Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

O que é sandbox? Benefícios, usos e passo a passo na gestão da inovação

Por Zendesk

Última atualização em 6 novembro 2023

Você sabe o que é sandbox e como aproveitar os benefícios que esse recurso pode oferecer para a sua empresa?

Sandbox é um ambiente de computação controlado, que permite o trabalho privativo, ajudando a testar novas funções e fluxos de forma segura.

Quer ver um exemplo do que é sandbox, na prática, e que já pode ter acontecido com você? 

Imagine que você quer fazer alterações nas regras de fluxo de trabalho de atendimento, especificamente nos encaminhamentos e nas notificações sobre novos tickets. E, na primeira hora após a implantação, você acaba enviando ao CEO mil (1.000) notificações sobre tickets atribuídos a ele. O horário? Meia-noite.

Ops. Nesse caso, você deveria ter usado uma sandbox, afinal, estamos falando sobre um sistema seguro. Ele permite que você faça testes, sem que haja erros que afetam outras pessoas, seja de dentro ou de fora da empresa. 

Como você pode imaginar, o conceito de sandbox tem muito valor para empresas que possuem uma cultura voltada à gestão da inovação. Afinal, com um espaço seguro de teste, o caminho para a criação de novidades se abre. 

Quer se aprofundar no assunto? Continue lendo nosso artigo e descubra com detalhes o que é sandbox e quais os seus principais benefícios. 

O que é sandbox?

Sandbox é um ambiente de computação controlado que permite a realização do trabalho de forma privativa, sem riscos, interferências e modificações do mundo real. Isso significa que os desenvolvedores podem testar códigos e funcionalidades sem afetar o ambiente de produção de uma ferramenta digital. 

Também podemos comparar a sandbox a uma “cópia de carbono”, que reproduz o ambiente de trabalho. Isso porque permite que testes e ajustes sejam feitos sem gerar impactos na versão “oficial” do framework. 

Por ser uma alternativa excelente para testar e aplicar novos projetos e ideias, os desenvolvedores brincam em sandboxes desde a infância da internet, no início dos anos 70. 

No entanto, é atualmente que essa tecnologia se faz mais necessária, principalmente na área de vendas. Segundo o relatório CX Trends 2023 da Zendesk, 41% dos consumidores acreditam que os agentes sintéticos mudarão a forma como compram de marcas no futuro.

Isso significa que a implmentação de tecnologias disruptivas está se tornando algo comum e, para desenvolvê-las e testá-las sem atrapalhar o atual fluxo, uma sandbox é essencial. 

Pensando nisso e na existência da Sandbox premium da Zendesk, listamos os três principais benefícios da sandbox e como ela pode resultar em um produto melhor e aumentar a eficiência dos agentes.

Quais são os benefícios e vantagens da sandbox?

Depois de entender melhor o que é sandbox, sua curiosidade deve ter sido despertada para suas possibilidades de uso desse recurso, não é mesmo? 

Pois então, acompanhe as vantagens de usar uma sandbox na lista abaixo de acordo com cada situação. 

Permite que você seja criativo sem consequências

Para desenvolvedores e engenheiros, criatividade significa resolução de problemas. 

Uma sandbox permite que os desenvolvedores brinquem e cometam erros, sem que isso interfira na ferramenta e nos recursos que estão em funcionando, na versão “real” do sistema que está sendo alterado.

Como a sandbox não é um ambiente de produção, os profissionais podem treinar e praticar mudanças nas ferramentas, sem medo das consequências. 

A criatividade realmente floresce quando você tem liberdade para experimentar ideias e realizar testes sem perigos ou consequências.

Um espaço como esse é fundamental para estimular a inovação nas empresas

Testar ideias no ambiente em uso? De maneira nenhuma. Os agentes olhariam para você e diriam: “Olha, meu tempo de resolução é de três minutos. Não posso testar isso agora. Tenho vários tickets pendentes, seu aplicativo é horrível e nós não vamos usá-lo”.

E se você enviar acidentalmente mil emails para um único contato em uma sandbox? Como trata-se de um email de teste, a empresa não vai largar tudo para resolver a crise, e sua reputação com os clientes não será afetada.

Em resumo, tudo o que você faz na sandbox, fica na sandbox. 

