Artigo

5 frases para atrair clientes no Whatsapp: conheça técnicas de abordagem e persuasão em vendas para lidar com seus consumidores

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 20 Mai 2021
Última atualização em 20 Mai 2021

O WhatsApp virou uma ferramenta indispensável para a promoção de vendas online, graças à popularidade do app. Segundo relatório Estado do Mundo Móvel 2020, elaborado pela consultoria App Annie, o WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no Brasil e, além disso, os brasileiros estão em terceiro no ranking de quem mais passa tempo nesse aplicativo. 

E para vender mais pelo WhatsApp, é preciso uma boa comunicação com os clientes. E uma boa forma de chamar a atenção e se sobressair é caprichar nas frases para atrair clientes no WhatsApp para empresas. Não que exista fórmula mágica, é claro. Mas alguns métodos de persuasão em vendas atrelados a técnicas de abordagem podem ajudar a chamar a atenção e atrair o interesse do consumidor.

Neste artigo, mostraremos 5 frases para atrair clientes no WhatsApp sem soar repetitivo ou como se aquele conteúdo se tratasse de um click bait genérico, além de técnicas de negociação em vendas pelo aplicativo para te ajudar.

5 frases para atrair clientes no WhatsApp

1. Essa é a melhor opção disponível no mercado!

Não existe insegurança que sobreviva à certeza de que a empresa com que você está fechando negócio possui a confiança total de ter o melhor produto entre aqueles que estão disponíveis no mercado. Entre as frases para atrair clientes no WhatsApp, essa talvez seja a que mais deixa claro para o cliente que ele está tomando uma decisão acertada. 

Mas é importante ressaltar que, para que haja uma comprovação daquilo o vendedor deve apresentar dados e comparativos em relação às outras opções disponíveis é um fator que deve complementar a mensagem.

2. Esse produto é ideal para resolver o seu problema!

Não importa de qual produto estamos falando, todo cliente, ao procurar uma empresa ou loja, visa resolver algum problema ou questão pendente. Por isso, é importante ser objetivo e demonstrar que você consegue resolver e sanar aquela questão específica da melhor maneira e com os melhores preços e atendimentos possíveis.

3. Ainda não tenho essa informação, mas descobrirei agora!

Admitir que não se sabe a respeito de uma informação é muito mais nobre do que oferecer um dado que não corresponda totalmente à realidade e que, no futuro, possa soar não totalmente correto - além de demonstrar que o cliente está lidando com um ser humano e não com uma máquina. 

O "descobrirei agora" surge ao fim da frase como uma demonstração do compromisso em oferecer a melhor informação no menor tempo possível, deixando claro a intenção da empresa em fornecer um atendimento ao cliente excelente.

4. Existe mais alguma coisa que eu possa fazer por você? 

Uma pergunta que costuma ser aplicada frequentemente em atendimentos presenciais também pode ser aplicada nos atendimentos que acontecem virtualmente. Ao finalizar uma transação, mostrar-se disponível a tirar outras dúvidas e resolver questões que não sejam somente aquelas relacionadas ao serviço já concluído deixa claro demonstra que a empresa está preocupada não só com a venda em si, mas com o consumidor.

5. Caso haja algum problema, entre em contato que resolvemos na hora!

Explicitar que existe uma boa vontade em realizar um serviço pós-venda é um diferencial e tanto para que o cliente tenha a certeza de que escolheu o melhor local para realizar a sua compra. 

Além das frases propriamente ditas, é preciso também estar atento a alguns itens:

  • Utilize sempre o português correto;
  • Fique atento a possíveis erros de digitação;
  • Use mas não abuse dos emojis;
  • Apresente-se e trate a pessoa pelo nome dela;

Tenha bom senso a respeito dos horários para disparar mensagens aos clientes.

Técnicas de negociação em vendas no WhatsApp

Além das técnicas de abordagem já citadas no tópico 5 frases para atrair clientes no WhatsApp, algumas técnicas de negociação e atendimento são cruciais para que a sua empresa consiga prestar o melhor serviço possível e esteja antenada a todas as possibilidades e facilidades que o app pode oferecer.  

O uso do WhatsApp Business e o WhatsApp Business API permitem ao seu negócio funcionalidades que a conta comum no aplicativo não consegue ofertar. Apesar de não permitir vendas diretas através da plataforma, o WhatsApp Business é uma opção excelente para gerenciar o relacionamento com os clientes. 

Um dos exemplos é a possibilidade de criar uma lista de transmissão, que não é tão invasiva quanto a inclusão dos clientes em grupos, pois deixa por conta dele o livre arbítrio em se inscrever ou não no serviço. Há também a possibilidade de criar um catálogo na opção "Ajustes da Empresa", onde produtos e serviços conseguem ser expostos com imagens, preços e descrições detalhadas.

Além das mensagens em tempo real, o aplicativo oferece a possibilidade de envio de mensagens prontas. Por exemplo, caso um cliente envie mensagens fora do horário, o WhatsApp envia uma resposta escolhida previamente, fazendo com que independentemente do horário, ao menos uma resposta, ainda que não seja aquela definitiva, seja dada. 

E para garantir o melhor atendimento para os clientes por WhatsApp conte com o software da Zendesk para Atendimento ao Cliente. Entre os recursos disponíveis está o Software de mensagens e chat em tempo real, onde poderá combinar conveniência, velocidade e personalização em todas as suas conversas.

Faça um teste grátis agora mesmo!