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Artigo 9 min read

Prospecção pelo WhatsApp: 10 dicas para se inspirar

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

Já pensou em montar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp 

Ocupando o posto de aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp está instalado em mais de 98% dos smartphones e é a ferramenta preferida dos brasileiros para troca de mensagens instantâneas.

Além disso, 80% dos brasileiros recorrem ao “verdinho” para se comunicar com as marcas.

Com base nesses dados, é impossível negar a relevância do WhatsApp como canal para estabelecer relacionamento e gerar novas oportunidades de vendas.

Muitas empresas já fazem prospecção de clientes via WhatsApp e têm obtido bons resultados com essa ferramenta de comunicação.

Neste artigo, você vai descobrir as principais vantagens da prospecção pelo WhatsApp, a diferença entre a prospecção ativa e passiva e 10 dicas essenciais de como fazer prospecção de clientes via WhatsApp.

Além disso, separamos também alguns exemplos de prospecção de clientes utilizando o WhatApp para você se inspirar e começar a utilizar esse aplicativo para captar novos negócios.

Resumo

  • Além de ser usado por muitas pessoas, o WhatsApp possibilita realizar interações mais próximas e com um retorno mais imediato, o que diferencia a ferramenta de outras, como o e-mail, e facilita a prospecção.
  • Para fazer prospecção pelo WhatsApp, é preciso conhecer os clientes, iniciar a conversa de forma gentil, fornecer informações consistentes sobre a empresa e enviar ótimos conteúdos para nutrir os leads.
  • Seja qual for o tipo de prospecção usado (ativa ou passiva), ter um script humanizado e acolhedor ajuda a aproximar o cliente da marca.
  • Com o suporte de boas ferramentas, como o CRM e o software de atendimento ao cliente, é possível otimizar a gestão do WhatsApp e otimizá-lo com a ajuda de recursos como a IA generativa.

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Neste artigo, você aprenderá

Prospecção ativa e passiva pelo WhatsApp: qual a diferença?

A prospecção pelo WhatsApp pode ocorrer de forma ativa ou passiva. Na prospecção ativa, o primeiro contato utilizando esse aplicativo de mensagens instantâneas parte da própria empresa. Ou seja, é o representante comercial que aborda o potencial cliente para dar início a um relacionamento e oferecer determinada solução.

Já na prospecção passiva ocorre o inverso. É cliente em potencial que faz o primeiro contato pelo número de WhatsApp da empresa.

Geralmente, o prospect toma conhecimento da empresa por meio de pesquisas online, redes sociais, website e conteúdos em blogs. 

Por meio de um link que a empresa disponibiliza em seus diferentes canais, o potencial cliente é direcionado para uma nova conversa no aplicativo.

Quais as vantagens de fazer prospecção pelo WhatsApp?

Como bem mencionamos na introdução deste conteúdo, muitas pessoas utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as marcas, seja para esclarecer dúvidas, solicitar mais informações sobre um produto específico ou até mesmo efetuar uma compra por meio desse aplicativo.

Isso por si só já é uma vantagem, tendo em vista que o WhatsApp já se encontra fortemente inserido no dia a dia, o que facilita realizar abordagens de prospecção de forma bem sucedida por esse canal de comunicação.

Além disso, outra vantagem da prospecção pelo WhatsApp é que esse é um meio que possibilita realizar interações mais próximas e com um retorno mais imediato, o que dificilmente é observado no e-mail, por exemplo.

Também conta a favor do WhatsApp o fato de que essa é uma ferramenta mais dinâmica e ideal para prospectar clientes com um perfil mais informal e pouco disposto a ficar em uma ligação telefônica ou receber visitas presenciais.

Como fazer prospecção de clientes via WhatsApp?

Se você está interessado em descobrir como fazer vendas pelo whatsapp, é importante que esteja claro para você que a prospecção feita por esse aplicativo de mensagens vai muito além do que realizar disparos em massa visando fazer uma propaganda da sua marca e dos seus produtos.

