: por que se preocupar?

Por Zendesk

Última atualização em 20 dezembro 2023

A segurança de dados na internet está cada vez mais em evidência, principalmente com o avanço da transformação digital, que faz com que as empresas necessitem cada vez mais proteger suas informações armazenadas de maneira on-line. 

E isso se tornou uma preocupação ainda maior com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020. Se antes o assunto já demandava atenção, agora é ainda mais importante entender por que é preciso proteger dados pessoais e sites também. 

Além disso, o vazamento de informações de usuários é mais comum do que se imagina, assim como o ataque a sites de empresas. Com o passar dos anos, as estratégias de invasão se aprimoraram e, com isso, a preocupação também aumentou. 

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 94% dos entrevistados disseram que se preocupam com a proteção de seus dados. Além disso, 57% afirmaram que a preocupação com suas informações pessoais e financeiras aumentou no último ano. 

Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir tanto a proteção dos dados dos usuários como a segurança do site de uma empresa. A seguir mostraremos algumas dicas importantes para você, continue com a gente. 

O que é segurança de dados na internet?

A segurança de dados é um conjunto de práticas, que envolvem estratégias e o uso de ferramentas, para garantir que todas as informações armazenadas on-line fiquem protegidas contra perda, roubo ou vazamento por pessoas ou organizações mal-intencionadas. 

Esse processo se apoia em 3 pilares:

  • confidencialidade: garantir que todas as informações sejam privadas e não sejam divulgadas sem autorização prévia dos seus donos;
  • integridade: preservar a qualidade dos dados, impedindo que eles sejam alterados ou danificados; 
  • disponibilidade: fazer com que os dados sejam acessíveis às pessoas responsáveis por analisá-los e não sejam perdidos. 

No Brasil, a segurança de dados segue a LGPD, que determina os parâmetros que as empresas devem seguir no tratamento de informações e ainda prevê punições para aquelas que descumprirem a lei. 

Quais são os tipos de segurança de dados?

A segurança de dados é um assunto vasto e, portanto, não existe apenas um tipo. Na verdade, existem vários que atuam para garantir que as informações fiquem protegidas. 

Confira quais são eles logo abaixo!

1. Disaster Recovery

O Disaster Recovery — ou recuperação de desastres, em português — é um tipo de segurança de dados na internet que serve para recuperar informações que foram perdidas por falha técnica ou roubadas. 

Ele envolve uma série de processos, ferramentas e até políticas para garantir a recuperação dos dados com efeitos mínimos para todos os envolvidos. 

2. Firewall

O firewall funciona para evitar que os dados sejam acessados por fontes sem autorização. Ele identifica se um usuário está ou não autorizado e bloqueia qualquer um com possível intenção maliciosa. 

3. Criptografia

Já a criptografia usa a tecnologia para fazer com que os dados não possam ser lidos, mesmo que sejam acessados, por pessoas sem autorização. É como se ela fizesse o embaralhamento das informações, fazendo com que elas fiquem ilegíveis. 

4. Backup de dados

Um backup é uma cópia de segurança. Na prática, esse tipo de segurança de dados na internet cria versões de uma mesma informação e as armazena em outro local seguro. 

Assim, caso algum dado seja perdido, é possível acessar a cópia e recuperá-lo rapidamente sem prejuízos para as operações. 

5. Controle de acessos

Por fim, o controle de acessos é, basicamente, criar limites para quem pode ou não acessar uma informação. Isso pode ser feito por meio de sistemas de autenticação ou dando autorização para determinados usuários do sistema. 

Por que é importante se preocupar com segurança de dados na internet? 

De acordo com dados divulgados pelo Getastra, no mundo ocorrem 2.200 ataques à segurança de dados por dia, sendo um a cada 39 segundos. 

Outro levantamento, realizado pelo Instituto Ponemon, mostrou que 63% das pequenas e médias empresas tiveram algum problema com vazamento de dados em 2019. Além disso, em 52% dos casos os dados envolviam informações de clientes. 

