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Artigo 16 min read

14 frases para atrair clientes no WhatsApp: seja mais persuasivo

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 20 outubro 2022

Frases para atrair clientes no WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta indispensável para a promoção de vendas online. Segundo relatório Estado do Mundo Móvel, esse foi o aplicativo mais baixado no Brasil, então, é natural que as empresas busquem frases para atrair clientes no WhatsApp.

Por sinal, os brasileiros estão em terceiro no ranking de quem mais passa tempo nesse aplicativo. Então, é crucial adotar estratégias para abordar os prospects e convencê-los a comprar o que sua empresa tem a oferecer. Mas como fazer isso acontecer?

Para vender mais pelo WhatsApp, é preciso ter uma boa comunicação com os clientes. E uma boa forma de chamar a atenção e se sobressair é caprichar nessas frases para conquistar um cliente no WhatsApp. 

Não que exista fórmula mágica, é claro. Mas alguns métodos de persuasão em vendas, atrelados às técnicas de abordagem, podem ajudar a atrair o interesse do consumidor.

Neste artigo, mostraremos 14 frases para atrair clientes no WhatsApp sem soar repetitivo ou denotar que aquele conteúdo se trata de um click bait genérico. E mais: ainda teremos técnicas de negociação em vendas pelo aplicativo para te ajudar nisso.

14 frases para atrair clientes no WhatsApp

A seguir, listamos 14 dicas de frases para atrair clientes no WhatsApp, lembrando que elas devem ser atualizadas para a realidade do negócio, ok?

1. Essa é a melhor opção disponível no mercado!

Não existe insegurança que sobreviva à certeza de que a empresa com que você está fechando negócio tem a confiança de ter o melhor produto do mercado. Entre as frases para atrair clientes no WhatsApp, essa talvez seja a que mais deixa claro para o cliente que ele está tomando uma decisão acertada. 

Mas é importante ressaltar que, para que haja uma comprovação daquilo, o vendedor deve apresentar dados e comparativos em relação às outras opções disponíveis. Este é um fator que deve complementar a mensagem.

2. Esse produto é ideal para resolver o seu problema!

Não importa de qual produto estamos falando, todo cliente, ao procurar uma empresa ou loja, visa resolver algum problema ou questão pendente. Logo, ao usar essa opção dentre as frases para conquistar um cliente, seja objetivo e demonstre que você pode resolver aquela questão da melhor maneira e com os melhores preços e atendimentos.

3. Ainda não tenho essa informação, mas descobrirei agora!

Admitir que não se sabe a respeito de uma informação é muito mais nobre do que oferecer um dado que não corresponda totalmente à realidade. E o pior: no futuro, isso pode soar que não é algo totalmente correto, o que pode trazer problemas.

Por outro lado, mostrar-se sincero e proativo confirma que o cliente está lidando com um ser humano e não com uma máquina. Aliás, o “descobrirei agora” reafirma o compromisso em oferecer a melhor informação, no menor tempo possível, deixando clara a intenção da empresa em fornecer um atendimento ao cliente excelente.

4. Existe mais alguma coisa que eu possa fazer por você? 

Essa é uma pergunta que costuma ser aplicada frequentemente em atendimentos presenciais e também pode ser aplicada nos que acontecem virtualmente. 

Ao finalizar uma interação, mostre-se disponível a tirar outras dúvidas e resolver questões que não sejam somente aquelas relacionadas ao serviço já concluído. 

Isso demonstra que a empresa está preocupada não só com a venda em si, mas com o consumidor.

5. Conheça nossos produtos desenvolvidos após muita pesquisa

Essa é uma afirmação que mostra para os clientes que a empresa investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento. Inclusive, denota uma certa autoridade sobre o produto que está sendo oferecido no mercado.

Além disso, é uma maneira de evidenciar que o produto ou serviço em questão é certificado por especialistas que se comprometem com a qualidade do que está sendo oferecido. A propósito, o ideal é que a citação venha acompanhada de alguma certificação.

O gatilho mental dessa citação é justamente mostrar para o consumidor a questão da autoridade, na qual a empresa se coloca como uma referência dentro do setor.

6. Todos os profissionais já estão usando esse produto

Essa frase reforça a confiança dos clientes naquilo que você está oferecendo. Ela pode, inclusive, ser acompanhada da palavra “porque”, visto que tem um grande poder persuasivo em relação ao público-alvo.

Quando você fala “todos os profissionais já estão usando esse produto, porque ele melhora a produtividade diária em 20%”, reafirma o motivo pelo qual os profissionais estão usando seu produto.

