Artigo

O que é inovação disruptiva?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 6 Abril 2021
Última atualização em 6 Abril 2021

Inovação disruptiva pode ser definida como um processo que transforma um produto ou serviço, de modo que a sua versão original se torna obsoleta, impactando também no comportamento dos seus consumidores.

Exemplos de inovação disruptiva podem ser vistos na maneira como, atualmente, consumimos e contratamos serviços de filmes, músicas, entrega de alimentos, reserva de hotéis para viagens, serviços e produtos financeiros, entre outros.

O que é inovação disruptiva?

Inovação disruptiva é um processo no qual uma solução já existente é transformada, geralmente com a ajuda da tecnologia.

A ideia é modificar produtos e serviços e deixá-los mais baratos, acessíveis e simples de serem consumidos. 

Com isso, a inovação disruptiva impacta diretamente nos resultados entregues aos clientes, bem como no comportamento desses consumidores, colaborando também para tornar a versão anterior obsoleta.

Como surgiu o conceito de inovação disruptiva?

O termo inovação disruptiva foi criado por Clayton Christensen, professor da Universidade de Harvard.

Para essa denominação, Christensen se inspirou em outro conceito, do economista austríaco Joseph Schumpeter, que era “destruição criativa”. 

Esse, por sua vez, foi utilizado para explicar os ciclos de um negócio, no qual a cada nova revolução industrial ou tecnológica a concepção anterior era destruída, trazendo inovações.

Christensen aproveitou esse mesmo princípio e tornou o termo “inovação disruptiva” conhecido em um artigo publicado em 1995, chamado “Disruptive Technologies: Catching the Wave”, e depois mais explanado nos livros “The Innovator’s Dilemma”e “The Innovator’s Solution”.

O que é inovação incremental?

Inovação incremental é um processo que promove a melhoria de um produto ou serviço, mas não a ponto de fazer a sua versão original cair em desuso.

A proposta é apenas agregar algum valor extra a algo que os clientes já utilizam, por meio da melhoria de um processo ou tecnologia.

Ao contrário da inovação disruptiva, a incremental não desestabiliza mercados, não dá origem a soluções novas, nem modifica o comportamento do consumidor.

Qual a principal característica de uma inovação disruptiva?

Uma das principais características da inovação disruptiva é melhorar processos, com a entrega de soluções mais atuais e mais condizentes com a realidade e a necessidade dos clientes.

Além disso, a inovação disruptiva também é evolutiva, tem como foco melhorar a experiência do cliente, gerar um novo valor a produto ou serviço já existente, e ser sustentável em longo prazo.

Quais os impactos da inovação disruptiva?

A inovação disruptiva causa impacto no mercado no qual está inserida e na rotina do seu público-alvo.

Visto mudar a forma como produtos e serviços são consumidos, é extremamente comum que modelos anteriores deixem de existir, afetando diretamente a lucratividade de diversos negócios.

Para os clientes, as soluções que passam por processos de inovação disruptiva dão a chance de utilizarem produtos e serviços que antes estavam disponíveis apenas para uma parcela restrita de consumidores.

Qual a importância da inovação disruptiva para empresas e clientes?

A inovação disruptiva é importante tanto para as empresas quanto para os seus clientes. Entre os diversos motivos estão:

  • Entrega de soluções mais acessíveis, ampliando o público atendido
  • Geração de produtos e serviços mais convenientes e de baixo custo
  • Agregação de mais valor ao negócio
  • Entrega de soluções digitais escaláveis
  • Aumento do poder de atração, fidelização e de competitividade da marca

Dica de leitura: “Fidelização de clientes: guia completo com tudo o que você precisa saber para ampliar sua base de clientes fiéis

O que são ideias disruptivas?

Considerando o conceito de inovação disruptiva, entende-se que ideias disruptivas são aquelas que modificam a maneira como a maioria das pessoas pensa.

Elas podem ser aquelas que rompem padrões característicos de uma época ou nação, inclusive gerando importantes revoluções em benefícios de muitos.

O que é um negócio disruptivo?

Negócios disruptivos são aqueles que rompem o modelo de normalidade, até então, conhecido pelo mercado e pelo seu público, e promovem a criação e a entrega de novas soluções.

Entre os diversos exemplos de negócios disruptivos podemos citar a empresa Uber, que modificou o mercado de transporte em diversos lugares, inclusive aqui no Brasil.

Não deixe de ler: “A Uber escolheu o Zendesk Support para expandir seu atendimento ao cliente globalmente

Os negócios disruptivos também podem ser vistos em outros segmentos, tais como os de produtos e serviços financeiros, varejo, hotelaria, streaming de filmes e músicas, educação, entre outros.

Qual a influência da inovação disruptiva no atendimento ao cliente?

No atendimento ao cliente, a inovação disruptiva pode ser vista na modernização de processos, tais como a inclusão de novas tecnologias para se relacionar com o público.

Por exemplo, o WhatsApp, aplicativo de mensagem, é um modelo de negócio disruptivo que modificou a maneira como as pessoas conversam diariamente.

Essa solução passou a ser incorporada pelas empresas e se tornou um importante canal de atendimento ao cliente.

Não deixe de ler: “Uso de WhatsApp cresce acima de 90% nos canais de suporte no Brasil

Para deixar essa solução ainda mais completa e fácil de ser utilizada, é bem importante integrá-la aos seus demais canais de atendimento e, com isso, oferecer um atendimento omnichannel.

Além de estabelecer conversas mais fluidas e diretas com os seus clientes, as ferramentas certas otimizam o trabalho dos seus agentes, melhorando ainda mais o serviço prestado.

O Zendesk para atendimento ao cliente é um bom exemplo de software de atendimento completo e fácil de ser utilizado.

A solução promove o autoatendimento, facilita a interação com os clientes, aumenta a eficiência dos seus agentes, melhora a sua gestão e muito mais.

Acesse agora a página da solução de atendimento da Zendesk e confira todas as funcionalidades desse sistema. Faça um teste grátis!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento