Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

21 podcasts sobre tecnologia e inovação para começar a ouvir

Por Zendesk

Última atualização em 2 Abril 2023

Hoje é possível aprender de tudo utilizando diferentes formatos de conteúdo, como é o exemplo dos podcasts sobre tecnologia. 

Com eles, tanto quem trabalha na área quanto quem é apenas entusiasta pode ficar a par das novidades, das tendências, dos ensinamentos e muito mais apenas escutando um programa em uma plataforma de streaming.

Esse tipo de mídia é ideal para encaixar na rotina, pois é possível ouvir um podcast no trânsito, durante uma atividade física ou até mesmo arrumando a casa, por exemplo. Ao mesmo tempo em que você se concentra no conteúdo do programa, também pode dar andamento às tarefas mais automáticas e corriqueiras. 

Além disso, os podcasts são pensados para serem conteúdos de fácil assimilação, deixando os ouvintes devidamente informados na melhor hora para eles. Isso vale não apenas para os podcasts de tecnologia, mas também para os de qualquer assunto. 

Neste artigo, vamos focar em sugestões de podcasts do tema de tecnologia para você que trabalha na área ou apenas gosta do assunto. Também mostraremos algumas dicas para você escolher o programa que melhor se adeque ao seu dia a dia. 

Continue lendo! 

O que são podcasts? 

Podcasts são programas gravados em áudio em que uma ou mais pessoas debatem um assunto em comum. Os episódios vão ao ar nas plataformas de streaming, como Deezer, Spotify e SoundCloud, e, algumas vezes, também são publicados no YouTube. Eles podem ser escutados quando a pessoa desejar.

Os programas podem ter apresentadores fixos e receber convidados para falar a respeito de um tema. Não existe uma duração mínima ou máxima de um episódio, mas, na maioria das vezes, as conversas duram ao menos 10 minutos.

Dados sobre o consumo de podcasts no Brasil

A forma como consumimos conteúdo mudou e os podcasts são exemplo disso. Uma pesquisa feita pela Globo em parceria com o Ibope mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts na pandemia. Dentre os ouvintes, 41% escutam podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal. 

Outro dado interessante da pesquisa é que os podcasts são consumidos enquanto as pessoas realizam outra atividade: 48% ouvem enquanto fazem uma tarefa doméstica, 38% enquanto estão na internet, 25% antes de dormir, 24% durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo, e 20% enquanto realizam alguma atividade física. 

A frequência de consumo do conteúdo também merece destaque: 43% ouvem podcasts de uma a três vezes na semana, enquanto 16% escutam todos os dias. 25% ouvem de uma a duas horas por dia.

A pesquisa ainda mostra que 66% dos ouvintes escutam o mesmo podcast com frequência, pois se interessam pelo assunto abordado. 

Contudo, não é apenas o conteúdo que tem relevância, mas também a linguagem simples e informal, importante para 64% dos respondentes, assim como a credibilidade em quem produz o programa, relevante para 46% dos ouvintes.

O que considerar na hora de escolher o melhor podcast para você? 

Seja um podcast sobre tecnologia ou qualquer outro, são muitas opções disponíveis para acompanhar. Por isso, é importante focar naqueles que realmente agreguem valor à sua vida e carreira e levar em consideração a frequência de postagem, identificação com os apresentadores, tempo de duração etc.

Observe alguns pontos ao optar pelo melhor programa para o seu dia a dia:

  • tempo disponível na sua rotina: quanto tempo você poderá dedicar ao consumo dos podcasts? Os episódios podem ter diferentes durações, então é preciso levar isso em consideração;
  • alinhamento com seus interesses e carreira: os programas estão agregando valor ao que você deseja aprender e à sua carreira? Observe isso com atenção para não perder tempo e apenas “escutar por escutar”;
  • dinâmica dos apresentadores: é normal nos identificarmos mais com alguns apresentadores e com outros não, então veja se você gosta da maneira como os programas são conduzidos; 
  • frequência da publicação dos episódios: os podcasts podem ter atualizações diárias, semanais, quinzenais ou mensais, por isso analise qual ritmo você consegue acompanhar; 
  • nicho de maior interesse : alguns programas podem focar em temáticas que são mais relevantes para você ou não. Então opte pelos podcasts que debatem temas de sua preferência. 

Lembre-se de que acompanhar um podcast de tecnologia ou qualquer outro não deve ser uma obrigação, porém  uma oportunidade para aprender mais utilizando um formato de conteúdo diferente. 

Experimente diversos programas, observe quanto você aprendeu com cada episódio e, aos poucos, você verá que naturalmente passará a acompanhar mais um podcast em detrimento de outro. 

21 podcasts sobre tecnologia que vale a pena conhecer

Agora sim, vamos mostrar os melhores podcasts de tecnologia para você acompanhar. Esse mercado é extremamente aquecido e é primordial que os profissionais da área estejam sempre atualizados sobre o que está acontecendo. Além de ouvir outros pontos de vista que somam à qualidade do trabalho executado.