Nenhum erro ou equívoco impacta a vida real e os processos que são executados no ambiente real. 

Leia também: A evolução das inovações para a experiência do cliente

Possibilita testar a experiência do usuário final

Toda empresa deveria se perguntar como é a experiência do usuário final. Se você não sabe a resposta, isso é um problema.

Ao trabalhar com integrações de terceiros, é preciso se esforçar para interagir com elas como um agente.

Configure um ambiente de produção e use um endereço de e-mail falso, o objetivo é ver o fluxo completo, permitindo que os agentes o executem e verifiquem os resultados. 

Como desenvolvedor, você deve fingir ser um usuário final para que os agentes possam fazer o mesmo, enviando itens para a sandbox para imitar a experiência do usuário.

É importante saber como os usuários finais recebem os e-mails, como os e-mails são formatados e quais dados são incluídos neles.

Com a sandbox, você tem uma visão de teste completa, podendo ocupar todas as funções na cadeia do processo.

Tome notas. Observe o trabalho das pessoas e veja como elas resolvem os tickets. Finja ser um cliente e veja como é essa interação com base em todos esses dados.

Afinal, é muito importante garantir uma experiência completa para o usuário e testar o que é oferecido, sempre buscando melhorias. Ainda segundo o relatório CX Trends 2023, cerca de 72% dos clientes querem atendimento imediato, enquanto 60% baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. 

Sabendo o que é sandbox, é possível usá-la para ser o usuário final do seu próprio sistema.

Propicia a configuração dos aplicativos com precisão de primeira

Provavelmente, você já se deparou com esta situação: um aplicativo é lançado. Duas semanas depois, chega o feedback: “Nossos agentes odiaram”. 

O que aconteceu? Um grupo de gerentes e engenheiros se reuniu para criar um layout que prioriza, digamos, o e-mail. O problema é que os agentes não querem ver o endereço de e-mail do cliente, eles querem ver o pedido dele logo de cara.

Inevitavelmente, é isso que acontece quando você não sabe o que é sandbox e não testa os aplicativos na ferramenta.

Às vezes, as pessoas desconhecem que a sandbox contém dados. Se você estiver criando aplicativos para seus agentes, ela permite descobrir maneiras de apresentar as situações de uma forma funcional para os agentes. 

Para isso, priorize os dados de que seus agentes mais precisam. Se o ticket for sobre um pedido, ele deve ser mostrado primeiro. Se o ticket for sobre um reembolso, os dados sobre reembolso devem ser mostrados primeiro. 

A sandbox permite testar alguns desses layouts. Assim, o agente pode voltar, olhar para ele e dizer: “Não, isso deveria ficar aqui. E aquilo deveria ir para lá”.

Quando os desenvolvedores fazem o oposto e dizem: “Olha, eu criei isso aqui. Funciona para você?”, o risco de erro ou inadequação é enorme. 

Se um aplicativo não for bom para os agentes da produção, ele não será usado, pois todos estarão muito ocupados tentando resolver seus problemas. 

Portanto, entre as principais vantagens da sandbox, está o fato de oferecer aos agentes uma avaliação de teste e observar como eles usam um aplicativo ou ferramenta criada pela empresa.

Entender o que é sandbox traz novas perspectivas para a inovação em sua empresa, não é mesmo? Além disso, a ferramenta também traz consigo outros importantes benefícios: 

  • é um ambiente em que seus agentes são treinados;
  • possibilita que os desenvolvedores e integradores terceirizados façam testes; 
  • permite que agentes testem o design da experiência do usuário e entendam seu funcionamento com o mínimo de dificuldade possível. 

Agora que chegamos até aqui, é importante que você conheça também o conceito de gestão de inovação. Isso porque a sandbox também pode atuar diretamente nessa questão. Vamos descobrir como? 

Qual o conceito de gestão de inovação?

Para compreender o próximo tópico, é necessário entender o que é gestão da inovação. Ela funciona a partir da criação de um processo que estimula a criação de novas formas de realizar determinada atividade, oferecer algum serviço ou mudar uma dinâmica de mercado.

É possível inovar em todos os setores de uma empresa e a inovação busca sempre pelo aprimoramento de alguma coisa. 

