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Saiba o que significa turnover e confira 5 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 Outubro 2020
Última atualização em 2 Outubro 2020

O turnover, também chamado de rotatividade de funcionários, é a relação entre a quantidade de funcionários que é admitida e a quantidade dos que, por algum motivo, (vontade própria, desligamento por parte da empresa, aposentadoria, falecimento etc.) deixaram a organização dentre de um intervalo de tempo.

Esse é um aspecto que merece atenção especial dos empresários. Isso porque, para alcançar bons resultados, a empresa precisa contar com equipes sólidas e comprometidas, o que é difícil de conseguir quando o “entra e sai” de colaboradores é muito frequente.

Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, elaboramos este artigo que explica o que significa turnover e por que é importante acompanhar esse índice.

Além disso, vamos mostrar também como calcular turnover de pessoal e 5 dicas para reduzir a rotatividade na sua empresa:

  1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso
  2. Evite o tratamento diferenciado
  3. Ofereça oportunidades de crescimento profissional
  4. Ofereça salários competitivos
  5. Atente-se ao processo de recrutamento e seleção

Leia também: Reter os colaboradores pode aumentar os lucros da sua empresa. Saiba porque!

O que significa turnover?

Podemos definir o que significa turnover como a taxa de rotatividade de pessoal em uma empresa. Ou seja, trata-se da relação entre o número de colaboradores admitidos e desligados de uma organização durante um período de tempo específico.

É comum que muitas empresas relacionem o turnover apenas às demissões. No entanto, também são consideradas na hora de calcular índice de rotatividade as aposentadorias, os afastamentos, as fatalidades, as transferências e várias outras ocorrências.

Os fatores que influenciam o turnover de uma empresa são os mais diversos, como a remuneração, os conflitos internos, o clima organizacional etc.

Calcular e acompanhar esse índice é importante por vários motivos. O principal deles se refere às estratégias de recursos humanos no sentido de aumentar a retenção dos colaboradores.

Além disso, manter a taxa de turnover baixa faz bem para o desempenho financeiro da empresa. Isso porque quando a rotatividade é muito alta, acaba-se aumentado os gastos com novas contratações, treinamentos de funcionários novatos e despesas trabalhistas.

Manter a rotatividade sob controle é importante também para melhorar a produtividade das equipes e, consequentemente, os resultados gerais da empresa.

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Como calcular turnover de pessoal?

Agora que você já sabe o que significa turnover, vamos mostrar agora como calcular turnover na sua empresa.

O primeiro passo a ser tomado é definir o período que se pretende analisar. Em seguida, some a quantidade de colaboradores admitidos e o total dos que foram desligados nesse mesmo período.

Feito isso, divida o resultado dessa soma por 2. Pegue o resultado dessa divisão e divida-o pelo total de colaboradores que a sua empresa tem atualmente. Por fim, multiplique esse resultado por 100 para obter o valor percentual.

A fórmula para tudo isso que falamos é a seguinte:

  • [(Admissões + Desligamentos)/ 2] / Total de funcionários hoje

Para que você possa entender melhor, acompanhe o nosso exemplo.

Suponhamos que a sua empresa tenha feito 20 novas contratações e 8 desligamentos nos últimos 12 meses. Se atualmente o seu quadro de funcionários é composto por 160 pessoas, temos:

  • [(20 + 8) / 2] / 160
  • [28 / 2] / 160
  • 14 / 160 = 0,0875

Multiplicando por 100, a taxa de turnover da sua empresa é de 8,75%. O ideal é que esse resultado fique abaixo de 5%.

5 dicas de como reduzir o turnover de pessoal

Como você pôde perceber, não é tão complicado calcular a taxa de turnover. Mas o que fazer quando esse índice estiver muito elevado?

Veja a seguir algumas dicas essenciais para diminuir a rotatividade na sua empresa.

1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso

Um ambiente organizacional tóxico e abusivo é uma das principais causas de alta rotatividade nas empresas. Tendo isso em vista, busque desenvolver um clima harmonioso e motivador, com estímulo à criatividade dos colaboradores.

2. Evite o tratamento diferenciado

Quando as lideranças tratam seus subordinados de maneira diferente, privilegiando uns em detrimento de outros, há grandes chances de surgirem conflitos internos que podem gerar desconfortos e ocasionar na saída de funcionários.

Portanto, procure tratar todos da mesma forma.

3. Ofereça oportunidades de crescimento profissional

Outra dica para diminuir o turnover é oferecer aos colaboradores um plano de carreira, com oportunidade de crescimento profissional.

Além disso, invista em cursos de capacitação e treinamentos.

4. Ofereça salários competitivos

Um fator que desmotiva os colaboradores a continuarem na empresa é o salário. Se a remuneração for muito inferior ao que é pago por outras empresas, é bem provável que seus funcionários “abandonem o barco”, mais cedo ou mais tarde.

5. Atente-se ao processo de recrutamento e seleção

Contratações equivocadas também ajudam a elevar a taxa de rotatividade. Isso porque quando o colaborador não se encaixa na função para a qual ele foi contratado e não se adapta à cultura da empresa, ele pode acabar tendo que ser desligado.

Portanto, organize um processo de recrutamento e seleção que encontre os profissionais que melhor se encaixam com a maneira de trabalhar e com os valores de seu negócio.

Bom, ficou claro o que significa turnover e a importância desse índice? Implemente as boas práticas que citamos aqui e reduza a rotatividade da sua empresa.

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