Artigo

19 podcasts sobre tecnologia e inovação para começar a ouvir

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 20 outubro 2021
Última atualização em 20 outubro 2021

Hoje é possível aprender de tudo utilizando diferentes formatos de conteúdo, como é o exemplo dos podcasts sobre tecnologia. 

Com eles, tanto quem trabalha na área quanto quem é apenas entusiasta pode ficar a par das novidades, tendências, ensinamentos e muito mais apenas escutando um programa em uma plataforma de streaming.

Esse tipo de mídia é ideal para encaixar na rotina, pois é possível ouvir um podcast no trânsito, durante uma atividade física ou até mesmo arrumando a casa, por exemplo. Ao mesmo tempo em que você se concentra no conteúdo do programa, também pode dar andamento às tarefas mais automáticas e corriqueiras. 

Além disso, os podcasts são pensados para serem conteúdos de fácil assimilação, deixando os ouvintes devidamente informados na melhor hora para eles. Isso vale não apenas para os podcasts de tecnologia, mas também para os de qualquer assunto. 

Neste artigo, vamos focar em sugestões de podcasts do tema de tecnologia para você que trabalha na área ou apenas gosta do assunto. Também mostraremos algumas dicas para você escolher o programa que melhor se adeque ao seu dia a dia. 

Continue lendo! 

O que são podcasts? 

Podcasts são programas gravados em que uma ou mais pessoas debatem um assunto em comum. Os episódios vão ao ar nas plataformas de streaming e, algumas vezes, também são publicados no YouTube. 

Os programas podem ter apresentadores fixos e receber convidados para falar a respeito de um tema. Não existe uma duração mínima ou máxima de um episódio, mas, na maioria das vezes, as conversas duram ao menos 10 minutos.

Dados sobre o consumo de podcasts no Brasil

A forma como consumimos conteúdo mudou e os podcasts são exemplo disso. Uma pesquisa feita pela Globo em parceria com o Ibope mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts na pandemia. Dentre os ouvintes, 41% escutam podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal. 

Outro dado interessante da pesquisa é que os podcasts são consumidos enquanto as pessoas realizam outra atividade: 48% ouvem enquanto fazem uma tarefa doméstica, 38% enquanto estão na internet, 25% antes de dormir, 24% durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo, e 20% enquanto realizam alguma atividade física. 

A frequência de consumo do conteúdo também merece destaque: 43% ouvem podcasts de uma a três vezes na semana, enquanto 16% escutam todos os dias. 25% ouvem de uma a duas horas por dia.

A pesquisa ainda mostra que 66% dos ouvintes escutam o mesmo podcast com frequência, pois se interessam pelo assunto abordado. 

Contudo, não é apenas o conteúdo que tem relevância, mas também a linguagem simples e informal, importante para 64% dos respondentes, assim como a credibilidade em quem produz o programa, relevante para 46% dos ouvintes.

O que considerar na hora de escolher o melhor podcast para você? 

Seja um podcast sobre tecnologia ou qualquer outro, são muitas opções disponíveis para acompanhar. Por isso, é importante focar naqueles que realmente agreguem valor à sua vida e carreira. 

Observe alguns pontos ao optar pelo melhor programa para o seu dia a dia:

  • tempo disponível na sua rotina: quanto tempo você poderá dedicar ao consumo dos podcasts? Os episódios podem ter diferentes durações, então é preciso levar isso em consideração;
  • alinhamento com seus interesses e carreira: os programas estão agregando valor ao que você deseja aprender e à sua carreira? Observe isso com atenção para não perder tempo e apenas “escutar por escutar”;
  • dinâmica dos apresentadores: é normal nos identificarmos mais com alguns apresentadores e com outros não, então veja se você gosta da maneira como os programas são conduzidos; 
  • frequência da publicação dos episódios: os podcasts podem ter atualizações diárias, semanais, quinzenais ou mensais, por isso analise qual ritmo você consegue acompanhar; 
  • nicho que te interessa mais: alguns programas podem focar em temáticas que são mais relevantes para você ou não, então opte pelos podcasts que debatem temas de seu interesse.

Lembre-se de que acompanhar um podcast de tecnologia ou qualquer outro não deve ser uma obrigação, mas sim uma oportunidade para aprender mais utilizando um formato de conteúdo diferente. 