Uma prospecção pelo WhatsApp bem feita não deve ocorrer sem obedecer a nenhum critério ou com total ausência de organização estratégica.

Antes de entrarmos, de fato, nas dicas de como fazer prospecção de clientes via WhatsApp, guarde uma coisa: você deve conhecer quem é o seu público-alvo e ter um perfil de cliente ideal bem definido.

A partir disso, ficará mais fácil orientar suas abordagens e manter o foco em contato com verdadeiro potencial de se tornarem clientes.

Feita essa recomendação, é hora de conferir como montar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp a partir das seguintes dicas:

1 – Faça uma pesquisa prévia sobre os potenciais clientes

Se você for fazer uma prospecção ativa pelo WhatsApp, faça uma pesquisa prévia sobre o prospect antes de estabelecer o primeiro contato.

Saiba quem são os tomadores de decisão, quais problemas gerais essa empresa enfrenta, o mercado em que ela atua, o porte e outras informações que te ajudem a fisgar a atenção do prospect e despertar o interesse dele no seu discurso.

2 – Inicie a conversa se apresentando

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa fazer na mensagem de prospecção pelo WhatsApp é se apresentar.

O prospect precisa saber com quem ele está conversando. Por isso, apresente-se com uma saudação seguida do seu nome e do motivo do seu contato.

3 – Utilize materiais de apoio

Para uma boa prospecção pelo WhatsApp, tenha materiais de apoio prontos para enriquecer sua estratégia argumentativa e gerar ainda mais o interesse do prospect por seu produto ou serviço.

Uma das vantagens do WhatsApp é que você pode enviar arquivos de diferentes formatos, como vídeos, imagens, arquivos em PDF, apresentações, planilhas e vários outros.

Esses materiais de apoio podem ser gráficos, pesquisas, depoimentos de outros clientes etc.

4 – Dê preferência às listas de transmissão em vez dos grupos de WhatsApp

Em vez de você criar grupos utilizando número de diferentes contatos e realizar disparos genéricos para esses grupos, prefira recorrer às listas de transmissão.

Esse é um recurso que o WhatsApp disponibiliza para que você envie mensagens para um grande volume de contatos (até 250), mas de forma individual.

Dessa forma, você preserva a personalização das interações pelo aplicativo, fazendo com que seu potencial se sinta único e não apenas mais um na sua lista.

5 – Investigue e entenda os problemas do prospect

Após estabelecer o primeiro contato com seu prospect pelo WhatsApp, busque investigar por meio da troca de mensagens quais são as dores e necessidades do seu potencial. Faça perguntas visando extrair dele um contexto mais amplo sobre os problemas que ele enfrenta.

A partir disso, será mais fácil sugerir as soluções mais adequadas para cada caso.

6 – Envie conteúdos para nutrir os leads

Pelo WhatsApp, envie conteúdos que possam ajudar o lead a ter mais clareza sobre os problemas que enfrenta e que, ao mesmo tempo, posicionem a sua empresa como autoridade.

Esses conteúdos podem ser artigos do blog da empresa, infográficos, e-books etc.

7 – Estabeleça um fluxo de cadência para as prospecções 

O fluxo de cadência nada mais é do que a quantidade e a frequência das interações pelo WhatsApp. Ou seja, quantas abordagens fazer com cada prospect durante a semana, o intervalo de tempo entre uma interação e outra, quantas tentativas de contato fazer antes de excluir esse prospect do fluxo, com quais outros canais alternar.

8 – Saiba acionar os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são atalhos que a nossa mente pega para tomar decisões cotidianas, de modo a poupar energia do nosso cérebro.

Você pode acionar alguns gatilhos mentais durante a prospecção pelo WhatsApp para persuadir seus prospects e aumentar as conversões.

