Ir para o conteúdo principal

Artigo

O que é marketing contextual e como ele melhora a relevância dos conteúdos de uma empresa?

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você sabe o que é marketing contextual? Trata-se de uma forma inteligente de distribuir o conteúdo certo, para o consumidor certo, considerando as necessidades desse cliente, e o momento exato da sua precisão.

Para entender melhor essa estratégia, basta que você pesquise algo em algum site de busca, logo em seguida, diversas propagandas sobre o produto ou serviço começaram a surgir nas suas redes sociais, ou, até mesmo na sua caixa de e-mail.

Isso é o que chamamos marketing contextual, uma ferramenta tecnológica, que quando bem alinhada às estratégias de marketing e propaganda de um negócio, tende a melhorar os resultados do empreendimento, e tornar as experiências dos clientes muito mais encantadoras.

Para que você entenda como o marketing contextual pode transformar a divulgação do seu negócio, continue essa leitura e se aprofunde no assunto!

O que é marketing contextual?

O marketing contextual é um conteúdo adaptável de marketing, moldado a partir de circunstâncias especificadas dos consumidores, que podem ser gerados por meio da localização, da busca de palavras-chave, e até mesmo da captação de voz.

Essa estratégia foi desenvolvida para atender às necessidades instantâneas dos clientes, a fim de conectar empresas com seu público-alvo mais propenso a fechar uma compra num determinado momento de necessidade.

Sendo assim, podemos dizer que esse estilo de marketing não tenta levar o consumidor ao site da empresa, mas leva a mensagem diretamente ao cliente em seu momento de precisão.

Essa variação do marketing digital se apoia em recursos da Inteligência Artificial para se desenvolver, e, diferente do marketing tradicional, que só foca na divulgação de conteúdos de marca, o marketing de conteúdo torna a personalização de conteúdos muito mais direcionada e propensa ao sucesso.

Como o marketing tradicional e digital auxiliam o marketing contextual?

Nos meios digitais, ou usando estratégias de marketing offline, as empresas precisam analisar diversos fatores, como:

  • qual público o negócio deseja atingir? — considerando localização, idade, gênero, dentre outras condições específicas; 
  • quais as plataformas mais adequadas para realizar as ações de marketing?;
  • qual a persona ideal para representar o público-alvo?;
  • e em quais momentos essas pessoas estarão receptivas para uma campanha de marketing?

E, geralmente, esses fatores se baseiam nos 4 P’s do marketing, que são:

  • preço — quanto a empresa deve cobrar, e quando o consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço;
  • praça — onde esse produto será oferecido;
  • produto — o que o negócio está vendendo;
  • promoção — as estratégias utilizadas para vender o produto, e também para se mostrar presente no mercado.

Tanto o marketing tradicional, como o marketing digital, dão apoio para a estrutura do marketing contextual, que, a partir da estrutura dos 4 P’s do marketing criam diversas maneiras das empresas captarem as informações dos consumidores, e se posicionarem no mercado. 

Dentre as alternativas mais utilizadas de geração de conteúdo atrativo para os clientes estão:

  • e-mail marketing;
  • e-books;
  • geotargeting;
  • quizzes interativos;
  • inbound marketing;
  • landing pages personalizadas;
  • mídia programática;
  • newsletter;
  • entre outras. 

Leia também “6 melhores livros sobre marketing para turbinar suas estratégias”.

Como criar conteúdo usando o marketing contextual?

Não basta apenas implementar o marketing contextual no negócio, se o conteúdo criado não for relevante, nem gerar o desejo de compra nos consumidores, por isso,  para aproveitar bem essa estratégia é importante seguir alguns passos. Veja a seguir.

1. Tenha seu público-alvo bem definido

Atualmente, a maioria das ferramentas de anúncios permitem que os negócios segmentem suas publicidades, o que permite uma divulgação muito mais assertiva dos produtos, e o alcance mais preciso do público-alvo.

Essa segmentação auxilia as empresas a atenderem melhor os seus consumidores, e terem sua publicidade direcionada ao público certo, aumentando o engajamento dos consumidores com a marca, e reduzindo gastos desnecessários com propagandas que não serão vistas.

2. Crie conteúdos relevantes

Quando o negócio tem seu público bem definido, fica mais fácil determinar qual o tipo de conteúdo relevante para ele. 

Segundo o Content Marketing Insitute, 86% dos profissionais do setor de marketing afirmaram que conseguiram atingir suas metas de consciência da marca após publicarem conteúdos relevantes em suas plataformas.

Por isso, investir algum tempo criando conteúdos baseados no marketing contextual que gerem real relevância para os consumidores, pode ser uma estratégia de apoio, na divulgação de um produto ou serviço. 

3. Tenha uma comunicação omnichannel

O relatório de tendências Zendesk Customer Experience 2021, demonstrou em seu segundo tópico que atualmente vivemos em “um mundo com mais conversas”, onde:

  • 40% das empresas adicionaram um novo canal de comunicação ao atendimento dos seus consumidores em 2020;
  • 53% dos negócios apostaram na troca de mensagens para agilizar os relacionamentos; 
  • 31% dos clientes compraram de uma nova empresa
  • 64% dos consumidores utilizaram um novo canal de suporte para se relacionar com as marcas.

Esses foram apenas alguns dos dados que comprovaram a importância do canal no atendimento aos clientes, e, sendo os canais fundamentais também para a divulgação de informações, criação de informações e um marketing contextual bem realizado.

Parte do trabalho de quem realiza o marketing contextual, envolve identificar em qual canal o cliente de um negócio é mais presente, para que boa parte das estratégias de relacionamento sejam realizadas por meio desta. 

Por isso, uma estratégia de comunicação omnichannel, alinhada a um marketing contextual de qualidade, tende a ser uma maneira positiva de surpreender os consumidores de um negócio.

A ligação entre o marketing contextual e a tecnologia

O marketing contextual é uma ferramenta que vai de encontro a tecnologia, ao utilizar aplicações da inteligência artificial na criação de conteúdos relevantes para os consumidores.

Esse formato de conteúdo adaptável, tende a crescer e se fortalecer nas empresas, principalmente com o avanço das estratégias omnichannel, que permitem não só a segmentação dos públicos, mas, também, a sofisticação na entrega de resultados aos clientes.

Essas estratégias tendem a ser ainda mais qualificadas, quando aplicadas conjuntamento com soluções de atendimento, que possibilitem suporte por diversos canais, como WhatsApp, Messenger, Instagram, dentre outras, aumentando a eficiência dos agentes de atendimento, e otimizando as tarefas.

Pensando nisso, nossa dica é que além de implementar o marketing contextual às suas estratégias de publicidade, você use também o Zendek para atendimento ao cliente, uma plataforma de suporte completa, que te ajudará a criar insights personalizados na segmentação do seu público-alvo.

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
12 min read

Descubra o que é análise e interpretação de dados e sua importância

Entenda o que é análise e interpretação de dados, uma prática essencial para tomar decisões e criar estratégias otimizadas para sua empresa.

Artigo
12 min read

Indicadores de TI: 13 KPIs vitais para uma gestão otimizada

Conheça os principais indicadores de TI que a sua empresa precisa acompanhar para garantir um crescimento sólido e sustentável. Aprenda como calculá-los.

Artigo
12 min read

Tempo médio de atendimento (TMA): o que é e como calcular?

Entenda que é tempo médio de atendimento (TMA), por que é importante acompanhar este indicador, como calcular e as melhores práticas para otimizar.