Experimente diversos programas, observe quanto você aprendeu com cada episódio e, aos poucos, você verá que naturalmente passará a acompanhar mais um podcast em detrimento de outro. 

19 podcasts sobre tecnologia que vale a pena conhecer

Agora sim, vamos mostrar os melhores podcasts de tecnologia para você acompanhar. Esse mercado é extremamente aquecido e é primordial que os profissionais da área estejam sempre atualizados sobre o que está acontecendo. 

Para aqueles que apenas se interessam sobre assuntos de tecnologia, também é muito relevante ouvir os programas, adquirir conhecimento e ampliar o repertório.

A seguir, você vai ver algumas sugestões de podcasts sobre tecnologia, mas vale ir escutando episódios de cada um deles até encontrar os que te agradam mais.

Confira a lista!

  • Área de Transferência
  • Bluesoft
  • Braincast
  • Cabeça de Lab
  • Café Debug
  • Change Cast
  • DevCast
  • Devnaestrada
  • Hipsters Ponto Tech
  • Killer Innovations
  • Lambda3
  • Loop Matinal
  • Pizza de Dados
  • Sambatalks
  • Tecnocast
  • The Changelog
  • UX Podcast
  • Wired
  • Zofe

Mostraremos detalhes de cada um desses podcasts a seguir.

Área de Transferência

Lançado em 2016, o Área de Transferência é um podcast de tecnologia com episódios semanais de mais de uma hora apresentados por Bruno Casemiro, Guilherme Rambo, Gustavo Faria e Marcos Mendes. Eles debatem as notícias e acontecimentos mais recentes do mercado.

As conversas são descontraídas, com humor e com uma visão abrangente sobre os assuntos, o que permite ao ouvinte entender o tema por completo e ainda se divertir. 

Bluesoft

O Bluesoft Podcast recebe convidados especialistas no mercado para debater temas como gestão, negócios, dados e informações recentes sobre o varejo. Lançado em 2019, os episódios duram de 30 minutos a uma hora e são publicados quinzenalmente. 

O programa é uma boa opção para quem está começando a entender melhor o mercado de tecnologia. 

Braincast

Braincast é um dos podcasts produzidos pela B9 e trata de pautas como criatividade, tecnologia, cultura digital e negócios. Foi lançado em 2013 e tem episódios semanais com mais de uma hora de duração. 

Neles, os apresentadores conversam com convidados especialistas no assunto do episódio, e debatem de forma leve e inteligente os principais tópicos sobre o tema. 

Cabeça de Lab

Podcast da Magalu, o Cabeça de Lab é formado pelos colaboradores que trabalham no Luizalabs, laboratório de inovação e tecnologia da Magazine Luiza. Semanalmente, o programa recebe convidados para falar sobre inovação, carreira e tecnologia. 

Os episódios duram de 30 minutos a uma hora, e oferecem conteúdos relevantes sobre as mais recentes novidades de tecnologia e o que a empresa tem feito para inovar no mercado brasileiro. 

Café Debug

O Café Debug foi lançado em 2017 e já conta com mais de 80 episódios sobre ciência, tecnologia e outros temas. Os episódios são lançados praticamente a cada quinze dias e duram por volta de uma hora. 

Os apresentadores e convidados debatem de forma aprofundada tanto assuntos mais técnicos quanto histórias, ideias e projetos. 

Change Cast

Dentre os melhores podcasts de tecnologia, também está o Change Cast, podcast da IBM Brasil. 

A IBM foi fundada em 1911 tem foco em tecnologia, ciência e inovação. Os episódios semanais do programa falam sobre transformação digital com convidados do mercado, especialistas da IBM, entusiastas e profissionais de marketing. 

O podcast mostra em episódios de cerca de 20 minutos como a transformação digital está impactando todos os setores no mundo inteiro e mudando o comportamento da sociedade. 

DevCast

O DevCast é um podcast sobre tecnologia da DevMedia, empresa referência para programadores no Brasil. Em episódios de 10 minutos, eles explicam conceitos importantes para quem atua na área. 

Devnaestrada

O Devnaestrada tem novos episódios toda sexta-feira e traz conversas sobre tecnologia e entrevistas com profissionais do mercado. Os debates são descontraídos e com um toque de humor. 

O programa vai além do universo da tecnologia e também trata de temas relacionados à saúde mental e física, carreira, criatividade e muito mais.

