Como atrair clientes pelo WhatsApp? 9 dicas para usar esse aplicativo como aliado do seu negócio e vender mais
Última atualização em 13 dezembro 2022
Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é o aplicativo para troca de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil – inclusive, nosso país perde apenas para a índia no ranking de usuários ativos desse app.
O queridinho dos brasileiros possui mais de 120 milhões de contas ativas e é utilizado por cerca de 80% da população como canal para se comunicar com as marcas.
Então por que não utilizá-lo como uma ferramenta aliada do seu negócio, não é mesmo?
Em 2021, a troca de mensagens entre clientes e empresas pelo WhatsApp registrou um aumento de 251%. Isso mostra o quanto esse aplicativo é relevante para a geração de oportunidades de negócio e aumento das vendas via WhatsApp.
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo para explicar as principais vantagens do WhatsApp Business e por que você deve utilizá-lo na sua estratégia de vendas pelo WhatsApp
Além disso, te convidamos a prosseguir com a leitura para descobrir nas próximas linhas 9 dicas valiosas de como atrair clientes pelo WhatsApp e alavancar as suas conversões:
- Não faça abordagens pelo WhatsApp sem autorização prévia do contato;
- Ofereça alguma recompensa em troca do número de WhatsApp de seu potencial cliente;
- Dê preferência às listas de transmissão em vez de grupos;
- Envie conteúdos relevantes para os seus leads;
- Utilize o WhatsApp Web;
- Utilize as redes sociais para atrair novos contatos;
- Acione os gatilhos mentais para persuadir seus potenciais clientes;
- Organize uma rotina para executar sua estratégia pelo WhatsApp;
- Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM.
Quais são as vantagens do WhatsApp Business para as vendas?
Bom, antes de mostrarmos como atrair clientes pelo WhatsApp, vale a pena explicarmos os benefícios de utilizar a versão Business desse aplicativo.
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 visando atender as demandas de usuários que vinham utilizando o aplicativo como ferramenta de negócio.
Essa versão traz funcionalidades específicas que as contas normais não têm. Por exemplo, quem configura o WhatsApp para uma conta comercial consegue cadastrar um telefone fixo e não apenas o número de celular.
Além disso, a interface da versão Business é diferente e possibilita configurar mensagens automáticas. Então, sempre que um cliente ou potencial cliente entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp, uma resposta pode ser enviada automaticamente até que o vendedor decida responder ele mesmo o usuário.
Outra vantagem de utilizar técnicas de vendas pelo WhatsApp Business é que ele também permite realizar videochamadas com o clientes, o que é muito útil para poder explicar com mais clareza as funcionalidades do produto e passar mais segurança para o cliente.
No WhatsApp Business, você tem acesso a métricas que permitem ter maior controle sobre o desempenho das suas estratégias. Na conta comercial, você consegue analisar números relacionados à quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas, por exemplo.
Por fim, você também pode utilizar tags para categorizar seus contatos e organizar as interações pelo aplicativo.
Leia também: Adote canais de vendas digitais e amplie suas oportunidades!
O WhatsApp é uma das muitas ferramentas digitais que podem apoiar negócios. Veja mais sobre elas neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=1SXFuU54bAg
9 dicas de como atrair clientes pelo WhatsApp
Agora que já esclarecemos as vantagens do WhatsApp Business, é hora de mostrarmos como divulgar um produto no WhatsApp e atrair clientes utilizando esse aplicativo de comunicação.
Confira a partir de agora 9 dicas de como fazer propaganda no Whatsapp Business e gerar novas oportunidades de negócio.
1 – Não faça abordagens pelo WhatsApp sem autorização prévia do contato
Antes de tudo, para uma boa execução da estratégia de vendas pelo WhatsApp, é necessário ter a autorização dos prospects para abordá-los por meio desse canal.
Não pega bem para a empresa realizar disparos “do nada” para contatos que nem sequer ouviram falar da empresa ou demonstraram o mínimo interesse pelo produto ou serviço que ela oferece.
Essas abordagens mais frias devem ser evitadas, pois pode soar invasivo para o prospect e causar uma má primeira impressão em quem poderia vir a se tornar um cliente da sua empresa.
Portanto, evite comprar aquelas listas de contato com telefone de pessoas aleatórias que não autorizaram esse tipo de interação.
Leia mais: Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa
2 – Ofereça alguma recompensa em troca do número de WhatsApp de seu potencial cliente
Como bem vimos na dica anterior, não é legal que a sua empresa envie mensagens para o WhatsApp das pessoas sem que elas tenham autorizado interações dessa natureza.
Sendo assim, uma forma de conseguir esse consentimento é oferecendo algum tipo de recompensa. Você pode, por exemplo, criar um conteúdo especial no seu blog e permitir o download mediante o número de WhatsApp e a autorização para o envio de mensagens.
Dessa forma, o visitante se torna um lead e não vai estranhar quando, daqui a alguns dias, você realizar alguma abordagem pelo WhatsApp.
É importante criar uma boa landing page para que o visitante tenha clareza sobre o que ele vai receber após fornecer alguns dados cadastrais.
Veja também: Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?
3 – Dê preferência às listas de transmissão em vez de grupos
Uma das funções mais conhecidas e utilizadas do WhatsApp se refere à criação de grupos de conversa. Esse é um recurso até interessante, pois reúne pessoas com interesses em comum e gera um senso de comunidade e pertencimento.
No entanto, quando falamos sobre como atrair clientes pelo WhatsApp, o disparo de mensagens em grupos pode não ser uma boa ideia.
Isso porque as suas mensagens podem se perder no meio da conversa e acaba-se perdendo a personalização nas interações, algo que é muito importante para despertar o interesse das pessoas no seu produto.
