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O que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business? 5 modelos para se inspirar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 10 Dezembro 2020
Última atualização em 10 Dezembro 2020

Você sabe o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business? realmente, essa é uma funcionalidade incrível da ferramenta de chat em grupo, mas nem sempre temos ideia de como usar e do que escrever para obter os melhores resultados.

Mais de 5 milhões de empresas no mundo inteiro já fazem uso do WhatsApp Business. A versão corporativa do popular aplicativo para troca de mensagens instantâneas foi lançada em 2018 e vem sendo utilizado por diferentes modelos de negócio como um canal de comunicação e relacionamento com os clientes.

De acordo com o Panorama Mobile Time/ Opinion Box, cerca de 76% dos brasileiros que possuem uma conta no WhatsApp já utilizaram a ferramenta para se comunicar com uma empresa, seja para esclarecer dúvidas, solicitar suporte técnico ou realizar a compra de algum produto.

Dentre as funcionalidades que o WhatsApp Business oferece aos usuários é a possibilidade de utilizar essa ferramenta para enviar mensagens automáticas. Dessa forma, não é necessário dispor de um atendente humano 24/7 para responder as demandas dos clientes.

Mas que mensagem para WhatsApp empresa você pode cadastrar para responder automaticamente seus clientes?

Para te ajudar, separamos aqui 5 modelos de textos para você se inspirar:

Continue a leitura e saiba o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business:

  1. Mensagem automática de saudação;
  2. Mensagem de ausência Whatsapp Business;
  3. Mensagem automática de férias coletiva ou recesso;
  4. Mensagem para abordagem comercial;
  5. Mensagem para lembrar compromissos agendados.

Veja mais: [Guia] O que é conta comercial no WhatsApp? Aprenda tudo sobre esse aplicativo de mensagens e veja por que considerar o uso na sua empresa 

5 ideias sobre o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business

Desde a criação da versão Business do WhatsApp, o aplicativo para troca de mensagens instantâneas vem sendo utilizado por cada vez mais empresas para interagir com seus clientes.

Para otimizar o atendimento nessa plataforma, é possível cadastrar respostas automáticas que serão enviadas aos clientes que entrarem em contato.

Veja a seguir 5 modelos de mensagem para WhatsApp empresarial para se inspirar.

Veja também: Atendimento call center via WhatsApp: como funciona?

1. Mensagem automática de saudação

Você pode cadastrar uma mensagem automática para saudar os clientes que entrarem em contato com a sua empresa pela primeira vez. 

A intenção nesse primeiro modelo de mensagem para WhatsApp empresa é que você apresente o nome da empresa e se mostre disposto a solucionar as questões que o cliente comunicar.

Olá! Como vai?

Seja bem-vindo e obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa]! Em que podemos te ajudar?

2. Mensagem de ausência Whatsapp Business

Outra dica sobre o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business se refere ao horário de funcionamento da empresa.

Por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas assíncronas, pode acontecer de os clientes querem contatar a empresa fora do horário comercial. Nesse caso, é necessário cadastrar uma mensagem de ausência.

O texto pode ser algo mais ou menos assim:

Olá! Agradecemos o seu contato.

No entanto, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de funcionamento é das XXh às YYh, de segunda à sexta-feira.

Escreva abaixo a sua solicitação e retornaremos assim que possível dentro do nosso horário comercial.

Obrigado!

3. Mensagem automática de férias coletiva ou recesso

Pode ser que a sua empresa dê férias coletivas para os seus colaboradores ou entre em período de recesso para festividades de fim de ano ou para o Carnaval.

Em ocasiões como essas, é importante avisar os clientes que entrarem em contato pelo WhatsApp Business em busca de atendimento. Assim, o cliente não se sentirá abandonado pela empresa e terá um canal de comunicação para buscar as respostas de que necessita.

A mensagem para WhatsApp empresa a ser enviada nesse caso pode ser algo parecido com essa:

Prezado cliente,

A partir da data [informe a data], estaremos de recesso de Natal [ou qualquer outro motivo] e não poderemos atendê-los até o dia [informe a data]. Voltaremos às atividades normalmente no dia [data].

Agradecemos sua compreensão!

4. Mensagem para abordagem comercial

Você também pode cadastrar mensagens automáticas para os leads que você conseguir capturar, com o objetivo de fazer um primeiro contato comercial. Por exemplo:

Olá!

Vimos que você baixou nosso conteúdo sobre [tema]. Gostaria de apresentar uma solução que pode te interessar.

5. Mensagem para lembrar compromissos agendados

Há também a possibilidade de cadastrar uma mensagem que será enviada para o cliente quando a data de algum compromisso agendado estiver se aproximando.

Essa é uma forma de lembrá-lo do compromisso e, se for o caso, dar a oportunidade de reagendar. Evita também que você reserve esse horário na agenda e acabe deixando de lado tarefas importantes para só descobrir depois que o cliente esqueceu de aparecer.

Olá! Como vai?

Gostaria de lembrá-lo da nossa reunião para tratarmos sobre [insira o assunto]. A data agenda é [informe a data].

Abraços!

Bom, o que achou das nossas dicas sobre o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business?

Saiba mais: Relatório da Forrester: O porquê de usar mensagens assíncronas: Apple Business Chat, Facebook Messenger, WhatsApp

Usar vários canais de contato com o cliente é importante, mas como integrá-los? Veja neste vídeo:

Zendesk tem soluções atendimento ao cliente em diversos canais integrados, inclusive por meio do WhatsApp e também com o uso de chatbots automatizados.

Ferramenta de chat online para empresas

O Zendesk Chat é um software de chat em tempo real para você interagir com seus clientes de maneira mais ágil e prática.