Logo, quando falamos de inovação e sua gestão não estamos falando apenas de criatividade, mas do uso estratégico de novidades que podem melhorar os diversos resultados de uma organização. 

Agora que você já está com esse conceito claro e fresco na mente, fica mais fácil entender de que forma a sandbox atua na gestão da inovação. 

Como a sandbox atua na gestão da inovação? 

Algumas das vantagens da sandbox ligada à gestão na inovação estão relacionadas a testar novas possibilidades e recursos sem medo de causar algum problema ao processo que já é realizado. 

E ainda poder desenvolver novidades e fazer testes em ferramentas sem interromper o trabalho de quem usa o sistema no dia a dia. 

Vivemos em uma realidade mercadológica altamente competitiva e a inovação é indispensável para empresas que desejam avançar e ocupar seu lugar ao sol. 

Seja no desenvolvimento de novos produtos ou na melhoria de processos que já são executados, fomentar uma cultura de inovação permitirá que sua empresa permaneça avançando no presente e futuro.

Logo, a gestão de inovação ajuda sua equipe a direcionar o foco das novidades da empresa em busca do alcance dos objetivos da organização. 

O mesmo acontece, por exemplo, com a gestão de vendas ou de qualquer outra área. O objetivo do gerenciamento de um setor é fazer com que os processos funcionem e alcancem metas relacionadas à estratégia da empresa. 

Se um CRM é uma ferramenta de gestão de vendas, a sandbox pode ser considerado uma ferramenta para a gestão da inovação. 

Ela permite que a inovação seja praticada e desenvolvida de forma livre e segura. Isso é indispensável para gerar o resultado esperado pelos desenvolvedores. 

Leia também: Quais são os tipos de inovação? Veja exemplos para te inspirar

Como investir na gestão de inovação nas organizações? 

A seguir, organizamos um passo a passo de como implementar o conceito de gestão de inovação nas organizações, afinal, a sandbox é apenas um local de desenvolvimento das ideias. Quando falamos sobre inovação das empresas é preciso aliar estratégia e outros aspectos. 

1. Entenda o que precisa ser inovado 

Em um negócio, a inovação precisa ser guiada por um propósito ligado aos objetivos da empresa. 

Por isso, identifique o foco que será dado à inovação. Por exemplo, melhorar a funcionalidade de solicitação de suporte dentro do aplicativo que a empresa desenvolveu para seus clientes. 

Você pode identificar essa necessidade a partir de dados sobre o uso do recurso ou mesmo a partir de feedback de usuários. 

No dia a dia da empresa, a inovação direcionada é mais estimulada, uma vez que contribui para o foco na solução de uma demanda específica emergencial, depois outra e então outra. 

2. Dê espaço para a inovação

Na correria em busca da realização dos processos da empresa, é comum que não haja tempo para a inovação. 

Por isso, se a sua empresa deseja fazer diferente, a gestão da inovação precisa ser levada a sério. 

Dê espaço para a inovação, estimule momentos de brainstorming e distribua entre gestores e colaboradores as responsabilidades relativas a essa área.

3. Use seus recursos e faça testes

Use a sandbox para criar opções de recursos e novidades. Aproveite também para fazer testes de funcionalidades e novidades antes de realmente implementá-las. Convoque parte da sua equipe, faça grupos focais, e mais. 

Lembre-se que essa possibilidade de testar e mudar é uma das vantagens da sandbox. 

4. Mensure resultados

Qualquer inovação na empresa deve ter seus resultados medidos e avaliados, assim como qualquer mudança de processo dentro de todos os setores. 

Use métricas, indicadores e histórico para avaliar os novos processos e as novidades implementadas.

Agora que você já sabe o que é sandbox e como ela beneficia a gestão da inovação e melhoria contínua de sistemas e processos na empresa, que tal analisar a possibilidade de contratar uma sandbox para o seu negócio?

A Zendesk oferece a solução Sandbox Premium para testes e inovação no setor de atendimento ao cliente, seus recursos e processos. 

Aproveite este e outros recursos da ferramenta de atendimento ao cliente da Zendesk. 

Nosso software de atendimento ao cliente oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes, além de dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados do setor. 

Outra ferramenta Zendesk é o sistema de CRM para equipe de vendas que pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias. 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de indicadores e para a melhoria de seus processos, e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa!

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!