Artigo

Adote canais de vendas digitais e amplie suas oportunidades!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 9 fevereiro 2022
Última atualização em 5 Abril 2022

A sociedade está em constante evolução e para se adaptar às necessidades dos consumidores, as empresas precisam inovar. Neste sentido, a tecnologia assumiu um papel importante, colaborando para a funcionalidade e automação dos processos, atendendo a uma necessidade de otimização de tempo e recursos.

Neste novo cenário, em que a experiência do usuário adota uma posição estratégica, o time  comercial assume o papel de uma valiosa ferramenta, que tem como objetivo principal a entrega de valor. Portanto, ampliar os canais de vendas digitais e oferecer diferentes soluções e formatos ao seu cliente, aumenta suas possibilidades de conversão.

O objetivo deste artigo é apresentar a você alguns tipos de canais de vendas e ajudar a identificar oportunidades que podem aumentar os resultados da sua empresa. 

Estas indicações servem tanto para você que está começando a estruturar a sua empresa agora, quanto para quem já atua no mercado e já tem uma carteira de clientes, mas precisa de um empurrãozinho para alavancar suas vendas.

Continue a ler este artigo e comece a estruturar a sua estratégia e escolher seus canais de vendas digitais ideais.

O que é canal de vendas?

Seus rendimentos estão estagnados ou pior, caindo gradativamente e você quer muito ampliar o contato com seus clientes através de novos canais de vendas. Mas você realmente entende o que é um canal de vendas?

Para conseguir planejar muito bem as suas ações é preciso conhecer esse vasto universo que alia a comunicação, a experiência e as conversões. Existem diversas possibilidades no mercado, mas elas precisam fazer sentido para o seu cliente e a realidade na qual ele está inserido.

De forma objetiva, os canais de vendas digitais são as diferentes plataformas que sua empresa adota para entregar um produto ou serviço aos seus clientes. Esses canais são responsáveis pela comercialização dos seus produtos, além de estabelecer um contato mais direto com sua persona e a demanda que pretende atender.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020 pela JET - empresa americana de comércio eletrônico - em parceria com o E-Commerce Brasil, apenas 19,5% das empresas consultadas não atuam com e-commerce e daquelas que já oferecem este serviço, a maioria opera há mais de um ano no segmento.

Outro ponto relevante é que praticamente 100% das empresas entrevistadas concordam que a diversidade de canais de vendas digitais é realmente importante para os resultados do time de vendas.

Essa diversidade se aplica principalmente pelas preferências do usuário, que consome informações e serviços em muitos formatos e tipos de canais, de forma a buscar atualização quanto a tendências, mas também para conseguir maior alcance de rede.

Como escolher os melhores canais de vendas online?

Agora que você entende a importância da variedade dos canais de vendas para sua empresa, precisa escolher aqueles que mais façam sentido para você e seus clientes. 

Cada marca tem uma estratégia específica para atingir o público e o seu foco deve ser em entregar as melhores experiências possíveis a estas pessoas, de forma a conquistá-las e torná-las promotoras da sua marca. Para isso elencamos dois pontos importantes e que precisam ser considerados neste processo de escolha.

Onde a sua buyer persona está?

As personas da sua empresa consomem conteúdos específicos e estão em canais alinhados com as suas necessidades, por isso é preciso entender quais os melhores caminhos para se chegar até o cliente ideal.

Se o usuário quer uma experiência mais completa e detalhada, ele muito provavelmente vai aderir a uma plataforma mais robusta, com diversas funcionalidades e que atenda a todas as suas necessidades, das mais básicas às mais complexas.

Mas se o seu cliente quer uma entrega mais rápida e prática, sem muitos processos, mas com uma qualidade acima da média, então acabará optando por plataformas mais simplificadas e flexíveis.

Entende as diferenças? Cada usuário tem as suas necessidades e o seu serviço ou produto precisa estar alinhado a essas especificações para garantir a satisfação do cliente.

Uma boa alternativa é identificar o perfil deste usuário e monitorar seu comportamento na rede. Quais conteúdos ele consome com frequência? Quais veículos e temas mais circulam pelas suas telas? Tendo isso em mente você consegue partir para o próximo passo.

Produto ou serviço

Diversas plataformas no mercado já atuam com uma gama muito maior de possibilidades, misturando produtos e serviços em um mesmo canal, porém existem diversos outros formatos que se adaptam ao modelo da sua entrega.

As redes sociais por exemplo são versáteis quando o assunto é comércio, por isso se adaptam às necessidades do usuário, possibilitando a negociação de serviços e a exposição e venda de produtos, como é o caso do InstaShop.

Saiba exatamente quais as necessidades da sua persona, mas alinhe suas estratégias de vendas online com o formato do seu produto, podendo explorar canais mais nichados. Um bom exemplo disso são as plataformas de prestação de serviço, como a Workana, 99frelas e GetNinjas.

Exemplos de canais de vendas

Neste mercado tem espaço para todo tipo de usuário, produto ou serviço e é importante que você tenha em mente a necessidade de utilizar algumas opções diversificadas para proporcionar a experiência mais completa possível aos seus clientes. Vamos conhecer agora algumas das plataformas mais utilizadas por empresas e usuários.

E-Commerce

O e-commerce ou comércio eletrônico é a estratégia de usar a internet para vender produtos físicos ou digitais, seja você um autônomo, um revendedor ou uma rede/loja física que também utiliza a internet em outros formatos para comercializar.

É importante se atentar a diferença entre e-commerce e lojas virtuais. Enquanto o primeiro se relaciona a estratégia de vendas de sua empresa que abrange diversos canais, as lojas virtuais são um único canal disponível, sem incorporar outros formatos.