Mais alarmante ainda é que a pesquisa aponta o Brasil como o país mais propenso a sofrer violações de privacidade: o risco de uma empresa no país sofrer um ataque é de 43%, enquanto na Austrália as chances são de 17%, para citar um exemplo. 

Além disso, é importante ter em mente que nem sempre as grandes corporações são os principais alvos dos hackers: muitas vezes os ataques são direcionados às pequenas e médias empresas justamente porque seus sistemas de proteção são mais enxutos, o que facilita a invasão. 

>>>> Leia também: 8 maneiras de gerenciar bem os dados de seus clientes

Ademais, um levantamento do Statista mostrou que esse tipo de problema pode gerar gastos quase 70% maiores até 2028, gerando um prejuízo estimado de 13.82 trilhões de dólares até lá.

Por isso, é preciso se preocupar e estar sempre atento para que tanto sua empresa quanto os dados de seus clientes estejam seguros. 

Lembre-se: quando uma pessoa fornece suas informações ao sistema de uma empresa, significa que ela está confiando sua privacidade à corporação. Então é preciso ter cuidado redobrado para lidar com esses dados. 

Quais os riscos do vazamento de dados?

Como falamos, os ataques virtuais são mais comuns do que você imagina e não atingem apenas grandes organizações. Na verdade, dados divulgados pela Getastra mostram que 43% dos ataques acontecem contra pequenos negócios. 

E quais são os riscos de vazamento de dados? Bem, incidentes do gênero podem acarretar em tentativas de golpes, roubos de dinheiro (pelo acesso a informações bancárias), furto de identidade e violação da vida privada, quando colocamos dados sensíveis na história. 

Tudo isso pode gerar danos irreparáveis para a reputação das empresas. Afinal, quem vai confiar em enviar informações de cartões de crédito ou documentos para uma organização que não se compromete em protegê-las, não é mesmo?

Guia definitivo para automação de e-mails de vendas

Baixe aqui!

Como garantir a segurança dos dados na internet?

Para garantir a segurança dos dados na internet, é preciso: 

  • faça backup dos dados; 
  • gere senhas fortes para seus sistemas; 
  • ofereça treinamentos de segurança para seus colaboradores; 
  • configure a autenticação em duas etapas em seus servidores; 
  • invista em dispositivos de segurança para seu site; 
  • atualize seus sistemas. 

Percebe como o passo importante para garantir a segurança de dados na internet é investir na proteção do site da empresa. Com isso, tanto as informações da companhia quanto dos usuários estarão seguras. 

Veja a seguir como você pode empregar essas medidas e garantir a segurança dos dados do seu negócio!

1. Faça backup dos dados

Lembra que falamos que um dos principais tipos de segurança de dados na internet é o backup? Pois é, e uma das dicas para garantir a proteção das informações que chegam até o seu negócio é fazer com que a prática seja constante. 

Ou seja, programe cópias recorrentes para se assegurar de que caso haja algum problema que leve a perda da versão original, você tenha acesso às cópias atualizadas. 

2. Gere senhas fortes para seus sistemas

Acredite: essa prática não é tão óbvia quanto parece. Até porque todos sabem que é importante ter uma senha forte, porém, poucos de fato fazem isso.

Por isso, estabeleça critérios que obriguem as pessoas a terem senhas mais seguras para os sistemas da sua empresa. Pode ser, por exemplo, ter mais de 8 caracteres, letras e números, caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas. 

Esses detalhes podem até parecer insignificantes, mas dificultam bastante a vida de alguém que esteja tentando descobrir a senha. Por isso, é bom indicar para os seus usuários.

3. Ofereça treinamentos de segurança para seus colaboradores

Cursos sobre Segurança da Informação, por exemplo, são bem importantes para que todos tenham clareza do que é preciso ser feito para garantir a segurança dos dados na internet e também do site da empresa

Além disso, esses cursos também podem mostrar exemplos de armadilhas de ataques para que todos estejam atentos caso haja uma tentativa de invasão. 

