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Saiba o que significa turnover e confira 7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa + 1 dica extra

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 Outubro 2020
Última atualização em 20 Fevereiro 2021

O que significa turnover? É o termo em inglês que define a rotatividade de funcionários, isto é, é a relação entre a quantidade de funcionários que é admitida e a quantidade dos que, por algum motivo, deixaram a organização dentro de um intervalo de tempo.

Se você tem alguma das dúvidas abaixo, este texto é para você:

  • O que significa turnover?
  • Como calcular turnover na sua empresa?
  • O que significa turnover baixo? Isso é bom para a empresa?
  • Como trabalhar na satisfação dos clientes internos, além dos externos?
  • Como posso fazer, na prática, para diminuir a rotatividade de pessoal na minha empresa?

As 7 dicas + 1 extra para reduzir a rotatividade de funcionários e colaboradores na sua empresa sobre as quais vamos falar adiante são:

  1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso
  2. Evite o tratamento diferenciado entre colaboradores
  3. Ofereça oportunidades de crescimento profissional a todos
  4. Ofereça salários competitivos e condizentes com o mercado
  5. Atente-se ao processo de recrutamento e seleção
  6. Escute a sua equipe
  7. Seja paciente e flexível
  8. Dica extra: ferramentas interessantes que facilitam a vida dos funcionários e diminuem o turnover

Buscar entender o que significa turnover é fundamental para que um gestor possa melhorar a performance de seu negócio. Esse é um aspecto que merece atenção especial porque, para alcançar bons resultados, a empresa precisa contar com equipes sólidas e comprometidas, o que é bem difícil de conseguir quando o “entra e sai” de colaboradores é muito frequente.

Leia também: Reter os colaboradores pode aumentar os lucros da sua empresa. Saiba por que!

O que significa turnover?

Podemos definir o que significa turnover como a taxa ou índice de rotatividade de pessoal em uma empresa. Ou seja, trata-se da relação entre o número de colaboradores admitidos e desligados de uma organização durante um período de tempo específico.

É comum que muitas empresas relacionem o turnover apenas às demissões. No entanto, também são consideradas na hora de calcular índice de rotatividade as aposentadorias, os afastamentos, as fatalidades, as transferências e várias outras ocorrências.

Os fatores que influenciam o turnover nas empresa são os mais diversos. Alguns exemplos são: 

  • Uma remuneração indevida ou muito discrepante do mercado;
  • Conflitos internos mal administrados;
  •  Um clima organizacional que não deixe os funcionários à vontade.

Calcular e acompanhar esse índice é importante por vários motivos. O principal deles se refere às estratégias de recursos humanos no sentido de aumentar a retenção dos colaboradores.

Manter a taxa de turnover baixa faz bem para o desempenho financeiro da empresa. Isso porque quando a rotatividade é muito alta, acaba-se aumentando os gastos com novas contratações, treinamentos de funcionários novatos e despesas trabalhistas.

Manter a rotatividade sob controle é importante também para melhorar a produtividade das equipes e, consequentemente, os resultados gerais da empresa. Não se preocupe, que ao fim deste texto, você vai encontrar as dicas práticas mais preciosas para esta finalidade.

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O que significa turnover baixo?

Nem todas as métricas precisam crescer a cada mês. O índice de turnover é um desses no qual devemos trabalhar para que sempre esteja diminuindo. Ter um turnover baixo é algo excelente para a saúde da sua empresa! 

Segundo Michael C. Bush, CEO da Great Place to Work, fala no vídeo TED The Way We Work que mostramos abaixo, há no mundo 3 bilhões de pessoas trabalhando e apenas 40% delas diriam que estão felizes em seus trabalhos. Ele afirma que as empresas que têm funcionários mais satisfeitos e felizes:

  • Têm um aumento de 3x em sua receita em comparação com aquelas cujos funcionários não estão felizes;
  • Superam o mercado de ações;
  • Têm a metade da rotatividade de funcionários em comparação às que têm pessoas insatisfeitas em suas equipes. Isto é, aquelas que têm turnover mais baixo são as que têm funcionários mais satisfeitos, e, consequentemente, são as que têm maior aumento de receita e se superam no mercado de ações.

