Artigo

7 vantagens do WhatsApp Business para usar no seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 30 Julho 2020
Última modificação 30 Julho 2020

Dois bilhões de usuários. Essa foi a marca global alcançada pelo WhatsApp, ferramenta de mensagens mais popular do mundo. Se você tem uma empresa e acredita no dinamismo da ferramenta, precisa conhecer as vantagens do WhatsApp Business, pensado exclusivamente para facilitar o seu contato com a base de clientes. 

Ao longo deste artigo, falaremos sobre 7 funcionalidades que fazem do WhatsApp Business uma solução a ser considerada por quem busca uma comunicação fluida e eficiente entre a empresa e seus clientes. 

As 7 vantagens do WhatsApp abordadas neste artigo são: 

  1. Mais um canal exclusivo com os clientes
  2. Possibilidade de criação de um catálogo de produtos
  3. Automatização de mensagens
  4. Informações importantes de forma simples
  5. Análise de estatísticas
  6. Facilidade de organização dos contatos
  7. Possibilidade de integração com ferramentas de automação 

Para que serve o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business surgiu no mercado como uma opção de WhatsApp Corporativo para pequenas e médias empresas. A ideia era permitir que o aplicativo de troca de mensagens fosse utilizado como um canal de comunicação entre as empresas e seus clientes, conferindo mais profissionalismo às relações e facilitando o acesso do consumidor à informações básicas sobre a empresa (como horário de funcionamento, localização, principais produtos vendidos etc.). 

Recentemente, o WhatsApp Business ganhou um upgrade, e, por meio do WhatsApp Business API passou a ser possível integrar o aplicativo a ferramentas como os chatbots, que automatizam mensagens, dinamizam ainda mais a comunicação, viabilizam um suporte ao cliente 24h e reduzem o tempo de espera por respostas a atendimentos. 

A possibilidade de automatização das mensagens em larga escala incentivou grandes empresas a adotarem a plataforma, enriquecendo seu suporte omnichannel

7 vantagens do WhatsApp Business

A seguir, você confere nossa lista com 7 vantagens do WhatsApp Business que vão te convencer a considerar a ferramenta para o seu negócio. 

1. Mais um canal exclusivo com os clientes

Se sua empresa já entendeu a importância do atendimento omnichannel, você já deve ter refletido sobre o peso do WhatsApp como uma das opções de canais de contato, não é mesmo?

Como mencionamos na introdução deste artigo, o WhatsApp é a ferramenta de troca de mensagens mais utilizada em escala global, e faz parte da vida de mais de 120 milhões de brasileiros.

Fortalecer a relação cliente empresa com um canal prático e acessível é, portanto, uma das vantagens do WhatsApp Business. 

2. Possibilidade a criação de um catálogo de produtos

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um catálogo de produtos disponível na própria plataforma. 

Dessa forma, clientes que têm acesso ao perfil da empresa no WhatsApp Business conseguem visualizar produtos, consultar preços, ver a descrição do material e até usar um link de redirecionamento para efetuar sua compra. 

Também é possível anexar ofertas de produtos em uma conversa, o que pode simplificar e incrementar as técnicas de venda

3. Automatização de mensagens

Mesmo para empresas que não ativaram o WhatsApp Business API, é possível configurar mensagens automáticas para algumas situações, como mensagens de ausência, mensagens de saudação e respostas rápidas (acionadas por um comando pré-definido por você). 

Embora não dispense a atuação humana para garantir a continuidade das mensagens, a ferramenta de automatização disponível no WhatsApp Business é uma vantagem por contribuir para a redução do tempo de resposta aos clientes.

Lembre-se de que “conseguir resolver meu problema rapidamente” é a principal razão pela qual um cliente considera sua experiência de compra positiva, de acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em CX

4. Informações importantes de uma forma simples

Outra vantagem do WhatsApp Business é a facilidade de disponibilizar informações-chave para o cliente. 

Por meio do perfil comercial, é possível compartilhar informações como:

  • Segmento de atuação da empresa;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • E-mail para contato;
  • Telefone e redes sociais complementares (como o instagram)

5. Análise de estatísticas

Sabemos o quão valiosos são os dados para uma empresa. A revista Forbes, inclusive, já comparou dados com petróleo, afirmando que estes são, atualmente, os ativos mais valiosos de uma empresa.

O WhatsApp Business gera automaticamente algumas estatísticas, como índices de envio de mensagens, de recebimento, leitura e entrega. 

Com esse recurso, é possível avaliar o resultado de uma campanha de marketing, realizar um controle de tráfego de conversas e otimizar estratégias 

6. Facilidade de organização dos contatos

Um dos grandes recursos do WhatsApp Web para a fluidez do atendimento ao cliente é a possibilidade de organizar os contatos por etiquetas com diferentes cores e atribuições. 

Assim como é feito em alguns CRM de vendas, o WhatsApp Business permite que os contatos disponíveis sejam agrupados conforme o critério desejado pela empresa. 

Uma opção é, por exemplo, classificá-los de acordo com sua fase no funil de vendas. Outra ideia é separar clientes de fornecedores e prospects. 

7. Possibilidade de integração com ferramentas de automação

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a opção de chatbot para WhatsApp. Trata-se de um recurso extra, lançado com o nome de WhatsApp Business API

A API do WhatsApp permite a integração com aplicativos externos de chatbot, o que possibilita o atendimento ao cliente de forma escalável e sem perder a qualidade. 

Para ativar a API do WhatsApp, é preciso solicitar a liberação do recurso com a ajuda de um dos parceiros autorizados da ferramenta, como a Zendesk. 

Conhecer as vantagens do WhatsApp Business permite que sua empresa leve a ferramenta a um outro nível, tornando-a aliada no processo de melhoria contínua do atendimento ao cliente. 

Se o chatbot para WhatsApp despertou sua curiosidade, nossa dica é que você conheça a solução da Zendesk para unificar plataformas e criar conversas naturais e personalizadas com seus clientes nos aplicativos de maior popularidade no mercado!