A ideia de e-commerce é garantir autonomia da marca, sua liberdade para agregar diversos canais e utilizar a estratégia como um meio de aquisição e conversão, assim como uma linha de comunicação muito próxima ao seu cliente.

Exemplos

Nuvemshop

Minestore

Boxloja

Webnode

Tray

Marketplace

Diferentemente do anterior, o marketplace não atua de forma exclusiva e personalizada, pois esse canal funciona como um shopping, onde diversas lojas atuam no mesmo lugar. 

Mesmo assim, esse formato tem a vantagem de possibilitar um fluxo grande de usuários, aumentando a visibilidade da sua empresa.

Na grande maioria, empresas muito populares e já consolidadas oferecem a possibilidade de hospedagem dentro do marketplace, para que a autoridade e a visibilidade daquela marca, passe a qualificar leads para o seu negócio também.

Exemplos

Mercado Livre

Enjoei

Buscapé

Amazon

Americanas

Submarino

Google Meu Negócio

Diversas empresas já aderiram ao Google Meu Negócio, seja pela praticidade e visibilidade da plataforma, como pela economia, afinal o serviço é gratuito. É uma ferramenta muito utilizada por comércios locais pela oferta e exposição, funcionando como um canal direto para o usuário que busca por pesquisas rápidas na sua região.

Para te ajudar a aumentar o potencial do seu Google Meu Negócio, aqui vão algumas dicas importantes:

  • informe quais produtos ou serviços você tem para vender;
  • tenha um cadastro impecável;
  • se possível, ofereça uma opção de videoconferência;
  • responda rapidamente os cliente que deixam mensagens;
  • peça a avaliação dos seus clientes neste canal;
  • inclua fotos e postagens relevantes para a sua buyer persona.

Whatsapp Business

Quer um canal ainda mais direto e próximo do seu usuário? 

O Whatsapp Business possibilita esse contato mais íntimo e ainda garante uma porção de funcionalidades que além de diferenciá-lo do aplicativo em sua versão tradicional, ainda proporciona uma experiência ainda mais completa para o cliente, com links, horários de atendimento e mensagens automáticas.

A gratuidade e praticidade da plataforma tornam esta ferramenta um ambicioso canal de comunicação e oportunidades, facilitando o suporte ao cliente, além de entregar exclusividade e intimidade.

InstaShop

Esse formato dentro da rede social facilita o contato com os clientes e alia ainda mais a ideia de uma comunicação assertiva e leve, com um canal de vendas online, tudo em um mesmo ambiente, elevando a funcionalidade e praticidade.

O InstaShop funciona como uma vitrine, onde os produtos são expostos e precificados, disponibilizando ainda a descrição do produto e outras informações para personalização e compra. Ainda não há possibilidade de finalizar a compra na própria rede, mas a versão americana faz uso dessa realidade.

E-mail marketing

Um poderoso canal de vendas online e relacionamento, o e-mail marketing é uma parte importante das campanhas de marketing digital, pois além de sugerir conteúdos e serviços eficientes para os clientes, mantém a comunicação alinhada em diferentes momentos e objetivos. Como e-mail promocional, sazonal, boas vindas ou clientes inativos.

Confira algumas dicas para um e-mail marketing potente:

  •  segmente os seus e-mail para cada grupo e para as necessidades específicas;
  • tenha uma headline atraente, pois ela valida 70% do seu conteúdo estratégico;
  • estruture bem a sua big idea, pois é ela quem vai nortear o seu e-mail marketing;
  • utilize de forma inteligente os gatilhos mentais do seu conteúdo;
  • direcione o seu lead corretamente com um CTA adequado, afinal é neste momento final que o cliente vai tomar uma atitude, que definirá a conversão ou o abandono.

Programa de afiliados

Essa é uma importante parceria, que incorpora promotores para sua marca com o objetivo de gerar mais vendas e aumentar sua visibilidade. 

Esse investimento garante o crescimento não só da sua marca, mas da receita, principalmente levando em consideração, que estes promotores utilizam diversos canais secundários para esse trabalho, como o Youtube, as redes sociais e o boca a boca, que tem grande influência, mesmo para negócios digitais.

Google Adwords

Os produtos do pacote Google são muito famosos, principalmente entre empreendedores digitais, que os usam com mais frequência. 

Os famosos anúncios do Google tem um impacto mais direto dentro da sua estratégia, tornando-se um dos canais de vendas digitais mais importantes, pois é através dele que a sua marca e o conteúdo, produto ou serviço que você deseja impulsionar, chega com mais intensidade e volume ao público desejado.

É claro que antes mesmo de se pensar nos anúncios e em quanto investir com Google Adwords, é importante ter uma base forte de conteúdos e atendimento, de forma a captar e direcionar este lead da forma correta.

Além disso, esteja atualizado com as políticas de privacidade do Google, afinal você quer a sua página ou seus conteúdos barrados por normas internas da rede, não é?

Melhores estratégias para canais de vendas digitais

A forma como se faz o marketing digital está mudando e com isso as empresas estão buscando novas oportunidades de atrair e encantar seus clientes. Para te ajudar a superar desafios no seu negócio e ampliar as possibilidades, temos algumas dicas preciosas que podem fazer toda a diferença na sua estratégia.

Canais de vendas digitais e suas possibilidades

Resumindo: 

  • Descobriu o que é canal de vendas;
  • Percebeu a importância de uma estratégia de vendas online para esses canais;
  • Identificou os melhores canais de vendas digitais para você e sua persona;
  • Conheceu importantes exemplos de canais de vendas.

Neste artigo você compreendeu melhor as possibilidades de uma variedade de canais para sua estratégia, sempre focando nas necessidades da persona e nas tendências para seu nicho de mercado. 

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