Michael C. Bush afirma que não é preciso gastar mais para ter funcionários felizes e sim tratá-los bem e pensar em seu bem-estar. Assista o vídeo para ver o quão surpreendentemente simples e poderosamente impactante pode ser diminuir o turnover do seu pessoal.

Como calcular turnover de pessoal?

Agora que você já sabe o que significa turnover, vamos mostrar como calcular turnover na sua empresa. Você já vai ver que não é muito complicado.

O primeiro passo a ser tomado é definir o período que você pretende analisar. Em seguida, some a quantidade de colaboradores admitidos e o total dos que foram desligados dentro desse mesmo período.

Feito isso, divida o resultado dessa soma por 2. Pegue o resultado dessa divisão e, então, divida-o pelo total de colaboradores que a sua empresa tem atualmente. Por fim, multiplique esse resultado por 100 para obter o valor percentual que corresponderá ao índice de turnover.

A fórmula para tudo isso que falamos é a seguinte:

  • [(Admissões + Desligamentos)/ 2] / Total de funcionários hoje

Para que você possa entender melhor, acompanhe o exemplo que preparamos abaixo.

Vamos supor que a sua empresa tenha feito 20 novas contratações de colaboradores e 8 desligamentos nos últimos 12 meses. Se atualmente o seu quadro de funcionários é composto por 160 pessoas, temos:

  • [(20 + 8) / 2] / 160
  • [28 / 2] / 160
  • 14 / 160 = 0,0875

Multiplicando por 100, a taxa de turnover da sua empresa é de 8,75%. 

Apesar de que este resultado não tenha sido muito alto, o ideal é que esse resultado se mantenha abaixo de 5%.

A importância do cliente interno

Em busca de uma saúde organizacional, é preciso ter consciência do que significa turnover mais baixo para realmente buscar as ações adequadas. Se lembram do vídeo que mostramos anteriormente? 

Já se sabe da importância vital do lugar do cliente e do atendimento ao cliente para o sucesso dos negócios. Mas nem apenas de programas de fidelização de clientes e de marketing de fidelização se faz um grande case de sucesso.

É preciso compreender que, dentro da empresa, seus funcionários também são como clientes que precisam se manter satisfeitos. É muito importante cuidar da satisfação do cliente interno e reinventar a experiência do funcionário. Nesse sentido devemos entender que a experiência do funcionário é também a experiência do cliente.

7 dicas de como reduzir o turnover de pessoal

Como você pôde perceber, não é tão complicado calcular a taxa de turnover. Mas para além de fazer as contas e chegar a um percentual, é muito importante saber o que fazer para diminuir cada vez mais esta taxa. Isso só vai ser possível quando entendermos a extrema importância da satisfação e do atendimento aos clientes internos e externos na mesma medida.

Não costuma bastar que se permaneça atento aos resultados, mas para realmente baixar o turnover de pessoal, o gestor deverá também prestar atenção ao bem estar dos funcionários, ser paciente flexível na medida da necessidade e da possibilidade, sempre com sabedoria. 

Seja no ambiente de trabalho, no clima da empresa, no tratamento aos funcionários, nas oportunidades, na escuta, nos salários ou nas ferramentas que você proporciona para melhorar o trabalho dos funcionários… Um bom gestor vai precisar compreender que uma equipe unida e satisfeita é aquilo de que sua empresa realmente precisa, independente do seu nicho de atuação.

Selecionamos 7 dicas + 1 dica extra que consideramos essenciais para quem entende o que significa turnover e deseja diminuir a rotatividade na sua empresa, de maneira efetiva.

1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso

Um ambiente organizacional tóxico e abusivo é uma das principais causas de alta rotatividade nas empresas. Tendo isso em vista, busque desenvolver um clima harmonioso e motivador, com estímulo à criatividade dos colaboradores.