Por exemplo, existe o gatilho da escassez para gerar um senso de urgência, o gatilho da prova social para mostrar que outras pessoas já adquiriram seu produto, o gatilho da autoridade que garante maior credibilidade à empresa e aumenta a confiança do prospect.

9 – Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM e ative recursos de IA para automatizar parte do contato

A sua rotina de prospecção pelo WhatsApp tende a ser facilitada ao promover a integração entre o WhatsApp da empresa e uma plataforma de CRM.

O sistema de Customer Relationship Management permite que você organize melhor os seus contatos e acompanhe o fluxo de cadência com mais transparência.

Além disso, você consegue acessar de maneira instantânea pelo WhatsApp todos os contatos salvos no CRM.

Outra possibilidade é acionar complementos de IA, disponíveis em plataformas de atendimento ao cliente, como o Zendesk Service. A tecnologia é capaz de conduzir contatos iniciais de forma fluida e humanizada, coletando dados valiosos para o andamento do atendimento pelos agentes.  

Forneça respostas instantâneas para seus clientes.

10 – Faça a prospecção utilizando o WhatsApp Business

Por fim, encerrando nossa lista com 10 dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp, utilize sempre a versão Business para abordar seus prospects.

Ao criar uma comercial, você tem acesso a recursos interessantes, como programar respostas automáticas, ter acesso a métricas para avaliar o desempenho da sua estratégia de prospecção, segmentar os contatos com o uso de etiquetas e catalogar seus produtos e serviços.

Prospecção de clientes: exemplos de abordagens pelo WhatsApp

E então, o que achou das dicas que você acabou de conferir sobre como fazer prospecção de clientes via WhatsApp?

Para que você possa se inspirar, separamos aqui alguns exemplos de prospecção de clientes pelo WhatsApp, tanto na abordagem ativa como na passiva.

Continue a leitura e saiba o que escrever para seus potenciais clientes.

Prospecção passiva pelo WhatsApp

Na prospecção passiva, o potencial cliente entra em contato com a empresa de forma voluntária em busca de mais informações sobre a sua solução.

Nesse caso, a primeira coisa que você precisa fazer é se apresentar:

Olá, Carla! Como vai?

Meu nome é Fernando e sou representante comercial da Zendesk. Estou aqui para esclarecer todas as suas dúvidas.

Primeiro, me responda: Qual o ramo de atuação da sua empresa?

Depois que o prospect responder o seu questionamento inicial, busque investigar mais a fundo o problema inicial que ele trouxe e o que motivou esse primeiro contato.

Carla, atualmente a sua empresa já faz uso de uma plataforma de CRM? O que tem te deixado insatisfeita com as soluções que você usa hoje na empresa?

Deixe o prospect desabafar e expressar suas insatisfações, ao mesmo tempo que você conduz a conversa com perguntas que ajudem a entender melhor o caso desse potencial cliente.

Em seguida, marque uma reunião presencial ou envie um material de apoio para que esse prospect possa entender melhor como a sua solução funciona e é capaz de ajudá-lo.

Prospecção ativa pelo WhatsApp

Assim como na prospecção passiva, você deve iniciar a conversa se apresentando: nome, empresa que você representa e o motivo do seu contato.

Bom dia, Carla! Tudo bem?

Meu nome é Fernando e sou representante comercial da Zendesk.

Nós desenvolvemos uma plataforma de CRM e acreditamos que ela pode ajudar a sua empresa a promover uma gestão de relacionamento com os clientes mais qualificada.

Qual sistema de CRM vocês utilizam hoje na sua empresa?

Espere o prospect responder e, em seguida, faça perguntas mais específicas buscando entender melhor o contexto em que esse potencial cliente está inserido e se há, de fato, um “fit” entre ele e a sua solução.

Finalize essa primeira interação enviando algum conteúdo relevante ou agendando uma ligação ou visita presencial.

Enfim, gostou das dicas? Então, venha descobrir como facilitar tudo isso com o teste grátis das soluções Zendesk! 

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

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