Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

O que são fintechs de crédito? Entenda como solicitar capital de giro para empresas

Por Zendesk

Última atualização em 14 Abril 2023

As fintechs de crédito são empresas de tecnologia financeira que fornecem acesso a empréstimos para empreendedores através de plataformas digitais — sites e aplicativos. Também são chamadas de fintech de capital de giro.

Com o suporte da tecnologia, as fintechs criaram soluções financeiras inovadoras com processos de solicitação e resposta mais rápidos e menos burocrático que os meios tradicionais.

Se você já pesquisou por opções de crédito para empreendedores já se deparou com várias fintechs nos resultados. 

Mas fintechs de crédito são seguras? Não seria mais prudente contratar um banco ou outra instituição financeira física?

Caso você tenha dúvidas sobre a eficiência dessa solução, saiba que as fintechs de crédito também são empresas regularizadas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Para tirar todas as dúvidas e entender melhor como funcionam as fintechs de crédito, continue lendo e veja as vantagens de solicitar capital de giro para empresas.

O que são fintechs de crédito?

As fintechs de crédito são empresas que oferecem serviços financeiros de forma 100% digital. Todo processo acontece através do site oficial ou do aplicativo da instituição.

Fintech é um termo em inglês que une as palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia). O principal objetivo é oferecer soluções eficientes, seguras e com uma burocracia menor comparada aos grandes bancos.

Como a estrutura de operação é mais enxuta, nas fintechs de crédito os valores dos serviços e as taxas de juros de crédito para empreendedores são mais vantajosas também.

Pequenos e médios negócios são os que mais se beneficiam das propostas das fintechs de crédito, pois conseguem cumprir os requisitos exigidos para obter o empréstimo para capital de giro ou outro investimento do qual precisam.

O modelo de negócio das fintechs de crédito é estruturado para operar 100% online, ou seja, você pode solicitar os serviços financeiros a qualquer hora, sem precisar sair de casa.

Como funciona uma fintech capital de giro?

Já fez as contas para calcular a necessidade de capital de giro do seu negócio, mas quer saber como funciona o processo de solicitação nas fintechs de crédito?

Como mencionamos acima, as fintechs de crédito — assim como as fintechs que oferecem serviços de cartão de crédito, conta digital, seguro entre outros — não possuem uma sede física.

Para solicitar uma proposta de crédito para empreendedores é preciso acessar o site oficial ou baixar o aplicativo da empresa no seu smartphone.

DICA: para ter certeza que a fintech é uma fonte confiável para solicitar um serviço financeiro importante como um empréstimo, verifique o CNPJ da empresa no site do Banco Central (BC). Esse dado fica disponível no site oficial da fintech e se a empresa estiver regularizada seu status será mostrado pelo sistema do BC.

De maneira geral, o pedido de empréstimo nas fintechs de crédito funciona da seguinte forma:

  1. Acesse o site da fintech de crédito para fazer o cadastro inicial;
  2. Preencha as informações básicas sobre o seu negócio para avaliação do seu pedido;
  3. Aguarde o prazo de análise determinado pela empresa para receber a proposta com o valor que a fintech de crédito pode oferecer, bem como a proposta da forma de pagamento;
  4. Caso aceite a proposta, outros dados da sua empresa podem ser solicitados para completar o cadastro;
  5. Para aceitar formalmente a proposta é feito um contrato que é assinado digitalmente para autorizar o depósito do crédito na conta da sua empresa. O prazo varia de acordo com a fintech, algumas oferecem 72h como prazo máximo para liberação do crédito. 

Durante cada etapa é importante ler com atenção cada exigência e responder os dados certos para evitar erros de digitação ou desencontro das informações. #ficaadica

Se tiver duvidas antes ou durante o processo, procure os canais de atendimento ao cliente da empresa. Agilidade na resposta também é um ponto a favor para fechar negócio. 

Vantagens das fintechs de crédito para empreendedores

Explicando o que são fintechs de crédito e como elas funcionam, fica fácil entender as suas vantagens, mas separamos abaixo os principais benefícios:

Serviços financeiros com tecnologia acessível

Antes das fintechs de crédito, solicitar empréstimos era burocrático, exigia muita papelada e ir de banco em banco para solicitar propostas e aguardar um longo período para análise.

As fintechs aproveitam o poder da internet para simplificar esse processo e oferecerem seus serviços financeiros de forma ágil através de um site ou aplicativo. Assim, qualquer empreendedor consegue solicitar uma proposta.

Rapidez na solicitação e resposta

Outra vantagem de saber o que são fintechs de crédito é poder agilizar todo processo. Tanto a solicitação quanto a resposta podem ser resolvidas rapidamente em menos de uma semana. 

Como o processo é 100% digital, ao receber o retorno da empresa, você pode seguir rapidamente para os próximos passos.

Taxas de juros reduzidas

As taxas de juros para empréstimo são reduzidas, devido a estrutura de funcionamento das fintechs de crédito que é mais enxuta que a dos bancos tradicionais. Assim, as taxas pelos serviços são mais amigáveis, ajudando na redução de custos para os empreendedores também.

Menos burocracia

Ao invés de sair pela rua com uma papelada enorme, para solicitar um empréstimo online, basta anexar as cópias dos principais documentos da empresa. Você economiza papel, tinta, tempo e energia e pode usá-los para fazer outras tarefas enquanto aguarda.

Segurança para informar dados online

Menos burocrático não quer dizer menos seguro. Pelo contrário, as fintechs de crédito investem em sites seguros, com dados criptografados e não os compartilha com terceiros. Não deixe de ler a política de segurança do site antes de fazer contato. 

Aproveite os benefícios das fintechs

Todo empreendedor precisa de suporte financeiro em algum momento do negócio para aumentar suas operações, criar um novo produto, investir em um projeto ou lançar uma nova campanha de marketing, etc.

Analise as necessidades do seu negócio para conseguir uma proposta realista e que cabe no seu bolso, mantendo o planejamento financeiro da empresa equilibrado.

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro. 

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.