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Artigo 10 min read

Gestão da inovação: como aplicar ao seu negócio?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

É possível definir a gestão da inovação como um processo que permite que algo inovador se torne realidade.

Mas o que se pode entender por inovação e por que esse conceito se tornou tão importante para o crescimento das empresas?

Inovar pode ser criar algo do zero ou melhorar uma solução, produto ou serviço já existente de uma forma nunca pensada. Na prática, o seu principal objetivo é gerar valor, transformando algo que já era bom em algo ainda melhor para o público que o utiliza.

Do ponto de vista das empresas, promover inovação contribui para a abertura de novas oportunidades de negócio, visto que possibilita atender a uma necessidade dos consumidores que não foi anteriormente identificada pelos concorrentes.

Isso traz à marca um importante diferencial competitivo, ajuda a companhia a se destacar no seu mercado de atuação e, por consequência, potencializa o seu faturamento.

Mas para que uma ideia inovadora se torne realidade é preciso aplicar uma boa gestão da inovação. 

Esse processo conta com início, meio e fim, os quais são baseados em definições e diretrizes que possibilitam uma empresa implementar não apenas um projeto inovador específico, mas também a promover a inovação contínua das suas soluções.

Como isso pode ser feito? Continue a leitura deste artigo, confira essa resposta e também:

  • O que é gestão da inovação

  • Qual a importância da gestão da inovação

  • Quais as vantagens da gestão da inovação para um negócio

  • Como implementar uma gestão da inovação na sua empresa

  • Como promover inovação no atendimento ao cliente

O que é gestão da inovação?

gestão da inovação é um processo que tem por objetivo transformar uma ideia inovadora em realidade.

Para isso, ele deve usar como base fundamentos, metodologias, diretrizes e definições que possibilitem administrar, acompanhar, gerenciar e mensurar todas as etapas e rotinas que permitam a concretização da proposta inovadora.

Essa metodologia de gestão é essencial para definir quais rotinas, materiais, recursos humanos, financeiros e tecnológicos são necessários para a implementação da inovação em questão, e para a continuidade da aplicação desse conceito na empresa.

Por conta disso, processos com essa finalidade costumam ser divididos em três etapas, que são começo, meio e fim:

  • Começo: essa fase funciona como um brainstorming (tempestade de ideias). Por conta disso, é preciso ouvir e considerar todas as soluções sugeridas, em pré-julgamentos.
  • Meio: é a principal etapa da gestão da inovação, visto que é nesse estágio que proposta de inovação realmente sai do papel e se torna uma realidade
  • Fim: entrega do projeto, com a finalização e disponibilização de uma solução que realmente seja inovadora e que gere mais valor aos seus usuários.

Dica extra! Assista a este TED de Charles Leadbeater, Consultor de Inovação

Qual a importância da gestão da inovação?

Um dos pontos mais importantes da utilização de uma gestão da inovação é que esse tipo de processo permite à empresa desenvolver ou transformar produtos e/ou serviços para atender às novas necessidades dos seus clientes.

Conforme o tempo passa, é normal que as expectativas e as carências dos consumidores mudem. Especialmente decorrente do uso cada vez mais amplo da tecnologia, o público espera que as companhias entreguem-lhes soluções mais otimizadas, dinâmicas, modernas e eficazes.

O nosso relatório “Tendências da experiência do cliente 2021” comprova isso. O estudo revelou que 65% dos clientes querem comprar de empresas que oferecem transações on-line rápidas e fáceis.

Além disso, 64% consumidores disseram que utilizarão um novo canal de suporte em 2020, e 73% planejam continuar usando. Ora, esses “novos canais” só puderam ser usados porque a companhia em questão promoveu inovação no atendimento ao cliente, concorda?

Tendências para a Experiência do Cliente 2021

E somado a esses pontos, uma gestão com propósito de inovar soluções, conceitos e comportamentos também é essencial para evitar que a organização se estagne e deixe de gerar e de entregar novidades e atualizações, seja para as suas operações internas, seja para o relacionamento com o seu público.

Assim, é possível dizer também que esse processo é importante, pois:

  • Ajuda a melhorar o posicionamento da empresa no mercado

  • Destaca a marca dos concorrentes

  • Gera novas oportunidades de negócios

  • Contribui para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

O resultado de tudo isso poderá ser visto no aumento do potencial de faturamento, de crescimento e de expansão do negócio.

Confira também: “19 podcasts sobre tecnologia e inovação para começar a ouvir

Quais as vantagens da gestão da inovação para um negócio?

São várias as vantagens que uma boa gestão da inovação traz para um negócio. Entre os que mais se destacam estão:

  • Torna o ambiente propício para concepção de ideias inovadoras

  • Contribui para reter e atrair novos talentos

  • Potencializa a gestão estratégica da empresa

  • Valoriza e dá destaque à marca

  • Eleva o poder competitivo e a lucratividade

  • Promove a abertura de novos mercados

Torna o ambiente propício para concepção de ideias inovadoras

Esse modelo de gestão ajuda na adoção e na promoção da chamada cultura de inovação, que consiste em ações que promovem a criatividade dentro de uma empresa.

O objetivo é estimular os profissionais a terem e apresentarem ideias que ajudem a aprimorar tanto os processos internos quanto as soluções oferecidas aos clientes.