Além de causar um grande impacto na vida do consumidor, ela gera um enorme poder de convencimento. Portanto, ao mandar essa frase junto com a foto do produto, coloque também a justificativa para ela.

7. Aproveite o preço de oferta válido pelas próximas 24 horas

Os sentimentos de urgência e escassez também são poderosos gatilhos para atrair os clientes para o seu negócio. Entretanto, é preciso ter um bom posicionamento no momento de usar essa frase para atrair clientes no WhatsApp.

Em geral, ela deve ser levada para os consumidores que já estão mais avançados na jornada de compras. Se você mandar para um cliente que ainda está descobrindo uma necessidade, é bem provável que a frase terá um efeito inverso.

Ou seja, além de não atrair o consumidor, você vai acabar espantando-o, pois ele não está preparado para receber os gatilhos de urgência e escassez. Mas, para os clientes que já estão no fundo do funil de vendas, essa é uma excelente estratégia.

8. Nós queremos lhe ouvir: o que está achando do nosso produto?

Uma técnica muito interessante para ser usada no pós-venda pelo WhatsApp é mostrar que a empresa quer dar voz ao cliente. Então, a ideia é não ficar tentando empurrar um produto ou serviço que ele já consumiu goela abaixo.

A intenção da frase é dar voz ao cliente e medir a sua satisfação. Até porque ele pode dizer que está achando o produto ótimo, que acha bom, mas poderia melhorar em determinado aspecto.

A partir da resposta que o cliente der, a empresa pode pensar em como conduzir a conversa dali em diante. Isto é, se o cliente se mostrar altamente satisfeito com o produto, pode-se tentar levá-lo para uma próxima compra.

Entretanto, se o consumidor mostrar que está insatisfeito com algum ponto do que está sendo oferecido, é hora de mudar a linha. Aqui, a empresa pode levantar ao máximo as sugestões para depois criar uma estratégia de tentar vender o produto novamente para esse cliente.

9. Quer ganhar um bônus exclusivo sem precisar fazer nada?

Todo mundo gosta de ganhar algo e, se for exclusivo, melhor ainda, não é mesmo? Portanto, a empresa precisa atacar a exclusividade do cliente, bem como oferecer alguma coisa para ele.

Esse é um tipo de técnica que funciona não somente para quem está no fundo do funil, mas também para os clientes que ainda estão descobrindo uma certa necessidade pelo produto ou serviço que a empresa oferece.

No caso, você está propondo oferecer algo exclusivo sem que o cliente precise se esforçar. Esse algo pode ser um e-book, um infográfico ou algum mimo, visando cativar o cliente para que ele avance na sua jornada de compras.

A técnica também pode ser usada para o pós-venda, uma vez que o cliente vai se sentir lisonjeado pelo fato da empresa lembrar dele e estar oferecendo um produto ou serviço exclusivo.

10. Não compre nosso produto agora. Faça isso amanhã!

Esse é um gatilho de vendas muito interessante para quem já é consumidor da sua empresa ou está lá no fundo do funil, prestes a consumir. A frase causa um impacto interessante, pois nem sempre o cliente está pensando em consumir.

Mas, de repente, ele pensa: não é que eu estou precisando mesmo desse produto, mas por que devo deixar para fazer isso amanhã? Junto com a frase, a empresa precisa criar uma justificativa, que geralmente pode ser um desconto.

Ou, então, uma promoção imperdível que acontecerá somente no dia seguinte. Isso cria a expectativa no cliente sobre o que acontecerá no dia seguinte e desperta o seu senso de urgência, assim como o sentimento de escassez, pois vai acabar.

11. Se você não ficar satisfeito, nós devolvemos o seu dinheiro

O ser humano é movido pela busca por segurança. Todos nós queremos ter mais segurança no trabalho, na vida. E, na hora de consumir, isso também não é diferente, portanto, essa é uma das maiores objeções.

Ou seja, o cliente geralmente pensa: e se eu não ficar satisfeito com esse produto? Aí a empresa já dá a resposta antecipada: se você não ficar satisfeito, nós devolvemos o seu dinheiro em x dias.

Pronto, está dada a solução de forma antecipada. Isso cria uma certa sensação de conforto no cliente que passa a ter mais tranquilidade sabendo que caso o produto não atinja a expectativa, ele terá o dinheiro de volta.

12. Temos somente mais 5 unidades deste produto no mercado

O sentimento de escassez é um importante gatilho mental para os clientes que estão pensando em comprar um determinado produto. Afinal, se restam só mais 5 ou 10 unidades, eles precisam se apressar para comprar.

