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Modelo de proposta comercial: como montar? + Passo a passo

Por Zendesk

Última atualização em 31 janeiro 2024

Ter um bom modelo de proposta comercial pode aumentar as chances de fechar negócios. Afinal, você estará seguindo uma fórmula que já foi testada outras vezes, e sabe da sua eficiência.

Assim, não precisa perder tempo fazendo tudo do zero toda vez que for apresentar os produtos ou serviços da sua empresa para um potencial consumidor.

Essa apresentação comercial de vendas é especialmente interessante para aquelas empresas que trabalham com prospecção por meio do Inbound ativo, ou seja, quando potenciais clientes solicitam o contato.

Até porque, nesses casos, você já tem uma ideia melhor do que o usuário quer e consegue montar o documento (seguindo o modelo já existente) com mais facilidade. Assim, apresenta suas soluções e diferenciais de uma forma prática, ficando mais simples pro cliente ver os benefícios da sua organização.

Então, quer saber mais sobre como montar uma apresentação comercial e quais são os principais pontos que deve conter? Mais do que isso, quer ver um exemplo de modelo prático? Continue a leitura!

O que é proposta comercial?

Uma proposta comercial é um documento elaborado por uma empresa ou profissional com o intuito de apresentar os produtos ou serviços a potenciais clientes. 

Essa ferramenta estratégica desempenha um papel crucial no processo de vendas, servindo como um meio de comunicação formal entre as duas partes. 

A documentação geralmente contém informações detalhadas sobre as soluções oferecidas, destacando suas características, benefícios e vantagens competitivas.

Vale lembrar que, mesmo que você siga um modelo de proposta comercial, é essencial compreender as necessidades específicas do consumidor em questão para personalizar a oferta de acordo. 

Elementos como preços, condições comerciais e termos legais são cuidadosamente delineados para proporcionar clareza ao cliente em relação ao que está sugerido. 

Além disso, uma apresentação visual atrativa, incluindo gráficos e imagens relevantes, pode ser incorporada para tornar o documento mais envolvente e fácil de ser compreendido. 

Lembre-se de que o objetivo final da proposta é persuadir o cliente a aceitar a oferta, estabelecendo uma base sólida para uma parceria comercial bem-sucedida.

Como montar uma apresentação comercial de vendas?

Qualquer modelo de proposta comercial vai contar com alguns elementos-chave que ajudam a transmitir suas ideias de forma clara e persuasiva. Os principais deles são: introdução, página de produtos, diferenciais, equipe, dados e gráficos, valores e finalização. 

Veja algumas dicas que podem guiar o seu trabalho em cada parte.

Capa e introdução

A capa de uma proposta comercial desempenha um papel crucial na criação da primeira impressão. Deve ser profissional, atrativa e conter informações essenciais, como o nome da empresa, logotipo e título claro. 

A introdução, por sua vez, serve como uma porta de entrada para o documento, apresentando de forma sucinta o propósito da apresentação comercial da empresa, despertando o interesse do cliente. 

Aqui, é fundamental destacar os principais benefícios que a solução proposta trará, criando um gancho persuasivo para a leitura subsequente.

Página de produtos

Seja uma apresentação comercial de serviços ou produtos, esse é o momento de detalhar cada oferta de maneira clara e objetiva as soluções que seu negócio possui. Isso inclui características e especificações técnicas.

Caso a organização tenha uma extensa cartela de produtos/serviços, pense naqueles que mais fazem sentido para a necessidade do comprador. Lembre-se de que a personalização é a chave para garantir o sucesso, certo?

Um ponto que vale ser mencionado é que a inclusão de imagens ou gráficos pode auxiliar na visualização dos produtos ou serviços. 

Destaque dos diferenciais e vantagens

Ao abordar os diferenciais da empresa ou produto, destaque o que a distingue da concorrência. Seja honesto e transparente sobre as características únicas que agregam valor, como qualidade superior, atendimento personalizado ou inovações exclusivas. 

Isso ajuda a construir confiança e a consolidar a posição da marca como uma escolha preferencial.

Inserção de dados e gráficos

Incorporar dados e gráficos relevantes na proposta é crucial para respaldar argumentos e demonstrar resultados tangíveis. 

Essas informações podem incluir estatísticas de desempenho, métricas de satisfação do cliente ou outros dados que validem a eficácia da solução proposta. 

Afinal, apresentar visualmente essas informações, por meio de gráficos claros e tabelas informativas, torna a proposta mais impactante e fácil de ser compreendida.

Tabela de valores

A tabela de valores é uma parte essencial de qualquer modelo de proposta comercial, delineando claramente os custos associados aos produtos ou serviços oferecidos. 

Certifique-se de ser transparente sobre preços, condições de pagamento e possíveis descontos. Isso contribui para construir uma relação de confiança com o cliente desde o início. 

Apresentação da equipe

A seção “Conheça Nossa Equipe” faz com que todo o documento fique mais humanizado, apresentando as pessoas por trás de todo o trabalho e da companhia. 

Esse detalhe pode criar uma maior conexão emocional, transmitindo mais confiabilidade ao cliente. 

Finalização + contato

Ao finalizar, reitere os benefícios da parceria, recapitule os diferenciais e ofereça um chamado à ação claro. Mostre-se disponível para tirar quaisquer dúvidas ou para conversar com o potencial cliente.

Portanto, a inclusão de informações de contato é vital nesse estágio, garantindo que o cliente saiba como prosseguir ou esteja pronto para fechar o negócio. 

Certifique-se de fornecer opções diversas, como e-mail, telefone e até mesmo um espaço para comentários ou perguntas.

Como fazer uma proposta comercial simples

Não tem como fazer uma proposta comercial simples sem entender as necessidades do cliente. Afinal, para que o trabalho seja conciso, é fundamental ter um maior entendimento sobre as dores dele. 

A partir disso, lembre-se do básico que qualquer exemplo de apresentação comercial contém:

  • informações da empresa;
  • soluções oferecidas (produtos e serviços);
  • preços e condições comerciais;
  • chamada para ação e encerramento;
  • dados de contato.

A verdade é que não tem como fugir muito desses pontos, afinal, é o objetivo central de qualquer modelo de proposta comercial.

Dica: mantenha a linguagem clara e evite jargões técnicos, a menos que seu público seja especializado. Além disso, opte por utilizar um layout limpo e profissional.

Garanta já um modelo de proposta comercial

Agora você já sabe como montar uma apresentação comercial de empresa e serviços, entende os principais elementos que deve conter e, até mesmo, consegue simplificar todo o documento.

E já pensou em descomplicar ainda mais esse processo? Com uma boa apresentação comercial de vendas, feito por quem é especialista no assunto, você tem ainda mais chances de otimizar o seu trabalho e conquistar resultados positivos.

O modelo de proposta comercial da Zendesk tem mais de 10 slides e conta com campos para apresentar seus produtos, serviços, evidenciar as vantagens, resultados que podem ser obtidos e muito mais.

Com design leve, moderno e profissional, você insere de forma prática e rápida todas as informações necessárias para uma boa negociação.

O melhor de tudo: é totalmente customizável, permitindo que você insira seu logo em todas as páginas e deixe sua apresentação totalmente personalizada.

Aproveite para baixar o Modelo de Apresentação Comercial agora mesmo!

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O Zendesk Sell é um software de CRM para vendas que melhora a produtividade, os processos e a visibilidade do fluxo de trabalho de equipes de vendas

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