De forma prática, isso é bastante relevante. Afinal, no dia a dia, são os funcionários que estão em contato direto com os consumidores, ouvem suas críticas e apontamentos, executam as tarefas etc. Ou seja, não há grupo mais indicado que eles para sugerir melhorias e inovações.

O Google, por exemplo, tem uma política de inovação bastante concreta e, inclusive, costuma premiar funcionários cujas ideias inovadoras tiveram sucesso — o Gmail, por exemplo, é um produto criado dessa forma.

De acordo com Eric Schmidt, Presidente do Google:

“A história da inovação não mudou. Sempre é um pequeno grupo de pessoas que têm uma nova ideia, normalmente não compreendida pelas pessoas ao redor delas e os executivos”.

Leia também: “O que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

Contribui para reter e atrair novos talentos

Implementar uma cultura de inovação, por sua vez, também contribui para reter e atrair novos talentos para o seu negócio.

Um dos motivos é que esse tipo de gerenciamento promove o engajamento dos colaboradores, fazendo-os se sentirem mais valorizados e parte importante do crescimento do negócio.

Sugestão de leitura: “Saiba o que significa turnover e confira 7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa + 1 dica extra

Potencializa a gestão estratégica da empresa

Gestão estratégica pode ser definida como uma forma de gerenciamento empresarial que otimiza os processos de um negócio, de modo que se tornem mais eficazes e alinhados com os objetivos da companhia.

Relacionando esse conceito com o de gestão da inovação, é possível entender que esse último contribui para potencializar as ações estratégicas de empresa, considerando que a ajuda na modernização, criação de mais fluidez nas ações, tarefas e abordagens, e com a adoção de procedimentos mais dinâmicos, otimizados e precisos.

Valoriza e dá destaque à marca

A inovação mostra ao mercado e aos consumidores que a empresa por trás da marca está sempre em busca de novas soluções que melhorem os seus processos e que gerem mais qualidade, valor e eficiência para os seus produtos e serviços.

Isso fortalece o seu nome, coloca a companhia em posição de destaque e contribui para que saia na frente dos concorrentes.

Eleva o poder competitivo e lucratividade

Produtos e serviços inovadores chamam mais a atenção de clientes e investidores que soluções obsoletas, concorda?

Inclusive a tendência, ao entregar aos consumidores novidades na sua área, é que eles paguem mais para usufruírem delas, especialmente se isso gerar novas e satisfatórias experiências. 

Há outro dado do nosso relatório “Tendências da experiência do cliente 2021” que confirma isso. Segundo o levantamento, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam-lhes boas experiências.

Este artigo vai interessar a você: “Competitividade empresarial: o que é e qual a sua importância?

Promove a abertura de novos mercados

A gestão da inovação permite que a companhia não apenas aprimore as soluções com as quais já trabalha, mas que também explore pontos de carência do setor.

Isso tende a levar à abertura de novos mercados de atuação, processos, modelos de negócios, criação e entrega de tecnologias atualizadas, entre outras abordagens relacionadas.

Como implementar uma gestão da inovação na sua empresa?

Agora que sabe de tudo isso, você deve estar se perguntando como aplicar a gestão da inovação na sua empresa, certo?

Nossas dicas para isso são:

  • Identifique qual é o objetivo da adoção dessa estratégia

  • Implemente a cultura de inovação na companhia

  • Destaque para os envolvidos no processo qual a importância dessa abordagem para o crescimento do negócio

  • Crie um programa de inovação e torne-o parte gestão estratégica da empresa

  • Considere fechar parceria com clientes, fornecedores, e outras companhias com objetivos que se complementam

  • Escolha quais ferramentas (indicadores) utilizará para mensurar o resultado dessa gestão.

Não deixe de ler: “O que é inovação disruptiva?

Como promover inovação no serviço de atendimento ao cliente?

A gestão da inovação pode ser implementada em diferentes setores de uma organização. Isso quer dizer que é totalmente possível, e aconselhável, utilizá-la para aprimorar o atendimento ao cliente.

A inovação para melhorar o atendimento ao cliente consiste na adoção de soluções, ferramentas e processos que melhorem esse serviço. Essa medida facilita a comunicação com o público e eleva o seu nível de satisfação com o relacionamento que tem com a marca.

Segundo o relatório “5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente”, do Gartner, 70% das interações com o público, até 2022, serão promovidos por tecnologias emergentes, a exemplo dos chats com inteligência artificial e dos aplicativos com machine learning (aprendizado de máquina).

As 5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente de acordo com o Gartner

Nesse cenário, algumas medidas que você pode adotar para inovar no atendimento ao cliente do seu negócio são:

  • Ouça o que os seus clientes têm a dizer, identifique suas insatisfações, necessidades e como gostaria de ser atendidos

  • Escute também os seus agentes e solicite que exponham suas ideias, sugestões e quais pontos consideram que podem ser melhorados nesse setor

  • Utilize a tecnologia a favor desse aprimoramento, como a adoção de recursos de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data, entre outros
  • Disponibilize soluções de atendimento que permita que o cliente obtenha respostas mais rápidas, tais como serviços de autoatendimento, FAQ e assistentes virtuais
  • Trabalhe com ferramentas de troca de mensagens instantâneas, como o Telegram, WhatsApp etc
  • Adote soluções de atendimento omnichannel. 

O Zendesk Service, software de atendimento ao cliente da Zendesk, pode ajudar você e a sua equipe de atendimento em vários desses pontos.

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