Portanto, dê preferência às listas de transmissão. Esse é um recurso que permite enviar a mesma mensagem para diferentes pessoas individualmente, em um chat privado.
Você pode usar as listas de transmissão para divulgar promoções e lançamentos e segmentar seus contatos de acordo com nível de maturidade deles no funil de vendas.
Veja mais: O que é o WhatsApp Business? Entenda a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business
4 – Envie conteúdos relevantes para os seus leads
Outra dica de como fazer propaganda no WhatsApp Business é produzir conteúdos relevantes relacionados ao produto ou serviço que a sua empresa oferece.
A partir dessa estratégia de conteúdo, é possível posicionar a sua marca como autoridade e ajudar seus leads a entenderem melhor o problema que enfrentam.
Isso pode até ser mais vantajoso para a sua empresa do que as peças publicitárias mais ostensivas.
Uma empresa que vende carros, por exemplo, pode enviar conteúdos com dicas sobre como escolher o modelo de carro ideal para as necessidades do lead em vez de simplesmente disparar banners com ofertas de financiamento.
A boa gestão de conteúdo é uma das técnicas de vendas pelo WhatsApp que fazem com que o potencial cliente enxergue valor na sua solução e prefira fechar negócio com você e não com o seu concorrente.
Confira em nosso blog: Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora
5 – Utilize o WhatsApp Web
De fato, muita coisa pode ser feita pelo celular hoje em dia, inclusive prospectar novos clientes por meio de mensagens via WhatsApp.
Porém, com o WhatsApp Web, você consegue gerenciar melhor as suas conversas, enviar e receber diferentes tipos de arquivo e digitar com mais agilidade do que no teclado minúsculo do smartphone.
Experimente utilizar o WhatsApp no seu navegador web. Você vai perceber um aumento na sua produtividade.
6 – Utilize as redes sociais para atrair novos contatos
Outra forma de como atrair clientes pelo WhatsApp é divulgando nas redes sociais o número que a sua empresa utiliza para interações nessa plataforma.
Se, por exemplo, você já criou um perfil no Facebook e no Instagram para a sua empresa, passe a fazer posts divulgando esse canal de comunicação.
Convide a sua audiência nas redes a entrar em contato pelo WhatsApp caso queiram esclarecer dúvidas ou saber mais informações sobre o seu produto ou serviço.
A partir desse primeiro contato espontâneo, você poderá nutrir seus leads com conteúdos relevantes e apresentar as suas ofertas.
No mínimo, um perfil nos canais mais visitados pelo seu público serve para divulgar seu número de contato para vendas.
Vale conferir: 5 frases para atrair clientes no Whatsapp: conheça técnicas de abordagem e persuasão em vendas para lidar com seus consumidores
Veja como usar duas ferramentas em conjunto para gerenciar de forma mais eficaz suas redes sociais em prol do atendimento ao cliente:
https://www.youtube.com/watch?v=XrxbG3gnzXY&t
7 – Acione os gatilhos mentais para persuadir seus potenciais clientes
Os gatilhos mentais podem ser definidos, resumidamente, como atalhos aos quais o nosso cérebro recorre quando precisa tomar certas decisões. Esse é um mecanismo que visa poupar energia do cérebro humano e nos faz decidir quase que de forma instintiva em determinadas situações.
Pois bem. Em se tratando de vendas, os gatilhos mentais podem ser acionados pelo marketing e vendas para persuadir potenciais clientes a adquirir a solução que lhe foi oferecida.
Na sua estratégia de vendas via WhatsApp, um dos gatilhos que você pode incorporar nas mensagens e conteúdos é o da Prova Social. Depoimentos de outros clientes e dados sobre a quantidade de vendas já realizadas podem mostrar para o seu lead que os seus produtos são seguros e confiáveis.
O gatilho da Escassez também é muito utilizado. Você pode dizer para o seu lead que a oferta é por tempo limitado, ou que as unidades estão acabando, por exemplo.
Entenda isso melhor neste post: O que são gatilhos mentais para vendas?
8 – Organize uma rotina para executar sua estratégia pelo WhatsApp
Para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp gere os resultados que você espera, é fundamental estabelecer uma rotina de trabalho.
A começar pelo horário de atendimento. É possível, por exemplo, determinar que o horário para responder os leads será de 8h às 18h. Para mensagens recebidas antes ou depois desse intervalo, você pode programar respostas automáticas.
Você deve definir também quantas mensagens devem ser enviadas por dia, o conteúdo de cada uma dessas abordagens e a melhor hora do dia para realizar esses disparos.
Leia também: Pesquisa de satisfação por WhatsApp: por que você deveria considerar essa opção em sua empresa?
9 – Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM
Por fim, encerrando as nossas dicas de como divulgar um produto no WhatsApp e atrair clientes, procure integrar a sua conta comercial no aplicativo a um sistema de Customer Relationship Management – CRM.
Esse tipo de plataforma especializada em relacionamento com cliente pode te ajudar a ter maior controle sobre o fluxo de trabalho e sobre a evolução das suas oportunidades no funil de vendas.
Bom, agora que você já sabe como atrair clientes pelo WhatsApp, que tal criar uma estratégia poderosa para esse canal? Utilize o WhatsApp como aliado do seu negócio e conquiste mais clientes.
O Zendesk Sell, por exemplo, é uma ferramenta de CRM completa e perfeita para tornar a experiência de seus clientes incrível. Ele permite rastrear e-mails, compartilhar informações entre plataformas sem interromper a conversa com o cliente, faz automação de e-mails, conta com excelentes relatórios de atividades e tudo isso funcionando, em seu celular.
Veja como integrar o Zendesk com WhatsApp, neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=LmqUtMm9zJA&t
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