2. Evite o tratamento diferenciado

Quando as lideranças tratam seus funcionários de maneira diferente, privilegiando uns em detrimento de outros, há grandes chances de surgirem conflitos internos que podem gerar desconfortos e causar a saída de funcionários.

Portanto, procure tratar todos da mesma forma.

3. Ofereça oportunidades de crescimento profissional

Outra dica para diminuir o turnover é oferecer aos colaboradores um plano de carreira, com oportunidade de crescimento profissional.

Além disso, invista em cursos de capacitação e treinamentos. Um bom exemplo é a implementação de uma ferramenta eficiente de help desk interno.

4. Ofereça salários competitivos

Um fator que desmotiva os colaboradores a continuarem na empresa é o salário. Se a remuneração for muito inferior ao que é pago por outras empresas, é bem provável que seus funcionários “abandonem o barco”, mais cedo ou mais tarde, em busca de uma remuneração mais justa.

5. Atente-se ao processo de recrutamento e seleção

A melhor maneira de garantir uma boa relação cliente-empresa é ter a equipe mais acertada! Contratações equivocadas também proporcionam uma elevação da taxa de rotatividade. Isso porque quando o colaborador não se encaixa na função para a qual ele foi contratado e não se adapta à cultura da empresa, ele pode acabar tendo que ser desligado.

Portanto, organize um processo de recrutamento e seleção que encontre os profissionais que melhor se encaixam com a maneira de trabalhar e com os valores de seu negócio.

6. Escute a sua equipe

Mantenha os canais de comunicação abertos e os ouvidos atentos para o que seus funcionários e colaboradores têm a dizer. Pratique feedbacks constantemente dentro da empresa. A maior parte dos funcionários gosta e deseja receber feedbacks.

Reconhecer esforços e dar orientações para que a pessoa possa melhorar são atitudes fundamentais de uma boa gestão que se importa com o que significa turnover para a empresa. 

Elogios em voz alta, reconhecimento perante a equipe e orientação assertiva (porém gentil) são alternativas de reconhecimento fabulosas, que costumam funcionar muito bem em lugar de simplesmente oferecer bônus salariais.

7. Seja paciente e flexível

Compreenda que as relações com seus funcionários e colaboradores se baseiam em confiança, compreensão e respeito mútuo. Para chegar a este ponto ideal, é preciso tempo e flexibilidade. No entanto, se a contratação foi acertada, ter a devida paciência costuma ser recompensador e gerar equipes sólidas, extremamente competentes e produtivas, pois um senso de propósito se cria. 

Bom, ficou claro o que significa turnover e a importância desse índice? Implemente as boas práticas que citamos aqui e reduza a rotatividade da sua empresa.

Veja mais: Como o Zendesk ajuda as equipes de RH com a experiência dos funcionário

Dica extra: como ferramentas podem ajudar a diminuir o turnover

Não deveria ser parte do trabalho de equipe lidar com softwares difíceis. Quando isso acontece, a rotatividade aumenta. O Zendesk Sell é uma ferramenta simples, projetada para manter as vendas a todo vapor (e os funcionários mais satisfeitos). O Sell facilita a atualização das oportunidades para que sua equipe sempre possa acessar, analisar e colaborar usando dados relevantes.

A Zendesk proporciona as ferramentas perfeitas para sua empresa se manter em contato com clientes (internos e externos!), facilitando ao máximo a vida de seus colaboradores engajados nesta tarefa. 

Os softwares de atendimento e gestão de clientes da Zendesk são integrados do tipo omnichannel, permitindo que você use uma enorme quantidade de dados de forma inteligente, para que tanto gestores como os integrantes das equipes possam tomar as melhores decisões em seu dia a dia.

Zendesk Sell é uma ferramenta que certamente dará a seus colaboradores autonomia e produtividade. Proporcionar a seus funcionários uma maneira mais fácil de trabalhar melhora seu bem-estar e ajuda a diminuir a rotatividade de pessoal na sua empresa. 

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