Portanto, essa frase pode ter um grande impacto para clientes que já estão no fundo do funil em uma jornada do consumidor ou até mesmo considerando uma pós-compra. Portanto, deve ser usada com cautela por WhatsApp.

É preciso considerar que a frase não terá efeito quando usada para clientes que estão em período de descoberta da sua necessidade. Por isso, o ideal é ter um bom filtro no WhatsApp para saber para qual cliente mandar.

13. Compre o produto X e ganhe de brinde o produto Y

Todo mundo gosta de ganhar um brinde quando compra alguma coisa. Logo, essa é uma mensagem de impacto que funciona muito bem, ainda mais se o consumidor já estava considerando comprar aquele determinado produto.

Vale destacar que esse tipo de campanha não pode ser usada para clientes que estão no topo ou meio do funil, pois não surtirá efeito. Portanto é preciso ter um certo cuidado para aplicá-la. Contudo, ela é muito bem encaixada para clientes que já estão no fundo do funil e já estejam prontos para o consumo.

Lembre-se que o brinde precisa ter uma correlação com o produto que está sendo vendido, até porque ele precisa colaborar para acelerar a vontade do cliente de consumir e não ser algo que o torne indiferente.

14. Caso haja algum problema, entre em contato que resolveremos na hora!

Explicitar que existe uma boa vontade em realizar um serviço pós-venda é um diferencial e tanto para que o cliente tenha a certeza de que escolheu o melhor local para realizar a sua compra. 

Além das frases propriamente ditas, é preciso também estar atento a alguns itens:

  • utilize sempre o português correto;
  • fique atento aos possíveis erros de digitação;
  • use mas não abuse dos emojis;
  • apresente-se e trate a pessoa pelo nome dela;

Tenha bom senso a respeito dos horários para disparar mensagens aos clientes.

3 técnicas de persuasão em vendas no WhatsApp

Apresentamos 3 técnicas de persuasão em vendas a considerar na hora da elaboração das mensagens no WhatsApp.  

1. Utilize o princípio KISS

O princípio KISS significa Keep It Short and Simple – ou numa tradução livre: mantenha isso curto e simples. Isso é relevante porque, embora se possa ser mais descritivo em formatos como e-mail marketing, o marketing de mensagens de texto precisa ser claro e objetivo.

É preciso chamar a atenção dos clientes e interagir com eles pensando em mensagens diretas ao ponto (afinal, ninguém gosta de textão no WhatsApp, não é mesmo?). 

E, na hora da elaboração da mensagem, considere:

  • eliminar detalhes desnecessários;
  • usar formulários e links curtos;
  • incluir apenas informações relevantes para o cliente.

Transmitir as informações de forma eficiente, ao mesmo tempo em que envolve os clientes com rapidez, são princípios a serem considerados como técnicas de persuasão em vendas no WhatsApp. 

2. Transmita emoção através de sua mensagem

As pessoas mandam mensagens porque é casual, amigável e conveniente, certo?

E é exatamente isso que uma mensagem no WhatsApp deve ser: calorosa, acessível e expressiva.

Se você quer que as pessoas se envolvam com seus textos, a dica é tornar suas mensagens mais humanas.

Basta refletir sobre. Em qual mensagem de texto você prestaria mais atenção? Uma que é calorosa e amigável? Ou outra que é desprovida de qualquer emoção e é obviamente programada?

Assim, para transmitir emoções em uma mensagem de texto, usar palavras expressivas como “feliz”, “desculpe” e “animado” é um bom ponto de partida. 

Mencionar emoções é uma boa maneira de levar o cliente a se relacionar e ter empatia com sua mensagem. E, quando isso acontece, eles começarão a se envolver e se engajar com a sua mensagem!

Além de usar palavras que transmitam emoção no texto, você também pode usar emojis e imagens para enviar sua mensagem com um pouco mais de proximidade com o cliente.

3. Elabore mensagens alinhadas com a sua marca

Outra coisa a ter em mente na hora de elaborar mensagens persuasivas é alinhar seus textos com a identidade e o estilo da sua marca. 

Isso é importante porque estabelece consistência à sua comunicação e traz uma sensação de familiaridade aos seus clientes. Afinal, eles não interagem com a sua empresa apenas no WhatsApp.