Para aqueles que apenas se interessam sobre assuntos de tecnologia, também é muito relevante ouvir os programas, adquirir conhecimento e ampliar o repertório.

A seguir, você vai ver algumas sugestões de podcasts sobre tecnologia, mas vale ir escutando episódios de cada um deles até encontrar os que agradam mais.

Confira a lista!

  1. Área de Transferência
  2. Bluesoft
  3. Braincast
  4. Cabeça de Lab
  5. Café Debug
  6. Daily Tech News Show 
  7. DevCast
  8. Devnaestrada
  9. Hipsters Ponto Tech
  10. Killer Innovations
  11. Lambda3
  12. Movimento UX 
  13. Pizza de Dados
  14. Resumido
  15. Sambatalks
  16. SAP Cast
  17. Tecnocast
  18. The Changelog
  19. This Week in Tech
  20. UX Podcas
  21. Wired

Mostraremos detalhes de cada um desses podcasts sobre tecnologia a seguir.

Área de Transferência

Lançado em 2016, o Área de Transferência é um podcast de tecnologia com episódios semanais de mais de uma hora apresentados por Bruno Casemiro, Guilherme Rambo, Gustavo Faria e Marcos Mendes. Eles debatem as notícias e os acontecimentos mais recentes do mercado.

As conversas são descontraídas, com humor e com uma visão abrangente sobre os assuntos, o que permite entender o tema por completo e ainda se divertir. 

Bluesoft

O Bluesoft Podcast recebe convidados especialistas no mercado para debater temas como gestão, negócios, dados e informações recentes sobre o varejo. Lançado em 2019, os episódios duram de 30 minutos a uma hora e são publicados quinzenalmente. 

O programa é uma boa opção para quem está começando a entender melhor sobre o mercado de tecnologia. 

Braincast

Braincast é um dos podcasts produzidos pela B9 e trata de pautas como criatividade, tecnologia, cultura digital e negócios. Foi lançado em 2013 e tem episódios semanais com mais de uma hora de duração. 

Neles, os apresentadores conversam com convidados especialistas no assunto do episódio, e debatem de forma leve e inteligente os principais tópicos sobre o tema. 

Cabeça de Lab

Podcast da Magalu, o Cabeça de Lab é formado pelos colaboradores que trabalham no Luizalabs, laboratório de inovação e tecnologia da Magazine Luiza. Semanalmente, o programa recebe convidados para falar sobre inovação, carreira e tecnologia. 

Os episódios duram de 30 minutos a uma hora, e oferecem conteúdos relevantes sobre as mais recentes novidades de tecnologia e o que a empresa tem feito para inovar no mercado brasileiro. 

Café Debug

O Café Debug foi lançado em 2017 e já conta com mais de 100  episódios sobre ciência, tecnologia e outros temas. Os episódios são lançados praticamente a cada quinze dias e duram por volta de uma hora. 

Os apresentadores e convidados desse podcast com tema de tecnologia debatem de forma aprofundada tanto assuntos mais técnicos quanto histórias, ideias e projetos. 

Daily Tech News Show

Em inglês, o Daily Tech News Show também é considerado um dos melhores podcasts sobre tecnologia. Isso porque ele reúne as principais notícias e tendências do universo tecnológico, com um episódio por dia.

Ele está disponível no Youtube, no Apple Podcasts, entre outras plataformas.

DevCast

O DevCast é um podcast sobre tecnologia e programação da DevMedia, empresa referência para programadores no Brasil. Em episódios de 10 minutos, eles explicam conceitos importantes para quem atua na área, como Java, PHP, Javascript, Python, banco de dados e muito mais

Devnaestrada

O Devnaestrada tem novos episódios toda sexta-feira e traz conversas sobre tecnologia e entrevistas com profissionais do mercado. Os debates são descontraídos e com um toque de humor. 

O programa vai além do universo da tecnologia e também trata de temas relacionados à saúde mental e física, carreira, criatividade e muito mais.

Hipsters Ponto Tech

No podcast sobre tecnologia Hipsters Ponto Tech, da Alura, os apresentadores e convidados conversam sobre tecnologia, programação, Front-End, design, startups e tendências do mercado. 

Aprendizagem ao longo da vida: como funciona e importância

Killer Innovations

Não é à toa que o  Killer Innovations é considerado um dos melhores podcasts sobre tecnologia! Ele é apresentado por Phil McKinney, ex-Chief Technology Officer (CTO) da HP e autor do livro “Muito Além do Óbvio”. No programa em inglês, ele entrevista convidados e debate temas como inovação, criatividade e liderança

Também um “ancião” da lista, o podcast foi lançado em 2005 e tem episódios semanais de mais ou menos 30 minutos a uma hora.

Lambda3

O Lambda3 é um podcast com tema de  tecnologia profissional e desenvolvimento de software. Porém, também trata de outros assuntos, como Agilidade, carreira, e até livros, filmes e séries do momento. 

Os episódios têm mais de uma hora, e se aprofundam nos temas com uma linguagem simples e fácil de entender.

