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Artigo 5 min read

Apresentação comercial de vendas: aprenda como montar a sua

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Uma apresentação comercial de vendas pode representar o sucesso ou o fracasso de uma transação comercial. Afinal, é preciso saber como “vender seu peixe”, para alcançar resultados satisfatórios em um mundo cada vez mais competitivo. 

Por esse motivo, é vital que os vendedores saibam como criar um discurso envolvente e que chame a atenção dos potenciais clientes. 

É justamente por isso que nós preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprenderá como montar uma apresentação comercial matadora com seis dicas de ouro. Não perca tempo e confira!

Primeiramente, o que é apresentação comercial de vendas?

Uma apresentação comercial de vendas é um documento usado para apresentar a um potencial cliente o produto — ou serviço — de uma empresa e os benefícios que ele obterá se adquiri-lo. 

Em outros termos, é uma estratégia comercial — que pode usar elementos visuais, como slides — feita pelo vendedor para chamar atenção para a companhia. Sendo assim, ela é um artifício muito útil para conseguir o tão sonhado fechamento da venda

Dito isso, um exemplo de boa apresentação comercial para clientes costuma conter:

  • imagens; 
  • dados sobre a empresa; 
  • informações a respeito do produto ou serviço; 
  • diferencial; 
  • depoimentos de consumidores satisfeitos; 
  • e muito mais. 

Mas por que isso é tão importante? Bem, esse tipo de documento permite que o público conheça a fundo seu negócio. Até porque, como ele saberá que você oferece a melhor solução, se não puder avaliá-la primeiro? 

Procurando um exemplo de apresentação comercial para se inspirar? Pois saiba que preparamos um modelo completo e gratuito para você começar a usar hoje mesmo. É só baixar!

Como montar uma apresentação comercial de vendas? 6 dicas para ter sucesso

Deu para perceber que esse documento é essencial para o sucesso do processo comercial, não é mesmo? 

Para te ajudar, separamos abaixo seis dicas de como te ajudarão a entender como montar uma apresentação comercial matadora para atrair a atenção dos clientes!

1. Conheça seu cliente 

A primeira dica para montar uma apresentação comercial de serviços é conhecer bem seu cliente. E tenha em mente que isso começa bem antes, pois demanda tempo e pesquisa. 

Por isso, tire um tempo para descobrir:

  • nomes das pessoas responsáveis pela compra; 
  • nicho da empresa; 
  • o que ela costuma adquirir; 
  • como usa os produtos ou serviços; 
  • e quaisquer outras informações que achar úteis. 

Tudo isso fará com que você consiga se conectar melhor com seu público. Além disso, esses dados ajudam a construir uma apresentação personalizada, que se adéque às necessidades dos potenciais clientes. 

>>>> Veja também: 5 dicas de como fazer um atendimento personalizado e conquistar mais clientes 

2. Cuide da linguagem corporal

Depois de aprender tudo o que puder sobre o potencial cliente, nossa próxima dica para a construção de uma apresentação comercial de empresa é se atentar a linguagem corporal.

O ideal é manter uma postura aberta, ereta e confiante. Para isso, mantenha o contato visual, mas evite ficar encarando as pessoas presentes na sala, e deixe seu queixo erguido.

No mais, use uma linguagem simples e profissional. Entretanto, evite termos muito técnicos, já que isso pode confundir os clientes e mandar todo o esforço “por água abaixo”. 

>>>> Aproveite e leia: postura no atendimento — o que é e 5 dicas para alcançar 

3. Conte uma história 

Uma ótima maneira de chamar e prender a atenção de uma audiência é com uma história envolvente. Logo, não tenha medo de aplicar técnicas de storytelling e de gatilhos mentais para deixar sua apresentação comercial de vendas mais atraente. 

Contudo, tome cuidado para não “enfeitar” demais, ou arriscará parecer falso. Se preciso, treine seu discurso no espelho ou peça a opinião dos colegas para que ele fique o mais natural possível. 

4. Apresente dados relevantes 

Dados relevantes sobre o produto ou serviço que deseja vender também são ótimas maneiras de chamar atenção para a proposta. Essa estratégia serve para dar mais autoridade ao discurso de vendas.

Aqui, use relatos de sucesso de outros consumidores, demonstre o uso do produto e mostre como sua solução será útil para os potenciais clientes.  

5. Seja breve 

A quinta dica para montar uma boa apresentação comercial de empresa é ser breve e direto ao ponto. Sim, é essencial criar uma narrativa. Porém, você deve evitar se estender demais e tomar muito tempo dos potenciais clientes.

Lembre-se que o dia a dia de uma empresa é corrido e os responsáveis pela compra não possuem todo o tempo do mundo. Portanto, anote tudo que precisa falar com antecedência e preste atenção ao tempo que terá disponível. 

Além do mais, tente separar alguns minutos para responder a perguntas, assim que terminar sua apresentação comercial de vendas. Isso faz muita diferença!

6. Faça o follow-up 

Ao finalizar a apresentação comercial de vendas, certifique-se de fazer o follow-up. Isso é, acompanhar o potencial cliente em todas as etapas, para estar preparado para atendê-lo a qualquer momento. 

Assim que terminar seu discurso, já diga que entrará em contato novamente para discutir a venda e pergunte qual é a melhor forma de contato. 

Isso ajudará a fazer com que o consumidor não esqueça do seu produto ou serviço e ainda saiba que você está disponível para responder qualquer dúvida que ele tiver.

Dica extra: invista em tecnologia e aumente suas chances de sucesso nas vendas  

Agora que já sabe o que é e como montar uma apresentação comercial de vendas, se sente preparado para usar essa estratégia no seu dia a dia? Então fique ligado na dica extra que trouxemos para facilitar sua vida: invista em um software de CRM

Um ótimo exemplo desse tipo de ferramenta é o Zendesk Sell. Com ele, você consegue:

  • seguir os leads; 
  • aumentar a produtividade; 
  • melhorar a experiência dos leads; 
  • aproveitar todas as oportunidades; 
  • e muito mais. 

Sabe o que é melhor? Tudo isso é feito através de uma plataforma unificada e ágil. Aproveite para fazer uma avaliação gratuita hoje mesmo e confira na prática o que a Zendesk pode fazer por você!

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