4. Configure a autenticação em duas etapas em seus servidores

Basicamente, uma autenticação de dois fatores checa atividades de acesso em dois dispositivos diferentes. Dessa forma, uma segunda camada de proteção é criada para dificultar qualquer tipo de ataque. 

Sabe quando você tenta acessar um e-mail em outro computador e chega uma notificação no seu celular? É disso que estamos falando!

5. Invista em dispositivos de segurança para seu site

Alguns plugins podem ser instalados para garantir a segurança de um site, como o Wordfence Security, Jetpack e VaultPress, para citar algumas opções. 

Além disso, lembre-se de reforçar os certificados de segurança do site para que os dados estejam ainda mais protegidos. 

A propósito, esse passo é importante porque aquele levantamento divulgado pelo Getastra mostrou que 97% dos ataques à segurança dos dados aproveitaram brechas nos sites. Logo, é preciso estar preparado para minimizar os riscos. 

6. Atualize seus sistemas 

Sistemas desatualizados são um “prato cheio” para atrair ataques, já que eles podem não ter a proteção necessária contra eles. Portanto, garanta que sempre que chegar alguma atualização, você faça imediatamente. 

Se possível, programe atualizações periódicas. Assim, você evita esquecer do processo algum dia e sofrer as consequências depois. 

Compreendeu como garantir a segurança dos dados na internet? Então, continue lendo para conferir algumas dicas extras!

Como proteger os dados dos usuários?

Como citamos anteriormente, a LGPD é mais um recurso que reforça a importância de garantir a segurança de dados na internet. Para isso, estabelece uma série de diretrizes para que as empresas coletem e armazenem de forma segura os dados pessoais e dados sensíveis de seus clientes. 

Dados pessoais são as informações “neutras” de uma pessoa, como seu nome completo, RG e CPF, endereço, e-mail e telefone, para citar alguns exemplos. A nova lei se aplica a essas informações e prevê multas altas para empresas que não manusearem os dados da forma adequada. 

Além disso, a LGPD é ainda mais rígida com os dados sensíveis, os quais são informações sobre origem racial e étnica, opinião religiosa ou orientação sexual, por exemplo

Caso os dados sensíveis sejam cruzados com os dados pessoais, a privacidade do usuário será comprometida e pode haver casos de preconceito e discriminação. 

Nestes casos, os problemas legais para as empresas serão graves e as multas podem chegar a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento anual da companhia

Por isso, é importante investir em ferramentas que garantam a proteção e sigilo dos dados dos usuários desde que eles sejam coletados. 

Ao usar a plataforma certa para fazer a gestão dos dados dos usuários, você garante que sua empresa esteja dentro da lei e também protege as informações de cada um deles. 

A solução é investir em tecnologia de confiança 

Uma alternativa para garantir a segurança de dados na internet é uma solução de CRM que garante a completa segurança dos dados e que mantém todas as informações organizadas em um só lugar. 

O Zendesk Sell, por exemplo, é um CRM de vendas que pode ser utilizado neste caso, já que tem uma série de recursos que facilitam a coleta adequada e o armazenamento dos dados de todos os contatos. 

>>>> Leia também: o que é CRM de vendas — definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

Conheça a solução da Zendesk Sell agora mesmo e veja como sua empresa poderá se beneficiar com ela. Basta solicitar uma avaliação gratuita agora e conferir, na prática, como a Zendesk pode garantir a segurança dos dados da sua empresa!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
16 min read

Ruídos na comunicação empresarial: o que são e como evitá-los

Quais os principais tipos de ruídos na comunicação empresarial? Entenda o que são, como impactam os resultados e mais.

Artigo
12 min read

5 cases de vendas: como se tornar um exemplo de sucesso?

Conheça as estratégias usadas por empresas como Sofit Frotas, Deskfy, QuantoSobra e outras para se tornarem exemplos de cases de vendas e inspire-se.