Movimento UX

O Movimento UX é um podcast com tema de tecnologia focado em user experience, ou seja, experiência do usuário. Ele compartilha entrevistas com líderes do mercado de UX no Brasil e no mundo, como Heitor Pagliari (OLX Europa), Renata Tonezi (Itaú), Thiago Fontes (WhatsApp e Meta), Bruna Maia (Gympass), entre muitos outros.

Os assuntos englobam tudo o que é e pode ser feito para melhorar a experiência do usuário de um software ou sistema. Ótimo, não é mesmo?

Pizza de Dados

O Pizza de Dados é um podcast brasileiro sobre ciência de dados e foi criado para suprir a ausência de programas em português para tratar do assunto. Conceitos relacionados a dados, como machine learning, estatística, Big Data, dentre tantos outros, são explicados no podcast.

Os episódios não têm uma sazonalidade fixa, até porque essa é uma das regras básicas da realização do programa: “Não vamos fazer por pressão (de datas, de publicação, de frequência…)”. 

Resumido

Bruno Nadal apresenta o podcast Resumido, que traz, em cerca de 20 minutos, o resumo de notícias e tendências no mundo da tecnologia.

O programa ocupou o primeiro lugar na categoria Notícias & Comentários da Apple Podcasts Brasil e ainda faz parte da Rede B9, com apoio do Instituto Veros.

Sambatalks

O podcast Sambatalks é da empresa Sambatech e tem episódios sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e transformação digital apresentados por Gustavo Caetano, CEO da companhia. No programa, ele recebe convidados de renome do mundo dos negócios para debater as principais tendências do momento. 

Os episódios são semanais, e nomes como Luiza Helena Trajano e Thiago Nigro já marcaram presença por lá. 

SAP Cast

É claro que a SAP possui um excelente podcast sobre tecnologia, não é mesmo? A proposta do SAP Cast é oferecer conteúdos sobre tecnologia e os produtos da empresa. Há ainda a presença de convidados para aprofundar o assunto escolhido, que envolve temas atuais e tendências do mercado.

Tecnocast

O Tecnocast é o podcast sobre tecnologia do Tecnoblog. Os episódios semanais de uma hora tratam sobre negócios, inovação e tecnologia. Segundo eles descrevem, “no Tecnocast conversamos sobre como a tecnologia está mudando a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.”

O programa é uma opção interessante caso você seja um entusiasta e queira ficar por dentro dos principais assuntos a respeito do tema. Os episódios não abrangem termos técnicos, mas sim tendências no Brasil e no mundo, e seus impactos no nosso dia a dia. 

The Changelog

O podcast The Changelog é em inglês e traz entrevistas aprofundadas com especialistas do mundo dos softwares, além de notícias do mercado. 

Dentre os principais temas abordados nos episódios, estão engenharia de software, open source e liderança. 

This Week in Tech

Em 2005, o This Week in Tech ganhou o prêmio de melhor podcast de tecnologia pelo People’s Choice Podcast Award. O apresentador e fundador da rede de podcast TWiT.tv, Leo Laporte, traz em episódios semanais as tendências do mercado.

A frequência de postagem é semanal, aos domingos. O slogan do programa é “o primeiro podcast da semana é a última palavra em tecnologia”. Ficou curioso? Ele está disponível em diversas plataformas de streaming!

UX Podcast

Outro “ancião” dentre os podcasts sobre tecnologia da lista, está o UX Podcast (em inglês). Lançado em 2011, o programa tem episódios quinzenais de 40 minutos, em média, e é apresentado por James Royal-Lawson e Per Axbom. 

O podcast levanta discussões sobre negócios, tecnologia e pessoas, e tem como objetivo expandir o conceito do user experience (UX).

Wired

O podcast de tecnologia Wired é em inglês e foi lançado no começo de 2020. Os episódios semanais de cerca de uma hora tratam de pautas como ciência, negócios, cultura e, claro, novidades do mundo da tecnologia. 

Vale a pena acompanhar para entender assuntos em alta de maneira simples e descomplicada. 

Gostou das dicas dos podcasts sobre tecnologia? Aproveite para também conferir o artigo com 8 podcasts sobre Customer Experience que você deve ouvir.

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Oportunidades de IA para agentes de CX: quais as principais?

As oportunidades de IA para agentes de CX no mundo atual são muitas e superam até mesmo os desafios enfrentados pelas equipes. Confira 3 delas!

Artigo
5 min read

Experiência por voz: como melhora o atendimento ao cliente?

A experiência por voz está longe de acabar. Na verdade, ainda está bem presente nas empresas e apenas evolui com a tecnologia. Veja como usar!

Artigo
7 min read

O que é Zendesk Relate e quais inovações apresenta?

Descubra o que é Zendesk Relate e mude a maneira como seus clientes são atendidos! Afinal,…

Artigo
6 min read

Experiências ao vivo: como influenciam o consumidor?

As experiências ao vivo vêm ganhando cada vez mais força no mundo e atraindo a atenção…