Por exemplo, se sua marca é uma empresa divertida e amigável, suas mensagens no WhatsApp devem refletir isso. Elas devem usar palavras amigáveis, expressões calorosas e emojis como esta:

Planos para este Dia dos Namorados? 💕 Venha para o nosso bistrô provar um verdadeiro romance francês. 🍷 Celebre o amor e aproveite estes 15% de desconto na conta total apresentando este voucher. 

Mas, tome cuidado! Se seus clientes estão acostumados a interações profissionais e formais com sua marca em outros canais, uma mensagem cômica no WhatsApp pode parecer fora de lugar, confundindo as expectativas deles sobre o que é sua marca.

Vejamos agora alguns exemplos de mensagens persuasivas, de acordo com a situação.

Mensagens de vendas e marketing

Nessas mensagens é válido incluir:

  • gatilhos de call-to-action (ou chamadas para ação) para criar um senso de urgência;
  • links curtos para seu site ou páginas de suporte para envolver seus destinatários e melhorar as taxas de cliques;
  • seu nome e detalhes de contato para futuras comunicações.

Nesse sentido, palavras como “saiba mais”, “agora”, “apresse-se” e “comece” são boas para instigar o cliente a tomar uma atitude rápida. 

Exemplo 1:

Oi [nome do cliente], muito obrigada por comprar conosco na [nome da loja]! Temos várias ofertas interessantes em nossa próxima coleção de outono. Fique atento ou visite [site da loja] para saber mais.
Um abraço!
Camila
Sua representante de vendas. 

Exemplo 2:

Olá [nome do cliente], agradecemos por se inscrever na lista da nossa Newsletter. Estamos ansiosos para atendê-lo melhor, por favor, responda a esta mensagem com dúvidas ou solicitações. Um dos nossos atendentes irá falar com você em breve!

Exemplo 3:

Olá [nome do cliente], seu parceiro de mensagens favorito agora permite que você se envolva instantaneamente com leads nas redes sociais! Acesse [link do site encurtado] para começar.

Exemplo 4:

Ei [nome do cliente], nós abastecemos nossas prateleiras com [nome do produto que o cliente já comprou antes] para você. Visite sua loja [nome da loja] mais próxima. Mas, rápido! Este produto está disponível por tempo limitado.

Mensagens de engajamento de leads

O objetivo dessas mensagens é despertar o interesse do seu lead e fazer com que ele se comunique com você. A melhor maneira de fazer isso é usando palavras-chave e eventos poderosos que fazem sentido para seu público. Usar algumas palavras em caixa alta para chamar a atenção pode ser uma boa. 

Exemplo 5:

Oi [nome do cliente], FELIZ ANIVERSÁRIO! Como presente, aqui está uma oferta emocionante para você! Use o código “Niver20” para receber 20% de desconto em seus próximos 5 pedidos. Válido até 20/10.

Exemplo 6:

Quer receber dicas diárias que ajudam a aumentar sua confiança? Responda SIM para esta mensagem. Envie uma mensagem de texto “STOP” para cancelar a inscrição.

Técnicas de negociação em vendas no WhatsApp

Além das técnicas de abordagem e persuasão já citadas, para atrair clientes no WhatsApp, algumas técnicas de negociação e atendimento são cruciais. Dessa maneira, sua empresa consegue prestar o melhor serviço possível e estará antenada a todas as possibilidades e facilidades que o app pode oferecer.  

O uso do WhatsApp Business e o WhatsApp Business API permitem ao seu negócio funcionalidades que a conta comum no aplicativo não consegue ofertar. Apesar de não permitir vendas diretas através da plataforma, o WhatsApp Business é uma opção excelente para gerenciar o relacionamento com os clientes. 

Um dos exemplos é a possibilidade de criar uma lista de transmissão, que não é tão invasiva quanto a inclusão dos clientes em grupos, pois deixa por conta dele o livre arbítrio em se inscrever ou não no serviço. Há também a possibilidade de criar um catálogo na opção “Ajustes da Empresa”, onde produtos e serviços podem ser expostos com imagens, preços e descrições detalhadas.

Além das mensagens em tempo real, o aplicativo oferece a possibilidade de envio de mensagens automáticas. Por exemplo, caso um cliente envie mensagens fora do horário, o WhatsApp envia uma resposta escolhida previamente, fazendo com que, independentemente do horário, ao menos uma resposta seja dada, ainda que não seja aquela definitiva. 

E, para garantir o melhor atendimento para os clientes por WhatsApp, conte com o software da Zendesk para Atendimento ao Cliente. Entre os recursos disponíveis está o Software de mensagens e chat em tempo real, que poderá combinar conveniência, velocidade e personalização em todas as suas conversas.

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