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Como identificar as necessidades dos clientes? 5 dicas para surpreender!

Por Zendesk

Última atualização em 4 Abril 2023

Como identificar as necessidades dos clientes? Essa é a pergunta que todo empreendedor faz, ou deveria fazer, antes de lançar um produto ou serviço no mercado.

Afinal, uma empresa só existe se houver uma demanda pelo produto que ela vende. E uma demanda só se cria diante de necessidades e desejos que as pessoas possuem.

Nesse sentido, os gestores precisam identificar essas necessidades, encontrar os principais desejos dos seus consumidores para lançar produtos que atendam essas expectativas.

E se você quer saber como identificar as necessidades dos clientes veio ao lugar certo. Neste artigo vamos dar 5 dicas para você colocar em prática hoje mesmo. Boa leitura!

Como saber o que os clientes priorizam?

Para saber as necessidades e desejos dos clientes, o único caminho é conhecer a fundo o público-alvo da sua empresa. É por isso que os gestores se concentram em construir a buyer persona do negócio.

Mas o que é isso? A buyer persona nada mais é que o cliente ideal de uma empresa que possivelmente será aquele que consumirá os seus produtos e serviços em maior quantidade que outros consumidores do mercado.

Além disso, ao traçar uma buyer persona, fica mais fácil conhecer as expectativas dos clientes que estão mais propensos a consumir o seu produto, e ajustá-lo para eles.

Qual a importância de entender as expectativas dos clientes?

É importante entender as expectativas dos clientes para que você crie a melhor experiência para eles, desde o primeiro contato com sua marca, até a venda do produto em si.

Vale dizer que a oferta nunca vem antes da procura. Ou seja, todo produto ou serviço surge diante de uma necessidade ou desejo que uma pessoa tem. 

Ao entender essas necessidades e desejos, os produtos que você desenvolve atendem melhor essas expectativas, e como resultado você vai vender mais e terá mais lucro.

Além disso, as campanhas de marketing e vendas terão mais efetividade, pois você compreenderá quais são os melhores canais para se comunicar com seu público.

Leia também:

Como identificar as necessidades dos clientes?

Para identificar as necessidades e expectativas dos consumidores, é essencial conhecer o seu público mais a fundo, e para isso você precisa:

  • fazer pesquisa de necessidades de clientes;
  • atentar-se aos feedbacks que são passados;
  • compreender o que incomoda o seu público;
  • interagir com seus clientes constantemente;
  • identificar a solução que o seu produto traz.

Pesquisas de necessidades

Para compreender o que o seu cliente quer é preciso ouvi-lo. Portanto, você tem que criar uma rotina de pesquisas dentro do seu negócio para aprimorar o seu produto.

Por meio das pesquisas fica mais fácil conhecer as características dos seus clientes como faixa etária, nível de informação, localização, linguagem usada e canais de comunicação.

Ao compreender o público, você poderá direcionar pesquisas mais focadas para ele, entendendo quais são os principais problemas enfrentados, desafios e objetivos que possuem.

Uma pesquisa muito utilizada é a NPS (Net Promoter Score). Afinal, ela faz apenas duas perguntas para entender o seu cliente. Lembre-se que um formulário muito extenso inibe o cliente de respondê-lo.

Atente-se aos feedbacks

Além das pesquisas para conhecer o seu público-alvo, é importante também atentar-se aos feedbacks dos seus clientes para melhorar a qualidade do produto oferecido.

Para isso, é necessário estar presente nos mais variados canais de comunicação, abrindo as possibilidades para que as pessoas deixem suas opiniões sobre o que você está vendendo.

Quando você ouve e prioriza essa interação, além de gerar dados relevantes, você mostra que sua marca se preocupa com o que o cliente pensa. Afinal, todo mundo gosta de ter voz dentro de uma empresa.

Fora que você terá um parâmetro muito maior para tomar decisões mais acertadas, como por exemplo, melhorar as características daquilo que está vendendo, ou até mesmo, reformular os canais de vendas.

Compreenda o que incomoda o seu público

Outro ponto fundamental é se colocar no lugar do seu cliente. Não há como conhecer as necessidades e desejos dele de outra maneira.

Uma técnica interessante é o Mapa da Empatia. Isso quer dizer que você deve sentir as mesmas dores que ele, percorrer o mesmo caminho e avaliar quais foram as dificuldades enfrentadas pelo seu lead.

A empatia tem o poder não só de atrair novos clientes para o seu negócio, como também fidelizar o seu público, tornando-os verdadeiros advogados da sua empresa.

Interaja com os seus clientes

A interação com os consumidores também garante uma melhor compreensão das dores e desejos que possuem. Por isso, responda às dúvidas postando conteúdo de qualidade nas redes sociais, sempre com foco nas soluções.

Geralmente, uma dúvida pode trazer um grande insight para o seu negócio. Afinal, a dúvida do consumidor pode representar uma dor que diversos outros clientes estão enfrentando com o seu produto e você ainda não se deu conta.

Fora que você ainda mostra ser uma empresa interessada no seu cliente, o que melhora ainda mais a atração e a fidelização do seu público-alvo.

Identificação da solução

Ninguém compra um produto por comprar. Todo mundo quer sanar algum desejo ou dor. Quando você compra água, quer sanar a sede. Quando compra comida, quer sanar a fome. 

Para isso, você precisa entender profundamente qual é a solução de fato que o seu produto ou serviço traz para o mercado. Sem essa compreensão fica difícil aprimorar as características do que você vende.

Portanto, tenha em mente que quando você vende um produto, não é ele que você está vendendo de fato, mas sim a solução que ele representa a um problema.

O uso da tecnologia na identificação das necessidades dos clientes

A tecnologia tem uma grande importância para saber como identificar as necessidades dos clientes. Afinal, por meio de um software CRM você compreende melhor o histórico e as interações do seu público com sua marca.

E hoje em dia existem vários softwares disponíveis, sendo que um deles é o Zendesk Service. Com ele você tem uma visão melhor sobre as necessidades do seu consumidor, além de ampliar os canais de comunicação.

Como consequência você vai garantir uma experiência do cliente muito melhor, e em vista disso aumentará suas vendas e seu lucro. Gostou? Então solicite uma demonstração grátis.

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