Inteligência estratégica: o que é, como e porque usar na gestão da sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 5 janeiro 2023

A inteligência estratégica deve fazer parte do dia a dia de todas as empresas que desejam crescer, conquistar clientes, se manter competitiva no mercado, melhorar processos e reduzir custos. 

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais fácil e simples ter acesso a dados necessários para tornar sua gestão mais eficiente, seus processos mais rápidos e seus resultados mais eficientes. 

Empresas de todos os portes têm em mãos a oportunidade de aproveitar todos os benefícios da inteligência estratégica. Mas, o que é isso? 

O que é inteligência estratégica? 

Inteligência estratégica é o nome do uso de dados para a tomada de decisões dentro das empresas. As decisões inteligentes são baseadas em análises e informações geradas a partir de dados e indicadores coletados em diversas ferramentas de gestão

Considere a forma como sua empresa toma decisões atualmente. Quais informações você usa para isso? 

Se você responder “meu feeling”, você não está no caminho certo, e é provável que esteja perdendo dinheiro e competitividade de mercado.

Vivemos em uma era na qual informação é ouro. De fato, ela sempre foi. Ter acesso à informação certa já permitiu que guerras chegassem ao fim.  

Lembre-se dos filmes que você já viu sobre inteligência americana, a CIA, e sobre a inteligência militar, em guerras como a Segunda Guerra Mundial. 

Mas, vamos trazer tudo isso para o seu dia a dia. Pense comigo: quando você planeja uma viagem, como você organiza a sua mala? Geralmente, o primeiro passo é entender quais serão as temperaturas do local para onde você vai. Está planejando uma viagem para o inverno europeu? Então, casacos reforçados, cachecóis e luvas devem estar na mala.

Se você não tem a informação sobre as temperaturas que irá enfrentar, pode tomar a péssima decisão de levar shorts, camisetas e chinelos de dedo para passar o Natal em Paris. 

Se isso acontecer, é provável que você tenha que comprar roupas quando chegar ao seu destino. Isso irá fazer você perder dinheiro, principalmente, em tempos de alta no Euro. 

Esse é um exemplo simples, mas que já te ajuda a perceber que as informações são importantes para te ajudar a tomar as melhores decisões – decisões inteligentes – e, de quebra, economizar dinheiro. 

Importância da inteligência estratégica empresarial

A inteligência estratégica traz muitos benefícios para as empresas que aprendem a usar os dados como aliados. 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o surgimento da Netflix. A gigante do streaming mundial surgiu como uma locadora de vídeos online, na qual o cliente acessava o site, solicitava o título e recebia em casa. 

Com o avanço da internet e o consumo de entretenimento online crescendo, a empresa, em 2007, se tornou parte do que conhecemos hoje: um canal que permite que os filmes e séries sejam assistidos online, a qualquer momento e sem a necessidade de uma mídia física.

Ter acompanhado os dados sobre o mercado foi um diferencial da Netflix, que muitas videolocadoras não acompanharam.

A consequência foi que, enquanto, em 2020 a Netflix ganhou 37 milhões de assinantes e alcançou um faturamento de US$5,8 bilhões, milhões de locadoras pelo mundo decretaram falência ou fecharam as portas, inclusive empresas gigantescas como a Blockbuster. 

Como você pode perceber, investir na análise de dados pode ser, literalmente, o que separa o seu negócio do sucesso e do fracasso. 

Entretanto, quando falamos sobre a análise de dados e o impacto dela nas organizações, não estamos apenas nos referindo ao poder dessas informações de mudar o próprio modelo de negócios de uma empresa. 

Nem sempre os dados oferecem informações que impactam uma indústria dessa forma, mas sempre, vão indicar áreas em que sua empresa pode melhorar e performar melhor.

A cultura data driven, ou cultura “direcionada por dados” ou “orientado por dados”, quando desenvolvida dentro de uma empresa permite a identificação de:

  • processos ineficientes, 
  • oportunidades de crescimento, 
  • investimentos que estão trazendo mais retorno para a organização, 
  • etapas de trabalho que precisam ser otimizadas, 
  • novos comportamentos dos clientes, e mais. 

Além disso, facilita o acompanhamento de indicadores estratégicos para a empresa como:

  • taxa de conversão, 
  • taxa de churn, 
  • taxa de satisfação dos clientes, 
  • LTV, 
  • CAC, entre outros. 

Com todas essas informações sua empresa pode agir com inteligência estratégia para tomar decisões e fazer mudanças eficientes dentro do negócio, para que ele ofereça melhores resultados internos e externos, para o crescimento da empresa e para seus clientes. 

O objetivo do uso da inteligência de dados, então, está atrelado a benefícios como: 

  • capacidade de antecipar mudanças no mercado, 
  • reduzir custos e perdas com decisões sem embasamento ou com a falta de uma tomada de decisão no tempo certo,
  • possibilidade de tomar decisões de longo prazo benéficas ao negócio,
  • aumentar a lucratividade do negócio, 
  • reduzir custos com processos ineficientes,
  • ampliar a agilidade na identificação de falhas e gargalos do mercado e dos processos da empresa, 
  • ser mais assertivo na identificação de problemas e falhas, 
  • ampliar a velocidade na melhoria de processos, e mais. 

Em suma, o uso da inteligência estratégica e da cultura data driven dentro da empresa, tem resultados positivos no ambiente micro e macro da organização, contribuindo para todos os setores da empresa, e sua escalabilidade. Permitindo, entre outras coisas, que você desenvolva um time de alta performance em setores como vendas, atendimento, produção e muitos outros.  

Como aplicar o que é inteligência estratégica na sua empresa?

A inteligência estratégica dentro das empresas atua de forma preditiva, ou seja, ela te ajuda a prever cenários e se preparar para enfrentá-los da melhor maneira possível. 

Além disso, permite que você identifique oportunidades e se prepare para enfrentar ameaças e desafios de mercado. 

Para que tudo isso seja alcançado, é fundamental que a sua empresa conte com o apoio de ferramentas que possibilitem a coleta e análise dos dados estratégicos da organização. 

Como você deve imaginar, existem milhares de dados sobre tudo e todos, logo, é importante que sua empresa, ou cada setor dentro dela, tenha uma “lista” com os indicadores mais estratégicos para cada área do negócio. 

O setor de vendas deve contar com um CRM de vendas que atenda as demandas da área, contribuindo para a execução de cada etapa do processo comercial, ao mesmo tempo que coleta e organiza dados relevantes e os principais indicadores de vendas para a identificação de falhas, gargalos e oportunidades do setor. 

Já o setor de atendimento ao cliente, deve ter ao seu alcance um software de atendimento ao cliente, que oferece funcionalidades para análise de dados, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes e na avaliação dos processos atualmente aplicados.

As ferramentas em questão não apenas coletam dados dentro de uma cultura data driven, mas também contribuem para a aplicação de melhorias de processos de cada área. 

Na Zendesk você encontra ferramentas como sistema de CRM para equipe de vendas  e  software de atendimento ao cliente completos, que facilitam a execução dos processos de cada setor e ainda contribuem para a implementação da inteligência estratégica, dentro dessas áreas tão fundamentais para o sucesso da organização.

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

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O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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