Hipsters Ponto Tech

No podcast Hipsters Ponto Tech, da Alura, os apresentadores e convidados conversam sobre tecnologia, programação, Front-End, design, startups e tendências do mercado. 

Os episódios são semanais e duram de 30 minutos a uma hora, com convidados do mundo inteiro. 

Killer Innovations

O podcast Killer Innovations é apresentado por Phil McKinney, ex-Chief Technology Officer (CTO) da HP e autor do livro “Muito Além do Óbvio”. No programa em inglês, ele entrevista convidados e debate temas como inovação, criatividade e liderança

Também um “ancião” da lista, o podcast foi lançado em 2005 e tem episódios semanais de mais ou menos 30 minutos.

Lambda3

O Lambda3 é um podcast focado em tecnologia profissional e desenvolvimento de software. Porém, também trata de outros assuntos, como Agilidade, carreira, e até livros, filmes e séries do momento. 

Os episódios têm mais de uma hora, e se aprofundam nos temas com uma linguagem simples e fácil de entender.

Loop Matinal

A proposta do Loop Matinal, podcast do canal Loop Infinito, é apresentar diariamente as principais notícias de tecnologia para quem não tem tempo de acompanhar sites e blogs sobre o assunto. 

Os episódios têm aproximadamente 10 minutos e Marcus Mendes, apresentador do programa, faz um resumo das notícias mais importantes do dia lançando mão de um pouco de humor e acidez. 

Pizza de Dados

O Pizza de Dados é um podcast brasileiro sobre ciência de dados e foi criado para suprir a ausência de programas em português para tratar do assunto. Conceitos relacionados a dados, como machine learning, estatística, Big Data, dentre tantos outros, são explicados no podcast.

Os episódios não têm uma sazonalidade fixa, até porque essa é uma das regras básicas da realização do programa: “Não vamos fazer por pressão (de datas, de publicação, de frequência…)”. 

Sambatalks

O podcast Sambatalks é da empresa Sambatech e tem episódios sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e transformação digital apresentados por Gustavo Caetano, CEO da companhia. No programa, ele recebe convidados de renome do mundo dos negócios para debater as principais tendências do momento. 

Os episódios são semanais, e nomes como Luiza Helena Trajano e Thiago Nigro já marcaram presença por lá. 

Tecnocast

O Tecnocast é o podcast sobre tecnologia do Tecnoblog. Os episódios semanais de uma hora tratam sobre negócios, inovação e tecnologia. Segundo eles descrevem, “no Tecnocast conversamos sobre como a tecnologia está mudando a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.”

O programa é uma opção interessante caso você seja um entusiasta de tecnologia e queira ficar por dentro dos principais assuntos a respeito do tema. Os episódios não abrangem termos técnicos, mas sim tendências no Brasil e no mundo, e seus impactos no nosso dia a dia. 

The Changelog

O podcast The Changelog é em inglês e traz entrevistas aprofundadas com especialistas do mundo dos softwares, além de notícias do mercado. 

Dentre os principais temas abordados nos episódios, estão engenharia de software, open source e liderança. 

UX Podcast

Outro “ancião” dentre os podcasts sobre tecnologia da lista, está o UX Podcast (em inglês). Lançado em 2011, o programa tem episódios quinzenais de 40 minutos, em média, e é apresentado por James Royal-Lawson e Per Axbom. 

O podcast levanta discussões sobre negócios, tecnologia e pessoas, e tem como objetivo expandir o conceito do user experience (UX).

Wired

O podcast de tecnologia Wired é em inglês e foi lançado no começo de 2020. Os episódios semanais de cerca de uma hora tratam de pautas como ciência, negócios, cultura e, claro, novidades do mundo da tecnologia. 

Vale a pena acompanhar para entender assuntos em alta de maneira simples e descomplicada. 

Zofe

Zofe é a sigla para “Zone of Front-Enders”. O programa é mais técnico e voltado para desenvolvedores front-end, então o ideal é acompanhar se você já está familiarizado com o tema. 

Os episódios têm por volta de 40 minutos de duração e contam um toque de humor para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento da internet junto a convidados especiais. 

Gostou das dicas dos podcasts sobre tecnologia? Aproveite para também conferir o artigo com 8 podcasts sobre Customer Experience que você deve ouvir.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.