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Inovação disruptiva: como ela muda o mercado?

Por Zendesk

Última atualização em 1 Mai 2023

A inovação disruptiva em uma época em que tudo muda tão rápido, acontece diariamente e nem sequer nos damos conta. Se você quer conhecer alguns grandes exemplos de inovação disruptiva, podemos citar dois adventos que mudaram o mundo: a criação da internet e do smartphone.

Quando a internet surgiu os meios de comunicação da época, como cartas, jornais e telégrafos perderam a força e muitos deles tornaram-se obsoletos. 

Muitos anos depois, foi a vez dos smartphones. Eles chegaram não só para mudar mais ainda nossa forma de comunicação, mas também de consumo e comportamento.

Tendo como base duas das principais tecnologias existentes (internet e smartphones) hoje contamos com diversas inovações disruptivas como:

  • enviar uma mensagem rápida para um amigo ou familiar;
  • marcar uma consulta via aplicativo;
  • alugar uma casa de campo ou quarto em poucos cliques;
  • chamar um motorista particular em minutos.

Não só nos falamos mais rápido, mas também consumimos bens e serviços com muito mais velocidade, praticidade e menor custo e a responsável por isso, chama-se Inovação Disruptiva.

O que é inovação disruptiva?

Inovação disruptiva é um processo no qual uma solução já existente é transformada, geralmente com a ajuda da tecnologia.

A ideia é modificar produtos e serviços e deixá-los mais baratos, acessíveis e simples de serem consumidos. 

Com isso, a inovação disruptiva impacta diretamente nos resultados entregues aos clientes, bem como no comportamento desses consumidores, colaborando também para tornar a versão anterior obsoleta.

Agora que você já sabe o que é tecnologia disruptiva, vamos entender como e quando surgiu a definição de inovação disruptiva.

Como surgiu a definição de inovação disruptiva?

O termo inovação disruptiva foi criado por Clayton Christensen, professor da Universidade de Harvard.

Para essa denominação, Christensen se inspirou em outro conceito, do economista austríaco Joseph Schumpeter, que era “destruição criativa”. 

Esse, por sua vez, foi utilizado para explicar os ciclos de um negócio, no qual a cada nova revolução industrial ou tecnológica a concepção anterior era destruída, trazendo inovações.

Christensen aproveitou esse mesmo princípio e tornou o termo “inovação disruptiva” conhecido em um artigo publicado em 1995, chamado “Disruptive Technologies: Catching the Wave”, e depois mais explanado nos livros “The Innovator’s Dilemma”e “The Innovator’s Solution”.

O que é inovação incremental e disruptiva?

Inovação incremental é um processo que promove a melhoria de um produto ou serviço, mas não a ponto de fazer a sua versão original cair em desuso.

A proposta é apenas agregar algum valor extra a algo que os clientes já utilizam, por meio da melhoria de um processo ou tecnologia.

Diferente da inovação disruptiva, a incremental não desestabiliza mercados, não dá origem a soluções novas, nem modifica o comportamento do consumidor.

Qual a principal característica de uma inovação disruptiva?

Uma das principais características da inovação disruptiva é melhorar processos, com a entrega de soluções mais atuais e mais condizentes com a realidade e a necessidade dos clientes.

Além disso, a inovação disruptiva também é evolutiva, tem como foco melhorar a experiência do cliente, gerar um novo valor a produto ou serviço já existente, e ser sustentável em longo prazo.

Quais os impactos da inovação disruptiva?

A inovação disruptiva causa impacto no mercado no qual está inserida e na rotina do seu público-alvo.

Mudar a forma como produtos e serviços são consumidos, é extremamente comum que modelos anteriores deixem de existir, afetando diretamente a lucratividade de diversos negócios.

Para os clientes, as soluções que passam por processos de inovação disruptiva dão a chance de utilizarem produtos e serviços que antes estavam disponíveis apenas para uma parcela restrita de consumidores.

Qual a importância da inovação disruptiva para empresas e clientes?

A inovação disruptiva é importante tanto para as empresas quanto para os seus clientes. Entre os diversos motivos estão:

  • Entrega de soluções mais acessíveis, ampliando o público atendido
  • Geração de produtos e serviços mais convenientes e de baixo custo
  • Agregação de mais valor ao negócio
  • Entrega de soluções digitais escaláveis
  • Aumento do poder de atração, fidelização e de competitividade da marca

Dica de leitura: “Fidelização de clientes: guia completo com tudo o que você precisa saber para ampliar sua base de clientes fiéis

O que são ideias disruptivas?

Considerando o conceito de inovação disruptiva, entende-se que ideias disruptivas são aquelas que modificam a maneira como a maioria das pessoas pensa.

Elas podem ser aquelas que rompem padrões característicos de uma época ou nação, inclusive gerando importantes revoluções em benefícios de muitos.

O que é um negócio disruptivo?

Negócios disruptivos são aqueles que rompem o modelo de normalidade, até então, conhecido pelo mercado e pelo seu público, e promovem a criação e a entrega de novas soluções.

Entre os diversos exemplos de inovação disruptiva podemos citar a empresa Uber, que modificou o mercado de transporte em diversos lugares, inclusive aqui no Brasil.

Não deixe de ler: “A Uber escolheu o Zendesk Support para expandir seu atendimento ao cliente globalmente

Os negócios disruptivos também podem ser vistos em outros segmentos, tais como os de produtos e serviços financeiros, varejo, hotelaria, streaming de filmes e músicas, educação, entre outros.

Qual a influência da inovação disruptiva no atendimento ao cliente?

No atendimento ao cliente, a inovação disruptiva pode ser vista na modernização de processos, tais como a inclusão de novas tecnologias para se relacionar com o público.

Por exemplo, o WhatsApp, aplicativo de mensagem, é um modelo de negócio disruptivo que modificou a maneira como as pessoas conversam diariamente, substituindo ligações e SMSs.

Essa solução passou a ser incorporada pelas empresas e se tornou um importante canal de atendimento ao cliente.

Não deixe de ler: “Uso de WhatsApp cresce acima de 90% nos canais de suporte no Brasil

Para deixar essa solução ainda mais completa e fácil de ser utilizada, é bem importante integrá-la aos seus demais canais de atendimento e, com isso, oferecer um atendimento omnichannel.

Além de estabelecer conversas mais fluidas e diretas com os seus clientes, as ferramentas certas otimizam o trabalho dos seus agentes, melhorando ainda mais o serviço prestado.

O Zendesk para atendimento ao cliente é um bom exemplo de software de atendimento completo e fácil de ser utilizado, que atender essa demanda disruptiva nos meios de contato.

A solução promove o autoatendimento, facilita a interação com os clientes, aumenta a eficiência dos seus agentes, melhora a sua gestão e muito mais.

Acesse agora a página da solução de atendimento da Zendesk e confira todas as funcionalidades desse sistema. Faça um teste grátis!

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